Início

Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3361Q978942 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Durante o desenvolvimento humano intrauterino, diversas estruturas se formam de forma sequencial e coordenada, a partir das camadas germinativas originadas na gastrulação.

Considerando esse processo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3362Q990764 | Fonoaudiologia, Professor, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A respeito da afasia, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3363Q997224 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

O trabalho fonoaudiológico na UTI neonatal é fundamental na detecção de alterações do sistema sensório-motor-oral, principalmente em relação à coordenação das funções de sucção/deglutição/respiração nos recém-nascidos.
Em relação à atuação fonoaudiológica na estimulação precoce da sucção não-nutritiva em recém-nascidos pré termo, avalie as afirmativas a seguir:

I. A introdução da alimentação via oral nos recém-nascidos prétermo (RNPT), na maioria das Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais, só pode ser realizada por volta da 38ª semana de Idade Gestacional (IG), quando o padrão de sucção será coincidente ao do RN a termo.

II. O padrão de sucção do RN a termo será o critério correto para avaliar a prontidão para a alimentação oral do RN pré-termo.

III. Na atuação fonoaudiológica, a estimulação da sucção é feita com o dedo enluvado proporcionando um aumento nas séries de eclosões de sugadas alternadas e rítmicas.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3364Q1001343 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Com relação a tuba auditiva ou Trompa de Eustáquio, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para a falsa.

( ) É um tubo achatado com direção medial, anterior e inferior, que se estende da parede anterior da cavidade timpânica (óstio timpânico da tuba auditiva) à parede nasal da faringe (óstio faríngeo da tuba auditiva).
( ) As funções da tuba auditiva são: função ventilatória e função de drenagem. A principal função é arejar a orelha média e equalizar a pressão de ar externo com a pressão do ar na orelha média.
( ) A função ventilatória da tuba auditiva é representada por um sistema de transporte mucociliar, constituído por células ciliadas e células mucosas secretoras tanto da tuba auditiva como da orelha média.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3365Q1034124 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

É o maior dos nervos cranianos. Ele emerge do aspecto ventrolateral da Ponte e possui tanto a função sensorial como a motora. É responsável por transmitir informação sensorial quanto ao toque, pressão, dor e temperatura da cabeça, face e dentes, incluindo sentidos das membranas mucosas das cavidades oral e nasal. Também transmite informação proprioceptiva da musculatura facial e lingual. A propriocepção se refere a uma consciência interna do movimento do músculo, posicionamento e postura. Estamos falando do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3366Q1034125 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

A afasia refere-se à deficiência de linguagem como resultado de dano encefálico no hemisfério dominante para linguagem, quase sempre o hemisfério esquerdo. Afeta a capacidade expressiva e receptiva. São classificadas basicamente em tipos não fluentes e fluentes. Pessoas que se apresentam com afasias não fluentes possuem quais características de fala e linguagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3367Q992910 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre o Processamento Auditivo Central (PAC), avalie as afirmações abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1.(__) Um dos componentes fundamentais do PAC é a habilidade de localização sonora, que permite ao indivíduo determinar a direção e a distância de uma fonte sonora em relação ao corpo.
2.(__) Distúrbios no PAC podem levar a uma variedade de dificuldades de processamento auditivo, incluindo dificuldades na compreensão da fala, problemas de atenção auditiva, dificuldades na localização sonora e dificuldades na discriminação de sons.
3.(__) O PAC refere-se ao conjunto de habilidades auditivas que ocorrem no sistema nervoso central após a transdução das ondas sonoras pelo ouvido externo e médio.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3368Q1004687 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Sendo indicado ventilar o paciente de modo invasivo, deve-se escolher o modo e os parâmetros para iniciar a ventilação mecânica. Os ajustes iniciais poderão ser modificados após a adaptação do paciente ao monitoramento, ao estado clínico do paciente, ao nível de consciência e ao nível de oxigênio e gás carbônico no sangue.
Sobre os modos de suporte ventilatório, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3369Q1001380 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

O refluxo gastroesofágico (RGE) provoca o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago. Quando o refluxo gastroesofágico gera sintomas ou determina lesões caracteriza-se por doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e quando o material refluído do esôfago entra na região da laringe, este evento é chamado de refluxo laringofaríngeo (RLF).
Assinale a opção que apresenta algumas manifestações clínicas geradas pelo RLF.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3370Q987308 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Um paciente procura um fonoaudiólogo com queixas de dificuldade na fala e na compreensão da linguagem. Durante a avaliação inicial, o profissional observa que o paciente apresenta também dificuldades de coordenação motora fina e fraqueza muscular facial. Considerando essas informações, qual dos seguintes diagnósticos diferenciais deve ser considerado como prioridade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3371Q895672 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), um recém-nascido prematuro apresenta disfunção oral motora e dificuldades na amamentação. Durante a avaliação fonoaudiológica, o profissional observa sucção débil, padrão de sucção-deglutiçãorespiração descoordenado e fadiga precoce. Considerando a intervenção fonoaudiológica baseada em evidências, qual das seguintes estratégias seria MENOS indicada nesse caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3372Q1006806 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2022

Criança de três anos de idade, sexo masculino, pais sem queixas quanto à audição e desenvolvimento neuropsicomotor, nunca frequentou escola. Nasceu a termo, sem intercorrências, é filho único e tem contato esporádico com outras crianças. Os pais referem que a criança fala algumas palavras, mas não gosta de ser tocado, costuma não responder ao chamado, parece viver num mundo isolado, não gosta de brinquedos, passa a maior parte do dia na tela e grita bastante. Durante a sessão fonoaudiológica foi possível notar dificuldades de linguagem que comprometem a sua interação social, apresentou ecolalia, linguagem idiossincrática e movimentos estereotipados com as mãos. Assinale a alternativa que apresenta a que quadro esse comportamento é mais compatível.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3373Q995808 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

As afasias não fluentes correspondem às alterações decorrentes de lesões anteriores à fissura sylviana, nas quais ocorre especialmente prejuízo da expressão. Assinale a alternativa que apresenta a afasia não fluente que apresenta provas de nomeação e repetição comprometidas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3374Q995819 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Sobre a avaliação comportamental do processamento auditivo central, assinale a alternativa que apresenta os testes que avaliam a habilidade auditiva de resolução temporal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3375Q992242 | Fonoaudiologia, Professor, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

É dever do fonoaudiólogo nas relações com outros fonoaudiólogos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3376Q908533 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

No teste ABFW (Teste de linguagem infantil), a fala espontânea representa a melhor prova de análise
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3377Q978937 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As disartrias são distúrbios motores da fala causados por lesões neurológicas em diferentes níveis do sistema nervoso. Cada tipo de disartria tem características perceptivo-acústicas distintas.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente o tipo de disartria com suas características predominantes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3378Q985343 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

Sobre a apraxia de fala na infância (AFI), assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3379Q978943 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em relação ao desenvolvimento neuropsicomotor nos primeiros anos de vida, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3380Q990757 | Fonoaudiologia, Professor, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Acerca dos músculos intrínsecos da língua, podemos afirmar quanto ao longitudinal superior:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.