Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

341Q836545 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, FSPSS Fonoaudiólogo, FSPSS, 2021

Avaliação da função velofaríngea é definida pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

342Q801738 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Cantagalo RJ, CONSULPLAN

De acordo com o código de ética da fonoaudiologia, a infração ética consiste em:

I. resguardar a privacidade do cliente;

II. colaborar, sempre que possível, em campanhas que visem o bem-estar da coletividade;

III. manter sigilo sobre fatos de que tenha conhecimento em decorrência de sua atuação com o cliente, exceto por justo motivo.

IV. oferecer ou prestar serviços gratuitos à entidade pública de qualquer natureza ou a empresas, além de participar gratuitamente de projetos e outros empreendimentos que visem lucro.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q802791 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, acerca das disfonias funcionais. As disfonias psicogênicas podem ser divididas em dois subtipos, as conversivas e as recidivantes. O padrão conversivo apresenta características histéricas, enquanto o padrão recidivante normalmente é associado a um perfil psicopático.
  1. ✂️
  2. ✂️

344Q803577 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SESAU RO, FUNRIO, 2017

A linguagem é um tema central da fonoaudiologia, muitas vezes ela está na origem e na solução de muitos problemas. Nesse sentido, é importante conhecer as teorias de linguagem. Relacione as teorias de linguagem às suas características.

1 - Teoria Inatista - Chomsky

2 - Teoria Construtivista - Piaget

3 - Teoria Sociointeracionista - Vygotsky

Trata da linguagem como um conhecimento, e, assim, sua aquisição (e seu desenvolvimento) não é nada mais que a atualização de um saber prévio, biologicamente determinado.

Nessa proposta, a mente deverá ser um produto futuro, fruto da atividade de um corpo que se constitui numa circunstância de natureza social, num processo histórico, uma vez que aborda um movimento denominado ?formação social?.

Segundo o autor dessa teoria, ?os fatores sociais nada explicam, por si só, se bem que sua intervenção seja necessária para o desabrochar da razão?.

Essas características referem-se respectivamente às teorias:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q802043 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SESA ES, CESPE CEBRASPE

O registro da mobilidade do sistema tímpano ossicular, quando submetido a variações de pressão, será diferente, conforme a própria mobilidade. Essa descrição corresponde ao tipo de curva

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q803336 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, HRTN RN, 2017

Sobre as aplicações clínicas da pesquisa do limiar eletrofisiológico por meio do PEATE, analise as afirmativas a seguir.

I. Esse exame identifica o limiar auditivo de crianças com transtornos psiquiátricos e transtornos neurológicos.

II. Esse exame é uma mensuração objetiva para fins de diagnóstico em casos de simulação.

III. Esse exame é uma mensuração subjetiva da audição em adultos.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

347Q802354 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Quanto à determinação dos limiares auditivos por via aérea e por via óssea, julgue os itens que se seguem. Não se testa a via óssea quando o limiar por via aérea estiver dentro dos limites zero a 40 dB.
  1. ✂️
  2. ✂️

348Q803961 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Analise as seguintes alternativas sobre as emissões otoacústicas (EOA) e marque com V as VERDADEIRAS e com F as FALSAS:

( ) As emissões otoacústicas foram definidas como liberação de energia sonora com origem na cóclea, que se propaga pela orelha média, até alcançar o conduto auditivo externo.

( ) São sons gerados pela contração das células ciliadas internas e detectados na orelha externa, sendo um exame indicado para a avaliação de diversas cocleopatias.

( ) Tem sido útil apenas em triagem auditiva de crianças em berçários de alto risco, como exame complementar à audiometria de tronco cerebral (BERA).

( ) As EOA transientes estão presentes em todas as orelhas funcionalmente normais e que deixam de ser detectadas quando os limiares tonais estão acima de 30 (trinta) dB.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

349Q801996 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir acerca de procedimentos relacionados à administração da dieta do paciente disfágico, que devem ser executados pelo fonoaudiólogo antes de proceder à avaliação dos mecanismos de alimentação, a ser realizada na avaliação clínica. A avaliação deverá ser iniciada com alimentos de consistência pastosa.
  1. ✂️
  2. ✂️

350Q840747 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental, SES DF, IADES, 2020

Um paciente diagnosticado com transtorno de deficit de atenção com hiperatividade (TDAH), comparece para avaliação e seguimento fonoaudiológico, por apresentar dificuldades escolares, atraso de linguagem e dificuldade de atenção e memorização. Em coleta de dados durante a anamnese, a mãe relata que a criança faz uso de medicação para controle da agitação, e que apresentou melhoras após iniciar esse tratamento. 

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Considerando-se o diagnóstico de TDAH, após avaliação fonoaudiológica, pode-se encontrar as seguintes alterações: desorganização do discurso, distúrbio do processamento auditivo central, alteração na leitura e escrita, disfagia e alteração de consciência fonológica.
  1. ✂️
  2. ✂️

351Q846143 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um recém-nascido, pré-termo de 36 semanas e 1 dia, com peso ao nascimento de 2.100 g e infecção congênita por citomegalovírus, permaneceu em unidade de terapia intensiva neonatal por 48 horas e, após ser encaminhado para o alojamento conjunto da respectiva unidade, passou por avaliação fonoaudiológica.

Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
As infecções congênitas como toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus são consideradas indicadores de risco para deficiências auditivas, mas não são fatores de risco para distúrbios alimentares em recém-nascidos.
  1. ✂️
  2. ✂️

352Q836421 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Piratuba SC Fonoaudiólogo, OMNI, 2021

Sobre o tipo de perda auditiva neurossensorial com características decorrentes de lesões na orelha interna e/ou nervo coclear apresenta como configuração audiométrica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

353Q802218 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura Municipal De Colônia Do Gurguéia PI, Instituto Machado de Assis

Uma criança foi encaminhada para fonoterapia por apresentar dificuldades em: aprendizagem da leitura e da escrita; emissão de fonemas; compreensão de palavras com duplo sentido; compreensão da leitura, além de apresentar defict de atenção e comportamento hiperativo. No exame audiométrico revelou: audição normal, curva timpanométrica do tipo A e ausência do reflexo estapédico. Para complementação diagnóstica, qual exame auditivo o fonoaudiólogo deverá solicitar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

354Q802286 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Quanto aos procedimentos e cuidados na aplicação da audiometria tonal, julgue os itens a seguir. Deve-ser iniciar sempre o teste pelo ouvido pior, para que as melhores respostas sejam dadas no início do exame.
  1. ✂️
  2. ✂️

355Q802305 | Fonoaudiologia, Técnico Municipal Nível Superior Nível IX, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Paralisia bulbar com lesões no neurônio motor inferior ou periférico capazes de afetar os pares cranianos V, VII, IX, X e XII constitui o quadro clínico de pacientes com disartria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q803087 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Os ataques vocais correspondem à maneira como se inicia a adução glótica durante a fonação. O ataque vocal aspirado pode ser produzido por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q844187 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Fonoaudiólogo, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação à disfagia, uma desordem em qualquer fase do processo de deglutição, podendo ser de origem neurogênica, mecânica ou psicogênica, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q844200 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista PE Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os distúrbios da fala e da linguagem são doenças prevalentes na infância, passíveis de prevenção e tratamento quando diagnosticados precocemente.

II. O campo de ação da fonoaudiologia limita-se ao desenvolvimento das habilidades comunicativas das crianças até os 5 anos de idade.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

360Q139971 | Fonoaudiologia, Linguagem, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) compreendem em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.