Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

481Q803303 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, com relação à atuação do fonoaudiólogo na prática da amamentação. A posição de amamentação e a postura do recém-nascido durante a amamentação correspondem a um ponto-chave para o sucesso dessa prática, já que se relacionam diretamente com a pega do mamilo e consequentemente com o mecanismo de sucção.
  1. ✂️
  2. ✂️

482Q803593 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

483Q803597 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ABDI, FEPESE

Analise o texto abaixo:

As Disfonias Funcionais, segundo Behlau e Pontes, (1990) são desordens do comportamento vocal e podem ter como mecanismos causais três diferentes aspectos: (1) . Nas inadaptações anatômicas podemos encontrar: (2) .

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

484Q803886 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

As principais alterações auditivas são detectadas a partir dos exames básicos para o diagnóstico audiológico: audiometria tonal, logoaudiometria e imitânciometria. A partir da interpretação dos resultados desses exames, é possível realizar o topodiagnóstico da alteração auditiva, o que determina o tipo da perda auditiva. Tendo como base o raciocínio clínico na interpretação dos exames básicos para o diagnóstico audiológico, considere as afirmativas abaixo.

I Quando observados limiares auditivos alterados, obtidos por meio da audiometria tonal por via aérea e via óssea, sem presença de Gap aéreo-ósseo, logoaudiometria compatível com a audiometria e timpanometria com curva do tipo "A", os dados sugerem uma alteração do tipo sensorioneural na audição.

II Quando observados limiares auditivos, obtidos por meio da audiometria tonal por via aérea alterados e por via óssea normais, com presença de Gap aéreo-ósseo, logoaudioometria compatível com a audiometria e timpanometria com curva do tipo "A", os dados sugerem uma alteração do tipo condutiva na audição.

III Quando observados limiares auditivos, alterados, obtidos por meio da audiometria tonal por via aérea e via óssea, sem presença de gap aéreo-ósseo, logoaudiometria incompatível com a audiometria e timpanometria com curva do tipo "B", os dados sugerem uma alteração do tipo mista na audição.

IV Quando observados limiares auditivos, normais, obtidos por meio da audiometria tonal por via aérea e via óssea, sem presença de gap aéreo-ósseo, logoaudiometria incompatível com a audiometria e timpanometria com curva do tipo "A", os dados sugerem uma alteração do tipo neural na audição.

Em relação à interpretação da audiometria tonal liminar, logoaudiometria e imitanciometria, estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

485Q802613 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, CISNOP PR, FAFIPA

O tempo máximo de fonação (TMF) é considerado uma das mensurações mais importantes na avaliação comportamental clínica, é um dos parâmetros com que se obtêm de modo mais fácil as medidas respiratórias, pode ser utilizado como diagnóstico, acompanhamento e evolução terapêutica. De acordo com Behlau & Pontes, qual alternativa contempla os valores normais do TMF?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

486Q803930 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

Marque a alternativa falsa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

487Q803999 | Fonoaudiologia, Analista de Gestão Educacional, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Uma condição aceita para que ocorra a produção normal dos sons orais da fala é a completa separação entre a cavidade oral e a nasal. Essa separação é função do mecanismo velofaríngeo e dá-se, mais especificamente, entre a nasofaringe e a cavidade nasal e entre a orofaringe e a cavidade oral. Para que o clínico chegue a uma conclusão a respeito da função velofaríngea, é suficiente que ele faça as seguintes avaliações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q801966 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Campinas SP, IMES

A porção anterior da boca é capaz de diferenciar o tamanho, textura e forma de qualquer objeto presente na boca. A isto chamamos de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

489Q845770 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Considera-se de fundamental importância o conhecimento de pressupostos teóricos relacionados ao processo de aprendizagem escolar, articulados aos de desenvolvimento infantil, para a atuação do fonoaudiólogo no ambiente escolar. II. A terapia fonoaudiológica visa a facilitar ou a aprimorar a comunicação das crianças através do tratamento medicamentoso e do acompanhamento neuropsicológico. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

490Q846289 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Multiprofissional em Saúde da Família Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

O aleitamento materno tem efeitos positivos do ponto de vista da saúde fonoaudiológica, uma vez que está relacionado ao crescimento e desenvolvimento craniofacial e motor-oral do recém-nascido, sendo um fator importante de prevenção. A prática da amamentação depende muito do apoio e das orientações recebidas pelas mães ao longo da gestação e nos primeiros momentos do nascimento, bem como na alta hospitalar. O fonoaudiólogo atuante na Estratégia Saúde da Família (ESF) deve estar capacitado para acolher precocemente a gestante, garantindo orientação quanto aos benefícios da amamentação para a mãe, a criança, a família e a sociedade. 

A respeito da atuação do fonoaudiólogo quanto ao aleitamento materno, julgue o item a seguir.

Em visitas domiciliares, o fonoaudiólogo deve ouvir as gestantes e mães e as respectivas preocupações, vivências e dúvidas a respeito da prática de amamentar, buscando orientá-las e apoiá-las, fortalecendo a respectiva autoconfiança.

  1. ✂️
  2. ✂️

491Q803810 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Liberato Salzano RS, FUNDATEC

Uma das formas de pesquisa da integridade da via auditiva é através do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE). Entre as principais aplicações clínicas desse método de avaliação, NÃO faz parte a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

492Q846052 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Desde o nascimento e a primeira amamentação, o bebê já começa a desenvolver a região da boca. Essa evolução, aos poucos, vai permitir que a criança possa emitir os primeiros sons e, depois, copie os sons dos adultos - aprendendo, portanto, a falar. Mesmo quando essa evolução acontece de forma natural e sem imprevisto, ainda assim é obrigatória a intervenção de um fonoaudiólogo até o fim da adolescência. II. Os primeiros sons que os bebês produzem são gritinhos e ruídos que não se assemelham à fala. Os principais marcos do desenvolvimento vocal anterior à fala são a produção de sílabas canônicas (combinações adequadas de consoantes e vogais), que aparecem entre os seis e os dez meses de idade, rapidamente sucedidas por balbucios duplicados (repetições de sílabas). Quando aparecem as primeiras palavras, são utilizados os mesmos sons, e as palavras contêm o mesmo número de sons e de sílabas, que as sequências precedentes do balbucio. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

493Q803569 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente com 5 meses, apresentando fatores de risco para perda auditiva, foi encaminhado pela sua pediatra para avaliação audiológica. Os resultados desta avaliação indicaram a presença de perda auditiva sensorioneural bilateral grave, de origem coclear.

De acordo com o caso apresentado, os prováveis achados nos exames de Potencial Evocado Auditivo (PEATE) e Emissão Otoacústica Evocada por Estímulo Transiente (EOATE) foram, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q837886 | Fonoaudiologia, Voz, FSPSS Fonoaudiólogo, FSPSS, 2021

É na laringe que se situam as pregas vocais, responsáveis pela produção da voz. Ainda, frequentemente, chamadas de “cordas vocais”, as pregas vocais apresentam-se como dois lábios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

495Q802603 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UFRJ, UFRJ

O quadro clínico que inclui episódios de vertigem, zumbido de pitch grave, sensação de plenitude auricular ou sensação de “ouvido cheio”, náuseas e vômitos denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

496Q803670 | Fonoaudiologia

Entre as disfonias, estão incluídas as alterações vocais acompanhadas por nódulos vocais. Considerando esse tipo de lesão, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q859002 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Passira PE Fonoaudiólogo, CONTEMAX, 2020

A audiometria automática de Von Békesy é definida como:

I - Audiometria Tonal Limiar com utilização de técnicas de condicionamento lúdico ou reforço visual.

II - Audiometria Tonal Limiar com apresentação automática dos estímulos sonoros.

III - Audiometria em campo livre, com pesquisa do ganho funcional, obtido com o uso de aparelho de amplificação sonora.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q802714 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SESAU RO, FUNRIO, 2017

A Triagem auditiva neonatal universal (TANU) é um direito do recém-nascido, garantido pela Lei Federal nº 12.303 desde 2010. É uma estratégia que deve ser realizada em todos os recém-nascidos para a identificação daqueles com grande possibilidade de terem nascido com uma deficiência auditiva. Em relação à triagem auditiva neonatal, analise as afirmativas a seguir:

I. O procedimento de triagem deve ser aceitável, confiável, seguro, válido e eficaz.

II. Recomenda-se usar métodos eletrofisiológicos, tais como Emissões Otoacústicas Evocadas por Transientes (EOAET) e Pontencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE).

III. Deve ser realizada na Alta Hospitalar, para identificar a perda auditiva antes de completar um ano de idade para iniciar a intervenção clínico educacional até os dois anos de idade.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q801537 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A identificação das desordens do processamento auditivo central (DPAC) implica em avaliação das habilidades envolvidas nesse processamento. Acerca dos objetivos e resultados obtidos nos testes especiais para avaliação de DPAC, julgue os próximos itens.

Resultados normais no teste dicótico de dígitos indicam que o paciente tem boa habilidade para agrupar componentes do sinal acústico em figura-fundo e identificá-los verbalmente, além de direcionar a atenção para cada orelha separadamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

500Q842816 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista PE Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana escrita, apenas.

II. Os distúrbios de desenvolvimento da fala e da linguagem (oral e escrita) de causa idiopática, em crianças e adolescentes, são aqueles que sempre ocorrem em conjunto com outras anormalidades, tais como a deficiência mental, a paralisia cerebral, as deficiências auditivas e outras.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.