Questões de Concursos Fonoaudiologia

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501Q841043 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 5 anos e 3 meses de idade comparece para terapia fonoaudiológica, encaminhado pelo serviço de psiquiatria infantil, por queixa de dificuldade na fala. De acordo com o relatório médico, a criança apresenta hipótese diagnóstica de psicose infantil, nível cognitivo dentro do esperado para faixa etária e fala ecolálica. No processo avaliativo, foram constatados presença de ecolalia, comportamento retraído, pouca interação e intenção comunicativa deficitária.  

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

No momento da anamnese, é importante encaminhar a criança para investigação auditiva, visto que crianças com deficiência auditiva apresentam quadro de alteração no desenvolvimento da linguagem oral.

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502Q801980 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Acari RN

A Classificação Internacional de Doenças e de Problemas Relacionados à Saúde é utilizada por profissionais da área da saúde com a finalidade de referenciar sua prática. No caso específico da Fonoaudiologia a CID auxilia nas ações relacionadas aos
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503Q803319 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Nas perdas auditivas neurossensoriais, pode-se dizer que, EXCETO:

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504Q803907 | Fonoaudiologia, Técnico de Nível Superior, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Um paciente, com 26 anos de idade, ator, chega ao consultório para fonoterapia com os seguintes dados de anamnese: cansaço vocal, rouquidão, piora da qualidade vocal frente ao uso intensivo da voz. Tem apresentado piora importante nos últimos 6 meses, coincidindo com um período de uso excessivo da voz profissionalmente. Seu irmão e seu pai apresentam vozes similares à dele, mas não tão roucas. O exame otorrinolaringológico evidenciou inadaptação vocal com presença de microdiafragma laríngeo e fenda fusiforme à fonação, configurando quadro de disfonia funcional por inadaptação vocal.

Com base no quadro apresentado, julgue os itens a seguir.

A técnica do /b:/ prolongado, para abaixar a laringe no pescoço, melhorar a coaptação das pregas vocais e reduzir a freqüência fundamental é altamente recomendado.

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505Q802663 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ABDI, FEPESE

Analise as afirmativas abaixo:

1. A fonação é uma função neurofisiológica inata.

2. A voz se forma ao longo da vida.

3. A função da deglutição consome pouca energia durante um curto espaço de tempo.

4. A função da deglutição consome muita energia durante um curto espaço de tempo.

5. Voz não é fonação acrescida de ressonância.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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507Q803576 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, AVAPE SP, CONSULPLAN

Em relação às estruturas do aparelho estomatognático, assinale, a seguir, o músculo que NÃO pertence à musculatura que compõe a língua.
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508Q803339 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Anita tinha 78 anos quando teve um AVE isquêmico no hemisfério esquerdo. Após a alta hospitalar, as condutas mais adequadas a serem tomadas são:
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509Q803891 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

A teoria de Ferreiro e Teberosky propõe 4 fases para o desenvolvimento da escrita. A fase silábico-alfabética

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510Q802618 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

Em relação à escrita, a criança parece demonstrar que o conhecimento acerca das letras e do código escrito é anterior ao ensino formal. As crianças percorrem uma sequência psicogenética na construção do conhecimento da escrita, caracterizada em fases, cuja trajetória apresenta um crescente gradativo na apreensão do conhecimento sobre o sistema escrito. Em uma das fases de tal sequência, a criança parece compreender as diferenças entre representações icônicas e não-icônicas, fazendo distinção entre desenhar e escrever. Além disso, há uma tendência em usar grafismos que procuram reproduzir letras organizadas de forma linear e critérios relativos a uma quantidade mínima de letras para a representação do que está escrito. A característica mais marcante desta fase é que não há uma correspondência entre os elementos gráficos e os sons que compõem as palavras.

A fase descrita acima corresponde à

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511Q803426 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A Psicologia Cognitiva estuda os processos cognitivos envolvidos na leitura e na escrita. Baseados na teoria de desenvolvimento intelectual de Piaget, muitos autores descrevem o desenvolvimento da leitura e da escrita em estágios, na seguinte seqüência:

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512Q804021 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente do sexo masculino, 67 anos, com diagnóstico de doença de Parkinson há aproximadamente 1 ano, apresenta principalmente monoaltura e velocidade de fala reduzida tanto na fala espontânea quanto na leitura de textos.

Com base nas alterações fonoaudiológicas do quadro atual, a fonoterapia deve contemplar principalmente, estratégias terapêuticas relacionadas à:

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513Q803518 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, IAMSPE SP, VUNESP

Sobre o aleitamento materno, é correto afirmar que

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514Q674024 | Fonoaudiologia, Agente Fiscal, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Em relação ao Código de Ética da Fonoaudiologia, julgue o item.
Não caracteriza infração ética emitir opinião depreciativa, desde que seja técnico-científica.
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515Q841462 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h, FAFIPA, 2020

Considerando a resolução temporal, como uma das categorias do processamento auditivo temporal, que se refere à habilidade para detectar mudanças nos estímulos em função de tempo, como, por exemplo, a capacidade de detectar mudanças de um som para outro, percebendo que são dois e não um único som. A maneira mais comum utilizada para investigar a resolução temporal é por meio de qual teste de Processamento Auditivo?
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516Q803406 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

É vedado ao Fonoaudiólogo, em sua relação com o cliente:

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517Q801872 | Fonoaudiologia, Profissional da Saude, SES DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à anatomia e à fisiologia em fonoaudiologia, julgue os itens que se seguem. O tronco encefálico contém núcleos que formam os centros de integração para as funções sensoriais e motoras e núcleos para a maior parte dos nervos cranianos que inervam a cabeça.
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518Q802924 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Recife PE, COVEST

Analise as proposições abaixo em relação a tipos de voz.

1) Voz rouca - é a mais comum das alterações vocais. É uma qualidade vocal do tipo ruidoso.

2) Voz soprosa - caracteriza-se por uma emissão rude e desagradável, com grande esforço na fonação.

3) Voz comprimida - é uma voz tensa e desagradável, caracterizada por vibração restrita da mucosa das pregas vocais e contração exagerada do vestíbulo laríngeo.

4) Voz bitonal - apresenta emissão de ar não sonorizado, representado por um ruído audível à fonação.

5) Voz áspera - é uma voz com qualidade vocal, altura e intensidade diversas.

A seqüência correta é:

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519Q212629 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Considerando-se o impacto ambiental e ocupacional na geração de riscos para a audição nos dias de hoje, as perdas auditivas adquiridas representam um problema de saúde pública, o que exige seu pleno reconhecimento por intermédio de sistemáticas notificações que permitam propor medidas preventivas e instrumentos de vigilância epidemiológica. Nesse contexto, o Programa de Prevenção de Perdas Auditivas prevê como medidas

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520Q801948 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ABDI, FEPESE

Para Vygotsky, é incorreto afirmar:

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