Início

Questões de Concursos Gastronomia

Resolva questões de Gastronomia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q804102 | Gastronomia, Cozinheiro, IF PI, IF PI

Maria Isabel, preparação típica do estado do Piauí, onde é bastante apreciada, é uma preparação bastante simples, levando carne de sol em cubos, arroz, cebola, alho e óleo de soja. O que dá um sabor especial ao prato é a carne de sol que é frita em óleo de soja até dourar completamente. Assinale a alternativa que conste o tipo de reação química que ocorre com a carne para melhorar o sabor da preparação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q804124 | Gastronomia, Cozinheiro, IF PI, IF PI

O corte de um legume em cubos de aproximadamente 1,5cm recebe o nome de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q49709 | Gastronomia, Merendeiro, SEDUC AM, FGV

A merendeira deve seguir, na sua rotina diária, certos procedimentos. Sobre esses procedimentos, analise as afirmativas a seguir.

I. A merendeira deve manter rigorosa higiene pessoal.
II. A merendeira, na fase de preparo, deve ter todo o cuidado para evitar a contaminação do alimento.
III. A merendeira deve organizar a distribuição da merenda, criando um ambiente agradável para os alunos.
IV. A merendeira, como membro da equipe escolar, deve orientar os alunos sobre hábitos saudáveis de alimentação.

Assinale a opção que indica o número de afirmativas certas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q804111 | Gastronomia, Cozinheiro, IF PI, IF PI

Ingredientes selecionados, temperos na medida certa e o toque final do Chefe de Cozinha são a base para o sucesso da receita. Nesse contexto, os fundos e molhos tem posição de destaque no diferencial dos pratos. Sobre essa temática, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q804104 | Gastronomia, Monitor I, SENAC PE, IPAD

O idoso tem dificuldade de aceitar mudanças, principalmente se não forem bem compreendidas.

Assinale V para a(s) alternativa (s) verdadeiras (s) e F para a(s) falsa(s):

( ) Qualquer modificação na alimentação deve ser lenta e gradual, pois mudanças bruscas de hábitos alimentares são difíceis para qualquer idade.

( ) Deve-se incentivar a ingestão de líquidos próxima às refeições, pois a sensação de fome é reduzida com a ingestão de líquidos.

( ) O consumo de açúcar de mesa não deve ultrapassar 30g/dia/pessoa.

( ) Em condições ideais, deve-se substituir o óleo vegetal pela gordura animal, para realçar o sabor dos alimentos.

( ) Ao usar orientações não verbais deve-se evitar o uso de cores brilhantes ou de difícil acuidade como o azul, o verde e o violeta, nos impressos educacionais.

A sequência correta de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q804115 | Gastronomia, Monitor I, SENAC PE, IPAD

A análise realizada para conferência da qualidade de alimentos na ocasião da recepção de gêneros é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q804123 | Gastronomia, Monitor I, SENAC PE, IPAD

Para garantir a segurança higiênico-sanitária dos alimentos manipulados, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) recomenda seguir algumas orientações, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q804108 | Gastronomia, Cozinheiro, IF PI, IF PI

O Diabetes Mellitus corresponde a um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia resultante de defeitos na secreção de insulina, na ação da insulina ou em ambas. É considerado um importante problema de saúde pública mundial, por ser de prevalência elevada, incidência crescente e associar-se a debilitantes complicações crônicas que, além de onerosas ao sistema de saúde, repercutem negativamente na qualidade e expectativa de vida dos indivíduos acometidos por esta doença. A alimentação adequada se constitui um dos pilares do tratamento. Considerando as restrições alimentares de indivíduos diabéticos, analise as assertivas a seguir:

I Em relação aos carboidratos, os complexos são os mais indicados, visto que eles sofrem um processo de digestão e absorção mais lento, não elevando tão rapidamente a glicemia.

II As fibras, principalmente as insolúveis, são indispensáveis no cardápio do diabético, pois elas retardam a velocidade de digestão e com isso a absorção da glicose é mais lenta.

III Os diabéticos podem consumir doces dietéticos à vontade, pois são isentos de açúcar e não causam prejuízos à saúde.

IV Carnes brancas e magras devem fazer parte do cardápio dos diabéticos, não devendo ser esquecida, durante a operação de prépreparo, a retirada de toda a gordura visível.

Marque a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q804096 | Gastronomia, Monitor I, SENAC PE, IPAD

emos atender, por meio da alimentação, os indivíduos com problemas especiais de saúde, são as chamadas dietas especiais.

Assinale (V) para a (s) afirmativa(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s).

( ) Para o indivíduo obeso as dietas devem fornecer: baixa caloria, hidrato de carbono complexo (excluir açúcar simples), gorduras restritas em função do colesterol e proteínas normais.

( ) Para o consumo de hidrato de carbono para os diabéticos é correto afirmar que a maior preocupação é com a utilização de açucares simples (sacarose, glicose e frutose) que devem ser excluídos da dieta.

( ) No tratamento do indivíduo hipertenso é preconizado: fornecer dieta de baixa caloria se ele for obeso, reduzir a ingestão de sal, diminuir ou evitar bebidas alcoólicas, orientar exercício físico e proibir o uso de cigarro.

 ( ) Quanto ao controle do colesterol na dieta podemos afirmar que não há necessidade de se preocupar com a quantidade e tipo de gordura dietética para indivíduos com problemas cardíacos.

A sequência correta de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q804112 | Gastronomia, Monitor I, SENAC PE, IPAD

A gastronomia é a prática e o conhecimento relacionados com a arte culinária.

Assinale (V) para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s).

( ) O sucesso de uma preparação culinária está na seleção e compra de gêneros alimentícios de primeira qualidade.

( ) É importante a escolha da louça, dos talheres e dos cristais a serem utilizados no serviço da mesa.

 ( ) A criatividade na decoração da mesa em que os alimentos vão ser servidos é grande importância.

( ) Utiliza no pré-preparo técnicas especiais no limpar, cortar e temperar os alimentos.

 ( ) Os métodos de cocção são seguidos à risca de forma a garantir a qualidade da refeição servida.

A sequência correta de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q804121 | Gastronomia, Monitor I, SENAC PE, IPAD

No que se refere aos métodos de conservação dos alimentos, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q804126 | Gastronomia, Auxiliar de Cuidador Social, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Marque a alternativa que contempla o menor Estado, em extensão territorial, da Região Nordeste?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q804117 | Gastronomia, Analista de Recursos Humanos, CONAB, FJPF

A norma regulamentadora de segurança e medicina do trabalho é a Lei:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q804116 | Gastronomia, Cozinheiro, IF PI, IF PI

Assinale a única alternativa que NÃO se refere à cocção por calor seco:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q804120 | Gastronomia, Monitor I, SENAC PE, IPAD

Assinale a alternativa que apresenta o parâmetro utilizado para avaliar as reservas imunológicas momentâneas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q804109 | Gastronomia, Monitor I, SENAC PE, IPAD

Uma das principais causas de contaminação alimentar está no ser humano. Portanto, a higiene pessoal é muito importante para desenvolver as tarefas durante o preparo dos alimentos.

Assinale (V) para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s) ( ) Antes de tossir ou espirrar, afastar-se dos alimentos e cobrir a boca e o nariz com lenço de papel. Depois lavar as mãos.

( ) Os exames médicos devem ser realizados só quando forem solicitados.

 ( ) Não mascar chicletes ou similares durante a manipulação de alimentos.

( ) Lavar as mãos com água e sabão toda vez que começar o trabalho, usar o banheiro, comer, assuar o nariz e fumar.

( ) Após colocar o uniforme de trabalho não pentear os cabelos para evitar que caiam sobre a roupa e daí para a comida.

A sequência correta de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q804130 | Gastronomia, Cozinheiro, IF PI, IF PI

O uso de mel de abelhas é totalmente contraindicado para crianças menores de um ano de idade, pois esse alimento naturalmente pode estar contaminado por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q804107 | Gastronomia, Monitor I, SENAC PE, IPAD

Uma dieta pastosa deve excluir o seguinte alimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q804129 | Gastronomia, Cozinheiro, IF PI, IF PI

No Brasil, todos os estabelecimentos que produzem, manipulam e comercializam alimentos são obrigados a implantarem boas praticas de produção e manipulação de alimentos. Sobre essa temática, assinale a única alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q804106 | Gastronomia, Monitor I, SENAC PE, IPAD

Quanto à boa higienização do ambiente, é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.