Início

Questões de Concursos Geografia

Resolva questões de Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1281Q481233 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Dentre os principais formatos de dados utilizados em Sistemas de Informação Geográfica está a estrutura matricial. Esta forma de representação de dados refere-se ao formato

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1282Q484104 | Geografia, Geopolítica, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Em 1947, surgiu uma visão de que a Europa do fi nal da Segunda Guerra não havia permanecido livre e democrática como se pretendia, em função de uma nova tirania que se instalara no Leste europeu em substituição ao nazismo. Dessa forma, os Estados Unidos comprometiam-se a lutar contra o expansionismo soviético e garantir a liberdade na Europa Ocidental. Essa visão está presente em um documento que foi denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1283Q48654 | Geografia, Procurador, Lemeprev SP, IDECAN

Sobre as resoluções do Supremo Tribunal Federal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. Foram decisões do STF que despertaram polêmica e chamaram a atenção da opinião pública

( ) decidiu que não é mais crime o aborto de fetos anencéfalos no Brasil.
( ) determinou o julgamento de agentes do Estado acusados de tortura no período militar.
( ) reconheceu a ilegalidade da reserva Raposa Serra do Sol, garantindo-a aos fazendeiros.
( ) suspendeu a Lei de Imprensa e a exigência de diploma para o exercício do jornalismo.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1284Q483350 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista em Geociências, CPRM, CESPE CEBRASPE

A respeito da forma de representação de erros que envolve a elipse de erros, julgue os itens seguintes.

A técnica do círculo de Mohr empregada para a representação gráfica do estado plano de tensões e a análise de esforços cisalhantes pode ser utilizada como técnica alternativa para a análise de erro.

  1. ✂️
  2. ✂️

1285Q481842 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta, em relação ao estudo da cidade e da cidadania, no âmbito da geografia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1286Q848745 | Geografia, Cartografia, Prefeitura de Roseira SP Professor de Geografia, AGIRH, 2020

Tendo em vista que, modernamente, os sistemas de referência geodésicos são realizados por meio de coordenadas cartesianas (xyz), a associação de um elipsoide de revolução aos eixos cartesianos possibilita a obtenção das coordenadas geodésicas ou elipsoidais, sendo a Longitude geodésica (?):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1287Q16747 | Geografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Ocorreu uma revolução na economia do Ceará com a criação do distrito industrial de Maracanaú, há pouco mais de 40 anos. Hoje, Maracanaú é o mais importante pólo industrial do estado e considerado o segundo colocado no ranque de arrecadação do ICMS. Reúne cerca de 100 empresas em áreas diversificadas de atuação, como têxtil, metalúrgica e mecânica, indústria de papel e papelão, empresa de fabricação de material elétrico, químico, de vestuário e calçados e serviços de construção.

Internet: www. maisceara. com. br (com adaptações).
A indústria no Ceará se desenvolveu nas últimas quatro décadas, contribuindo para o aumento do número de empregos e para o fortalecimento da economia do estado.
  1. ✂️
  2. ✂️

1288Q49283 | Geografia, Secretário Auxiliar, MPE GO

Analisando a história econômica da região Centro-Oeste, poderiamos encontrar as seguintes fases:

I. 1600 a 1700: avanço de bandeirantes e disputa dos territórios junto aos espanhóis; construção de fortificações.
II. 1700 a 1750: breve período de exploração do ouro, atraindo populações de garimpeiros e escravos.
III. 1750 a 1940: com o fim do garimpo, a criação de gado torna-se a atividade preponderante e a principal responsável pela ocupação do território.
IV. 1940 a 1960: tentativa do governo federal de estabelecer colônias agrícolas com o intuito de efetivar a ocupação da região.
V. 1960 a 1980: com a inauguração de Brasília, o Centro-Oeste passa a ser procurado para o avanço das frentes agrícolas pioneiras, com destaque para o plantio de soja.
VI. a partir de 1980: crescimento econômico acelerado, apoiado no binômio indústria de bens de consumo duráveis/atividades minerais.

Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1289Q483465 | Geografia, Meteorologia, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Considerando que as interações que ocorrem na interface entre o oceano e a atmosfera são responsáveis pelo surgimento de sistemas meteorológicos causadores de diversos impactos ambientais, julgue os seguintes itens.

O principal sistema meteorológico responsável pela estação chuvosa nas regiões Norte e Nordeste do Brasil é a zona de convergência intertropical.

  1. ✂️
  2. ✂️

1290Q483235 | Geografia, Geoprocessamento, Profissional de Nível Universitário Jr, ITAIPU Binacional, NC UFPR

O processo de classificação de imagens é utilizado para produzir mapas sobre diferentes temas, como uso da terra, pedologia, desmatamento, risco etc. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1291Q248824 | Geografia, Hidrologia, Técnico de Laboratório Geografia, UFF, UFF

Quando um rio exerce uma ação erosiva, constroi um vale; quando realiza uma deposição, forma um(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1292Q483852 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Técnico Administrativo C4, Ministério das Cidades, CETRO

A Radiação Eletromagnética (REM) é o meio pelo qual a informação é transferida do objeto ao sensor. A REM pode ser definida como uma forma dinâmica de energia que se manifesta a partir de sua interação com a matéria. Sobre este assunto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1293Q847895 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Prefeitura de Abelardo Luz SC Professor de Geografia, GSA CONCURSOS, 2020

Por muito tempo o maior perigo a cidades costeiras estava na elevação do nível do mar. Em estudos recentes, verificou-se que o solo está cedendo mais rápido que a elevação do nível do mar. Onde está a causa desse problema?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1294Q482366 | Geografia, Cartografia, Técnico Exploração de Petróleo, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Superfícies curvas e tridimensionais da Terra são usualmente projetadas em sistemas de coordenadas planas, bidimensionais. Uma das preocupações mais importantes é o posicionamento correto dos objetos terrestres nesses sistemas planares. Essa representação, juntamente com outros parâmetros, como declinação magnética e representação matemática da superfície terrestre, são itens importantes que precisam ser analisados na elaboração de mapas. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Para operar instrumentos tradicionais de medição, como o teodolito, a forma da Terra representada por um geóide é mais vantajosa que outras formas, por permitir o uso de linha horizontal como o plano de referência.

  1. ✂️
  2. ✂️

1295Q172608 | Geografia, Urbanização brasileira, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Rede urbana pode ser definida como um conjunto funcionalmente articulado que reflete e reforça as características sociais e
econômicas de um território. Em cada região do mundo, a configuração da rede urbana apresenta especificidades.

Com relação a redes urbanas no Brasil, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

Ainda hoje, verifica-se a polarização exercida pelas metrópoles Rio de Janeiro e São Paulo, por meio da concentração de indústrias e de serviços.

  1. ✂️
  2. ✂️

1296Q481601 | Geografia, Amazonas AM, Bombeiro Militar Soldado, Bombeiro Militar AC, CESPE CEBRASPE

Com relação à ocupação nas áreas de florestas da Amazônia, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1297Q485220 | Geografia, Geoprocessamento, Perito Criminal Geral, Instituto Geral de Perícias SC, IESES

Os data, plural de datum, podem ser definidos como referências, a partir do qual se definem posições na superfície terrestre. Em relação a eles, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1298Q847718 | Geografia, Cartografia, Prefeitura de Abelardo Luz SC Professor de Geografia, GSA CONCURSOS, 2020

Uma das consequências do movimento de translação da Terra é as estações do ano. Assim sendo, quando inicia o Outono no Hemisfério Sul, no Hemisfério Norte tem início:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1299Q482937 | Geografia, Geografia Física, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, ACADEPOL MG

As fronteiras tendem a ajustar-se à complexidade do mundo que as sociedades desejam compreender e transformar. Considerando as particularidades de seus limites, assinale a afirmativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1300Q483201 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico em Georeferenciamento, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

A referência do local no georreferenciamento é de suma importância na hora do levantamento, sendo caracterizado pelo ponto que é a posição de destaque na superfície a ser levantada topograficamente. Relacione adequadamente os tipos de pontos e suas respectivas características conforme a ABNT.

1. Pontos cotados.

2. Pontos de apoio.

3. Pontos de detalhe.

4. Pontos de Segurança (PS).

( ) Pontos, convenientemente distribuídos, que amarram ao terreno o levantamento topográfico e que devem ser materializados por piquetes, marcos de concreto, pinos de metal, dependendo da sua importância e permanência.

( ) Pontos importantes dos acidentes naturais e/ou artificiais, definidores da forma do detalhe e/ou do relevo, indispensáveis à sua representação gráfica.

( ) Pontos materializados para controle do nivelamento.

( ) Pontos que, nas suas representações gráficas, se apresentam acompanhados de sua altura.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.