Início

Questões de Concursos Geografia

Resolva questões de Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1541Q932126 | Geografia, Vestibular Segundo Semestre UECE, UECE, UECE, 2019

A geomorfologia fluvial é um ramo da geomorfologia que compreende de maneira abrangente o estudo dos cursos de água e, mais recentemente, a atuação do homem nas modificações dos ambientes fluviais. Assinale a opção que contém exclusivamente formas ou feições associadas aos ambientes fluviais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1542Q195874 | Geografia, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Sobre as diversas explicações para o desenvolvimento econômico brasileiro desde o final do século XIX, leia as afirmativas abaixo.

I – No ultimo quartel do século XIX, o atraso no desenvolvimento brasileiro foi atribuído a presença de grande contingente de população negra e mestiça no Pais.
II – Na Era Vargas, o limitado desenvolvimento nacional foi explicado pela precariedade de sua indústria de base.
III – Na década de 1960, as teorias Neomalthusianas defendiam que o desenvolvimento econômico brasileiro dependia de um aumento significativo das taxas de natalidade.
IV – Segundo os neoliberais, a causa da estagnação do desenvolvimento econômico brasileiro, no final da década de 1980, era o "excesso" de Estado na economia do Pais.
Com relação as afirmativas acima, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1543Q482084 | Geografia, Cartografia

Das escalas cartográficas a seguir, indique a opção que dará maior nível de detalhamento para um levantamento cadastral.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1544Q484902 | Geografia, Demografia, Professor de Geografia, SEDU ES, FCC

Nas últimas décadas do século XX, o espaço social agrário tornou-se mais complexo como consequência da modernização da agropecuária. Um dos grupos sociais do campo brasileiro é descrito em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1545Q483623 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico Nível Superior, MPOG, CESPE CEBRASPE

Nos dias atuais, é possível observar empresas e órgãos públicos e privados empreendendo altas somas para o desenvolvimento de aplicações em SIG, sendo todo o investimento justificado pela necessidade de melhorias na gestão e na eficiência dos processos. A respeito desse assunto, julgue os itens subsecutivos.

A manutenção dos dados é a tarefa menos onerosas no SIG, uma vez que os mapas e os dados possuem pequena obsolescência, sendo suficiente a definição de um eficaz administrador de dados (DBA).

  1. ✂️
  2. ✂️

1546Q851515 | Geografia, Geografia Econômica, Prefeitura de Abelardo Luz SC Professor de Geografia, GSA CONCURSOS, 2020

Hoje, sem dúvidas a União Europeia está entre as primeiras colocadas no que se refere ao volume mundial tanto de exportações quanto de importações, conta com mais de uma dezena de países membros. Sua origem está no Mercado Comum Europeu (MCE) que teve originalmente, quais países:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1547Q238684 | Geografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Sobre a formação da vegetação da floresta amazônica é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1548Q480919 | Geografia, Migrações, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Analise as proposições abaixo.

I. Os países mais afetados por movimentos migratórios são os mais pobres do mundo, pois as migrações se originaram das péssimas condições de vida que esses países apresentam.

II. Nos países desenvolvidos, a falta de mão-de-obra não qualificada levou muitos governos a estimular as migrações até a década de 1970.

III. No Brasil, de 1850 a 1930, houve uma significativa entrada de imigrantes livres no país, para trabalharem nas lavouras cafeeiras e nos centros urbano-industriais da região Sudeste no processo de povoamento da região Sul.

IV. A imigração no Brasil começou a perder importância a partir de 1934, com a criação das leis de imigração, que restringiram a entrada de estrangeiro.

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1549Q45220 | Geografia, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

      Atualmente, dos dez países mais populosos do mundo, um está na África (Nigéria), cinco na Ásia (Bangladesh, China, Índia, Indonésia e Paquistão), dois na América Latina (Brasil e México), um na América Anglo-saxônica (EUA) e um na Europa (Rússia). Sétima maior população do mundo, a Nigéria é o país que apresenta maior ritmo de crescimento, e deve ultrapassar os EUA até 2050, passando a ocupar a terceira posição entre os mais populosos. A atual população mundial de 7,3 bilhões de pessoas vai alcançar as marcas de 8,5 bilhões até 2030 e de 9,7 bilhões em 2050. Com esse ritmo, o planeta deve chegar a 2100 com 11,2 bilhões de seres humanos, um crescimento de 53% em relação ao presente.
 
Organização das Nações Unidas (ONU). Perspectivas da população mundial: a revisão de 2015. 2016 (com adaptações).
Tendo o tema desse fragmento de texto como referência inicial, julgue (ou E) o item subsequente, considerando aspectos geográficos diversos relacionados aos movimentos migratórios internacionais e intranacionais.
 
Devido ao envelhecimento da população, à diminuição drástica das taxas de natalidade e à necessidade de mão de obra jovem para manter sua economia, diversos países da União Europeia têm adotado políticas de legitimação de migrações ilegais e de concessão de asilo político.
  1. ✂️
  2. ✂️

1550Q99026 | Geografia, Geografia da População, Analista Tecnologia da Informação, IF SE, IF SE

Em 2010, a população mundial chegará aos 6,84 bilhões, segundo estimativas de diversos órgãos e instituições ligados à ONU. Ao contrário do que alguns imaginaram, o grande problema demográfico do século XXI não é o crescimento nem o número total de habitantes do nosso planeta. Assinale o item que não corresponde aos desafios demográficos do século XXI:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1551Q485102 | Geografia, Geografia das Sociedades, Professor II, SEE SP, FCC

As cidades globais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1552Q483609 | Geografia, Geopolítica, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Mesmo preservando seu lugar de maior economia do mundo, nas últimas décadas, os Estados Unidos da América vêm perdendo seu poder e influência, diante do surgimento de novas potências econômi-cas globais, ancoradas na organização de sistemas produtivos altamente eficientes e produtivos, como é o caso da China. Por outro lado, é bastante perceptível a ampliação do poder de influência de algumas nações como o Japão ou a Alemanha, que passaram por uma rápida recuperação econômica nas décadas que se seguiram ao Pós II Guerra Mundial. Acrescente-se a isso a formação de grandes espaços econômicos, integrando mercados e centros de produção, como a União Europeia, ou o ritmo acelerado de crescimento de algumas economias emergentes, em todo o mundo. Diante disso, as estratégias do governo americano vinham buscando a integração de sua economia aos novos centros dinâmicos da economia global, ao incentivo de novos setores da economia, conec-tados à chamada “nova economia”, ou ainda uma presença mais marcante nos grandes debates glo-bais, envolvendo questões ambientais, novas fontes de energia limpa e renovável e uma nova forma de inserção dos EUA nos espaços multilaterais, como a ONU, a OMC e outros. No entanto, com a eleição de Donald Trump, estamos acompanhando a um verdadeiro desmonte das estratégias anteriores, com consequências ainda imprevisíveis na geopolítica global e no papel hege-mônico exercido pelos Estados Unidos na ordem global.

A seguir estão listadas algumas dessas iniciativas controversas do novo Governo dos Estados Unidos, que vêm sendo indicadas como fatos potencializadores deste novo cenário, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1553Q481055 | Geografia, Meio Rural, Policial Militar PM Soldado, Bombeiro Militar ES, CESPE CEBRASPE

Considerado um país urbano e industrializado, o Brasil tem apresentado melhorias nos indicadores da qualidade de vida de sua população e em seu crescimento econômico. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

O crescimento industrial brasileiro vem provocando redução no volume da produção agrícola bem como no número de propriedades agrícolas no país.

  1. ✂️
  2. ✂️

1554Q483105 | Geografia, Economia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Uma das palavras mais usadas para compreender as mudanças no mundo contemporâneo é flexibilidade. Entende-se seu verdadeiro significado nas relações de trabalho quando há
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1555Q933951 | Geografia, Cartografia

Qual é o principal sistema de projeção cartográfica utilizado atualmente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1556Q484191 | Geografia, Cartografia, Auxiliar de Topografia, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

Tradicionalmente o levantamento topográfico pode ser divido em duas partes: o levantamento planimétrico e altimétrico. Em relação a esta afirmação é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1557Q482158 | Geografia, Paraíba PB, Agente de Investigação, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões de 26 a 30

 O planalto da Borborema fica na parte leste da região Nordeste, de Alagoas ao Rio Grande do Norte, e é mais extenso na Paraíba e em Pernambuco. Ele serve de barreira para os ventos úmidos vindos do oceano, o que permite a ocorrência de chuvas nas encostas leste. A Depressão Sertaneja-São Francisco estendese por todos os estados nordestinos, exceto o Maranhão e o Piauí. O grande problema do sertão nordestino não é a falta de chuvas, mas a sua irregularidade. Praticamente, elas só ocorrem de dezembro a abril.

O Agreste foi povoado principalmente a partir do século XVIII, bem depois da Zona da Mata e do Sertão. Muitas cidades que aí surgiram eram locais de feiras de compra e venda de gado. A expansão ferroviária explica o crescimento de muitas cidades que eram pontos de partida ou de parada dos trens, como Quixeramobim, Sobral, Campina Grande e Caruaru. O processo de modernização da economia brasileira, no século XX, repercutiu no Nordeste, Paraíba incluída. A partir da criação da SUDENE, em 1959, investimentos foram direcionados, entre outras atividades, para a criação de distritos industriais, a exemplo do Centro Industrial de Aratu, na Bahia; dos distritos industriais de Cabo, Jaboatão e Paulista, em Pernambuco; do de Gramame, na Paraíba.

Toda a produção nacional de algodão arbóreo é obtida no Nordeste. A principal área de produção situa-se no Sertão do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e do Piauí. A Bahia é o maior produtor de algodão herbáceo, seguida por Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O Agreste, cuja economia se baseia nas atividades agropecuárias, apresenta áreas com alta densidade demográfica e importantes centros urbanos, entre os quais se destacam Campina Grande, na Paraíba, Caruaru e Garanhuns, em Pernambuco, que desempenham função de centros regionais.

Assinale a opção incorreta a respeito da distribuição espacial das atividades econômicas da Paraíba.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1558Q45209 | Geografia, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Com relação aos fundamentos e ao desenvolvimento da geografia científica, julgue (C ou E) o item a seguir.
 
Atribuir o surgimento da geografia científica — moderna — a Carl Ritter e a Alexander Humboldt é fundamental, mas sem renegar o conhecimento geográfico produzido antes desses autores.
  1. ✂️
  2. ✂️

1559Q45211 | Geografia, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Julgue (C ou E) o item subsequente, a respeito da economia espacial brasileira ao longo dos séculos XX e XXI.
 
As resultantes históricas da economia espacial brasileira demonstram que as desigualdades territoriais e regionais têm por base menos o estoque de capital e mais as aptidões produtivas da força de trabalho e a aptidão em elaborar bens novos e processos técnicos avançados.
  1. ✂️
  2. ✂️

1560Q17840 | Geografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

A respeito dos aspectos físicos do território brasileiro, julgue os itens seguintes.

As áreas conhecidas como mares de morros são assim denominadas em razão de sua localização, nas terras altas da Amazônia.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.