Questões de Concursos Geografia

Resolva questões de Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1030542 | Geografia, História da Geografia, Professor de Geografia, SEEC RN, FGV, 2025

O novo paradigma socioprodutivo a partir das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) se insere na dinâmica estrutural do capital, que se realiza com profundos investimentos em Ciência e Tecnologia para aumentar a produtividade, reduzir os custos do trabalho e garantir a competitividade.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/6jkstmF868g4JbQZZCqC8qG/# Acesso: 28 Out. 2024.

Dentre as consequências dessa nova dinâmica, se destacam

I. O uso de ferramentas tecnológicas possibilita o fortalecimento da classe trabalhadora com a flexibilização do trabalho e as práticas do empreendedorismo digital.
II. O colonialismo digital reforça a distribuição desigual do poder político e econômico entre os países, favorecendo aqueles que são detentores da alta tecnologia.
III. A intensificação das preocupações ambientais, buscando a racionalização do uso dos recursos naturais e a redução do consumo de produtos eletrônicos com baterias.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1030541 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Professor de Geografia, SEEC RN, FGV, 2025

A erosão acelerada, ou erosão antrópica, é um problema mundial. Vastas áreas estão sujeitas à degradação do solo, às vezes de forma irreversível, por uma série de processos. (...) No Brasil, a perda da camada superficial é a principal forma de degradação dos solos.
Disponível em: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/915009 Acesso: 24 Out. 2024.

São indicados como formas de controle desse processo, as ações que procuram:

I. evitar o impacto das gotas de chuva.
II. facilitar a infiltração de água no solo.
III. disciplinar o escoamento superficial.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1030539 | Geografia, Produção e Consumo no Brasil, Professor de Geografia, SEEC RN, FGV, 2025

O Rio Grande do Norte ganhou 13 novos parques eólicos nos dois primeiros meses de 2024, aponta a atualização no Mapa das Energias Renováveis do Observatório da Indústria Mais RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).

Disponível em: https://www.fiern.org.br/rn-ganha-13-novos-parques-eolicos-nos-primeiros-doismeses-de-2024-mostra-mais-rn/ Acesso: 24 Out. 2024

A partir do tema abordado, dentre as perspectivas de expansão para o setor, destacam-se:

I. A utilização de um recurso da natureza com capacidade de regeneração, através da conversão da energia cinética em eletricidade.
II. A transformação da matriz de energia elétrica brasileira, com a substituição do grande peso dos combustíveis fósseis, para utilização majoritária de fontes renováveis.
III. O Plano Nacional de Transição Energética (Plante), que busca direcionar esforços para uma matriz energética mais sustentável, com baixa emissão de carbono e redução das emissões de gases de efeito estufa.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1030082 | Geografia, Cartografia, Perito em Engenharia Agronômica, MPU, FGV, 2025

As projeções cartográficas são representações planas da superfície curva da Terra. Entre os sistemas de projeção, cada um possui vantagens e desvantagens de modo que a escolha depende do objetivo do mapa.
Em relação a esse tema, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1029715 | Geografia, Cartografia, Agente de Serviços Técnicos Ambientais, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Todos os mapas são representações aproximadas da superfície terrestre. Isto ocorre porque não se pode passar de uma superfície curva para uma superfície plana sem que haja deformações. Por isso, os mapas preservam certas características ao mesmo tempo em que alteram outras. A elaboração de um mapa requer um método que estabeleça uma relação entre os pontos da superfície da Terra e seus correspondentes no plano de projeção do mapa. Para se obter essa correspondência, utilizam-se os sistemas de projeções cartográficas.

Sobre as projeções cartográficas, analise as afirmativas a seguir.

I. Na projeção plana ou azimutal, constrói-se o mapa usando uma superfície de projeção plana tangente ou secante a um ponto na superfície da Terra.
II. Na projeção cônica, a tangente de projeção usada é um cone que envolve a Terra e que, em seguida, é desenvolvido em outro cone.
III. Na projeção cilíndrica usa-se um cilindro tangente ou secante à superfície da Terra como superfície de projeção.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1029490 | Geografia, Agropecuária, Professor de Geografia, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A agricultura familiar fundamentada no uso de área de exploração agrícola reduzida, exige uma grande conscientização do agricultor na escolha do modelo de exploração adotado, para garantir a sua sustentabilidade ao longo dos anos.

Disponível em: esearchgate.net/profile/Maria-Teresa Abdo2/publication/261706306_Sistemas_Agroflorestais_e_Agricultura_Familiar/ Acesso

em: 28 out. 2024.


Como justificativa para o sistema de produção apresentado, analise as afirmativas a seguir.

I. A atividade agropecuária nessas áreas será extensiva, buscando o máximo de rendimento econômico possível por área.

II. A reposição de nutrientes será adequada e satisfatória, com a implantação de práticas de conservação do solo e diversificação de culturas.

III. O Sistema Agroflorestal será adotado como uma opção interessante e extremamente viável na escolha de modelos pelo pequeno produtor.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1029489 | Geografia, População, Professor de Geografia, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

As pesquisas no Ensino de Geografia, ainda que assumindo fundamentações teórico-metodológicas diferentes, têm apresentado nas últimas duas décadas um movimento de convergência em defesa de um ensino-aprendizagem em que se valoriza processos específicos de raciocínio ou de pensamento amparados na própria Geografia.



Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/kRrXfwBFZLLDtKqNRmgRHpH/Acesso:

27 out 2024.


Sobre a perspectiva de ensino abordada, analise as afirmativas a seguir.

I. Considera o protagonismo assumido pelas dinâmicas espaciais no atual estágio de globalização.

II. Destaca a observação de princípios geográficos fundamentais como localização e distribuição.

III. Compreende as práticas espaciais reveladas pelo conhecimento geográfico como estruturante na formação de um cidadão crítico e reflexivo.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1029488 | Geografia, População, Professor de Geografia, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A questão dos refugiados tem tido grande relevância nos últimos anos no cenário internacional pela expressiva dimensão de seus fluxos, pelo desrespeito à dignidade humana e pela crescente violência na sua contenção, apesar da sua condição de extrema vulnerabilidade.

Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rbepop/a/Xf7yQhXqhY3YyRp9fZZgzwm/?lang=pt Acesso: 26

out. 2024.


Sobre o fluxo populacional em questão, analise as afirmativas a seguir.

I. A condição de refugiado está condicionada somente aos fatores de expulsão relacionados aos conflitos armados e perseguições políticas.

II. Um aspecto de grande importância é a necessidade de criação de instrumentos jurídicos, nacionais e internacionais, que concedam direitos eficazes para os solicitantes de refúgio.

III. Um desafio é a crescente presença de posicionamentos xenófobos nos discursos políticos de autoridades, pautados na segurança e nos impactos causados às questões identitárias.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1029487 | Geografia, Urbanização, Professor de Geografia, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o texto a seguir.

Elevado à categoria de município com a denominação de Canaã dos Carajás, pela Lei Estadual nº 5860, de 05/10/1994, desmembrado de Paraupebas. Sede no atual distrito de Canaã dos Carajás (ex-localidade). Constituído do distrito sede, instalado em 01/01/1997.


Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca

catalogo.html?id=34376&view=detalhes Acesso: 12 out 2024.


O processo de formação descrito é, atualmente, denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1029486 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Entre as grandes questões e debates registrados na segunda metade do século XX, certamente pode-se constar a que envolve a relação (ou contradição) entre desenvolvimento econômico e meio ambiente.

Disponível em:

https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/download/3538/4453/0 Acesso:

12 out. 2024


Sobre as consequências dessas preocupações, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A estruturação de órgãos e o estabelecimento de legislações para controle da poluição ambiental.

( ) A preocupação com a racionalização do uso da energia e o aumento dos investimentos em fontes renováveis.

( ) A adoção, por parte do meio empresarial, de práticas sustentáveis como greenwashing ou maquiagem verde.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1029485 | Geografia, Geografia Física, Professor de Geografia, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Ao longo do tempo geológico a Terra tem passado por sucessivas mudanças climáticas, mas desde o término da última glaciação, entre 10 e 15 mil anos passados, a temperatura do planeta apresentou certa estabilidade.

TAVARES, A. C. Mudanças Climáticas. VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. (orgs.). Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil. RJ: Bertrand Brasil, 2024.

Sobre esse tema, avalie as afirmativas a seguir.

I. Durante o século XX, as temperaturas cresceram em torno de 0,6°C, sem apresentar elevação uniforme em todas as zonas e regiões do planeta.

II. No século XX, o aquecimento do hemisfério norte ocorreu em duas etapas, por conta da maior influência da maritimidade.

III. No hemisfério sul, sob a influência da continentalidade, os valores térmicos subiram continuamente.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1029484 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares), instituído por meio do Decreto nº 11.043/2022, é um importante instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, pois apresenta um caminho para se alcançar os objetivos e materializar a Política Nacional de Resíduos Sólidos.


Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/qualidade-ambiental-emeio-ambiente-urbano/. Acesso: 20 out. 2024.

Com relação às diretrizes e metas para materialização dos objetivos dessa política, analise as afirmativas a seguir.

I. Alinhamento com as principais tendências internacionais e macroeconômicas.

II. Intensificação dos processos de recuperação de resíduos para 50% do lixo gerado no país, em 20 anos.

III. Adaptação e modernização de todos os lixões e aterros controlados.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1029429 | Geografia, Produção e Consumo no Brasil, Professor de Ciências Naturais Física Biológica e Química, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O Brasil ocupa posição de destaque no cenário mundial por possuir uma das matrizes elétricas mais limpas do mundo, com 85% de fontes renováveis, contra uma média de 28% do restante do mundo.

Adaptado de: https://www.site.abrhidro.org.br/post/principal-fonte-de-energia-de cada-estado-do-brasil

Com relação a esse tema, avalie as afirmativas e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Eólica, hídrica, solar e gás natural são consideradas fontes de energia renováveis devido ao seu baixo impacto ambiental.
( ) As usinas termelétricas transformam a energia química de combustíveis não renováveis, como carvão mineral e diesel, em energia elétrica.
( ) Uma das vantagens das usinas hidrelétricas é que sua produtividade independe das condições climáticas.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1029096 | Geografia, Globalização, Analista de Controle Interno, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Os membros-fundadores do bloco em 2009 são potências em diferentes escalas. China e Rússia são potências globais, e Índia e Brasil são potências regionais. A África do Sul, outra potência regional, foi admitida em 2011 e, em 2024, Argentina, Emirados Árabes Unidos, Egito, Irã e Etiópia passaram a ser membros desse bloco.

O trecho descreve o bloco denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1028241 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Perito em Geografia, MPU, FGV, 2025

O Maciço da Tijuca, no Rio de Janeiro, enfrenta desafios ambientais complexos devido à expansão urbana, ao desmatamento e à interação entre o ambiente construído e o ecossistema florestal.
As respostas geo-hidroecológicas às mudanças ambientais induzidas pelo desmatamento na interface com o ecossistema florestal, no Maciço da Tijuca, manifestam-se principalmente por meio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1028240 | Geografia, Geografia Física, Perito em Geografia, MPU, FGV, 2025

Tendo em vista particularidades das zonas de intemperismo e pedogenéticas do mundo e a necessidade de se entender como as condições climáticas e geográficas específicas influenciam a formação dos solos, um estudo de caso revelou a ocorrência de solos com características singulares em uma região de baixa latitude, entre 0-15°, na chamada “zona de alitização”.
A zona de alitização apresenta solos que se destacam por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1028239 | Geografia, Geografia Física, Perito em Geografia, MPU, FGV, 2025

O desastre de 2011 em Nova Friburgo/RJ causou mais de 3.600 deslizamentos, demonstrando a influência da interação entre o terreno, a chuva e a vegetação. Movimentos de massa são afetados pelas condições hidrológicas das encostas, nas quais a vegetação altera a interceptação, infiltração e evapotranspiração. O entendimento de como a vegetação afeta a umidade do solo é crucial para a prevenção de desastres.
Sobre a influência da vegetação na estabilidade das encostas, por meio da regulação das poro-pressões, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1028238 | Geografia, Cartografia, Perito em Geografia, MPU, FGV, 2025

Um geógrafo está criando um mapa para apresentar a distribuição de diferentes tipos de vegetação em uma região. Ele precisa escolher o método de representação cartográfica mais adequado para destacar a diversidade de formações vegetais, como Cerrado, Caatinga e Pampa.
Considerando a necessidade de representar a diversidade entre as formações vegetais, o método de representação mais apropriado para essa situação é o método:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1028237 | Geografia, Cartografia, Perito em Geografia, MPU, FGV, 2025

Um relatório técnico sobre o uso da terra em uma bacia hidrográfica incluiu um mapa temático que utilizou diferentes símbolos para representar as diversas atividades agrícolas encontradas na região. No mapa, foram utilizados círculos de mesmo tamanho, com cores e texturas variadas para cada tipo de cultivo, como soja, milho e pastagem. As cores foram selecionadas para distinguir cada cultura, sem seguir nenhuma ordem específica, enquanto as texturas foram usadas para diferenciar as áreas de pastagem, plantio direto e convencional.
Considerando os métodos de representação da cartografia temática e as variáveis visuais utilizadas, a opção por empregar círculos do mesmo tamanho, com diferentes cores e texturas, para representar as atividades agrícolas, indica que o cartógrafo priorizou:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1028235 | Geografia, Cartografia, Perito em Geografia, MPU, FGV, 2025

Um grupo de pesquisadores analisa as mudanças no uso do solo em uma bacia hidrográfica ao longo de um período de 20 anos. Para tal estão utilizando diferentes conjuntos de dados, incluindo imagens de satélite em diversas resoluções espaciais e mapas topográficos em diferentes escalas. A equipe precisa analisar como a escala de representação afeta a interpretação das mudanças no uso do solo e como integrar essas informações de forma consistente.
Nesse contexto, o principal impacto da escala na representação do uso do solo é que, ao se alterar a escala, ocorre uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.