Início

Questões de Concursos Geografia

Resolva questões de Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


701Q483489 | Geografia, Geógrafo, Prefeitura de Guarapari ES, CONSULPLAN

Com relação ao processo de sedimentação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

702Q482722 | Geografia, Cartografia

Existem, alguns conceitos básicos de Cartografia que nos permitem entender os elementos dessa área de estudos com uma maior facilidade. Saber, por exemplo, noções como as de escala, legenda e projeções auxilia-nos a identificar com mais facilidade as informações de um mapa e as formas utilizadas para elaborá-lo. Analise a seguir, os principais conceitos da Cartografia e relacione a coluna B com a coluna A.

COLUNA A

I. Mapa.

II. Plantas.

III. Escala.

IV. Croqui.

V. Legenda.

COLUNA B

( ) É uma representação reduzida de uma dada área do espaço geográfico. Um mapa temático, por sua vez, é uma representação de um espaço realizada a partir de uma determinada perspectiva ou tema que pode variar entre indicadores sociais, naturais e outros.

( ) Representação cartográfica realizada a partir de uma escala muito grande, ou seja, com uma área muito pequena e um nível de detalhamento maior. É muito utilizada para representar casas e moradias em geral, além de bairros, parques e empreendimento.

( ) É um esboço cartográfico de uma determinada área ou, em outras palavras, um mapa produzido sem escala e sem os procedimentos padrões na sua elaboração, servindo apenas para a obtenção de informações gerais de uma área.

( ) É a proporção entre a área real e a sua representação em um mapa que geralmente, aparece designada nos próprios mapas na forma numérica e/ou na forma gráfica.

( ) É a utilização de símbolos em mapas para definir algumas representações e está sempre presente em mapas temáticos. Alguns símbolos cartográficos e suas legendas são padronizados para todos os mapas, como o azul para designar a água e o verde para indicar uma área de vegetação, entre outros.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

703Q482993 | Geografia, Demografia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

A dinâmica demográfica no território brasileiro parece indicar uma nova tendência: uma desmetropo-lização que se verifica em paralelo à permanência do fenômeno da metropolização. A opção que MELHOR explicita a tendência apresentada pelo texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

704Q838616 | Geografia, Cartografia, Prefeitura de Catanduvas PR Assistente Administrativo, FAUEL, 2021

Em relação a aspectos geográficos do território brasileiro, identifique a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

705Q16163 | Geografia, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

A respeito da formação e configuração atual do território brasileiro, julgue os próximos itens.

A regência do território brasileiro, no contexto do desenvolvimento da indústria de base, foi marcada, também, pelas exigências de multinacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

706Q484394 | Geografia, Educação em Geografia, Professor do Ensino Fundamental, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Um dos conceitos fundamentais a serem apreendidos pelas crianças no conteúdo de geografia é o de lugar. Obtendo-o, inicia-se a compreensão da posição que ocupam no mundo. Aguçar o olhar das crianças para os diversos tipos de moradia permitirá que elas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

707Q197978 | Geografia, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Sobre a Revolução Verde e seus efeitos na agricultura dos países subdesenvolvidos, podemos afirmar que

I – conseguiu melhorar a produtividade e reduzir as quebras de safra causadas por enchentes ou pragas.
II – ampliou o emprego intensivo de trabalho humano, reduzindo drasticamente o êxodo rural.
III – deflagrou processos de valorização das terras e de concentração fundiária.
IV – incentivou a policultura e a difusão de práticas tradicionais da agricultura de subsistência como a coivara e a rotação de terras.
V – exigiu maior capitalização dos agricultores e maior especialização da força de trabalho.
Sobre a Revolução Verde e seus efeitos na agricultura dos países subdesenvolvidos, podemos afirmar que

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

708Q484027 | Geografia, Ceará CE, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Acerca das características regionais e da produção do espaço no Ceará, é verdadeiro dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

709Q848390 | Geografia, Geografia Econômica, Professor de Geografia, AV MOREIRA, 2020

Sobre o MERCOSUL, analise os itens.
Com mais de duas décadas de existência, o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é a mais abrangente iniciativa de integração regional da América Latina, surgida no contexto da redemocratização e reaproximação dos países da região, ao final da década de 80. Fonte: http://www.mercosul.gov.br
I. Os membros fundadores do MERCOSUL são Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, signatários do Tratado de Assunção de 1991. II. A Venezuela aderiu ao Bloco em 1999, mas está suspensa, desde dezembro de 2016, por descumprimento de seu Protocolo de Adesão e, desde agosto de 2017, por violação da Cláusula Democrática do Bloco. III. Todos os demais países sul-americanos estão vinculados ao MERCOSUL como Estados Associados, exceto a Bolívia, que se recusou a estabelecer qualquer tipo de relação com o bloco, por conta de divergências político-ideológicas. IV. O Protocolo de Ouro Preto, assinado em 1994, estabeleceu a estrutura institucional básica do MERCOSUL e conferiu ao Bloco personalidade jurídica de direito internacional. V. No decorrer do processo de integração, e em grande medida em razão do êxito inicial da integração econômico-comercial, a agenda do MERCOSUL foi paulatinamente ampliada, passando a incluir temas políticos, de direitos humanos, sociais e de cidadania.
Estão INCORRETOS somente os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

710Q850458 | Geografia, Agropecuária, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

Muito utilizada na região do Cerrado brasileiro, essa técnica visa à correção da acidez do solo através do uso do calcário. Além disso, esse procedimento também fornece nutrientes como cálcio e magnésio para as plantas. Apesar de ser uma técnica moderna e eficiente de cultivo e preservação dos solos, ela acabou tendo o efeito contrário no Centro-Oeste do país, pois permitiu o avanço da fronteira agrícola no Brasil e a consequente devastação do bioma Cerrado, o que trouxe prejuízos tanto para os solos quanto para o meio ambiente.

A descrição anterior refere-se uma técnica de conservação do solo.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

711Q480826 | Geografia, Urbanização, Bombeiro, Bombeiro Militar RN, CONSULTEC

A rede urbana é um sistema integrado ou articulado de cidades que inclui desde as menores até as maiores, originando um espaço hierarquizado a partir da influência de uma cidade sobre as demais. Sobre as redes urbanas regionais do Brasil, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

712Q247632 | Geografia, Sistemas de Informação Geográfica, Técnico de Exploração de Petróleo, Petrobras, CESGRANRIO

O CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Sensoriamento Remoto) possui três sensores a bordo, sendo um deles uma câmara CCD (charge-coupled device) que obtém dados em cinco bandas espectrais, que são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

713Q482676 | Geografia, Solos e Relevos, Técnico, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

"Dentre as varias formas e processos de movimentos de massa, destacam-se os deslizamentos nas encostas, em função da sua interferência grande e persisitente com as atividades do homem, da extrema variância de sua escala, da complexidade de causas e mecanismos, além da variabilidade de materiais envolvidos. (...) Os deslizamentos são, assim como os processos de intemperismo e erosão, fenômenos naturais contínuos de dinâmica externa, que modelam a paisagem da superfície terrestre. No entanto, destacam-se pelos grandes danos ao homem, causando prejuízos a propriedades da ordem de dezenas de bilhões de dólares por ano. (...) O Brasil, por suas condições climáticas e grandes extensões de maciços montanhosos, está sujeito aos desastres associados aos movimentos de massas nas encostas. Além da freqüência elevada daqueles de origem natural, ocorre no país, também, um grande número de acidentes induzidos pela ação antrópica".

Fonte: FERNANDES, N. F., AMARAL, C. P. do. Movimentos de massa: uma abordagem geológico – geomorfológica. In: GUERRA, A. J. T. , CUNHA, S. B. da. (Org.) Geomorfologia e Meio Ambiente. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

A partir da análise e interpretação desse texto, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

714Q707252 | Geografia, Vigia, CODESG SP, Consulplan, 2019

O Monte Everest é o ponto mais alto da Terra e, por isso, atrai tantos alpinistas que desejam vencer o desafio de chegar ao seu topo. Todos os anos, centenas de pessoas seguem em direção a essa montanha, que fica localizada no Himalaia. Sobre o Monte Everest, está INCORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

715Q484282 | Geografia, Cartografia, Analista de Geoprocessamento, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Sobre projeções cartográficas, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando os tipos de projeções a suas respectivas funções.

COLUNA I

1. Projeção cônica

2. Projeção plana (ou azimutal)

3. Projeção cilíndrica

4. Projeção universal transversa de Mercator

COLUNA II

( ) Utilizada para mapear países e continentes em grandes extensões de terra, em especial quando contempla uma larga faixa no sentido leste-oeste ou localizada em climas temperados.

( ) Desenvolvida para dar suporte às navegações e explorações territoriais a partir do século XV, promove elevada distorção em áreas próximas às regiões polares. Os meridianos e paralelos são representados por linhas retas que se interceptam ortogonalmente.

( ) Utilizada para mapear regiões polares. Tem como principais atrativos a simplicidade do plano e a manutenção da direção dada por azimutes. Apresenta excessiva distorção quando se afasta do ponto central.

( ) Amplamente utilizada no Brasil, foi desenvolvida para facilitar o mapeamento sistemático. Seu uso correto deve incluir correções angulares (convergência meridiana) e correções lineares (fator de escala).

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

716Q839099 | Geografia, Geografia Física, Professor de Geografia, OMNI, 2021

As camadas da atmosfera representam as divisões da atmosfera terrestre em níveis com características particulares. A divisão mais comum baseia-se na variação da temperatura de acordo com a altitude, mas há outras maneiras de dividir e classificar as camadas, como por meio do critério relacionado com a composição do ar. A classificação baseada na temperatura divide a atmosfera em cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Sobre as camadas da atmosfera, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

717Q484289 | Geografia, Maranhão MA, Técnico de Fiscalização Agropecuário, Secretaria de Estado da Gestão e Previdência MA, FCC, 2018

Sobre a agropecuária maranhense é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

718Q211436 | Geografia, Mudanças Climáticas, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A produção e a exportação dos produtos agropecuários nacionais
têm-se expandido nos últimos anos, porém essa expansão vem
sentindo os efeitos negativos da crise internacional. A respeito da
produção e da exportação agropecuária brasileira, julgue os itens
a seguir.

A exportação brasileira de café arábica ficou abaixo de um milhão de sacas de 60 kg em dezembro de 2008, segundo dados divulgados pela Organização Internacional do Café (OIC), mas representa um incremento de cerca de 10% em relação no mesmo mês de 2007.

  1. ✂️
  2. ✂️

719Q931903 | Geografia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A água é um recurso natural essencial à vida e presente em grande parte das atividades humanas. O desenvolvimento socioeconômico de uma cidade, região ou país depende da disponibilidade, distribuição e qualidade desse recurso. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.
Em regiões produtivas do agronegócio, dado o consumo intensivo da água para atividades de irrigação, criação de animais e agroindústria, o índice de desperdício da água é alto e seu consumo é maior que o consumo urbano em cidades de pequeno e médio porte.
  1. ✂️
  2. ✂️

720Q934978 | Geografia, Globalização, ENEM

(ENEM 2015) Não acho que seja possível identificar a globalização apenas com a criação de uma economia global, embora este seja seu ponto focal e sua característica mais óbvia. Precisamos olhar além da economia. Antes de tudo, a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos, não de obstáculos econômicos. Isso tornou possível organizar a produção, e não apenas o comércio, em escala internacional.

HOBSBAWM, E. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Cia. das Letras, 2000 (adaptado).

Um fator essencial para a organização da produção, na conjuntura destacada no texto, é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.