Início

Questões de Concursos Geografia

Resolva questões de Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


741Q484142 | Geografia, Recursos Hídricos, Analista de Pesquisa Energética, EPE, CESGRANRIO

Como as demandas por água para os mais variados usos vêm aumentando, o número de conflitos de interesses envolvendo a água também cresceu. Por isso, a Agência Nacional de Águas, ANA, age mediando tais conflitos no Brasil. Uma usina hidrelétrica, que faz parte do sistema interligado, construída na década de 60, em um rio federal, vinha operando o reservatório, com eclusa, de forma a otimizar a geração de energia. Este rio serve ainda para escoar a produção de soja através de uma hidrovia com uso da eclusa e para abastecer uma cidade imediatamente a montante da barragem para fins de consumo humano. Ocorreu um período de escassez hídrica com risco de apagão e a ANA teve que intervir, definindo regras de uso. Sobre essa situação de crise, afirma-se que a prioridade na quantidade de água a ser liberada é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

742Q482722 | Geografia, Cartografia

Existem, alguns conceitos básicos de Cartografia que nos permitem entender os elementos dessa área de estudos com uma maior facilidade. Saber, por exemplo, noções como as de escala, legenda e projeções auxilia-nos a identificar com mais facilidade as informações de um mapa e as formas utilizadas para elaborá-lo. Analise a seguir, os principais conceitos da Cartografia e relacione a coluna B com a coluna A.

COLUNA A

I. Mapa.

II. Plantas.

III. Escala.

IV. Croqui.

V. Legenda.

COLUNA B

( ) É uma representação reduzida de uma dada área do espaço geográfico. Um mapa temático, por sua vez, é uma representação de um espaço realizada a partir de uma determinada perspectiva ou tema que pode variar entre indicadores sociais, naturais e outros.

( ) Representação cartográfica realizada a partir de uma escala muito grande, ou seja, com uma área muito pequena e um nível de detalhamento maior. É muito utilizada para representar casas e moradias em geral, além de bairros, parques e empreendimento.

( ) É um esboço cartográfico de uma determinada área ou, em outras palavras, um mapa produzido sem escala e sem os procedimentos padrões na sua elaboração, servindo apenas para a obtenção de informações gerais de uma área.

( ) É a proporção entre a área real e a sua representação em um mapa que geralmente, aparece designada nos próprios mapas na forma numérica e/ou na forma gráfica.

( ) É a utilização de símbolos em mapas para definir algumas representações e está sempre presente em mapas temáticos. Alguns símbolos cartográficos e suas legendas são padronizados para todos os mapas, como o azul para designar a água e o verde para indicar uma área de vegetação, entre outros.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

743Q17839 | Geografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

A respeito dos aspectos físicos do território brasileiro, julgue os itens seguintes.

Devido às suas dimensões territoriais, o Brasil é considerado um país continental. Essas dimensões exigem cuidados especiais com os recursos hídricos, considerando-se que o Brasil está localizado a montante da Bacia Amazônica e a jusante da Bacia do Prata.
  1. ✂️
  2. ✂️

744Q484282 | Geografia, Cartografia, Analista de Geoprocessamento, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Sobre projeções cartográficas, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando os tipos de projeções a suas respectivas funções.

COLUNA I

1. Projeção cônica

2. Projeção plana (ou azimutal)

3. Projeção cilíndrica

4. Projeção universal transversa de Mercator

COLUNA II

( ) Utilizada para mapear países e continentes em grandes extensões de terra, em especial quando contempla uma larga faixa no sentido leste-oeste ou localizada em climas temperados.

( ) Desenvolvida para dar suporte às navegações e explorações territoriais a partir do século XV, promove elevada distorção em áreas próximas às regiões polares. Os meridianos e paralelos são representados por linhas retas que se interceptam ortogonalmente.

( ) Utilizada para mapear regiões polares. Tem como principais atrativos a simplicidade do plano e a manutenção da direção dada por azimutes. Apresenta excessiva distorção quando se afasta do ponto central.

( ) Amplamente utilizada no Brasil, foi desenvolvida para facilitar o mapeamento sistemático. Seu uso correto deve incluir correções angulares (convergência meridiana) e correções lineares (fator de escala).

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

745Q838616 | Geografia, Cartografia, Prefeitura de Catanduvas PR Assistente Administrativo, FAUEL, 2021

Em relação a aspectos geográficos do território brasileiro, identifique a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

746Q485123 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Uma das funcionalidades dos Sistemas de Informações Geográficas reside na integração de dados que devem estar referenciados a um único sistema de coordenadas. Ao desenvolver um projeto, empregando o Quantum GIS 2.0, para o qual foram disponibilizados dados de diferentes fontes, com sistemas de referência diferentes, a cada inclusão de uma nova camada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

747Q861990 | Geografia, Urbanização, INEP, 2021

A Promotoria de Habitação e Urbanismo tem acompanhado os diversos movimentos de luta por moradia que atuam em São Paulo. Esses movimentos assumem um papel relevante na busca de implementação de políticas habitacionais. Eles dão voz a famílias vulneráveis que, caso contrário, não teriam condições de serem ouvidas, organizarem-se e buscarem alternativas ao enfrentamento de questões que não devem ficar restritas à esfera individual.

SILVEIRA, C. M. M. et al. Déficit habitacional e ocupações: desafios à sociedade e ao Ministério Público. Disponível em: www.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 set. 2019 (adaptado).

O texto revela a importância desses movimentos para um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

748Q230798 | Geografia, Geopolítica, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

"Há três décadas, as tropas argentinas se renderam a forças britânicas. Era o fim da Guerra das Malvinas, arquipélago a 480 quilômetros da costa portenha, cuja soberania britânica, apesar do resultado do combate, ainda é contestada. Hoje, os dois países se veem mais uma vez em meio a uma crise sobre o controle do arquipélago."
OLIVEIRA,V. Jornal do Brasil, 28 fev. 2010, p. A25.

Expressando sua natureza geopolítica e geoeconômica, o principal motivo responsável pela reedição da crise entre os dois países consiste na intenção britânica de explorar, no arquipélago, o seguinte recurso natural:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

749Q45222 | Geografia, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

      Atualmente, dos dez países mais populosos do mundo, um está na África (Nigéria), cinco na Ásia (Bangladesh, China, Índia, Indonésia e Paquistão), dois na América Latina (Brasil e México), um na América Anglo-saxônica (EUA) e um na Europa (Rússia). Sétima maior população do mundo, a Nigéria é o país que apresenta maior ritmo de crescimento, e deve ultrapassar os EUA até 2050, passando a ocupar a terceira posição entre os mais populosos. A atual população mundial de 7,3 bilhões de pessoas vai alcançar as marcas de 8,5 bilhões até 2030 e de 9,7 bilhões em 2050. Com esse ritmo, o planeta deve chegar a 2100 com 11,2 bilhões de seres humanos, um crescimento de 53% em relação ao presente.
 
Organização das Nações Unidas (ONU). Perspectivas da população mundial: a revisão de 2015. 2016 (com adaptações).
Tendo o tema desse fragmento de texto como referência inicial, julgue (ou E) o item subsequente, considerando aspectos geográficos diversos relacionados aos movimentos migratórios internacionais e intranacionais.
 
O início do século XXI tem sido marcado pela intensificação da crise migratória global, pela entrada em massa de refugiados e ilegais no continente europeu, e pela pauta, na agenda política de diversos países, do tema da migração internacional, sendo o Brasil, nesse cenário, um dos integrantes das rotas de migrações internacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

750Q481615 | Geografia, Cartografia, Geógrafo, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, FJG

A Cartografia Temática propõe-se a visualizar um tema, expressando conhecimentos para determinados especialistas. Pode ser citada como uma das divisões da Cartografia Temática:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

751Q482641 | Geografia, Cartografia

A escala indica a proporção em que um mapa foi traçado, em relação ao objeto real, e varia de acordo com as finalidades desse mapa. Sobre as escalas utilizadas nos mais diferentes tipos de mapas, podemos afirmar que

I- em um mapa com escala de 1:25.000.000, a distância de 8 cm no mapa corresponde à distância real de 2.500 Km.

II- uma escala de 1:1.000.000 é considerada uma escala grande e é muito utilizada para obter, em um mapa, informações bem detalhadas de um dado lugar

III- quanto maior a escala de um mapa, menor será a área que ele representa, e menos evidente será a projeção cartográfica utilizada na confecção do mapa.

IV- a escala gráfica pode ser apresentada em diferentes unidades de medida e a escala numérica, quando estiver com a unidade de medida omitida, estará em centímetros.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

752Q481932 | Geografia, Piauí PI, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

As atividades que geraram impactos negativos na base física do território piauiense incluem aquelas relacionadas com o garimpo do diamante, em Gilbués, no sul do estado. Nesse caso, a única preocupação sempre foi a de encontrar diamante, e as conseqüências registradas ainda estão lá e se ampliam, provocadas pelas águas nos solos não consolidados. O processo de desertificação tem ampliado os seus limites em função da ausência de práticas conservacionistas.

Um problema ambiental causado pela atividade de garimpo do diamante, referido no texto, tem sido a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

753Q265892 | Geografia, Vestibular, USP, FUVEST

Logo após a entrada de milhares de imigrantes norte-africanos na Itália, em abril deste ano, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o primeiro ministro da Itália, Silvio Berlusconi, fizeram as seguintes declarações a respeito de um consenso entre países da União Europeia (UE) associados.

Queremos mantê-lo vivo, mas para isso é preciso reformá-lo.

Nicolas Sarkozy. Não queremos colocá-lo em causa, mas em situações excepcionais acreditamos que é preciso fazer alterações, sobre as quais decidimos trabalhar em conjunto. Silvio Berlusconi.

http://pt.euronews.net. Acesso em julho/2011. Adaptado.

Sarkozy e Berlusconi encaminharam pedido à UE, solicitando a revisão do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

754Q850941 | Geografia, Geografia Física, Prefeitura de Roseira SP Professor de Geografia, AGIRH, 2020

Sobre o solo, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

755Q848462 | Geografia, Amazônia, Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões SP Almoxarifado, ABCP, 2020

Em 2019, o território da Amazônia era composto 79,9% por floresta, 14% para uso agropecuário, 3,5% de vegetação natural não florestal, 2,5% de água e 0,1% de área não vegetada. Estudos apontam que a maior parte do desmatamento ocorre em áreas privadas ou em outras situações de posse. O restante do desmatamento é registrado em Unidades de Conservação, Assentamentos e Terras Indígenas. Sobre o desmatamento, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

756Q839099 | Geografia, Geografia Física, Professor de Geografia, OMNI, 2021

As camadas da atmosfera representam as divisões da atmosfera terrestre em níveis com características particulares. A divisão mais comum baseia-se na variação da temperatura de acordo com a altitude, mas há outras maneiras de dividir e classificar as camadas, como por meio do critério relacionado com a composição do ar. A classificação baseada na temperatura divide a atmosfera em cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Sobre as camadas da atmosfera, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

757Q484352 | Geografia, Meio Rural, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao espaço rural no Brasil, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

758Q49436 | Geografia, Professor de Geografia, SEE MG, FCC

Leia o texto. 

Nas montanhas pobres, porém ricas em minérios do leste dos Estados Unidos conhecidas como Apalaches, o milionário do carvão Don Blankenship organiza um encontro para os "Amigos da América" escutarem música country e "saberem como os ambientalistas radicais e a América corporativa estão tentando destruir seus empregos". 

E na China os ambiciosos projetos de eletricidade renovável parecem um passo importante para abordar o aquecimento global, mas o progresso se retarda devido ao profundo favoritismo pelo combustível fóssil, mais barato. "Ninguém precisa se entusiasmar demais", diz Lu Qizhou, nomeado pelo governo para dirigir o grande grupo da indústria energética da China. A mudança do sistema de energia acionado a carvão será lenta e não vai superar "a capacidade do mercado de se adaptar". 

(http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/11/09/caminhando-para-um-impasse-em-copenhague.jhtm)

Sobre o conteúdo do texto, está correto afirmar que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

759Q247840 | Geografia, Sistemas de Informação Geográfica, Técnico de Exploração de Petróleo, Petrobras, CESGRANRIO

Na definição de Pizetti, o desvio da vertical é o ângulo formado na superfície

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

760Q481580 | Geografia, População

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é usado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para avaliar o nível de bem-estar social de um país. Sobre o IDH, podemos afirmar que

I - o cálculo desse índice é feito com base nos seguintes indicadores socioeconômicos: longevidade, nível de instrução e PIB per capita.

II - tal como o coeficiente de Gini, os valores do IDH variam entre 0 e 1, e quanto mais próximos a zero, mais elevado será o IDH, isto é, melhores serão as condições de vida de um país.

III - o Brasil possui um IDH que o classifica acima da média de muitos países em desenvolvimento, porém encontra-se ainda atrás de países como a Argentina e o Uruguai.

IV - os IDHs apresentados pelos estados do Maranhão e de Alagoas, no Nordeste brasileiro, estão entre os piores do mundo, inferiores aos de países africanos, como Zimbábue e Lesoto.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.