Início

Questões de Concursos Geografia

Resolva questões de Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q45221 | Geografia, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2017

      Atualmente, dos dez países mais populosos do mundo, um está na África (Nigéria), cinco na Ásia (Bangladesh, China, Índia, Indonésia e Paquistão), dois na América Latina (Brasil e México), um na América Anglo-saxônica (EUA) e um na Europa (Rússia). Sétima maior população do mundo, a Nigéria é o país que apresenta maior ritmo de crescimento, e deve ultrapassar os EUA até 2050, passando a ocupar a terceira posição entre os mais populosos. A atual população mundial de 7,3 bilhões de pessoas vai alcançar as marcas de 8,5 bilhões até 2030 e de 9,7 bilhões em 2050. Com esse ritmo, o planeta deve chegar a 2100 com 11,2 bilhões de seres humanos, um crescimento de 53% em relação ao presente.
 
Organização das Nações Unidas (ONU). Perspectivas da população mundial: a revisão de 2015. 2016 (com adaptações).
Tendo o tema desse fragmento de texto como referência inicial, julgue (ou E) o item subsequente, considerando aspectos geográficos diversos relacionados aos movimentos migratórios internacionais e intranacionais.
 
O crescimento demográfico mundial apresenta uma face perversa: se, por um lado, há crescimento vegetativo motivado pelas melhores condições de vida em países pobres, por outro, a expectativa de vida ainda continua relativamente baixa em países como o Brasil, a China e a Índia, descompasso justificado por aspectos como a violência e as doenças crônicas.
  1. ✂️
  2. ✂️

762Q484610 | Geografia, Urbanização, Agente de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsequentes, acerca da estrutura urbana brasileira e das grandes metrópoles nacionais. As desigualdades sociais se refletem no espaço urbano e as formas produzidas são distintas em função de cada contexto territorial. As estruturas e formas urbanas das cidades dos países mais ricos da Europa e América Anglo-saxônica são totalmente diversas daquelas das cidades latino americanas e africanas.
  1. ✂️
  2. ✂️

763Q53018 | Geografia, Oficial da Marinha, Colégio Naval, MB, 2018

A mineração é um dos setores básicos da economia do país, contribuindo de forma decisiva para o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade equânime, desde que seja operada com responsabilidade social, estando sempre presentes os preceitos do desenvolvimento sustentável.

Martini, Alice de. Geografia Ação e Transformação. -1. ed. - São Paulo: Escala Educacional, 2016. - (Coleção Geografia e Transformação; v. 2, p. 115)

Sobre a realidade que envolve a exploração mineral no Brasil, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

764Q483625 | Geografia, Topografia, Topógrafo, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017

Levando em consideração as superfícies de referência utilizadas para representação da superfície terrestre, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

765Q848462 | Geografia, Amazônia, Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões SP Almoxarifado, ABCP, 2020

Em 2019, o território da Amazônia era composto 79,9% por floresta, 14% para uso agropecuário, 3,5% de vegetação natural não florestal, 2,5% de água e 0,1% de área não vegetada. Estudos apontam que a maior parte do desmatamento ocorre em áreas privadas ou em outras situações de posse. O restante do desmatamento é registrado em Unidades de Conservação, Assentamentos e Terras Indígenas. Sobre o desmatamento, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

766Q848796 | Geografia, Industrialização, Professor de Geografia, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. Durante o governo de Juscelino Kubitschek, a economia brasileira se fechou para os investimentos internacionais, impedindo, assim, a entrada no Brasil de grandes montadoras como a Ford e a Volkswagen. Ainda nesse período, o Governo Federal direcionou todos os grandes investimentos para a agricultura e a pecuária nas regiões Norte e Sudeste, o que acarretou um grande aumento do desmatamento de florestas nativas.
II. A região Sudeste do Brasil é a segunda menor do Brasil. Sua configuração atual compreende os estados do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo. Dentre os fatores que beneficiaram a concentração industrial na região Sudeste, no início do século XX, pode-se destacar o desenvolvimento de uma rede bancária, criada por conta da presença de centros de produção de café.
III. O Brasil é uma federação constituída pela união indissolúvel entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. O Brasil possui vinte e um estados, além do Distrito Federal (a capital do país) que representa uma unidade da federação. Um dos motivos que favorece a divisão interna do Brasil é quanto ao controle administrativo do território, o qual subdivide as responsabilidades de fiscalizar em partes menores, uma vez que grandes extensões territoriais sem ocupação e ausência de estado podem provocar uma série de problemas, inclusive de perda de territórios para países vizinhos.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

767Q482993 | Geografia, Demografia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

A dinâmica demográfica no território brasileiro parece indicar uma nova tendência: uma desmetropo-lização que se verifica em paralelo à permanência do fenômeno da metropolização. A opção que MELHOR explicita a tendência apresentada pelo texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

768Q481492 | Geografia, Rio de Janeiro RJ, Geógrafo, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, FJG

Na primeira década do século XX, a cidade do Rio de Janeiro passou por grandes transformações em sua forma urbana. O conjunto das intervenções estatais empreendidas nesse período no espaço urbano carioca, é conhecido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

769Q484360 | Geografia, Amazonas AM, Geógrafo, SUDAM AM, IADES

A Amazônia, uma região natural da América do Sul, encontra-se na zona intertropical. Esta zona se encontra em qual faixa de latitude e de pressão atmosférica, respectivamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

770Q484373 | Geografia, População Brasileira, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Com relação aos efeitos da difusão das redes de telecomunicações e da intensificação dos fluxos de informação na dinâmica territorial brasileira, a partir da década de 1980, analise as afirmativas a seguir.

I. Alguns centros urbanos que extraíam sua força dos laços de proximidade geográfica foram marginalizados.

II. A comunicação entre parceiros econômicos por meio das novas redes foi acompanhada de seletividades espacial.

III. As diferentes regiões do país se tornaram mais homogêneas quanto ao seu conteúdo e às suas vantagens locacionais.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

771Q482341 | Geografia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Considerando-se a paisagem geográfica, como a parte visível do espaço, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

772Q849998 | Geografia, Cartografia, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Geografia, CPCON, 2020

Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG), nas últimas décadas, tornaram-se ferramentas que possibilitam a elaboração de diferentes produtos cartográficos. Sobre SIG, assinale a alternativa que apresenta a assertiva CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

773Q481932 | Geografia, Piauí PI, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

As atividades que geraram impactos negativos na base física do território piauiense incluem aquelas relacionadas com o garimpo do diamante, em Gilbués, no sul do estado. Nesse caso, a única preocupação sempre foi a de encontrar diamante, e as conseqüências registradas ainda estão lá e se ampliam, provocadas pelas águas nos solos não consolidados. O processo de desertificação tem ampliado os seus limites em função da ausência de práticas conservacionistas.

Um problema ambiental causado pela atividade de garimpo do diamante, referido no texto, tem sido a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

774Q15766 | Geografia, Aluno Oficial, APMBB, VUNESP

  A anistia proposta pelo projeto para o desmatamento feito em propriedades rurais de menor extensão não vai resolver o problema da maioria dos pequenos agricultores, no sentido de oferecer área suficiente para sua subsistência, conclui um novo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em 04 de junho de 2011. O projeto propõe que imóveis rurais de até quatro módulos fiscais sejam isentos de recompor a reserva legal – área de mata que os proprietários não podem desmatar, que varia de 20% a 80% do total da propriedade, dependendo da região onde se situa. O Ipea aponta, no entanto, que 65% das propriedades rurais brasileiras são minifúndios, ou seja, têm menos de um módulo fiscal. O módulo fiscal é uma área que varia em cada estado. Uma unidade deve ser suficiente, segundo a realidade da produção local, para sustentar uma família. Sendo a maioria das propriedades menor que um módulo fiscal, anistiar desmatamento ou, mesmo, permitir que desmatem ainda mais, não resolveria o problema que seus proprietários enfrentam para subsistir. A inviabilidade de recompor a reserva em pequenas propriedades é um dos principais argumentos ruralistas a favor da anistia proposta para imóveis de até quatro módulos fiscais, como está no texto do projeto aprovado.

(www.g1.globo.com. Adaptado.)

O projeto mencionado no texto refere-se ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

775Q484799 | Geografia, Geografia Física, Técnico em Geociências, CPRM, CESPE CEBRASPE

A análise dos dados de vazão facilita a compreensão das características de escoamento da bacia hidrográfica e a solução de problemas específicos. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.

Os projetos de obras hidráulicas exigem a manipulação e apresentação gráfica dos dados de vazão. Os valores das vazões médias diárias ou mensais são apresentados sob a forma de pluviogramas, pluviogramas médios, curvas de permanência e curvas de massa, evidenciando, em cada caso, aspectos distintos do regime do curso de água.

  1. ✂️
  2. ✂️

776Q703458 | Geografia, Recenseador, IBGE, IBADE, 2019

Joana, Antônia, José, Maria e Hugo dividem uma casa. Joana e Antônia moram no térreo e cada uma com seu quarto. José e Maria são casados e moram no segundo andar da casa, cujo acesso se dá de maneira independente. Hugo mora no porão desta casa, por onde se chega através da sala de estar de Joana e Antônia.
Quantos domicílios existem na situação acima narrada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

777Q484616 | Geografia, Economia, Oficial de Promotoria, MPE GO, MPE GO, 2017

Analise as proposições que seguem, pertinentes ao cenário atual da agropecuária brasileira:

I - Na propriedade em que são desenvolvidas atividades com o emprego de técnicas rudimentares, com baixos índices de produtividade e sem dispor de capitais de investimento, diz-se que há agropecuária extensiva.

II - Nos chamados "Cinturões Verdes" praticamente inexiste a utilização de mão de obra familiar.

III - Com a modernização das técnicas, o domínio das grandes propriedades e a intensificação do êxodo rural, as unidades familiares deixaram de ser elementos fundamentais no espaço geoeconõmico rural.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

778Q483085 | Geografia, Geoprocessamento, Profissional de Nível Universitário Jr, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017

A respeito das distintas assinaturas espectrais da água e da vegetação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

779Q49429 | Geografia, Professor de Geografia, SEE MG, FCC

Leia os textos a seguir. 

I. De acordo com as pesquisas mais detalhadas sobre o tema, o sistema defendido pelo MST e geralmente adotado pelo governo − desapropriação e distribuição da terra em pequenos assentamentos − tem pouca chance de sucesso, já que caminha na contramão da História. Sem competitividade no mercado nem estrutura para engrenar a produção, os pequenos produtores que ganham terras acabam fracassando − e retornando à fila da exclusão no país. 

        (http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/reforma_agraria/contexto_2.html)

II. Com essa tremenda força política, tenta-se impedir que a realidade do campo brasileiro apareça como de fato é: com uma das estruturas fundiárias mais concentradas do mundo e em intensificação; com o aumento de famílias acampadas nas beiras das estradas e dentro dos latifúndios, com o empobrecimento dos camponeses; com o aumento da expropriação e exclusão. O que a mídia nacional procura mostrar é o aumento do conflito, mas não apresenta suas causas. 

(http://www4.fct.unesp.br/nera/publicacoes/bernardoengamesaredonda.pdf) 

Está correto afirmar que o texto I
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

780Q484426 | Geografia, Geoprocessamento, Profissional de Nível Universitário Jr, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017

Os SIGs trabalham com grandes volumes de dados, que podem ser matriciais, vetoriais ou alfanuméricos. A respeito de dados, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.