Início

Questões de Concursos Geografia

Resolva questões de Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q16517 | Geografia, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, IDECAN

Sabendo-se que em Tóquio, cidade localizada a aproximadamente 140° Leste do meridiano de referência, Greenwich, são 17 horas, horário oficial, e desprezando quaisquer ajustes de fusos entre os países, bem como outras adaptações, que horas (horário oficial) serão na cidade de Porto Alegre, localizada a cerca de 51° a Oeste do meridiano de Greenwich?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q49282 | Geografia, Secretário Auxiliar, MPE GO, 2017

O relevo da Região Centro-Oeste do Brasil apresenta uma enorme diversidade. Segundo Jurandyr Ross, há muitas unidades de relevo nessa região que guardam uma característica comum: a altitude média baixa. Os pontos mais elevados encontram-se em Goiás, nas proximidades do Distrito Federal, mais precisamente ao norte dele, na Chapada dos Veadeiros, que chega a atingir 1960 metros. Do lado do Mato Grosso, na fronteira com Rondônia, encontramos outra unidade famosa: a Chapada dos Parecis.

Sua importância está no fato de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q480891 | Geografia, Recursos Hídricos, Agente de Pesquisa e Mapeamento, IBGE, CESGRANRIO

Os rios Araguaia e Tocantins se destacam na hidrografia brasileira. Acerca desses rios, afirma-se que:

I – a bacia formada por eles interliga-se ao ecossistema amazônico;

II – no Tocantins está localizada Tucuruí, a maior hidrelétrica totalmente brasileira;

III – o sentido do fluxo de suas águas é norte-sul.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q481717 | Geografia, Economia

O sistema de transporte é um elemento determinante da competitividade das mercadorias produzidas por um país nos mercados internos e externos, uma vez que os custos de transporte incidem sobre os custos das matérias-primas e dos produtos finais.

Sobre os diferentes modais de transporte no Brasil, pode-se afirmar que

I- o modal hidroviário é o que apresenta o menor consumo de combustível por tonelada transportada, contudo a implantação de hidrovias no País envolve obras civis de forte impacto ambiental e de elevado custo.

II- em virtude do predomínio do modal rodoviário no transporte de carga e da sua maior flexibilidade nos percursos, a política de transporte brasileira continua, quase que exclusivamente, baseada na expansão e modernização das rodovias.

III- no que se refere ao modal ferroviário, a Ferronorte é um empreendimento que visa facilitar o escoamento da produção agrícola do Mato Grosso e Rondônia, tanto pelos portos de São Paulo como pelos da Região Norte do País.

IV- a implantação e a expansão das redes intermodais, principalmente no que diz respeito à conexão de infraestruturas entre os diferentes modais de transporte, ampliarão a fluidez dos fluxos de bens e de pessoas, ao mesmo tempo que contribuirão para a desconcentração das atividades econômicas no País.

V- o transporte aéreo de carga suplanta o transporte de passageiro em termos de importância para a aviação comercial no Brasil e no mundo, haja vista o significativo valor monetário das mercadorias que circulam pelas vias aéreas.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q484994 | Geografia, Recursos Hídricos, Professor de Geografia, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Há milênios, as atividades humanas interferem diretamente no ciclo da água no planeta. Nas áreas urbanizadas, o ciclo hidrológico é profundamente alterado pelas atividades industriais. Com base nessas considerações marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As alterações no ciclo hidrológico implicam na diminuição do estoque total de recursos hídricos.

( ) A crise das águas diz respeito à escassez de água potável e, principalmente, ao resultado da poluição dos mananciais disponíveis e ampliação do consumo.

( ) A crise das águas afeta o mundo inteiro em proporção e intensidade semelhante.

( ) Como acontece com os demais recursos naturais, quanto maior a escassez de água potável menor é a sua valorização.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q481880 | Geografia, Cartografia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Segundo Oliveira (1988), a cartografia não é uma ciência nem uma arte, mas é, sem dúvida alguma, um método científico que se destina a expressar fatos e fenômenos observados na superfície da Terra, e, por extensão, na de outros astros, por meio de simbologia própria. A respeito de cartografia básica e escala cartográfica, julgue os itens a seguir. Se uma ponte está representada por 5 mm em uma carta topográfica na escala de 1:100.000, no terreno, essa ponte tem 250 m.
  1. ✂️
  2. ✂️

87Q53016 | Geografia, Oficial da Marinha, Colégio Naval, MB, 2018

Sobre a dinâmica migratória brasileira é correto afirmar que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q484389 | Geografia, Geoprocessamento, Assistente de Saneamento, Companhia Pernambucana de Saneamento PE, FGV, 2018

Ao se trabalhar com um Sistema de Informações Geográficas (GPS), é fundamental definir o datum que será utilizado, que é definido como sendo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q480824 | Geografia, Solos e Relevos

O relevo é o resultado da atuação de forças de origem interna e externa, as quais determinam as reentrâncias e as saliências da crosta terrestre. Sobre esse assunto, podemos afirmar que

I - o surgimento das grandes cadeias montanhosas, como os Andes, os Alpes e o Himalaia, resulta dos movimentos orogenéticos, caracterizados pelos choques entre placas tectônicas.

II - o intemperismo químico é um agente esculpidor do relevo muito característico das regiões desérticas, em virtude da intensa variação de temperatura nessas áreas.

III - extensas planícies, como as dos rios Ganges, na Índia, e Mekong, no Vietnã, são resultantes do trabalho de deposição de sedimentos feito pelos rios, formando as planícies aluviais.

IV - os planaltos brasileiros caracterizam-se como relevos residuais, pois permaneceram mais altos que o relevo circundante, por apresentarem estrutura rochosa mais resistente ao trabalho erosivo.

V - por situar-se em área de estabilidade tectônica, o Brasil não possui formas de relevo resultantes da ação do vulcanismo.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q481754 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ainda nos dias atuais, para o conhecimento da dinâmica populacional, os estudos sobre população utilizam-se de dados referentes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q18633 | Geografia, Oficial da Marinha, Colégio Naval, MB

Uma rocha submetida à ação da água, às oscilações de temperatura e à atuação de seres vivos irá, com o tempo, desintegrar-se e decompor-se. Os minerais que a compõem irão se fragmentar e se separar em pedaços cada vez menores, até dar origem ao solo. No caso brasileiro, em função da sua localização geográfica e de suas características físicas, encontramos uma gama de solos, cada um com suas especificidades. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo, referentes aos diversos tipos de solos existentes no Brasil.

I - O solo de várzea, argiloso e tipicamente das áreas meridionais do país, possui grande riqueza de materiais orgânicos, os quais são utilizados pelas populações ribeirinhas para cultivos de gêneros agrícolas de subsistência.

II - O solo de massapé, arenoso e encontrado em todo o litoral brasileiro, concentra grandes quantidades de nitrogênio e potássio, o . que acabou favorecendo o desenvolvimento de cultivos agrícolas destinados majoritariamente para exportações .

III- O solo de terra roxa, argiloso e comum no norte do Paraná e oeste de São Paulo, em função da decomposição de rochas magmáticas, resultaram em nutrientes importantes, favorecendo a sua utilização no plantio de culturas como o café.

IV - O solo conhecido como salmourão, arenoso e com grande gradiente de fertilidade, especialmente por sua decomposição química e riqueza em materiais orgânicos, contribuiu para que a região Nordeste se tornasse grande produtora e exportadora de cana-de-açúcar.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q481841 | Geografia, Rondônia RO

"A natureza é uma totalidade em que todos dependem de todos". As intervenções humanas provocam desastres ambientais ao romper com esse princípio de totalidade. Em Rondônia a retirada da cobertura florestal tem provocado os seguintes impactos ambientais, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q481731 | Geografia, Cartografia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Em um desafio de verificação de conhecimento sobre cartografia feito a uma turma, um professor propõe um exercício para que os alunos determinem a escala do mapa para tanto, o professor apaga a escala do mapa e fornece apenas as seguintes informações à turma:

1ª - distância em linha reta entre duas cidades no mapa: 13 centímetros.

2ª - distância real em linha reta entre estas duas cidades: 65 quilômetros.

Acertará o desafio o aluno que afirmar que a escala do mapa é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q2876 | Geografia, Soldado PM voluntário, Polícia Militar SP, VUNESP

Analise a charge.


Assinale a alternativa que apresenta a mensagem expressa na charge.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q266250 | Geografia, Vestibular, USP, FUVEST

Do ponto de vista tectônico, núcleos rochosos mais antigos, em áreas continentais mais interiorizadas, tendem a ser os mais estáveis, ou seja, menos sujeitos a abalos sísmicos e deformações. Em termos geomorfológicos, a maior estabilidade tectônica dessas áreas faz com que elas apresentem uma forte tendência à ocorrência, ao longo do tempo geológico, de um processo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q52788 | Geografia, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2018

As fronteiras políticas internacionais definem limites entre diferentes soberanias, contudo a soberania do Estado não se circunscreve apenas ao território terrestre. A respeito da soberania do Estado brasileiro, tanto em território terrestre como marítimo, pode-se afirmar que:

I- a faixa de fronteira terrestre, definida na Constituição, corresponde à área de 150 Km de largura ao longo dos limites terrestres, e cabe aos governos de cada estado da federação executar as ações de polícia de fronteira nessa faixa.
II- o Estado brasileiro possui soberania quase que total sobre seu Mar Territorial, com exceção apenas de ter que respeitar o direito de passagem inofensiva de embarcações de outros países nessa área, conforme convenção da ONU em vigor desde 1994.
III- embora a Zona Econômica Exclusiva (ZEE) esteja limitada a uma faixa de 200 milhas náuticas de largura da costa, a plataforma continental, em diversos trechos, ultrapassa esse limite, o que pode ampliar as fronteiras de exploração econômica da chamada “Amazônia Azul”.
IV- a soberania brasileira sobre a Zona Econômica Exclusiva distingue-se da soberania sobre o Mar Territorial, uma vez que na ZEE países estrangeiros têm completa liberdade de navegação, sobrevoo e exploração dos recursos naturais da plataforma continental.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q483999 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Mudanças climáticas naturais sempre ocorreram na Terra, motivadas por fatores diversos, tanto internos quanto externos. São componentes que interferem no clima que a Terra apresenta hoje:

I. A formação da Terra e a deriva dos continentes.

II. As variações dos parâmetros orbitais da Terra.

III. A quantidade de aerossóis naturais.

IV. As erupções vulcânicas.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q484055 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

No que tange às novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino da geografia, considere as seguintes afirmações:

I. A construção de uma geografia escolar crítica destacou a clareza, a simplicidade, a generalidade e a exatidão como principais condições de interpretação dos conteúdos geográficos, fazendo uso de uma metodologia que estimula, no processo de ensino/aprendizagem, a construção de certezas.

II. Criticidade no ensino de geografia é deixar o estudante se libertar da dependência intelectual, encontrar sua criatividade e imaginação, aprender a pensar a partir do diálogo com o real e com as obras culturais, tentando se descobrir como agente de mudanças.

III. Por geografia escolar tradicional entende-se uma atitude de pensar os temas e os conceitos geográficos a partir de procedimentos rígidos e estáticos, não abrindo margem para uma renovação ou uma pluralidade no conhecimento.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q483481 | Geografia, Maranhão MA, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Terras do oeste maranhense estão incluídas no Programa Grande Carajás (PGC). Essa região participa nas atividades do PGC com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q265766 | Geografia, Cartografia, Vestibular, UFPR, UFPR

Um site da internet que trata de atualidades divulgou que a Câmara Federal, no mês de julho de 2011, aprovou um projeto de lei pelo qual o estado do Acre, localizado no norte do Brasil, passaria a ter menos 5 horas em relação a Greenwich e, portanto, menos duas horas em relação ao horário de Brasília, capital federal. Sobre essa notícia e a divisão dos fusos horários, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.