Início

Questões de Concursos Geografia

Resolva questões de Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


802Q483917 | Geografia, Meio Rural, Professor de Geografia, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

A agropecuária, segmento da economia brasileira, engloba desde a agricultura familiar até os modernos complexos agroindustriais. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

A modernização produtiva da agropecuária brasileira não eliminou totalmente as relações de trabalho precárias, como o trabalho temporário e o aliciamento de mão de obra por meio da escravidão por dívida.

  1. ✂️
  2. ✂️

803Q484449 | Geografia, Urbanização, Analista de Geografia, MPU, CESPE CEBRASPE

O planejamento territorial das áreas metropolitanas tem sido um recente objeto de preocupação dos governos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

O objetivo do planejamento é distribuir os usos da terra em função de características próprias de cada área, sem que se promovam modificações no meio natural.

  1. ✂️
  2. ✂️

804Q481124 | Geografia, Paraná PR, Faxina, Prefeitura de Nova Serrana MG, CONSULT

As Cataratas do Iguaçu ficam no Paraná, portanto estão localizadas na:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

805Q25211 | Geografia, Vestibular UFF, UFF, UFF

EM 5 ANOS, NOVA ORLEANS RENASCE BRANCA

“A tragédia do furacão Katrina em Nova Orleans completa cinco anos neste mês com um legado que vai muito além das casas ainda destruídas da cidade: o equilíbrio de poder foi totalmente realinhado, a clivagem racial, aprofundada. A maioria negra, que sofreu retirada forçada durante a enchente ocorrida após o furacão, viu sua dominância sobre a política das últimas décadas ir se esvaindo até que praticamente todos os órgãos eletivos locais “embranqueceram”. (...) Moradores e estudiosos afirmam que a virada é resultado de um esforço deliberado. O primeiro plano de reconstrução da cidade previa fazer parques nos bairros negros devastados. Pra onde os antigos moradores voltariam? De preferência, para lugar nenhum.”

Folha de São Paulo, 08/08/2010, p. A24.

Para além dos efeitos imediatos do furacão Katrina, a reportagem focaliza a dinâmica de “embranquecimento” de Nova Orleans, diretamente associada a processos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

808Q485327 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Quando se mede a distância entre dois pontos e a trena utilizada não tem exatamente o comprimento que está marcado nela, o resultado da medida está errado. O comprimento real de uma trena de trabalho é definido como o valor encontrado quando se compara o comprimento desta trena com outra trena-padrão tida como correta. O comprimento nominal desta trena de trabalho é o valor que ela deveria fornecer para determinada medida. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Considere que foi realizada uma medida de uma distância DE utilizando-se uma trena, obtendo-se como resultado 101,10 m. Considere também que se constatou posteriormente que a trena utilizada na determinação da medida estava com 20,05 m de comprimento em lugar dos 20 m exatos. Nessa situação, a distância real de DE medida pela trena é igual a 100,85 m.

  1. ✂️
  2. ✂️

809Q482256 | Geografia, Geografia Física, Analista Gerencial, CENSIPAM AM, CESPE CEBRASPE

A estrutura vertical da atmosfera se estende por centenas de quilômetros, sendo considerada como área gasosa que envolve o planeta, dividida em várias camadas esféricas concêntricas, separadas por estreitas zonas de transição. Considerando esta estrutura, julgue os itens a seguir.

Após a mesopausa surge a estratosfera, que é estável e apresenta aquecimento constante em altitude.

  1. ✂️
  2. ✂️

810Q482394 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em geografia, o conceito de metrópole apresenta dentre outras as seguintes características:

I. Forte crescimento que expande a cidade, formando um espaço conurbado, complexo mas muito integrado.

II. A existência de uma rede de infra-estrutura viária que garante fluxos de circulação de veículos constantes e rápidos.

III. Forte dinamismo das paisagens que traz como conseqüência constante substituição de construções antigas e de centros históricos.

IV. Grande mancha urbana com várias administrações político-administrativas autônomas.

Estão corretas SOMENTE as características

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

811Q848742 | Geografia, Produção e consumo no Brasil, ISGH Assistente Administrativo, Dédalus Concursos, 2020

No final de 2019, a Eletrobrás e a estatal paraguaia Ande fecharam acordo sobre a compra de energia elétrica entre Brasil e Paraguai gerada pela Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, esse acordo levou à seguinte consequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

812Q484740 | Geografia, Geografia das Sociedades, Tecnologista, IBGE, FGV

Apenas os países que sustentam vantagens competitivas relevantes nas etapas de criação, design, marketing e coordenação da cadeia de produção e distribuição da indústria calçadista conseguem manter um papel ativo na cadeia de valor, enquanto os países que produzem calçados com base em custos de produção baixos (principalmente mão de obra) tendem a perder competitividade.

O deslocamento geográfico da indústria de calçados no mundo é coerente com a dinâmica da concorrência nas cadeias produtivas, cuja competitividade depende de esforços no desenvolvimento dos canais de marketing, dado que a esfera da comercialização é o principal espaço de agregação de valor. Adaptado de: GUIDOLIN, S. et al. Indústria calçadista e estratégias de fortalecimento da competitividade. BNDES Setorial 31, 2010.

A indústria calçadista vem passando por transformações significativas no seu padrão de concorrência. Nas últimas décadas, registrou-se uma perda relativa da importância do baixo custo salarial como determinante da competitividade do setor, em favor de fatores como qualidade, design e prazos de entrega. As mudanças tecnológicas são incrementais. O setor se moderniza por etapas, dada a característica descontínua do processo de produção. As fases de costura e montagem ainda são muito artesanais, demandando muita habilidade da mão de obra e com isso, limitando o processo de automação, facilitando a entrada de microempresas. Devido ao forte conteúdo artesanal e fragmentação no processo produtivo, mundialmente a indústria de calçados tem características de produção localizada, estimulando, com isso, as aglomerações geográficas.

Adaptado de: GORINI, A. et al. A indústria calçadista de Franca. BNDES – Setor de calçados. 2000.

Os textos acima apontam para mudanças no setor industrial calçadista, no qual o Brasil possui uma posição de destaque, sendo o terceiro maior produtor mundial. Apresentam também diferentes aspectos de sua organização espacial.

A principal mudança no sistema de produção do setor calçadista e os aspectos de sua organização espacial destacados nos textos são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

813Q834440 | Geografia, Industrialização, Agente de Pesquisas, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

A cidade é uma gigantesca fábrica de homens modernos. Com base nessa certeza, o projeto nacional-desenvolvimentista formulou — no Brasil e em quase toda a América Latina —, durante as décadas de 50 e 60 do século passado, uma grande questão e avivou uma grande esperança: como o Estado pode construir uma sociedade cultural e politicamente moderna? O projeto nacional-desenvolvimentista carregava consigo a grande esperança de extensão ampla dos benefícios econômicos, políticos e sociais da modernidade a toda a sociedade brasileira.
Internet: <memorialdademocracia.com.br> (com adaptações).
O desenvolvimentismo brasileiro formulou uma visão econômica politicamente engajada no país, e uma das suas ideias mais fortes, diante da sua implantação, e que melhor se encaixa como slogan para a época seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

814Q483499 | Geografia, Brasil, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

No Brasil, graças às diversas modalidades do impacto da modernização sobre o seu território, todas as áreas do país, nas últimas décadas, conheceram um revigoramento do seu processo de urbaniza-ção, ainda que em níveis e formas diferentes, pois a lógica dada pela divisão territorial do trabalho em escala nacional privilegia, diferentemente, cada fração em dado momento de sua evolução. A lógica é comum, os resultados regionais e locais são diferentes.

Considerando o texto, avalie as afirmativas a seguir:

I. O Centro-Oeste apresenta-se extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização e conhece, nas últimas décadas, uma elevada taxa de urbanização.

II. No Nordeste, a introdução de inovações materiais e sociais encontra resistência de um passado cristalizado, atrasando o processo de desenvolvimento, tornando menos dinâmico o processo de revigoramento da sua urbanização, se comparado a outras áreas do país.

III. Ao contrário do que aconteceu nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, onde o povoamento pre-cedeu a urbanização, na Amazônia, o aparecimento de um recente e vigoroso processo de urbanização ocorre sobre poucos núcleos, em função da descontinuidade e da característica rarefeita do povoamento que o precede.

É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

815Q850104 | Geografia, Geografia Política, Professor de Educacao Basica II Geografia, CPCON, 2020

“A ordem global busca impor, a todos os lugares, uma única racionalidade. E os lugares respondem ao Mundo segundo os diversos modos de sua própria racionalidade” (Fonte: Santos, M. (2008). A Natureza do Espaço: Técnica, Tempo, Razão e Emoção. 4ed. 4 reimpr - São Paulo: Ed.Edusp).
A ordem geopolítica mundial é uma forma de configurar as transformações políticas e econômicas que ocorrem no mundo. Neste sentido, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Na ordem bipolar a organização do espaço mundial é comandada por duas grandes potencias, China e Estados Unidos. ( ) Uma das características da nova ordem mundial é a definição de uma multipolaridade ou unipolaridade. ( ) A ordem unipolar é comandada pelos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, formado pelos países Estados Unidos, China, Rússia, França e Alemanha. ( ) O exemplo de configuração econômica da ordem multipolar é a construção de blocos regionais impulsionados pelo processo de globalização. Alguns desses blocos são: União Europeia (UE), Mercado Comum do Sul (Mercosul), entre outros.
Assinale a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

816Q483259 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico Nível Superior, MPOG, CESPE CEBRASPE

Nos dias atuais, é possível observar empresas e órgãos públicos e privados empreendendo altas somas para o desenvolvimento de aplicações em SIG, sendo todo o investimento justificado pela necessidade de melhorias na gestão e na eficiência dos processos. A respeito desse assunto, julgue os itens subsecutivos.

A primeira tarefa a ser definida para a implantação de um SIG é a escolha do software a ser utilizado, que deve ser, preferencialmente, comercial, e não livre.

  1. ✂️
  2. ✂️

817Q43010 | Geografia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MA, FGV

O crescimento do agronegócio significa modernização da agricultura, interdependência entre setores da economia, mudanças nas estruturas espaciais e amplas oportunidades de investimento de capital.

Com relação ao agronegócio no Brasil, analise as afirmativas a seguir. 

I. O funcionamento do agronegócio é regulado pela economia de mercado, pelas demandas urbanas e industriais e pelas frequentes fusões entre empresas industriais, comerciais e de serviços.
II. O agronegócio provocou um maior desenvolvimento das indústrias que fornecem insumos e bens de capital para a agricultura e das que processam produtos agropecuários em mercadorias padronizadas para o consumo de massa.
III. Nas adjacências das áreas agrícolas modernizadas, as cidades passaram a ser o lugar que atende à crescente demanda por produtos e serviços, tais como implementos agrícolas, centros de pesquisa em biotecnologia e serviços especializados em genética agrícola.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

818Q483865 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“A crise da Geografia clássica coincidiu com uma grande rediscussão do conceito de região. Aos poucos, o estabelecimento de regiões passa a ser uma técnica da geografia e não mais um produto final do trabalho de pesquisa. Ganha então relevo uma abordagem conhecida como análise regional, de inspiração neoclássica, que enfatiza os estudos das chamadas regiões funcionais.”

(Adaptado de: GOMES, Paulo Cesar da Costa. O conceito de região e sua discussão. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.)

Para estudar as regiões funcionais, a partir da perspectiva da análise regional, é necessário considerar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

819Q935557 | Geografia, Globalização, ENEM

(CESPE/CEBRASPE 2021) O termo globalização gera intenso debate quanto ao seu significado e suas características centrais. Em meio a essa acalorada discussão, no entanto, foi possível chegar a alguns consensos e um deles refere-se ao fato de que, apesar de a globalização ser um fenômeno mundial, seus impactos são locais e regionais, impulsionando mudanças que se desenvolvem de diferentes formas e com intensidade variada.
Internet: : (com adaptações).

A globalização como um fenômeno mundial, mas de rebatimentos locais e regionais, tem como consequências

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

820Q934428 | Geografia, Floresta Amazônica, ENEM

Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.