Início

Questões de Concursos Geologia

Resolva questões de Geologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1241Q1008030 | Geologia, Geologia de Engenharia, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

Algumas obras civis realizadas com financiamento de recursos públicos utilizam-se de rochas para o revestimento de pisos, principalmente na forma de placas quadradas ou retangulares com espessura homogênea. Há especificações de qualidade para que essas rochas atendam à demanda da obra projetada, e divergências de qualidade geram sérios problemas e perdas de recursos financeiros.
Diante disso, para que uma rocha possa ser utilizada como revestimento, é necessário que atenda, pelo menos, aos seguintes critérios de qualidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1242Q1062386 | Geologia, Mineração, Área 5 Geologia Forense, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que concerne aos principais depósitos minerais do território nacional e aos minerais de uso imediato para a construção civil, julgue os itens a seguir.
Em Araxá (MG) e Catalão (GO), são encontrados importantes depósitos minerais de nióbio na forma de pirocloro, que é um óxido abundante na natureza.
  1. ✂️
  2. ✂️

1243Q969504 | Geologia, Sedimentologia, Geologia, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

As rochas sedimentares formam-se pela deposição de sedimentos trazidos por agentes transportadores, como água e vento, ou pela deposição química em ambientes de baixa energia. A respeito da classificação de rochas sedimentares, julgue o item subsequente.

Segundo a classificação de Wenthworth, grânulos são sedimentos com diâmetros que variam de 0,064 mm a 2 mm.

  1. ✂️
  2. ✂️

1244Q901672 | Geologia, Petrologia, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Considere as afirmativas relacionadas às rochas ígneas apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)As rochas ígneas são formadas pela cristalização dos magmas. Quando cristalizadas lentamente em profundidade, são geradas rochas plutônicas ou intrusivas e, quando cristalizadas em superfície, são geradas as rochas vulcânicas ou extrusivas. (__)A cristalização fracionada é um dos processos de diferenciação magmática que pode dar origem a diferentes tipos de rochas ígneas. (__)Os processos de fusão para geração de magmas podem ser parciais ou totais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1245Q969525 | Geologia, Geologia Geral, Geologia, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Acerca dos métodos de perfilagem de poço e dos métodos potenciais e sísmicos de exploração de petróleo, julgue o item que se segue.

Considerando-se uma velocidade de propagação de ondas sísmicas nas rochas de 3.000 m/s e um levantamento magnetométrico com alcance de 9.000 m de profundidade, o tempo de registro do geofone deve ser de 3 s.

  1. ✂️
  2. ✂️

1246Q959430 | Geologia, Geologia Ambiental, Área 5, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que o solo é uma mistura complexa de minerais de silicatos e óxidos, matéria orgânica, microrganismos e outros compostos, e que, devido a essa complexidade, há uma variedade extremamente grande de tipos de solo, julgue o item a seguir, relativo às propriedades químicas e físicas dos diversos tipos de solos.


Caracterizados pela presença de material rico em cálcio e magnésio, além de minerais esmectíticos e eventual acumulação de carbonato de cálcio, os chernossolos desenvolvem-se apenas em áreas de ocorrência de calcários e dolomitos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1247Q959446 | Geologia, Geoquímica, Área 5, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito das etapas de levantamento, amostragem e preparação de materiais geológicos para fins geoquímicos, julgue o item subsequente.


Por representarem o produto do intemperismo da rocha-mãe, as amostras de solo consistem no meio amostral de maior representatividade do substrato geológico.

  1. ✂️
  2. ✂️

1248Q1033206 | Geologia, Geologia Geral, Técnico de Laboratório Área Mineração ou Química, UFG, IV UFG, 2024

O processo em que os minerais são despejados lentamente na superfície da água, de modo que as partículas hidrofílicas se molhem e afundem, e as partículas hidrofóbicas permanecem na superfície sem se molhar, sendo removidas por transbordamento é a flotação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1250Q969484 | Geologia, Geotectônica, Geologia, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Julgue o item seguinte relativo à origem e à evolução de bacias sedimentares.

A isostasia refere-se ao mecanismo de compensação que equilibra a distribuição de tensões na litosfera.

  1. ✂️
  2. ✂️

1251Q969517 | Geologia, Geotectônica, Geologia, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Acerca das bacias sedimentares da margem continental brasileira e de suas principais feições tectônicas, julgue o item a seguir.

A bacia da foz do rio Amazonas, a bacia Pará-Maranhão e a bacia Pernambuco-Paraíba são classificadas como pertencentes ao segmento transformante das bacias sedimentares da margem equatorial brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️

1252Q901679 | Geologia, Hidrogeologia, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Identificar previamente áreas com potencial para serem classificadas como área de risco geológico pode tornar os levantamentos de campo mais ágeis e eficientes, contribuindo, assim, para o êxito do trabalho. Durante os levantamentos de campo, principalmente em municípios de grande porte, localizar as áreas de risco nem sempre é uma tarefa fácil. Assim, o uso de ______________ pode auxiliar na identificação prévia de áreas com características normalmente encontradas em áreas de risco geológico, como encostas íngremes habitadas, ocupações em planícies de inundação ou margem de cursos d'água e edificações instaladas nas bordas de feições erosivas.

Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1253Q901681 | Geologia, Sedimentologia, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Os sedimentos e as rochas sedimentares formadas a partir deles são produzidos nos estágios de superfície do ciclo das rochas. Os processos de superfície do ciclo das rochas importantes para a geração de rochas sedimentares são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1254Q901678 | Geologia, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

A lei federal n.º 6938/1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências, define que:

I.O proprietário ou possuidor de imóvel, pessoa natural ou jurídica, pode, por instrumento público ou particular ou por termo administrativo firmado perante órgão integrante do Sisnama, limitar o uso de toda a sua propriedade ou de parte dela para preservar, conservar ou recuperar os recursos ambientais existentes, instituindo servidão ambiental.
ALÉM DISSO,
II.O instrumento ou termo de instituição da servidão ambiental deve incluir, no mínimo, memorial descritivo da área da servidão ambiental, contendo, pelo menos, um ponto de amarração georreferenciado; objeto da servidão ambiental; direitos e deveres do proprietário ou possuidor instituidor e prazo durante o qual a área permanecerá como servidão ambiental. A servidão ambiental também se aplica às Áreas de Preservação Permanente e à Reserva Legal mínima exigida.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1255Q1063296 | Geologia, Mineração, Área XII Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

O Brasil é uma das grandes nações mineradoras do mundo, o que confere ao setor mineral significativa relevância, contribuindo positivamente para o saldo comercial, arrecadando bilhões de reais em impostos e CFEM, gerando empregos e renda e contribuindo para o destaque do país no cenário geopolítico internacional. A mineração brasileira teve um saldo comercial de US$ 21,93 bilhões em 2023.

Em relação aos minérios exportados pelo Brasil, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).

( ) Os principais depósitos de minério de ferro no Brasil estão concentrados em duas regiões cruciais: a região de Carajás, situada no estado do Pará, e a região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, próximo a Belo Horizonte. Essas duas regiões representam os principais polos de produção de minério de ferro no Brasil, impulsionando a posição do país como um dos maiores produtores e exportadores globais desse recurso mineral fundamental.

( ) O Brasil é grande exportador de cobre nas formas de minério concentrado, cátodo, fios e cabos. O cobre é uma substância mineral base e é usado, principalmente, como condutor elétrico em fios e cabos na indústria de construção, eletrônicos, sistemas de energia e manufatura, também sendo empregado em ligas metálicas para melhorar propriedades e resistência à corrosão.

( ) O Brasil, embora possua reservas de nióbio, não apresenta posição relevante no mercado mundial do metal, com aproximadamente 8,9% do mercado global, segundo o Serviço Geológico Americano (UGSG).

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1256Q980389 | Geologia, Agente Fiscal Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que descreve, corretamente, uma característica geológica da região de Itatiba, São Paulo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1257Q986028 | Geologia, Topografia, Topógrafo, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e depois assinale a alternativa correta.

1- Estação total;
2- Teodolito.

( ) Equipamento projetado para medição de ângulos horizontais e verticais;
( ) Permite determinar coordenadas e altitudes de pontos no terreno;
( ) Permite medir ângulos horizontais, verticais além de distâncias lineares;
( ) Formado por um sistema de eixos, círculos graduados, luneta de visada e níveis de bolha.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1258Q889568 | Geologia, Topografia, Topógrafo, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso. Compõem um teodolito:

( ) Luneta de visada.

( ) Níveis.

( ) Hélice.

( ) Régua niveladora.

( ) Círculos graduados.

( ) Sistema de eixo.

A sequência correta de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1259Q1065215 | Geologia, Geologia Geral, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Canarana MT, POLICON, 2024

O relevo do território do município de Canarana é bastante diversificado, com áreas de Planalto, Depressão e Planície, sendo que sua altitude média é de aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1260Q969521 | Geologia, Geologia Geral, Geologia, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

No que se refere aos sistemas petrolíferos que envolvem geração, armazenamento, selo e trapeamento, julgue o item abaixo.

Sinclinais associados a falhas reversas ou normais constituem o tipo de trapa estrutural mais comum.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.