Início

Questões de Concursos Gerência de Projetos

Resolva questões de Gerência de Projetos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q657104 | Gerência de Projetos, Maturidade e Escritório de Gerenciamento de Projetos, Analista Judiciário Análise de Sistemas, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

De acordo com o PMBOK, o escritório de gerenciamento de projetos (PMO) é uma entidade designada a padronizar os processos de governança relacionados aos projetos da organização, e sua estrutura e responsabilidades podem variar. A estrutura de PMO que possui um poder de controle médio, ou seja, fornece suporte e exige conformidade com metodologias e modelos de gerenciamento de projetos, padrões e templates de artefatos, assim como conformidade com a governança, é uma estrutura do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q858056 | Gerência de Projetos, PMBOK e Processos de Gerenciamento de Projetos, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

No que se refere à gerência de projetos, julgue o próximo item, com base no PMBOK 5.

Os cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos previstos no PMBOK são iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento.

  1. ✂️
  2. ✂️

243Q121724 | Gerência de Projetos, Analista de Sistemas Júnior Processos de Negócios, Petrobras, CESGRANRIO

É recomendado que um projeto possua um mecanismo formal e documentado de controle de mudanças. Sobre este mecanismo, são feitas as afirmativas a seguir.

I - O mecanismo deve rastrear e tratar mudanças em quaisquer fatores críticos de sucesso do projeto, incluindo escopo, prazos e custos.

II - Para tornar o processo gerenciável, é recomendado que sejam rastreadas apenas mudanças que possuam impacto significativo no custo ou nos prazos do projeto e que não sejam rejeitadas em primeira análise.

III - A avaliação e a aprovação de quaisquer solicitações de mudanças são atribuições exclusivas do gerente de projeto, pois o mesmo detém a autoridade e a responsabilidade sobre os resultados finais do projeto perante os stakeholders.

IV - Tipicamente, o mecanismo de controle de mudanças prevê algumas categorias de mudanças que são automaticamente aprovadas - tais como as resultantes de emergências - as quais devem ser registradas e rastreadas, da mesma forma que as demais.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q200475 | Gerência de Projetos, Especialista, MEC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a gerenciamento de projetos, julgue os itens seguintes.

Os requisitos do projeto incluem os requisitos de negócio, de gerenciamento e de entrega, ao passo que os requisitos de produto contemplam os requisitos técnicos, de segurança e de desempenho.

  1. ✂️
  2. ✂️

245Q100445 | Gerência de Projetos, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos à gestão de projetos.

Híbridas, matriciais e modulares são tipos de estruturas de projetos.

  1. ✂️
  2. ✂️

246Q155241 | Gerência de Projetos, PMBOK, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 23a REGIÃO, FCC

A estrutura analítica do projeto (EAP) da área de conhecimento Gerenciamento do Escopo do PMBOK é criada na fase de Planejamento, porém, NÃO permite visualizar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q110706 | Gerência de Projetos, Gerência de Projetos, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE AM, FCC

Sobre COBIT, PMBOK e ITIL, considere:

I. São modelos exclusivos que funcionam melhor quando utilizados separadamente.

II. O PMBOK auxilia os profissionais de projetos a gerenciarem os programas e projetos da empresa com qualidade.

III. O COBIT estabelece objetivos de controle que servem como base para medir a maturidade e conformidade da TI com o negócio.

IV. O principal objetivo das práticas do ITIL é garantir o sucesso da entrega de produtos e serviços de TI, a partir da perspectiva das necessidades do negócio.


Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q152439 | Gerência de Projetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 3a Região, FCC

A criação da estrutura analítica do projeto (EAP) é um processo de gerenciamento de projetos que, segundo o PMBOK, está associado à área de conhecimento e ao grupo de processos denominados, respectivamente, Gerenciamento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q252814 | Gerência de Projetos, Conceitos Básicos, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Os projetos são compostos de processos. Um processo é uma série de ações que geram um resultado. Os processos dos projetos são realizados por pessoas, e normalmente se enquadram em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

250Q155593 | Gerência de Projetos, Gerência de Projetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE SE, FCC

De acordo com o corpo de conhecimento da gerência de projetos, internacionalmente aceito, uma das saídas que compõe o desenvolvimento do plano de projeto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q118732 | Gerência de Projetos, PMBOK, Analista de Sistemas, CFA, IADES

O PMBOK 2008 agrupou os 42 processos em 5 grupos de projetos. Os processos de planejamento são os realizados para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e desenvolver o curso de ação necessário para atingir os objetivos para os quais foi proposto. Assinale a alternativa que contém apenas processos do grupo de planejamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

253Q245561 | Gerência de Projetos, Princípios de Deming, Técnico Científico Administração, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Cada um dos itens a seguir apresenta uma proposta de
procedimento a ser tomado por um gerente de banco que adote os
princípios de Deming, devendo ser julgado certo se constituir
procedimento consentâneo com os referidos princípios ou errada,
em caso contrário.

Estabelecer propósitos que visem à melhoria dos serviços prestados e garantir que esses permaneçam eficientes ao longo do tempo.

  1. ✂️
  2. ✂️

254Q183949 | Gerência de Projetos, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à gestão de projetos, julgue os próximos itens.

O índice de desempenho de custos, utilizado para avaliar a eficiência de custos de um projeto, é determinado a partir da relação entre o valor agregado e os custos reais.

  1. ✂️
  2. ✂️

255Q142355 | Gerência de Projetos, Analista Judiciário Informática, TRF 3a, FCC

É um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos tiverem sido atingidos ou quando se concluir que esses objetivos não serão ou não poderão ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando o mesmo não for mais necessário.

De acordo com o PMBOK, o texto acima é definição de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q197675 | Gerência de Projetos, PMBOK, Analista Análise de Sistemas, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A crescente aceitação do gerenciamento de projetos indica
que a aplicação de conhecimentos, processos, habilidades,
ferramentas e técnicas adequados pode ter um impacto significativo
no sucesso de um projeto. No guia PMBOK4, identifica-se esse
subconjunto do conhecimento em gerenciamento, que pode ser
empregado na maioria dos projetos, como boa prática.

Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK).
4.ª ed., Project Management Institute: 2008, p. 4 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o guia
PMBOK4, julgue os itens que se seguem, relativos a gerenciamento
de projeto.

O gerenciamento da qualidade do projeto, que engloba o gerenciamento do projeto e o produto do projeto, aplica-se a todos os projetos, independentemente da natureza do produto.
  1. ✂️
  2. ✂️

257Q182471 | Gerência de Projetos, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à gestão de projetos, julgue os próximos itens.

Da definição de projeto esforço temporário empreendido para se criar um produto, serviço ou resultado exclusivo depreende-se corretamente que todo projeto deve ser realizado em um curto período de tempo.

  1. ✂️
  2. ✂️

258Q847608 | Gerência de Projetos, Áreas de conhecimento, Prefeitura de Doutor Pedrinho SC Auxiliar Administrativo, FURB, 2020

O monitoramento dos processos e o comparativo dos resultados obtidos com os resultados esperados permitem avaliar se os objetivos traçados estão sendo alcançados. A isso, damos o nome de controle. Com os resultados em mãos, podemos tomar medidas corretivas ou aprender com nossos erros e acertos. Quanto ao tempo, é possível classificar os processos de controle nos seguintes tipos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q195861 | Gerência de Projetos, PMBOK, Analista, INFRAERO, FCC

A área de conhecimento que possui pelo menos um processo em cada um de todos os cinco grupos de processos do PMBOK é a área de Gerenciamento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q832663 | Gerência de Projetos, Conceitos básicos no Gerenciamento de Projetos, Analista Processos Jurídicos, APEX Brasil, CESPE CEBRASPE, 2021

Com base na Metodologia de Gestão de Processos da Apex-Brasil, assinale a opção em que o conceito apresentado corresponde à realização de uma série de ações por cada profissional envolvido na execução do trabalho, os quais, por meio do uso de suas competências diferenciadas, transformam recursos em produtos e serviços que agregam valor a cada etapa, para suprir as necessidades e as expectativas dos clientes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.