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Questões de Concursos Gestão de Pessoas

Resolva questões de Gestão de Pessoas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q108552 | Gestão de Pessoas, Mudança organizacional, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Uma empresa que diagnostica a necessidade de uma profunda mudança organizacional deve iniciar esse processo

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142Q262971 | Gestão de Pessoas, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

Instrumento que permite à empresa administrar seus recursos humanos nas movimentações horizontais (mérito) e verticais (promoções) e assim reter seus talentos, possibilitando a ascensão do profissional de acordo com suas aptidões e desempenho, e subsidiando o desenvolvimento do plano de carreira. Trata-se de :

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143Q109656 | Gestão de Pessoas, Comunicação, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação ao fluxo informal de informações em uma organização é correto afirmar:

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144Q99137 | Gestão de Pessoas, Ambiente Organizacional, Analista Recursos Humanos, CVM, ESAF

Sobre a cultura e o clima organizacional, assinale a única opção falsa.

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145Q150209 | Gestão de Pessoas, Equipes, Analista Judiciário Psicologia, TRE AP, FCC

Uma equipe multifuncional é formada por profissionais
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146Q847523 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Porteiro, CESPE CEBRASPE, 2020

Evita a geração de conflitos no ambiente de trabalho o colaborador que
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147Q98960 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo Administração, ANA, ESAF

A noção de competência, no modo de pensar atual, está vinculada a duas dimensões: uma organizacional e outra gerencial. Qual das opções abaixo descreve corretamente estas dimensões?

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148Q132098 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista do Ministério Público, MPE SC, ACAFE

Em determinada empresa foi realizada uma pesquisa de clima organizacional para detectar os problemas relativos à falta de motivação do pessoal. A pesquisa demonstrou que os problemas advindos da falta de motivação estavam relacionados aos aspectos motivacionais segundo a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.

A fim de solucionar o problema, os gestores agiram no sentido de:

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149Q148788 | Gestão de Pessoas, Liderança, Analista Judiciário Psicologia, TSE, CONSULPLAN

Em relação à Teoria de Estilos de Liderança, é correto afirmar que

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150Q242589 | Gestão de Pessoas, Avaliação de desempenho, Supervisor de Pesquisas, IBGE, CESGRANRIO

A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão que possibilita identificar pontos de melhoria e a correção no rumo das atividades que são desenvolvidas nas organizações.

Para que a avaliação de desempenho possa, efetivamente contribuir para a melhoria do desempenho dos empregados e consequentemente da organização, é necessário que

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151Q189226 | Gestão de Pessoas, Avaliação de desempenho, Administrador, UFF, UFF

Dentre os sistemas de avaliação de desempenho, aquele que pretende reduzir a tendência do avaliador ao apreciar os desempenhos e fixar padrões mais objetivos de comparação entre os avaliados denomina-se:

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152Q192216 | Gestão de Pessoas, Recursos humanos, Agente Administrativo, Prefeitura de Penedo AL, COPEVE

São objetivos da gestão de pessoas, exceto:

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153Q253634 | Gestão de Pessoas, Equipes, Técnico Judiciário Área Administrativa, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, julgue
os itens de 34 a 42.

A competência interpessoal é revelada na relação indivíduo- indivíduo e nas relações indivíduo-grupo, englobando, assim, atitudes individuais e coletivas que jamais são indissociáveis.

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154Q158293 | Gestão de Pessoas, Teoria Geral da Administração, Assistente Administrativo, UFF, UFF

O excesso de regras e de exigências para a realização de atividades é uma das disfunções da burocracia, que colabora com o surgimento:

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155Q106672 | Gestão de Pessoas, Diagnóstico organizacional, Analista de Controle, TCE PR, FCC

Um diagnóstico organizacional completo demanda os quatro passos identificados de I a IV. Os profissionais de Recursos Humanos que são parceiros estratégicos garantem as ações daqueles profissionais que trabalham com seus clientes e os gerentes de linha.

I. Fixar prioridades.

II. Definir uma arquitetura organizacional.

III. Fornecer liderança para o aprimoramento de práticas.

IV. Criar um processo de avaliação.

Para o diagnóstico organizacional, a ordem correta dos passos a serem seguidos é

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156Q107623 | Gestão de Pessoas, Mudança organizacional, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Mudanças que acontecem em resposta a eventos desestabilizadores e em períodos de maior desequilíbrio na vida das organizações são mudanças

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157Q247198 | Gestão de Pessoas, Comunicação, Técnico Científico Administração, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do processo em grupo nas organizações, julgue os
próximos itens.

Com relação aos pressupostos da escola processual da comunicação, para a cultura do receptor considera-se a análise dos significados da mensagem emitida.

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158Q132379 | Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Analista do Ministério Público Especialidade Administração, MPE SE, FCC

As políticas que definem os procedimentos de recrutamento, seleção, integração e ambientação são políticas de

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159Q674827 | Gestão de Pessoas, Assistente de Gestão, Câmara de Bragança Paulista SP, VUNESP, 2020

Na comunicação interpessoal, o círculo de feedback representa
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160Q107609 | Gestão de Pessoas, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação à evolução dos métodos de gestão de pessoas a partir do século XX.

I. Na Era da Industrialização Clássica, surgem os departamentos de pessoal destinados a fazer cumprir as exigências legais a respeito do emprego.

II. Os departamentos de recursos humanos surgem na Industrialização Neoclássica, incorporando novas funções como, entre outras, recrutamento, seleção treinamento, avaliação e remuneração.

III. Na Era da Industrialização Neoclássica surgem os departamentos de relações industriais acrescentando outras tarefas como o relacionamento da organização com os sindicatos.

IV. Com o crescimento da importância da ARH na Era da Informação, esta tende a ser mais monopolística e centralizadora de suas funções.

V. Na Era da Informação, as equipes de recursos humanos operam como consultorias internas, orientando-se para atividades estratégicas, visando alcançar resultados para a organização.

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