Início

Questões de Concursos Gestão de Pessoas

Resolva questões de Gestão de Pessoas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q674960 | Gestão de Pessoas, Analista Administrativo, EBSERH, IBFC, 2020

Os colaboradores de uma organização podem trabalhar sozinhos, em grupos ou em equipes. Mesmo as pessoas que trabalham em casa (home office), utilizam recursos para interagir com outras pessoas, em qualquer lugar, para trocar ideias e obter informações. Em relação as formas de trabalho em equipe e em grupos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q102541 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Recursos Humanos, CEAGESP, VUNESP

Estavam ocorrendo muitos acidentes de trabalho em uma fábrica. Foi contratada uma empresa de engenharia de segurança para analisar as possíveis causas. Verificou-se que os empregados do nível operacional tinham cumprido as horas de treinamento em segurança que eram previstas na lei, mas a prática mostrava que os treinamentos não surtiram o efeito desejado. Se você fosse o(a) analista de RH dessa fábrica, como faria a avaliação da eficácia desses treinamentos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q188675 | Gestão de Pessoas, Administrador Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Uma determinada empresa desenvolveu, ao longo dos últimos anos, um programa de relações com empregados que contava com o gerenciamento por caminhadas e uma política de portas abertas. No primeiro, os gerentes e supervisores devem sempre ir às pessoas em seus locais de trabalho, para verificar como se sentem a respeito das atividades e seus desempenhos pessoais. No segundo, os gerentes e supervisores devem promover no local de trabalho um ambiente favorável a explicitar a filosofia de trabalho e permitir a livre expressão de ideias e sugestões.

O programa de relações com empregados tem como eixo central a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q691993 | Gestão de Pessoas, Administrador Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

O século XXI tem trazido grandes desafios para as organizações, notadamente para suas áreas de Gestão de Pessoas. O conceito de Gestão Estratégica de Pessoas, utilizado de forma quase generalizada por organizações de diversos portes, traz, em si, comportamentos quase obrigatórios e que seriam inimagináveis em boa parte do século passado. Nas alternativas, há uma em que a atitude quanto ao tratamento do ser humano organizacional é tipicamente do século XX. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q98990 | Gestão de Pessoas, Qualidade de vida no trabalho, Analista Recursos Humanos, CVM, ESAF

Entre os indicadores utilizados para a gestão de Qualidade de Vida no Trabalho, o Índice de Desenvolvimento Social (IDS) é composto pelos indicadores de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q113347 | Gestão de Pessoas, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Sobre o sistema de recompensa, é correto afi rmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q657621 | Gestão de Pessoas, Aplicando Pessoas, Analista Judiciário Área Administrativa, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

A avaliação de desempenho realizada de forma circular por todos os elementos que mantêm algum tipo de interação com a pessoa que está sendo avaliada é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q702668 | Gestão de Pessoas, Administrador, UNIVASF, IDECAN, 2019

Com relação à abordagem tradicional e à abordagem moderna envolvendo incentivos aos empregados, assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q103709 | Gestão de Pessoas, Recursos humanos, Analista Recursos Humanos, CEAGESP, VUNESP

Apesar da qualidade dos processos de seleção, os novos funcionários precisam ser integrados à organização. Como não estão familiarizados com as práticas e com os valores da empresa, podem apresentar problemas de adaptação. Assim, os novos empregados precisam passar por um processo de socialização. Pode-se definir corretamente o procedimento de socialização de novos empregados como um processo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q106547 | Gestão de Pessoas, Legislação Trabalhista, Analista Administrativo Recursos Humanos Pessoal, CETESB, VUNESP

Conforme os artigos 168 e 169 da CLT e a Norma Regulamentadora - NR n.º 7, estabelece-se que é de responsabilidade do empregador propiciar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q108904 | Gestão de Pessoas, Gestão do Conhecimento, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

Analise as afirmações a seguir:

I. O mapeamento de processos é um alicerce para todo e qualquer trabalho de Gestão do Conhecimento, pois uma empresa precisa conhecer como ela funciona, ou seja, como são realizadas suas operações, seus negócios e atividades.

II. O ser humano é o principal e imprescindível agente para uma eficiente implementação da Gestão do Conhecimento.

Em relação a elas, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q111384 | Gestão de Pessoas, Legislação Trabalhista, Analista de Gestão Corporativa Recursos Humanos, EPE, CESGRANRIO

A respeito da duração da jornada de trabalho, analise as afirmações a seguir.

I - Não fazem jus a perceber horas extras os gerentes exercentes de cargo de gestão, diretores e chefes de departamento ou filial, quando o salário do cargo de confiança for superior ao valor do respectivo salário efetivo acrescido de 40%.

II - Segundo a legislação brasileira, a jornada máxima de trabalho de qualquer empregado é de 8 horas diárias.

III - O empregado remunerado à base de comissões não tem direito a perceber horas extras.

IV - Os empregados que exercem atividade externa, incompatível com a fixação do horário de trabalho, desde que anotada tal condição na Carteira de Trabalho e Previdência Social e no registro de empregados, fazem jus a receber horas extras.

V - A empresa com menos de 10 (dez) empregados está dispensada da anotação dos horários de entrada e saída de seus empregados.

Estão corretas APENAS as afirmações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q657433 | Gestão de Pessoas, Feedback, FCC, 2020

Em um processo completo de comunicação, a parte que decodifica a mensagem é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q151566 | Gestão de Pessoas, Feedback, Analista Judiciário Psicologia, TRE CE, FCC

O feedback de pesquisa é uma técnica de desenvolvimento organizacional que envolve em um de seus estágios a realização de uma pesquisa sobre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q192005 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Administrador, TRT 3a Região, FCC

Com relação às condições para emergência de conflitos dentro de uma organização, considere:

I. Quando os papéis dentro de uma organização são ambíguos, a probabilidade de que as pessoas sintam que estão trabalhando para objetivos incongruentes é grande.

II. Toda forma de hierarquia e departamentalização funcional leva a diferenciações internas às organizações que geram tensões e resultam quase sempre em conflitos.

III. As atividades e os objetivos dos grupos dentro de uma organização são interdependentes, surgindo oportunidades para que um grupo possa apoiar ou prejudicar o trabalho dos demais.

IV. Como os recursos compartilhados por uma organização são sempre limitados e escassos, quando um grupo deseja ampliar seus recursos outro grupo terá de perder ou abrir mão de uma parte dos seus.

V. Quando existem objetivos concorrentes, por força da especialização, desenvolve-se a percepção de interesses e objetivos diferentes, inevitavelmente incompatíveis.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q108176 | Gestão de Pessoas, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

A cada dia que passa as empresas procuram por líderes empreendedores. Na perspectiva das pessoas focadas em estratégias, a liderança empreendedora está associada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q133311 | Gestão de Pessoas, Processos Organizacionais, Analista do Ministério Público Especialidade Administração, MPE SE, FCC

Ao grupo de atividades realizadas em uma sequência lógica com o objetivo de produzir bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes atribui-se o nome de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q103338 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Analista Administrativo, TJ SC, TJ SC

As diferenças de objetivos e interesses individuais quase sempre produzem alguma espécie de conflito entre as pessoas dentro das organizações. Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q101793 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Administrativo, ANA, ESAF

O Desenvolvimento de Pessoal representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes e a aquisição de novas habilidades e conhecimentos. Nesse contexto, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q108883 | Gestão de Pessoas, Cargos e Salários, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação às características de um sistema de remuneração por competências.

I. Ele funciona com base na diferenciação das competências dos colaboradores com base na opinião subjetiva dos gerentes.

II. A remuneração por competências melhora a distribuição de custos na folha de pagamento, não gerando custos inesperados, além de proporcionar maior transparência.

III. É claro e transparente, permitindo que as pessoas possam planejar melhor seu autoinvestimento em conformidade com a política de procedimentos estabelecida.

IV. Motiva os colaboradores a uma melhor capacitação, de acordo com as necessidades da organização, sendo eles remunerados pelas competências que aplicam no dia-a-dia do seu trabalho.

V. Dificulta a delegação da administração da folha aos líderes de negócios e a promoção da área de RH para uma posição de consultoria interna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.