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Questões de Concursos Gestão de Pessoas

Resolva questões de Gestão de Pessoas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q107035 | Gestão de Pessoas, Legislação Trabalhista, Analista Administrativo Recursos Humanos Pessoal, CETESB, VUNESP

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da frase a seguir.

De acordo com a CLT art. 58 § 1.º "Não serão descontadas nem computadas como__________ as variações de horário no registro de ponto não excedentes de 5 minutos, observado o limite máximo de 10 minutos diários".

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322Q101047 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Analista Administrativo, BADESC, FGV

A respeito da gestão de conflitos, analise as afirmativas a seguir.

I. O estilo de abstenção prevê uma postura não-assertiva e não-cooperativa.

II. O estilo de transigência reflete uma moderada porção de cooperação.

III. O estilo de acomodação reflete um alto grau de cooperação.

Assinale:

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323Q149773 | Gestão de Pessoas, Administração de Recursos Humanos, Analista Judiciário Psicologia, TRE CE, FCC

Uma entrevista de desligamento deve buscar informações sobre os seguintes aspectos: motivo que determinou o desligamento; opinião do funcionário a respeito da empresa, do seu gestor e dos colegas; opinião a respeito do cargo, horário de trabalho e condições de trabalho; opinião a respeito do salário, benefícios sociais e oportunidades de progresso; opinião a respeito do relacionamento humano, moral e atitude das pessoas e opinião a respeito

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324Q847390 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, Prefeitura de Bagé RS Professor de Administração, FUNDATEC, 2020

Segundo Chiavenato (2009), a Gestão de Pessoas se insere em um contexto formado por pessoas e por organizações. O seu foco é permitir a colaboração eficaz das pessoas para que os objetivos organizacionais e individuais sejam alcançados. Sobre esse tema, quando uma organização se concentra na função de incluir novas pessoas na empresa (suprimento de pessoas) através das tarefas de recrutamento e seleção, ela está atuando no processo de:
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325Q191298 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Administrador Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O gerente de Tecnologia da Informação de uma empresa percebeu um conflito que está impactando os resultados de sua área nas entregas das demandas de desenvolvimento junto a determinados clientes internos. Após consultar a equipe de gestão de pessoas, o gerente decidiu ser assertivo, discutindo abertamente sobre os problemas, erros e acertos que merecem atenção, de forma a garantir o envolvimento das partes com a solução identificada conjuntamente. Esse tipo de administração de conflitos diz respeito a um estilo de

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326Q150481 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Judiciário Psicologia, TSE, CONSULPLAN

O conjunto de ferramentas capazes de promover o contínuo aperfeiçoamento dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores da empresa é denominado de gestão por competências. Alguns dos seus subsistemas são:

I. mapeamento do perfil de competências.

II. mapeamento e mensuração por competências de cargos e funções.

III. seleção por competências.

IV. avaliação por competências.

Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que

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327Q110086 | Gestão de Pessoas, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

Grupo de pessoas ligadas informalmente pelo conhecimento especializado e compartilhado e pela paixão por um empreendimento conjunto. [...] inevitavelmente [...] seus participantes compartilham experiências e conhecimento com liberdade e criatividade, incentivando novas abordagens para os problemas.

A definição acima refere-se
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328Q851752 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conhecimento, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Auxiliar de Arquivo, CESPE CEBRASPE, 2020

A respeito de conceitos e definições da gestão da informação e da gestão do conhecimento, julgue os itens a seguir. I Mapa de conhecimento é um instrumento da gestão do conhecimento. II A gestão da informação tem como objeto o conhecimento tácito ou subtendido. III Em uma organização, a gestão do conhecimento pode ser aplicada pontualmente ou incluir numerosas competências. IV Os conceitos de gestão da informação e de gestão do conhecimento são divergentes. Assinale a opção correta.
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329Q107073 | Gestão de Pessoas, Legislação Trabalhista, Analista Administrativo Recursos Humanos Pessoal, CETESB, VUNESP

A carteira de vacinação dos filhos menores de sete anos de idade e comprovante de frequência escolar dos filhos a partir dos sete anos de idade são documentos que o trabalhador deve apresentar no mês de maio para que o empregador possa processar o pagamento

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330Q157951 | Gestão de Pessoas, Liderança, Assistente Administrativo, UFF, UFF

Um líder que centraliza em sua pessoa o poder de decisão apresenta um estilo de liderança:

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331Q191441 | Gestão de Pessoas, Departamentalização, Administrador, TermoMacaé, CESGRANRIO

As camadas hierárquicas fazem parte das organizações formais. Em decorrência, são gerados tipos dedepartamentalização, que vêm a ser um meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão. Entre os vários tipos existentes, encontra-se a departamentalização por projetos, que tem como uma de suas características a diferenciação e o agrupamento das atividades,

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332Q111872 | Gestão de Pessoas, Legislação Trabalhista, Analista de Gestão Corporativa Recursos Humanos, EPE, CESGRANRIO

Sobre os contratos individuais do trabalho, de acordo com a legislação vigente,

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333Q185779 | Gestão de Pessoas, Rotatividade de pessoas Turnover, Administrador, DATAPREV, COSEAC

A relação percentual entre as admissões e os desligamentos com relação ao número médio de participantes da organização, no decorrer de certo período de tempo é a forma de expressar:
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334Q847843 | Gestão de Pessoas, Feedback, Analista Ministerial Psicologia, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca das formas de comunicação e feedback no gerenciamento de conflitos, julgue o item seguinte.

O uso da comunicação não violenta como parte do feedback se baseia na capacidade de ser diretivo e focado no conteúdo da mensagem, de tal forma que, ao final do processo comunicacional, o receptor saiba claramente o motivo da comunicação e aquilo que é esperado dele em termos de tarefas e responsabilidades.
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335Q103828 | Gestão de Pessoas, Avaliação de desempenho, Analista Recursos Humanos, CEAGESP, VUNESP

Em ambientes de competitividade, a avaliação de desempenho é muito importante porque as mudanças ocorrem de forma muito rápida. O funcionário precisa saber o que precisa aprimorar em seu perfil para atuar em posições futuras e não apenas para se adequar ao cargo que ocupa no momento. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

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336Q242869 | Gestão de Pessoas, Equipes, Técnico Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do trabalho em equipe, julgue os itens subsecutivos.

Em uma equipe de trabalho, o papel socioemocional é evidenciado quando um indivíduo proporciona apoio para as necessidades emocionais de seus colegas de trabalho.

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337Q132344 | Gestão de Pessoas, Classificação das Escolas de Administração, Analista do Ministério Público Especialidade Administração, MPE SE, FCC

Tempo-padrão, especialização do operário e ênfase na eficiência são princípios de administração da escola

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338Q241479 | Gestão de Pessoas, Equipes, Técnico Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do trabalho em equipe, julgue os itens subsecutivos.

Na fase de tempestade do processo de formação de equipes de trabalho, as relações entre os membros de uma equipe tornam-se conflituosas e divergentes.

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339Q837132 | Gestão de Pessoas, Cargos e Salários, CRP MS Assessoria Técnica, Instituto Quadrix, 2021

Conforme Chiavenato, a ideia primária do termo gestão de pessoas éproporcionar um aparato melhor para as atividades e para as diretrizes ligadas aos funcionários da organização e delinear políticas eficazes para a valorização do homem no seio da organização. Considerando essa informação, julgue o item acerca da gestão de pessoas nas organizações.

São objetivos individuais dos colaboradores: melhores salários; melhores benefícios; qualidade de vida no trabalho; novos clientes; e oportunidades de crescimento.

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