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Questões de Concursos Gestão de Pessoas

Resolva questões de Gestão de Pessoas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q151891 | Gestão de Pessoas, Motivação, Analista Judiciário Psicologia, TRT 23a REGIÃO, FCC

A satisfação dos funcionários e as práticas das empresas são classificadas em quatro categorias principais: organizacional, social, psicológica e biológica. Cada categoria divide-se em diferentes indicadores específicos. Os indicadores da categoria organizacional são:

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462Q834142 | Gestão de Pessoas, Gestão Participativa e Trabalho em Equipe, Supervisor de Pesquisas, IBGE, IBFC, 2021

O processo de desenvolvimento de um grupo tem um ciclo de maturidade. São cinco estágios. Assinale a alternativa que dá nome ao estágio que o grupo começa a trabalhar efetivamente junto.
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463Q100233 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Administrativo Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de planejamento estratégico de RH e gestão de
desempenho, julgue os itens a seguir.

A gestão do desempenho implica mensurações constantes de condições de suporte oferecidas pelas organizações aos seus membros.

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465Q265414 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Técnico Judiciário Segurança Judiciária, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em situações de trabalho compartilhadas por duas ou mais
pessoas, há atividades a serem executadas, interações e
sentimentos envolvidos. Acerca das relações humanas no
trabalho, julgue os próximos itens.

Os conflitos interpessoais são de natureza disfuncional, traduzida pela intensidade, estágio de evolução, contexto e forma como são tratados e, por tais motivos, esses conflitos devem ser evitados no contexto de trabalho.
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466Q851687 | Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, AL AP Analista Legislativo Administrador, FCC, 2020

A respeito das atividades de recrutamento e seleção de pessoas, tem-se que
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467Q109235 | Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação à crítica da abordagem do Desenvolvimento Organizacional (DO) às estruturas convencionais de organização.

I. O exercício do poder na administração tradicional tende a frustrar e alienar o empregado.

II. A abordagem DO enfatiza as variáveis estruturais em detrimento das variáveis comportamentais.

III. As funções permanentes, no modelo de organização tradicional, tendem a se cristalizar, tornando-se fixas e imutáveis.

IV. A divisão do trabalho e a fragmentação de funções são um forte estímulo ao compromisso emocional do empregado nas organizações tradicionais.

V. A autoridade única ou unidade de comando restringe a comunicação do empregado, afetando negativamente o comprometimento deste para com a organização.

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469Q103103 | Gestão de Pessoas, Administração de Recursos Humanos, Analista Recursos Humanos, CEAGESP, VUNESP

Como gestor da área de RH, você pode ter que tomar decisões sobre disciplina, o que nem sempre é fácil, pois a situação de indisciplina pode não estar claramente identificada. Assim sendo, você diria que a classificação de um ato como indisciplina

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470Q850236 | Gestão de Pessoas, Feedback, Analista Ministerial Psicologia, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca das formas de comunicação e feedback no gerenciamento de conflitos, julgue o item seguinte.

A base de qualquer comunicação deve partir da conjugação da observação com a análise dos sentimentos e com o pedido. A observação deve ser a primeira etapa, momento em que se analisam e se julgam as ações do outro, para avaliar convergências e divergências. Em seguida, na análise dos sentimentos, ocorre a identificação de como as pessoas envolvidas na comunicação estão sentindo-se com a situação geradora do conflito. E, por último, no pedido, as pessoas formalizam o propósito comunicacional.
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471Q848242 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, Analista Ministerial Psicologia, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação à administração de funcionários, julgue o item a seguir.

Uma gestão moderna pode ser caracterizada por sete fatores principais: enfoque sistêmico, gestão participativa, gestão baseada em processos e informações, valorização das pessoas, visão de futuro, aprendizado organizacional e foco em resultados.
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472Q99851 | Gestão de Pessoas, Motivação, Analista Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às teorias de motivação no trabalho, julgue os itens a seguir.

As teorias de motivação no trabalho são mais voltadas para as razões do que para as habilidades que levam certos indivíduos a realizar suas tarefas melhor que outros.

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473Q175638 | Gestão de Pessoas, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Quando apenas os executivos podem receber bônus relacionado com metas pré-negociadas, pode-se afirmar que a organização adota a seguinte forma de remuneração:

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474Q132165 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão de competências, julgue os itens107 a 116.

A identificação das competências já existentes na organização é um processo sofisticado, não se valendo para isso de instrumentos como a avaliação de desempenho.
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475Q111950 | Gestão de Pessoas, Gestão de Pessoas, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

A Gestão de Pessoas envolve e integra seis processos organizacionais vinculados entre si e utilizados de forma sistêmica. O processo de aplicar pessoas está relacionado a:

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476Q849270 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, UFMS Assistente em Administração, FAPEC, 2020

São influências organizacionais internas no modelo de diagnóstico de gestão de pessoas, EXCETO:
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477Q838559 | Gestão de Pessoas, Gestão Participativa e Trabalho em Equipe, CREMEPE Analista Superior Administrador, IDIB, 2021

Considere que um gestor decida implementar uma estratégia para aumentar a produtividade de sua equipe. Estratégias para o aumento da produtividade podem se basear em qualquer das abordagens da administração, da clássica à contingencial, ou mesmo em mais de uma. Se o gestor optar por basear sua estratégia nos princípios da abordagem comportamental, deverá, então,

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478Q187401 | Gestão de Pessoas, Liderança, Agente Administrativo, CADE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens a seguir

De acordo com a abordagem de traços e competências de líderes, a eficácia da liderança depende, entre outras variáveis, da capacidade do líder de tolerar o estresse, lidando com ele, bem como da sua autoconfiança para influenciar as pessoas na busca de objetivos comuns.

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479Q136476 | Gestão de Pessoas, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRF 5a, FCC

Segundo Idalberto Chiavenato, a administração contemporânea deve enfocar a gestão de pessoas sob três aspectos importantes, ou seja, as pessoas como

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480Q112464 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

O conflito pode trazer resultados construtivos ou negativos para a organização como um todo. A questão é como gerenciar conflitos de forma a aumentar os efeitos construtivos e minimizar os negativos. Analise os estilos de administração dos conflitos e assinale a opção correta.

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