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Questões de Concursos Gestão de Pessoas

Resolva questões de Gestão de Pessoas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q133770 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão de competências, julgue os itens107 a 116.

As core competences, ou competências essenciais da organização, são responsáveis pela atuação da empresa no mercado, estimulando a construção de um diferencial competitivo baseado nas especialidades e especificidades de cada organização.
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502Q153586 | Gestão de Pessoas, Educação Corporativa, Analista Judiciário Psicologia, TSE, CONSULPLAN

A educação corporativa compreende um processo educativo e um sistema de desenvolvimento de pessoas cujos objetivos são:

I. desenvolver competências nos colaboradores da organização.

II. promover a gestão de conhecimento da organização.

III. desenvolver e qualificar os profissionais da organização.

Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que

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503Q836639 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, CREMEPE Analista Superior Administrador, IDIB, 2021

Sobral e Peci (2013) propõem 5 métodos principais para o treinamento de pessoas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas 5 possibilidades.

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504Q702880 | Gestão de Pessoas, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Em uma organização, o mapeamento de competências apontou a necessidade de desenvolver na força de trabalho a competência “trabalho em equipe” – envolvendo as capacidades “cooperação”, “iniciativa” e “domínio das normas organizacionais“.
Essas capacidades são, respectivamente, do tipo:
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505Q104207 | Gestão de Pessoas, Liderança, Analista Administrativo Área Administrativa, PREVIC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No contexto das organizações, pesquisadores ligados ao estudo da
liderança situacional têm apresentado diversas propostas de
modelos para serem aplicados em instituições. Um desses modelos
baseia-se em três aspectos inter-relacionados: o comportamento de
tarefa, o comportamento de relacionamento e a maturidade dos
subordinados. Com base nessas informações, julgue os itens que se
seguem, referentes à liderança situacional.

Consideram-se comportamento de tarefa o apoio socioemocional e o encorajamento dado pelo líder.

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506Q102231 | Gestão de Pessoas, Relacionamento interpessoal, Analista Relações Públicas, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens a seguir, referentes a relações humanas e
interpessoais.

Temas como diversidade sexual, multiculturalismo, acessibilidade e questões de gênero tornaram o processo de interação nas organizações mais complexo, por estimularem, ainda mais, a valorização do trabalho em equipe.
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507Q101470 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Administrativo, TJ SC, TJ SC

No que diz respeito à greve, assinale a alternativa correta:

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508Q832727 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Supervisor de Pesquisas, IBGE, IBFC, 2021

Um treinamento pode ser aplicado para um aperfeiçoamento técnico ou comportamental. Uma organização treina seus funcionários objetivando alguns resultados. Assinale a alternativa que não apresenta resultado com treinamentos.
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510Q190245 | Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Administrador, Prefeitura de Resende RJ, CONSULPLAN

Alberico Silveira Gomes é gerente de Recursos Humanos de uma empresa produtora de chapas de alumínio para a indústria automobilística. Foi solicitado a ele, pelo gerente do departamento de produção, que elaborasse um processo de recrutamento e seleção para o preenchimento de duas vagas de supervisor de produção. Alberico sugeriu ao gerente de produção que pudesse ser utilizado o recrutamento interno como ferramenta para o recrutamento.

Para convencer o gerente de produção a aderir ao recrutamento interno, Alberico alegou, como vantagem do recrutamento interno:

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511Q131824 | Gestão de Pessoas, Recursos humanos, Analista do Ministério Público, MPE SC, ACAFE

Assinale a alternativa em que as funções indicadas são todas, exclusivamente, inerentes à gestão de recursos humanos de uma organização.

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512Q191306 | Gestão de Pessoas, Relacionamento interpessoal, Agente Administrativo, DPU, CESPE CEBRASPE

Acerca de comportamento organizacional, julgue o item que se segue.

Conforme postulam Hackman e Oldham, no modelo das características da função, quando as pessoas percebem autonomia no trabalho e recebem feedback contínuo de suas atividades, elas passam a conviver com estados psicológicos críticos, com maior grau de responsabilidade e mais clara definição de propósitos, o que favorece o alcance de resultados no trabalho.

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513Q837130 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Psicologia, CESPE CEBRASPE, 2021

Acerca da gestão de conflitos e negociação no contexto organizacional, julgue o item subsequente.

O processo de negociação pressupõe os seguintes quatro passos, nesta ordem: preparação e planejamento; barganha para solução de problemas; definição das regras básicas; e implementação do que tiver sido negociado.
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514Q838430 | Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, CRP MS Assessoria Técnica, Instituto Quadrix, 2021

Conforme Chiavenato, a ideia primária do termo gestão de pessoas éproporcionar um aparato melhor para as atividades e para as diretrizes ligadas aos funcionários da organização e delinear políticas eficazes para a valorização do homem no seio da organização. Considerando essa informação, julgue o item acerca da gestão de pessoas nas organizações.

São objetivos organizacionais: a sobrevivência; a competitividade; os novos mercados; e a imagem no mercado.

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516Q150947 | Gestão de Pessoas, Analista Legislativo Administração, Câmara Municipal do Rio de Janeiro, FJG

Na aplicação das pessoas às organizações, o processo de socialização, visa criar um ambiente imediato de trabalho favorável e receptivo durante a fase inicial do emprego. O método de socializa- ção em que os empregados principiantes tendem a internalizar altos padrões de desempenho e expectativas positivas a respeito de recompensas do desempenho excelente é o denominado:

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517Q107535 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação aos principais obstáculos à aplicação da gestão por competências ao setor público.

I. O setor público tem dificuldade para instituir formas de remuneração variável baseadas na expressão de competências profissionais.

II. Não é possível aplicar a gestão por competências no setor público, pois estas competências são adequadas apenas às organizações privadas.

III. Não existem métodos próprios para avaliar como as competências profissionais dos servidores públicos impactam o desempenho das organizações públicas.

IV. A gestão por competências não funciona onde há prevalência do interesse político sobre a eficácia, como no caso das burocracias públicas.

V. Não é possível realizar concursos públicos com base nas competências mapeadas.

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518Q110097 | Gestão de Pessoas, Planejamento e Orçamento Governamental, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

O modelo de planejamento integrado deve levar em conta as seguintes variáveis:

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519Q100116 | Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Analista Administrativo, TJ SC, TJ SC

O processo de recrutar e selecionar pessoas em uma organização começa com a definição e a compreensão do cargo a ser preenchido. Sobre o recrutamento de pessoas pode-se afirmar:


I - Entende-se por recrutamento todos os esforços de uma organização em trazer para si novos colaboradores.

II - O recrutamento é um esforço que varia conforme a organização.

III - É uma ação convidativa e aliciadora no sentido de atrair as pessoas e estimulá-las a ingressar na organização.

IV - As fontes do recrutamento são as áreas de mercado dos recursos humanos, ou seja, o recrutamento interno e o recrutamento externo.

V - O recrutamento é uma ação da organização para servir-se do mercado de trabalho e dele obter os candidatos de que necessita para suprir as suas lacunas.

Assinale a alternativa correta.

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520Q134169 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRT 16ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação
hipotética acerca do trabalho em equipe e do comportamento
profissional, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Ênio, gestor de qualidade de uma organização pública, tem empatia com seus colaboradores no trabalho. Nessa situação, Ênio é capaz de escutar ativamente, reconhecer as opiniões e influenciar o comportamento de seus colaboradores.

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