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Questões de Concursos Gestão de Pessoas

Resolva questões de Gestão de Pessoas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q188443 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do comportamento organizacional, do gerenciamento de conflitos e da gestão da mudança, julgue os próximos itens.

Comportamentos assertivos no trabalho geram interações saudáveis entre as pessoas e criam um clima de satisfação e confiança, uma vez que, assim, as pessoas comunicam seus sentimentos e pensamentos sem que haja conflito ou retaliação.

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522Q192946 | Gestão de Pessoas, Equipes, Administrador, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Uma organização necessitava criar uma área para atender
novas demandas decorrentes da revisão de sua missão. Para tanto,
contratou dez funcionários para comporem um grupo de trabalho.
Essas pessoas nunca trabalharam juntas nem prestaram
anteriormente serviços nessa organização.

Acerca do comportamento que esse grupo pode apresentar, segundo
as teorias sobre grupos, julgue os próximos itens.

O trabalho do grupo será mais objetivo e eficiente se não forem definidos os papéis a serem desempenhados pelos componentes do grupo, pois, assim, todos poderão se envolver em todas as atividades.

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524Q152623 | Gestão de Pessoas, Liderança, Analista Judiciário Psicologia, TSE, CONSULPLAN

Acerca da liderança e da relação entre líderes e liderados, analise.

I. A liderança é uma habilidade que pode ser aprendida com a observação dos padrões de comportamento humano.

II. A liderança ser bem-sucedida guarda relação com a maturidade psicológica dos liderados.

III. O fenômeno da liderança guarda relação com aspectos físicos e intelectuais.

Assinale

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525Q102452 | Gestão de Pessoas, Cultura Organizacional, Analista Administrativo Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito dos recursos humanos na administração pública, julgue
os itens que se seguem.

Ocorre socialização organizacional na situação em que uma organização prepara um dos seus servidores para a aposentadoria.

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526Q192838 | Gestão de Pessoas, Administrador, PGE BA, FCC

Uma organização que deseja desenvolver uma visão inovadora e dinâmica da sua missão, valoriza em seus colaboradores, sobretudo, a competência interpessoal orientada para:

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527Q701052 | Gestão de Pessoas, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Em uma organização, um grupo de trabalho de oito pessoas apresenta baixa produtividade. Na avaliação do gerente responsável, embora haja metas claras e desafiadoras de desempenho a serem alcançadas pelo grupo, há pouca coesão entre os membros. Para estimular a coesão do grupo, seria uma iniciativa adequada:
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528Q705560 | Gestão de Pessoas, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Em uma organização, o método de avaliação de desempenho consiste em uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação do cargo (tais como assiduidade, cooperação, responsabilidade), e nas colunas estão os graus de avaliação, com escala de fraco a ótimo.
Esse tipo de método tradicional de avaliação de desempenho e uma de suas principais vantagens são, respectivamente:
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529Q227658 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Professor Administração, SEDUC RJ, CEPERJ

Na avaliação de desempenho humano, existem fatores que afetam o desempenho no cargo. Dentre os fatores apresentados abaixo, aquele que não está incluído nesse caso é:

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530Q110969 | Gestão de Pessoas, Gestão participativa, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação à prática da gestão participativa.

I. A principal vantagem da gestão participativa é que as decisões tomadas de forma compartilhada aumentam o comprometimento de toda a equipe com a solução encontrada.

II. Deve-se cuidar para que as informações necessárias para a melhoria de processos e indicadores sejam disseminados apenas por pessoas selecionadas pela direção, evitando que dados e visões pessoais negativas circulem livremente.

III. Quando adequadamente implementada, tende a substituir a hierarquia de autoridade pela hierarquia de competências, em que o que conta é a capacidade técnica e a motivação das equipes.

IV. Na gestão participativa, o grau de participação tornase o principal fator de avaliação e progressão na carreira, tendo prioridade sobre a avaliação das capacidades técnicas.

V. O sucesso da gestão participativa depende da definição clara de metas de mudança, assim como o consenso de todos os colaboradores em torno dos valores e resultados que se pretende alcançar.

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531Q102322 | Gestão de Pessoas, Analista Administrativo Administração, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os seguintes itens relativos à gestão de recursos humanos.

O treinamento autodirigido é aquele em que os recém-chegados à organização são introduzidos à cultura, às normas, aos padrões e às metas da empresa por observação do comportamento dos colaboradores mais experientes da empresa.

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532Q113598 | Gestão de Pessoas, Legislação Trabalhista, Analista de Gestão Corporativa Recursos Humanos, EPE, CESGRANRIO

No tocante à extinção do contrato individual de trabalho firmado por empregado com mais de 1(um) ano de serviço, tem-se que a(o)

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533Q132324 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão de competências, julgue os itens107 a 116.

O desenvolvimento de competências desencadeia um processo de aprendizagem individual, cuja responsabilidade maior deve ser atribuída ao próprio indivíduo.
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534Q197644 | Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Analista Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de administração de desempenho, de treinamento e
desempenho e de mecanismos de recrutamento e seleção de pessoal,
julgue os itens subsequentes.

Diferentemente do processo de seleção, que está associado à área estratégica de gestão de pessoas, o recrutamento, cujo objetivo é atrair os candidatos para o processo de seleção, constitui tarefa da área operacional.

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535Q252686 | Gestão de Pessoas, Avaliação de desempenho, Técnico Judiciário Área Administrativa, TST, FCC

Em contraste com as abordagens comparativas de avaliação de desempenho, as abordagens absolutas especificam padrões exatos de medição. Das abordagens absolutas, o método que se utiliza de frases qualitativas e não de informações quantitativas, dificultando assim sua aplicação em decisões de avaliação, denomina-se

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536Q851698 | Gestão de Pessoas, Administração de Recursos Humanos em Gestão de Pessoas, Analista Ministerial Psicologia, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação à administração de funcionários, julgue o item a seguir.

Os recursos humanos se ocupam do bem-estar psicológico do empregado, de seu desenvolvimento na empresa e de suas qualificações.
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537Q135690 | Gestão de Pessoas, Liderança, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRT 16ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação
hipotética acerca do trabalho em equipe e do comportamento
profissional, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Pedro, analista judiciário de um tribunal do trabalho, está em exercício há 5 anos. Recentemente, Pedro foi convidado a assumir a gerência de seu setor devido a sua competência técnica e interpessoal. Em situações de conflito, Pedro busca identificar o problema e resolvê-lo por meio de discussão aberta, evitando o enfrentamento dos envolvidos, minimizando as diferenças entre as partes conflitantes, enfatizando os interesses comuns e propondo, quando necessário, a participação em treinamento de relações humanas. Nessa situação, é correto afirmar que Pedro é habilidoso na administração de conflitos interpessoais.

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538Q850444 | Gestão de Pessoas, Agregando Pessoas, UFMS Assistente em Administração, FAPEC, 2020

Assinale a alternativa que menciona corretamente os seis processos básicos da gestão de pessoas.
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539Q189855 | Gestão de Pessoas, Clima organizacional, Administrador, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Uma empresa tem apresentado, nos últimos meses, perda
de qualidade dos resultados, conflitos entre os membros das
equipes e aumento no número de atestados médicos. Após
levantamento, verificou-se que o clima organizacional não estava
favorável e que algumas medidas deveriam ser tomadas para
melhorar o quadro descrito.

Na situação hipotética em apreço, a empresa deve

manter em sigilo os resultados do diagnóstico de clima organizacional, ou seja, não divulgá-los aos participantes da pesquisa.

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540Q110247 | Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação às dimensões de uma organização que são envolvidas na gestão participativa.

I. É na dimensão comportamental que ocorre a substituição do estilo tradicional de administração autoritário e paternalista pelo da liderança, autonomia, cooperação e comprometimento.

II. A dimensão estrutural envolve a informação, a delegação e o questionamento em lugar do comando palavras-chaves para o funcionamento das organizações na gestão participativa.

III. É na dimensão estrutural que se encontra a maior dificuldade de implantação da gestão participativa, pois pode implicar redesenho de estruturas, cargos e grupos de trabalho.

IV. A hierarquia deve ser revalorizada, pois as organizações tradicionais são estruturadas de maneira que o poder fique fragmentado na base da pirâmide.

V. Uma organização está ligada ao mercado e à sociedade por diversas interfaces; clientes, fornecedores e comunidade devem ser consultados sobre decisões e evoluções de produtos e serviços.

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