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Questões de Concursos Gestão de Pessoas

Resolva questões de Gestão de Pessoas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


561Q158198 | Gestão de Pessoas, Administração de Recursos Humanos, Assistente Administrativo, CFA, IADES

O que significa o termo inglês outsourcing em Recursos Humanos?

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562Q157977 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Assistente Administrativo, CFA, IADES

A gestão por competências é feita para prover a área de recursos humanos e gestores da organização de ferramentas para realizar a gestão e desenvolvimento das pessoas. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

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563Q105786 | Gestão de Pessoas, Administração de Recursos Humanos, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a recursos humanos, julgue os itens seguintes.

Em um processo de gestão de pessoas por competências, os conhecimentos e as habilidades demonstradas pelo indivíduo garantem o desempenho e o desenvolvimento das atividades organizacionais.

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564Q228106 | Gestão de Pessoas, Administração de Recursos Humanos, Professor Administração, SEDUC RJ, CEPERJ

A área estratégica de RH pode se apresentar como conservadora ou como prospectiva. Identifique, em cada ação listada abaixo, o tipo de estratégia, usando as letras (C) para conservadora e (P) para prospectiva:
( ) Recrutamento interno
( ) Avaliação como desenvolvimento
( ) Treinamento em equipe
( ) Salário variável
( ) Demissões voluntárias
A seqüência correta é:

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565Q836135 | Gestão de Pessoas, Qualidade de vida no trabalho, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Psicologia, CESPE CEBRASPE, 2021

Com relação à psicodinâmica do trabalho, à saúde do trabalhador e à ergonomia, julgue o item a seguir.

Na perspectiva da psicodinâmica do trabalho, os trabalhadores não são sujeitos passivos relativamente à organização do trabalho, mas sujeitos ativos que mobilizam estratégias (defensivas) para enfrentar as situações que colocam em risco a sua integridade.
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566Q102959 | Gestão de Pessoas, Educação Corporativa, Analista Administrativo Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os conceitos e as dimensões da educação corporativa
e a distância, julgue os itens que se seguem.

A educação corporativa tem um caráter doutrinário, tático e operacional, diferentemente da área de recursos humanos, sob a perspectiva tradicional.

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567Q101169 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo, BACEN, FCC

Gestão por competências propõe-se a

I. gerenciar o gap ou lacuna de competências eventualmente existente na organização, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo.

II. melhorar o desempenho pela criação de conhecimento gerador de inovação.

III. constituir banco de talentos, visando à retenção, apoiado em mecanismos de mensuração e certificação de competências.

IV. mapear e registrar o conhecimento crítico.

É correto o que consta APENAS em

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568Q136307 | Gestão de Pessoas, Equipes, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRT 16ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação
hipotética acerca do trabalho em equipe e do comportamento
profissional, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Bruno, administrador público, interage com os demais colaboradores de seu setor basicamente para compartilhar informações e tomar decisões que ajudem cada pessoa no seu desempenho funcional, no campo definido como de responsabilidade individual. Nessa situação, essa coletividade funcional com a qual Bruno interage é denominada equipe de trabalho.

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569Q236161 | Gestão de Pessoas, Universidade Corporativa, Psicólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão do desenvolvimento com base em competências e à educação corporativa, julgue o item seguinte.

Os sistemas de educação corporativa dispensam o mapeamento das competências organizacionais e, após serem implantados, servem de base para a definição das diretrizes estratégicas do negócio, das competências individuais e das competências empresariais da organização.
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570Q858509 | Gestão de Pessoas, Planos de Carreira, Administrador, CFO DF, Instituto Quadrix, 2020

Quanto à gestão de pessoas, julgue o item.


O job design busca definir quatro condições básicas do cargo: conteúdo; métodos e processos de trabalho; responsabilidade; e autoridade.
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571Q104194 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No processo de capacitação de servidores de uma organização, os conteúdos programáticos, o número de servidores capacitados, bem como as notas obtidas pelos servidores na avaliação são dados utilizados pelo analista administrativo para, com base nas normas de avaliação e treinamento e no regulamento interno sobre capacitação da empresa, emitir o certificado e o histórico dos servidores egressos. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos à gestão de processos.

O certificado do curso configura-se como saída.

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572Q229136 | Gestão de Pessoas, Análise e Descrição de Cargos, Psicólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

No que se refere a análise e descrição de cargos nas organizações, julgue o item que se segue.

O título de um cargo tem duas funções relevantes para o empregado: importância psicológica do status quo do cargo e nível hierárquico que o cargo ocupa na estrutura da organização.
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573Q242979 | Gestão de Pessoas, Cultura Organizacional, Técnico Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O novo diretor de determinado órgão público, objetivando apagar da memória dos servidores a máxima “manda quem quer, obedece quem tem juízo”, instituída na cultura da organização pelo antigo diretor, que permanecera no cargo durante trinta anos, anunciou a realização de certame para a escolha de uma canção comemorativa dos quarenta anos de existência do órgão, por meio da qual seriam enaltecidos valores e princípios positivos que norteiam o órgão. O anúncio foi feito durante a tradicional reunião de prestação de contas mensal, em que são comunicadas notícias internas, como promoções, exonerações e apresentação de novos colaboradores.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens, a respeito de clima e cultura organizacional.

A máxima instituída na organização pelo antigo diretor não constitui símbolo da cultura organizacional.

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574Q107142 | Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Analista Administrativo Recursos Humanos Pessoal, CETESB, VUNESP

Assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço vazio em - A última providência quando da saída do empregado da empresa é a de ___________ a rescisão contratual.

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575Q833117 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, CRB 14 Região SC Auxiliar Administrativo, IESES, 2021

A Gestão de Pessoas trabalha os objetivos organizacionais, contextualizando as pessoas como seres humanos, através de conceitos básicos sobre cada colaborador. Analise as assertivas abaixo sobre os conceitos de gestão de pessoas que são levados em conta para o objetivo comum da empresa e assinale a alternativa correta.
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576Q839142 | Gestão de Pessoas, Administração de Recursos Humanos em Gestão de Pessoas, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Psicologia, CESPE CEBRASPE, 2021

Julgue o item seguinte, referente ao planejamento estratégico de gestão de pessoas.

O planejamento de recursos humanos fornece insumos para o planejamento estratégico em termos de competências e dimensionamento da força de trabalho, no entanto a alocação de recursos e as definições quanto à estrutura organizacional independem do planejamento de recursos humanos.
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577Q242193 | Gestão de Pessoas, Liderança, Técnico Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

A administração de recursos humanos está relacionada a todas as funções do processo administrativo, referindo-se a políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Em uma organização, existem, basicamente, três estilos de liderança: o autocrático, voltado para o líder; o democrático, voltado para o líder e o subordinado; e o liberal, voltado para o subordinado.

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578Q103335 | Gestão de Pessoas, Planejamento e Orçamento Governamental, Analista Administrativo Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No tocante a conceitos e dimensões de planejamento, objetivos de
ensino e avaliação no processo educativo, julgue os itens
subsecutivos.

O planejamento educacional tem como pressuposto a análise da eficiência do sistema educacional e tem como requisito a continuidade da ação sistemática para alcançar os fins propostos.

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579Q256172 | Gestão de Pessoas, Liderança, Técnico Judiciário Área Administrativa, TST, FCC

Teorias situacionais ou contingenciais apontam para dois tipos de liderança: as orientadas para pessoas e as orientadas para

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580Q244493 | Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Recentemente, fizemos um processo seletivo na instituição em que trabalho, e eu fazia parte da comissão para a escolha de pessoal para a área de saúde: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, técnicos diversos e maqueiros.
Aplicamos as provas de manhã e na parte da tarde fomos realizar a correção, em um processo que envolveu aproximadamente 500 candidatos para 100 vagas distribuídas entre os cargos acima citados. Como teríamos de corrigir um montante grande de provas, fizemos pequenos grupos com quatro pessoas para realizar o trabalho. Cada grupo implementou um mecanismo de correção, tendo sempre o cuidado de fazer uma
análise clara e imparcial.
Em alguns grupos, cada membro dos grupos fazia toda a análise do gabarito, a observação de duplicidade de respostas, rasuras e nomes na folha e a contagem dos pontos com a folha espelho e, feito isso, passava para outro do grupo avaliar o mesmo gabarito, e assim houve demora no processo de análise.
Houve muita discussão no meu grupo, mastodos se mostraram dispostos a sugerir e aceitar sugestões de como fazer o trabalho. Meu grupo resolveu realizar uma sequência, ou seja, um conferia se não havia duplicidade de respostas, o outro, com a folha espelho, destacava com caneta especial as respostas certas, outro contava os pontos e o último recontava a pontuação e passava o resultado para a lista contendo o nome do candidato.
Assim, conseguimos, no meu grupo, ter um bom rendimento, trabalhando e preservando a lisura do processo. Terminamos primeiro que os outros grupos, não nos cansamos, ficamos satisfeitos com o resultado e ainda fomos ajudar colegas de outro grupo, onde também implantamos nossa metodologia, que foi bem aceita porque esse outro grupo já era sabedor do nosso rendimento.

Internet: (com adaptações).

Considerando o relato acima apresentado, julgue os próximos itens, acerca do trabalho em equipe.

A satisfação dos membros com a equipe, como foi ilustrado no exemplo, é um dos critérios de efetividade de equipes.

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