Questões de Concursos: Gestão de Pessoas

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71 Q152570 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Judiciário Psicologia, TRE CE, FCC

O assédio moral no trabalho é, ao mesmo tempo, um fenômeno relativo às esferas individual, organizacional e social, e os seus impactos e prejuízos são arcados ou imputados em diferentes graus sobrepostos. No nível organizacional, são vários os efeitos nocivos, dentre eles estão:

72 Q107548 | Gestão de Pessoas, Diagnóstico organizacional , Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

No processo de diagnóstico organizacional, não basta conhecer o ambiente externo, é preciso conhecer as condições internas da empresa e, prioritariamente,

73 Q708271 | Gestão de Pessoas, Agente de Gestão Administrativa, Prefeitura de Suzano SP, Instituto Consulplan

Sobre a gestão de pessoas nas organizações, a denominada Era da Informação representa uma transformação no pensamento administrativo, podendo-se afirmar que:

74 Q686702 | Gestão de Pessoas, Administrador Judiciário, TJ SP, VUNESP

Nonaka e Takeuchi (1997) têm sido os autores mais citados e referenciados quando se fala em Gestão do Conhecimento. Eles dividem o conhecimento em tácito (implícito) e formal (explícito). O tácito vem da experiência e, também, da experimentação. O formal é sistemático, e pode ser expresso por textos, apostilas, etc. Porém, eles não são excludentes e passa-se de um para outro em quatro quadrantes (socialização, externalização, combinação e internalização) de uma espécie de matriz, retornando sempre ao ponto de partida. O nome desse modelo é 

75 Q110567 | Gestão de Pessoas, Liderança, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação à diferença entre liderança e poder.

I. Os líderes não devem confundir liderança com prestígio e credibilidade, evitando a qualquer custo o uso do poder.

II. O poder é a influência potencial, a liderança envolve o exercício atual do poder. A liderança não deixa de ser um fenômeno de poder.

III. O poder é a capacidade de um agente em produzir determinados efeitos, sendo uma decorrência da relação social entre indivíduos, grupos ou organização em que uma das partes controla a outra.

IV. O poder se define como a capacidade de forçar as pessoas a fazerem coisas apenas por respeito à posição exercida pelo líder, mesmo contra a vontade destas.

V. A autoridade se define como a habilidade de levar as pessoas a fazerem o que o líder quer, mas estas entendem e aceitam suas decisões.

76 Q132849 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista do Banco Central Área 5, BACEN, CESGRANRIO

No esforço de desenvolver um novo foco estratégico voltado para a integração e a inovação e para o desenvol- vimento de suas competências estratégicas, as organiza- ções têm buscado, de modo criativo, alternativas aos programas tradicionais de Gestão de Pessoas, amparadas por um conjunto de teorias de Administração que, cada vez mais, enfatizam a importância da construção de uma visão de parceria entre as organizações e seus empregados. Dentre as ideias apresentadas a seguir, qual NÃO constitui uma tendência, em termos da prática estratégica de Gestão de Pessoas?

77 Q188481 | Gestão de Pessoas, Equipes, Agente Administrativo, DPU, CESPE CEBRASPE

Com relação ao trabalho em equipe, assinale a opção correta.

78 Q161696 | Gestão de Pessoas, Evolução da Administração, Assistente Técnico Administrativo, Sergipe Gás SA, FCC

A evolução da área de Administração de Recursos Humanos passou por cinco fases, sendo que a última delas iniciou-se em 1985 e permanece até hoje. É justamente nesta fase que se registraram as primeiras preocupações de longo prazo das organizações com seus trabalhadores. Trata-se da fase

79 Q99697 | Gestão de Pessoas, Qualidade de vida no trabalho, Analista Recursos Humanos, CVM, ESAF

Sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), marque o único comentário correto.

80 Q99887 | Gestão de Pessoas, Recursos humanos, Analista Recursos Humanos, CEAGESP, VUNESP

O setor de telecomunicações está mudando em uma velocidade estonteante no mundo, permitindo que vários processos de comunicação ocorram de maneira virtual. Isso tem trazido reflexos para várias funções da área de RH. Considerando essa realidade, se você fosse o gestor de uma área de RH,

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