Início

Questões de Concursos Gestão de Pessoas

Resolva questões de Gestão de Pessoas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q99887 | Gestão de Pessoas, Recursos humanos, Analista Recursos Humanos, CEAGESP, VUNESP

O setor de telecomunicações está mudando em uma velocidade estonteante no mundo, permitindo que vários processos de comunicação ocorram de maneira virtual. Isso tem trazido reflexos para várias funções da área de RH. Considerando essa realidade, se você fosse o gestor de uma área de RH,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q158378 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

A prática social humana, enquanto atividade transformadora, envolve três dimensões: Dimensão Produtiva, Dimensão Investigativa e Dimensão Social/Política. Nessa perspectiva, o Serviço Social, enquanto profissão inserida na divisão sociotécnica do trabalho, possui duas naturezas que lhe permitem recriar as possibilidades profissionais como sujeito que contribui com a sociedade e produzir conhecimento/saberes capazes de subsidiar a intervenção profissional. Quais são essas naturezas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q161696 | Gestão de Pessoas, Evolução da Administração, Assistente Técnico Administrativo, Sergipe Gás SA, FCC

A evolução da área de Administração de Recursos Humanos passou por cinco fases, sendo que a última delas iniciou-se em 1985 e permanece até hoje. É justamente nesta fase que se registraram as primeiras preocupações de longo prazo das organizações com seus trabalhadores. Trata-se da fase

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q100578 | Gestão de Pessoas, Planos de Carreira, Analista Recursos Humanos, CVM, ESAF

Marque o único aspecto que não fundamenta o planejamento de carreiras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q670362 | Gestão de Pessoas, Analista Legislativo Administrador, AL AP, FCC, 2020

Texto associado.

A respeito das atividades de recrutamento e seleção de pessoas, tem-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q102802 | Gestão de Pessoas, Remuneração e Benefícios, Analista Administrativo, TJ SC, TJ SC

Sobre as diversas formas de remuneração de pessoal é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q102857 | Gestão de Pessoas, Cargos e Salários, Analista Recursos Humanos, CEAGESP, VUNESP

Texto associado.

Leia o texto para responder às questões de números 25 e 26.

A compra por catálogos tem sido uma opção disponível para
muitos brasileiros que podem comprar vários produtos para todas
as faixas de idade. Este tipo de compra tem como vantagem a
possibilidade de comprar sem sair de casa e a preços relativamente
acessíveis. Parte do sucesso deste tipo de venda se deve
aos revendedores. Suponha que a empresa Alfa, uma distribuidora
regional de alimentos, resolveu adotar esse modelo, criando uma
área especial de atendimento ao público Esse atendimento será
feito por estagiários de cursos superiores da área de gestão. Eles
terão como função prestar informações sobre a empresa, sobre
parceiros fornecedores, sobre novas possibilidades de negócios,
dentre outras ações de relacionamento. Para iniciar esse projeto
pioneiro, foram selecionados 20 estagiários. Para contratá-los,
a empresa seguiu as Leis n.os 6.494, de 07.12.77, e 11.788, de
25.09.08, queregulamentam programas de estágio.

Considerando o caso da empresa Alfa assinale, dentre as alternativas, aquela que atende plenamente à determinação dessas Leis.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q675866 | Gestão de Pessoas, Analista Administrativo, EBSERH, IBFC, 2020

Chiavenato (2017) enfatiza que as pessoas são peças fundamentais para a boa gestão, mas conquistar o comprometimento dos colaboradores não é tarefa fácil. Muitas vezes, as organizações investem recursos no treinamento de seus colaboradores e, muitas vezes, percebem que prepararam equipes para os concorrentes. Sobre o que é necessário para a retenção de talentos em uma organização, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q177769 | Gestão de Pessoas, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

A vantagem de longo prazo de qualquer estratégia requer que a vantagem competitiva seja:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q709391 | Gestão de Pessoas, Técnico Administrativo, Prefeitura de Guarani MG, FCM, 2019

O feedback é um processo necessário para o bom funcionamento de equipes de trabalho, seja ele positivo ou negativo.
Avalie o que se afirma serem ações que contribuem para a superação das dificuldades durante o feedback.
I. Estabelecer relação de confiança recíproca.
II. Reconhecer que o feedback é um processo de exame conjunto.
III. Escutar com atenção e anotar os pontos abordados no feedback.
IV. Argumentar e contestar os pontos enquanto recebe o feedback.
Está correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q704607 | Gestão de Pessoas, Perito Médico, SEAD PA, IADES, 2019

Assinale a alternativa que equivale à orientação humanística da ética empresarial
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q101778 | Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, Analista Recursos Humanos, CEAGESP, VUNESP

Uma empresa distribuidora de produtos alimentícios para supermercados vem crescendo em níveis representativos. Suas unidades oferecem cada vez mais serviços especiais aos clientes, dentre eles financiamentos para compras a empresários de pequeno porte, agindo como um banco de varejo. Nesse sentido, há necessidade de funcionários especializados em produtos de crédito ao consumidor. Neste cenário, assinale a alternativa em que as duas ações listadas se caracterizam como parte de um programa de desenvolvimento desses empregados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q100025 | Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Analista Administrativo Administração, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os seguintes itens relativos à gestão de recursos humanos.

A realização de entrevistas tem por objetivo identificar características íntimas do funcionário que possam influenciar em seu desempenho na organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

95Q119591 | Gestão de Pessoas, Departamento Pessoal, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Associe as parcelas remuneratórias com seus respectivos significados.

1. Salário Básico.
2. Comissão.
3. Prêmio.

a. É a parcela fixa que deriva de ajuste por unidade de tempo ou de obra.

b. Percentual pré-fixado sobre o valor da venda ou do serviço pensado pelo obreiro.

c. Pagamento realizado pelo empregador, com o intuito de remunerar, quer seja em retribuição a um serviço extraordinário prestado, quer seja em face de alguma atividade já anteriormente contratada.

d. Salário suplementar concedido em face de uma eficiência na prestação de determinado serviço ou pela assiduidade do obreiro no trabalho, com caráter individual.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q99312 | Gestão de Pessoas, Cargos e Salários, Analista Recursos Humanos, CEAGESP, VUNESP

Maria resolveu fazer uma pesquisa para analisar os cargos da empresa. Muitas mudanças haviam acontecido e ela não sabia se os cargos estavam ajustados aos novos processos. Distribuiu questionários para que os funcionários descrevessem o que faziam. Os resultados foram desanimadores. As respostas dos empregados de nível operacional quase sempre eram diferentes das de seus supervisores. Ao promover uma reunião para entender essa distorção, Maria percebeu que, dentre todos os grupos de empregados da empresa, só um deles fazia a análise de forma correta, porque adotava os procedimentos-padrão para descrição, análise e especificação de um cargo. Aponte qual é esse grupo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q150691 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Judiciário Psicologia, TRT 23a REGIÃO, FCC

Um processo de coaching pode apresentar 4 etapas: estabelecendo uma relação sólida entre o coach e seu orientando; montando o futuro do orientando; revisando a bagagem de mão e traçando o plano de ação. Na etapa bagagem de mão, que representa valores, atitudes, padrões de comportamento, experiência serão revistos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q657185 | Gestão de Pessoas, Análise e Descrição de Cargos, FCC, 2020

O contexto do cargo é formado pelos componentes do ambiente de trabalho que, dentre algumas características, envolve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q108837 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Controle Externo Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à gestão de pessoas por competências, julgue o próximo item.

A habilidade interpessoal ou a habilidade social é um dos componentes da chamada inteligência emocional, que compreende diversas competências, entre as quais se incluem a capacidade de não demonstrar emoções e não influenciar os outros com as próprias emoções.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.