Questões de Concursos Gestão de Saúde e Administração Hospitalar

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21Q1022844 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Qualidade Na Gestão Hospitalar, Saúde Coletiva, EBSERH, FGV, 2024

A respeito da Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pelo processo de acreditação hospitalar, analise as afirmativas a seguir.
I. A ONA promove a certificação da qualidade dos serviços de saúde em diferentes categorias de organizações de saúde avaliadas compulsoriamente.
II. A ONA promove a certificação da qualidade dos serviços de saúde em diferentes categorias de organizações de saúde que voluntariamente optam por aderir à acreditação.
III. A ONA promover a certificação da qualidade dos serviços de saúde em diferentes categorias de organizações de saúde, sendo que as mesmas só poderáo funcionar a partir da acreditação.

Está correto o que se afirma em
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22Q1022845 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Qualidade Na Gestão Hospitalar, Saúde Coletiva, EBSERH, FGV, 2024

Sobre o processo de avaliação para acreditação, assinale a afirmativa correta.
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23Q1022846 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Qualidade Na Gestão Hospitalar, Saúde Coletiva, EBSERH, FGV, 2024

O Instrumento de Avaliação desenvolvido para apreciar a qualidade da assistência à saúde em todas as Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares é referencial nacional para ser utilizado pelas Instituições Acreditadoras e é composto de sete seções.
Assinale a opção que indica, corretamente, itens avaliados pelo instrumento.
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24Q999295 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Técnico em Equipamentos Biomédicos, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Quanto à eficácia clínica e à segurança do paciente, o principal binômio abordado quando se trata da qualidade em tecnologia médico-hospitalar é:
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25Q1022847 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Qualidade Na Gestão Hospitalar, Saúde Coletiva, EBSERH, FGV, 2024

Segundo o modelo brasileiro, um hospital pode ser certificado em três diferentes níveis de complexidade, sendo suas características, respectivamente,
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26Q1022849 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Processo Administrativo em Gestão de Saúde, Saúde Coletiva, EBSERH, FGV, 2024

São diretrizes da Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP):
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27Q1022851 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Processo Administrativo em Gestão de Saúde, Saúde Coletiva, EBSERH, FGV, 2024

A Portaria nº 3.410 / 2013 estabeleceu as diretrizes para a contratualização de hospitais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em consonância com a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP). Sobre as competências do Ministério da Saúde nas esferas de gestão, analise as afirmativas a seguir.
I. Estabelecer requisitos mínimos para os instrumentos formais de contratualização, com vistas à qualidade e à segurança na atenção hospitalar.
II. Estabelecer as especificidades regionais, os padrões de acessibilidade, o referenciamento de usuários e a escala econômica adequada.
III. Acompanhar, monitorar e avaliar as metas e os compromissos da contratualização e realizar auditorias, quando necessário.

Está correto o que se afirma em
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28Q990905 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Qualidade nos Serviços de Saúde, Agente de Saúde Ambiental e Combate às Endemias, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

O Programa Nacional de Segurança do Paciente tem por objetivo geral contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Neste sentido, a direção do serviço de saúde deve constituir o Núcleo de Segurança do Paciente, que tem como atribuição elaborar, implantar e divulgar O Plano de Segurança do Paciente. São estratégias e ações de gestão de risco definidas no Plano:
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29Q1003049 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Tipos de Estrutura Organizacional, Gestão Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2023

Com base nas competências para o Serviço de Hotelaria Hospitalar, assinale a alternativa correta.
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30Q1003050 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Gestão em Equipes de Saúde, Gestão Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre hotelaria hospitalar, assinale a alternativa correta.
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31Q1049667 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Estrutura Organizacional Hospitalar, Gestão Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2023

Considerando as inovações implementadas para a microeficiência da gestão hospitalar, analise as afirmativas abaixo.
I. A contenção da autonomia decisória médica, que desconsidera custos e se concentra na cultura de decisão técnica, é vista como uma medida geradora de despesas.

II. A constituição de viabilidades para melhoria da qualidade e infraestrutura por meio de serviços de terceiros é uma prática que visa a otimização dos recursos hospitalares.
III. A flexibilização na divisão de trabalho contribui para uma gestão mais eficiente, permitindo uma melhor adaptação às demandas e necessidades específicas.
IV. A introdução de novos métodos de controle, a incorporação de tecnologias e o estabelecimento de metas contratuais são elementos que visam a modernização e aprimoramento da gestão hospitalar.
V. O fortalecimento dos processos de pagamento em relação aos hospitais é uma estratégia que sustenta a constituição do quase-mercado.
Assinale a alternativa correta
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32Q1007429 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Processo Administrativo em Gestão de Saúde, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

De acordo com o Regimento Interno da Administração Central da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), assinale a alternativa que apresenta corretamente uma unidade interna de governança da EBSERH:

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33Q1049670 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Gestão em Equipes de Saúde, Gestão Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2023

Considerando as competências da Gerência de Atenção à Saúde, especificamente da Divisão de Gestão do Cuidado, Assinale a alternativa que apresenta uma das responsabilidades relacionadas à implantação e monitoramento das linhas de cuidado.
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34Q1049671 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Gestão em Equipes de Saúde, Gestão Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2023

Com base nas competências da Unidade Assistencial, assinale a alternativa incorreta sobre uma das responsabilidades relacionadas à coordenação do cuidado multiprofissional e ao desenvolvimento de ações de integração.
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35Q1049672 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Gestão Estratégica em Serviços de Saúde, Gestão Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2023

Considerando as competências da Divisão Administrativa-Financeira, especificamente do Setor de Administração, assinale a alternativa incorreta sobre uma das responsabilidades relacionadas à gestão dos convênios celebrados pelo hospital.
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36Q1049673 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Qualidade Na Gestão Hospitalar, Gestão Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2023

Com base nas competências da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, assinale a alternativa incorreta sobre uma das responsabilidades relacionadas à otimização dos processos de definição e aquisição de insumos e novas tecnologias.
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37Q1056176 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Processo Administrativo em Gestão de Saúde, Auditoria em Serviços de Saúde, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

No Brasil, a saúde é um segmento em considerável expansão, seja na área pública ou privada; vem atraindo investidores de vários segmentos. Considerando que estabelecimentos e demais negócios na área da saúde devem desenvolver uma administração mais qualificada com foco em resultados, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1.Eficiência. 2.Eficácia. 3.Economicidade. 4.Efetividade.
( ) Menos custo. ( ) Processo. ( ) Constância. ( ) Resultado.
A sequência está correta em
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38Q1049567 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Qualidade Na Gestão Hospitalar, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, IBFC, 2022

A hotelaria hospitalar é a reunião de todos os serviços de apoio vinculados aos serviços médicos e de saúde complementar dentro do hospital. Ela oferece à administração as respostas sobre o andamento do dia a dia do hospital, possibilitando-a criar mecanismos e ferramentas para uma melhor execução da estada do paciente e seus familiares durante a internação. Sobre as atribuições do Serviço de Hotelaria hospitalar, assinale a alternativa incorreta.
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39Q1049108 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Qualidade Na Gestão Hospitalar, Administração Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2020

Os Gerentes de Caso (GC) trabalham em vários contextos. Eles podem ser encontrados no cuidado agudo, reabilitação, instituições de subagudos, programas comunitários e cuidados domiciliar. Além disso, os gerentes de caso podem ser independentes, representantes de companhias de seguro dentro do hospital para gerenciar e controlar o cuidado prestado aos seus segurados, Os hospitais e agências de saúde comunitárias constituem-se, também, como áreas para o GC. As metas do GC são avaliação e a mensuração dos resultados, tais como:
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40Q1049112 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Qualidade Na Gestão Hospitalar, Administração Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2020

Um conceito bastante simples de hotelaria hospitalar é “a reunião de todos os serviços de apoio, que, associados aos serviços específicos, oferecem aos clientes internos e externos conforto, segurança e bemestar durante seu período de internação.” (BOEGER, 2003, p.24) Dê valores de (V) verdadeiro ou (F) Falso nas afirmativas abaixo sobre hotelaria Hospitalar:
( ) Pode-se afirmar que a hotelaria hospitalar é o conjunto de serviços disponibilizados aos clientes internos (funcionários) e aos clientes externos (pacientes e acompanhantes). ( ) São os cuidados com o paciente e seu(s) acompanhante(s), desde a sua chegada ao hospital até a sua saída, com repasse de informações administrativas e serviços aos colaboradores. ( ) Quanto mais serviços prestar à sua comunidade, mais essa o valorizará. Ceder às pressões com desânimo só poderá apressar sua desvalorização e fundamentar a teoria de seu descarte. ( )A hotelaria hospitalar tem por objetivo oferecer condições de conforto, bem-estar, assistência, segurança e qualidade no atendimento, através de cortesia, segurança, acompanhamento do cliente, responsabilidade com acomodação, roupas, ambiente, higiene, manutenção e alimentação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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