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Questões de Concursos Gestão de Saúde e Administração Hospitalar

Resolva questões de Gestão de Saúde e Administração Hospitalar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


62Q1072317 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Processo Administrativo em Gestão de Saúde, Auxiliar de Lavanderia, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Durante a recepção das roupas em uma lavanderia hospitalar, o processo de pesagem é crucial para garantir o controle de volumes e a distribuição eficiente do trabalho. Caso um auxiliar de lavanderia receba uma grande quantidade de roupas pesadas, qual é a técnica mais eficaz para garantir a eficiência do processo de pesagem e evitar erros?
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63Q1060862 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Gestão em Equipes de Saúde, Bloco Temático 8 Intermediário Saúde, CNU, FGV, 2025

Um homem de 32 anos é atendido pela equipe de um centro de referência em HIV, aids e infecções sexualmente transmissíveis. Na equipe, há interação e integração tão profundas entre os profissionais de saúde, com seus conhecimentos e qualificações distintos, que é produzido um novo conhecimento não redutível a nenhuma das disciplinas envolvidas. Esse novo conhecimento está intimamente ligado à experiência e essência do cuidado às pessoas que vivem com o HIV, e não ligado às disciplinas isoladamente.
Esse atendimento é realizado sob a lógica:
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64Q1049112 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Qualidade Na Gestão Hospitalar, Administração Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2020

Um conceito bastante simples de hotelaria hospitalar é “a reunião de todos os serviços de apoio, que, associados aos serviços específicos, oferecem aos clientes internos e externos conforto, segurança e bemestar durante seu período de internação.” (BOEGER, 2003, p.24) Dê valores de (V) verdadeiro ou (F) Falso nas afirmativas abaixo sobre hotelaria Hospitalar:
( ) Pode-se afirmar que a hotelaria hospitalar é o conjunto de serviços disponibilizados aos clientes internos (funcionários) e aos clientes externos (pacientes e acompanhantes). ( ) São os cuidados com o paciente e seu(s) acompanhante(s), desde a sua chegada ao hospital até a sua saída, com repasse de informações administrativas e serviços aos colaboradores. ( ) Quanto mais serviços prestar à sua comunidade, mais essa o valorizará. Ceder às pressões com desânimo só poderá apressar sua desvalorização e fundamentar a teoria de seu descarte. ( )A hotelaria hospitalar tem por objetivo oferecer condições de conforto, bem-estar, assistência, segurança e qualidade no atendimento, através de cortesia, segurança, acompanhamento do cliente, responsabilidade com acomodação, roupas, ambiente, higiene, manutenção e alimentação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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65Q1006410 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Planejamento Estratégico Hospitalar, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

Em um hospital de retaguarda localizado em São Paulo, a equipe gerencial identificou a necessidade de melhorar os processos, sejam administrativos ou assistenciais, com o intuito de padronizar as ações de todos os colaboradores. Para tal, foi contratada uma empresa de consultoria. Em um segundo momento, após o mapeamento dos processos, tarefa trabalhosa em função da resistência de alguns colaboradores, a intenção foi criar indicadores para melhorar a performance organizacional e conquistar melhores resultados, seja do ponto de vista assistencial ou gerencial.
Com base no texto, é correto afirmar que no primeiro momento a organização hospitalar preocupou- sem em melhorar
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66Q1022844 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Qualidade Na Gestão Hospitalar, Saúde Coletiva, EBSERH, FGV, 2024

A respeito da Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pelo processo de acreditação hospitalar, analise as afirmativas a seguir.
I. A ONA promove a certificação da qualidade dos serviços de saúde em diferentes categorias de organizações de saúde avaliadas compulsoriamente.
II. A ONA promove a certificação da qualidade dos serviços de saúde em diferentes categorias de organizações de saúde que voluntariamente optam por aderir à acreditação.
III. A ONA promover a certificação da qualidade dos serviços de saúde em diferentes categorias de organizações de saúde, sendo que as mesmas só poderáo funcionar a partir da acreditação.

Está correto o que se afirma em
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67Q1022845 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Qualidade Na Gestão Hospitalar, Saúde Coletiva, EBSERH, FGV, 2024

Sobre o processo de avaliação para acreditação, assinale a afirmativa correta.
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68Q1022846 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Qualidade Na Gestão Hospitalar, Saúde Coletiva, EBSERH, FGV, 2024

O Instrumento de Avaliação desenvolvido para apreciar a qualidade da assistência à saúde em todas as Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares é referencial nacional para ser utilizado pelas Instituições Acreditadoras e é composto de sete seções.
Assinale a opção que indica, corretamente, itens avaliados pelo instrumento.
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69Q1051318 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Gestão em Equipes de Saúde, Administração Hospitalar, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A propósito do modo de avaliar o desempenho hospitalar, julgue o item que se segue.

Monitorar o desempenho humano hospitalar é a prática mais eficiente, confiável e adequada que tem sido adotada regularmente para avaliação do desempenho hospitalar.

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70Q1006421 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Organização em Gestão de Saúde, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

Com base em uma ampla pesquisa de campo, Frederick Herzberg desenvolveu a teoria dos dois fatores. Leia as afirmativas a seguir:
I. Os fatores de higiene estão relacionados as condições intrínsecas e extrínsecas sob as quais o trabalho é realizado.
II. A distinção entre os fatores de motivação e os de higiene, ajudam a gerencia a provocar nos indivíduos um desempenho elevado. Para maximizar a produtividade das pessoas, é absolutamente necessário satisfazer as suas necessidades de manutenção e prover a motivação.
III. Fatores de higiene: as pessoas falavam de elementos intrínsecos ao trabalho.
IV. Fatores de motivação: as pessoas falavam de fatores extrínsecos ao trabalho.
Assinale a alternativa correta.
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71Q1051315 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Gestão Estratégica em Serviços de Saúde, Administração Hospitalar, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de avaliação de desempenho hospitalar, julgue o próximo item.

O desempenho hospitalar decorre da capacidade que a organização mantenedora tem de cumprir, com equilíbrio, a função assistencial e a de prestação de serviços; a função adaptativa, que se refere à capacidade de a organizadora adquirir recursos materiais, tem caráter eminentemente administrativo, razão pela qual não influi no desempenho hospitalar.

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72Q1006415 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Organização em Gestão de Saúde, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

Para que as organizações hospitalares prestem serviços de modo a atender as necessidades dos pacientes precisam dispor de profissionais qualificados, recursos e equipamentos de alta tecnologia, juntamente com eficiência na gestão financeira. Há diferentes técnicas utilizadas para a análise financeira, dentre as quais se destacam a análise de indicadores. O uso de indicadores se faz necessário para analisar o resultado dos cuidados de saúde e fornecer informações que auxiliem na tomada de decisões de modo a melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Dentre os indicadores financeiros tem-se a liquidez corrente.
Em uma organização hospitalar onde o índice de liquidez corrente passou de 1,4 em um determinado ano para 0,94 no ano seguinte, é correto afirmar que
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73Q1006416 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Gestão de Equipamentos e de Unidades Operacionais, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

A construção de um prédio para estruturação de uma clínica leva, hipoteticamente, 2 anos. No início da construção foram gastos R$ 250.000,00 e ao final do 1º ano foram gastos mais R$ 250.000,00 para que as obras fossem terminadas. Espera-se que ao final do 2º ano o prédio seja vendido por R$ 800.000,00. A dúvida dos empreendedores é se esse é um bom investimento dada uma taxa de retorno mínima de 20% ao ano, que os empreendedores consideraram adequada frente ao risco do negócio.
Assinale a alternativa que representa a resposta correta.
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74Q1049567 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Qualidade Na Gestão Hospitalar, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, IBFC, 2022

A hotelaria hospitalar é a reunião de todos os serviços de apoio vinculados aos serviços médicos e de saúde complementar dentro do hospital. Ela oferece à administração as respostas sobre o andamento do dia a dia do hospital, possibilitando-a criar mecanismos e ferramentas para uma melhor execução da estada do paciente e seus familiares durante a internação. Sobre as atribuições do Serviço de Hotelaria hospitalar, assinale a alternativa incorreta.
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75Q1006422 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Indicadores de Desempenho em Serviços de Saúde, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

Considerando que o gestor de uma organização de saúde pretenda identificar, entre as diversas causas de riscos aos pacientes aquelas mais frequentes, com o intuito de ordenar os problemas e possibilitar a centralização de esforços sobre os problemas mais relevantes, a ferramenta a ser adotada é:
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76Q990905 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Qualidade nos Serviços de Saúde, Agente de Saúde Ambiental e Combate às Endemias, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

O Programa Nacional de Segurança do Paciente tem por objetivo geral contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Neste sentido, a direção do serviço de saúde deve constituir o Núcleo de Segurança do Paciente, que tem como atribuição elaborar, implantar e divulgar O Plano de Segurança do Paciente. São estratégias e ações de gestão de risco definidas no Plano:
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77Q995915 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Qualidade nos Serviços de Saúde, Engenheiro Clínico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

O método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde, é definido como:
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78Q995916 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Gestão de Equipamentos e de Unidades Operacionais, Engenheiro Clínico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Ao adquirir um novo equipamento, a gestão do hospital irá avaliar alguns fatores além do custo inicial. Os itens de custos são classificados em grupos, conforme as suas características, possibilitando ganhos de resultado na atribuição. Logo, os custos podem ser classificados como diretos ou indiretos. Sobre a classificação desses custos quanto a sua aplicação aos pacientes, assinale a alternativa correta.
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79Q998221 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Administração em Saúde, EBSERH, FGV, 2024

Sobre as formas de contratação de serviços no âmbito da Administração Pública, é correto afirmar que:
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80Q1007950 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Enfermagem, MPU, FGV, 2025

Um gestor de saúde utilizou o Balanced Scorecard (BSC) como metodologia de gestão estratégica para avaliar e melhorar o desempenho das unidades de saúde. Considerando a função e a utilidade dessa ferramenta, é correto afirmar que:
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