Questões de Concursos Governança de TI

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21Q1030246 | Governança de TI, Planejamento e Gestão de Sistemas de Ti, Auditor do Estado Manhã, SEFAZ RS, FGV, 2025

Considerando as práticas de TI verde e de sustentabilidade, avalie as afirmativas a seguir.

I. As boas práticas ajudam a reduzir o impacto ambiental e podem resultar em economia de custos e melhoria da imagem institucional da empresa.
II. A Eficiência Energética pode ser alcançada pela Otimização de Sistemas, que implementa software e hardware que consomem menos energia, e pela Gestão de Energia, que monitora e gerencia o uso de energia em data centers e escritórios.
III. Entre os principais elementos de Práticas de TI verde e sustentabilidade temos a Eficiência Energética, Redução de Compra de Equipamentos e Reutilização/Reciclagem.

Está correto o que se afirma em
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22Q982118 | Governança de TI, Gerência de Serviços, Especialidade Técnico de Telecomunicação, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção que corresponde a uma funcionalidade presente no gerenciamento de incidentes em uma ferramenta de gestão de serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC) baseada em padrões internacionais.
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23Q1030247 | Governança de TI, Planejamento e Gestão de Sistemas de Ti, Auditor do Estado Manhã, SEFAZ RS, FGV, 2025

O Gerenciamento de Serviços de TI (GSTI) é o conjunto de processos que abrangem o planejamento, a execução e o monitoramento dos serviços de TI.
Considerando o SLA (Service Level Agreement), assinale a afirmativa correta.
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24Q982119 | Governança de TI, Especialidade Técnico de Telecomunicação, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção que apresenta funcionalidade presente no gerenciamento de ativos e configuração em uma ferramenta de gestão de serviços de TIC baseada em padrões internacionais.
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25Q1030248 | Governança de TI, Conceitos Básicos em Governança de Ti, Auditor do Estado Manhã, SEFAZ RS, FGV, 2025

Considerando os aspectos de gestão de riscos e continuidade de negócio, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A análise de impacto nos negócios (BIA, Business Impact Analysis) é uma metodologia apontada na ISO 31000 para análise de riscos.
( ) A ISO 22301 é uma norma internacional que especifica os requisitos para a gestão de continuidade de negócios, enquanto a ISO 31000 é uma norma que oferece diretrizes para o gerenciamento de riscos.
( ) As empresas têm necessidade pontual de identificar, avaliar e tratar os riscos que podem afetar a continuidade dos negócios.

As afirmativas são, respectivamente,
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26Q1008745 | Governança de TI, Tecnologia da Informação, MPERJ, FGV, 2025

O COBIT 5 da ISACA fornece a próxima geração de orientações sobre governança corporativa e gestão de TI.
Avalie se às principais necessidades que levaram ao desenvolvimento do COBIT 5, incluem:

I. Eliminar a questão da dependência tecnológica para promover o sucesso de uma organização em relação aos fornecedores externos de TI e de negócios, tais como terceirizadas, fornecedores, consultores, clientes, provedores de serviços na nuvem e demais serviços para entregar os valores esperados.

II. Fornecer mais orientações na área de tecnologias emergentes e inovadoras; isto tem a ver com criatividade, inventividade, desenvolvimento de novos produtos, tornar os produtos atuais mais interessantes para os clientes e conquistar novos tipos de clientes.

III. Cobrir o negócio de ponta a ponta e todas as áreas responsáveis pelas funções de TI, bem como todos os aspectos que levam à eficiente governança e gestão de TI da organização, tais como estruturas organizacionais, políticas e cultura, ao longo e acima dos processos

Está correto o que se afirma em
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27Q1030249 | Governança de TI, Conceitos Básicos em Governança de Ti, Auditor do Estado Manhã, SEFAZ RS, FGV, 2025

Segundo o National Institute of Standards and Technology (NIST), TI envolve o uso de tecnologias e sistemas de informação para otimizar operações organizacionais e apoiar a tomada de decisões.
A Tecnologia da Informação (TI) envolve o uso de recursos tecnológicos para
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28Q1047145 | Governança de TI, Itil, Análise de Sistemas, CIAAR, Aeronáutica, 2025

De acordo com a ITIL (Information Technology Infrastructure Library), um serviço é um meio de entregar valor aos clientes, facilitando o atingimento dos resultados que os clientes desejam, tirando deles a propriedade dos custos e riscos específicos.
Em relação às afirmações abaixo sobre a ITIL, é correto afirmar que:
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29Q1018481 | Governança de TI, Gerência de Processos, Área Tecnologia da Informação e Ciência de Dados, SUSEP, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, a respeito da gestão estratégica e do BPMN (business process model and notation).

O BPMN permite que analistas e desenvolvedores criem diagramas que facilitem a comunicação entre stakeholders assim como a implementação de processos automatizados.

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30Q1018482 | Governança de TI, Conceitos Básicos em Governança de Ti, Área Tecnologia da Informação e Ciência de Dados, SUSEP, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, a respeito da gestão estratégica e do BPMN (business process model and notation).

O alinhamento estratégico entre TI e negócio é essencial para que a tecnologia apoie e impulsione a estratégia empresarial.

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31Q1018483 | Governança de TI, Conceitos Básicos em Governança de Ti, Área Tecnologia da Informação e Ciência de Dados, SUSEP, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao PMBOK 7.ª edição, à ITIL v4 e ao COBIT 2019, bem como à da governança de TI do SISP, julgue o seguinte item.

Conforme o Guia de Governança de TIC do SISP versão 2, para a efetiva implementação do modelo de governança, os órgãos e entidades devem considerar o aprimoramento de mecanismos de gestão de TIC, como a gestão de pessoas e o gerenciamento de fornecedores, ainda que não sejam o foco principal do guia.

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32Q1018484 | Governança de TI, Conceitos Básicos em Governança de Ti, Área Tecnologia da Informação e Ciência de Dados, SUSEP, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao PMBOK 7.ª edição, à ITIL v4 e ao COBIT 2019, bem como à da governança de TI do SISP, julgue o seguinte item.

O ciclo de vida do projeto e o ciclo de vida do produto são conceitos equivalentes, já que ambos os ciclos envolvem os mesmos princípios e domínios de desempenho estabelecidos no PMBOK 7.ª edição.

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33Q952181 | Governança de TI, Agente Administrativo, CFBM, Ibest, 2025

No contexto de Governança da Informação, o princípio que está diretamente relacionado à definição de quem tem acesso a determinados dados e como esse acesso é gerenciado é o(a)
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34Q1018485 | Governança de TI, Conceitos Básicos em Governança de Ti, Área Tecnologia da Informação e Ciência de Dados, SUSEP, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao PMBOK 7.ª edição, à ITIL v4 e ao COBIT 2019, bem como à da governança de TI do SISP, julgue o seguinte item.

De acordo com o COBIT 2019, governança de TI é um conjunto de práticas e princípios que alinham recursos tecnológicos aos objetivos estratégicos da organização, garantindo valor, conformidade regulatória e gestão de riscos.

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35Q1018486 | Governança de TI, Conceitos Básicos em Governança de Ti, Área Tecnologia da Informação e Ciência de Dados, SUSEP, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao PMBOK 7.ª edição, à ITIL v4 e ao COBIT 2019, bem como à da governança de TI do SISP, julgue o seguinte item.

No ITIL v4, os processos e funções de estratégia, desenho, transição e operação de serviços são rígidos e devem ser seguidos sem adaptações, de forma que se possa garantir a padronização completa em qualquer organização.

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36Q1035895 | Governança de TI, Cobit, Tecnologia da Informação, TCE PE, FGV, 2025

Após uma falha crítica no datacenter principal de um tribunal, o Comitê de Governança de TI foi acionado para deliberar sobre medidas estratégicas que mitiguem riscos futuros.
Considerando as atribuições próprias da governança de TI, uma das ações cabíveis a esse comitê seria:
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37Q1035896 | Governança de TI, Cobit, Tecnologia da Informação, TCE PE, FGV, 2025

O COBIT 2019 traz uma série de categoria de indicadores para apoiar o monitoramento e a avaliação da TI, entre eles o chamado KGI.
Um KGI consiste em:
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38Q1035897 | Governança de TI, Planejamento Estratégico de Ti Peti, Tecnologia da Informação, TCE PE, FGV, 2025

Em relação ao Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) e ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), analise as afirmativas a seguir:

I. O PETI tem foco tático-operacional e busca detalhar as ações necessárias para o atendimento das necessidades de tecnologia no curto prazo.
II. O PDTI é responsável por definir o alinhamento da TI com os objetivos estratégicos da organização no longo prazo.
III. A elaboração do PDTI normalmente envolve o diagnóstico da situação atual da TI, levantamento de necessidades e definição de planos de ação.
IV. O PETI estabelece as diretrizes estratégicas de TI, enquanto o PDTI detalha como essas diretrizes serão implementadas.

É correto o que se afirma em:
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39Q1034874 | Governança de TI, Conceitos Básicos em Governança de Ti, Desenvolvimento de Sistemas, MPU, FGV, 2025

A gestora de dados Maria observou que diversos sistemas do MPU utilizam cadastros com as mesmas entidades, como: PROMOTOR, JUIZ, ESTADO, FUNCIONÁRIO. Além disso, Maria observou que cada sistema implementa suas próprias tabelas de cadastro. Diante disso, Maria decidiu implantar a governança de dados corporativa no MPU, iniciando pela gestão dos dados críticos que são compartilhados pelos sistemas de informação, visando a assegurar um uso consistente com a versão mais precisa, oportuna e relevante das entidades essenciais do MPU, e a reduzir os riscos de redundância de dados.

De acordo com o DAMA/DMBOK 2ª edição, Maria deve começar pela Área de Conhecimento:

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40Q977795 | Governança de TI, Conhecimentos Específicos I, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

No COBIT 2019, o processo do domínio APO (alinhar, planejar e organizar) que objetiva uma melhor experiência do cliente e melhor eficácia e eficiência operacional por meio do desenvolvimento de I&T e de tecnologias emergentes é denominado
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