Questões de Concursos Governança de TI

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121Q188325 | Governança de TI, Qualidade de Software, Administrador, Senado Federal, FGV

A gestão pela qualidade total é uma tecnologia que se tornou famosa no Brasil no final da década de 80 do século passado. Assinale a alternativa que descreva corretamente uma característica típica dessa tecnologia.

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122Q113038 | Governança de TI , Planejamento estratégico, Analista de Gestão em Saúde, FIOCRUZ, FGV

Assinale a alternativa que não apresenta um critério a ser utilizado na tomada de decisões.

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123Q119126 | Governança de TI , Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, Analista de Sistemas Gestão de TI, INFRAERO, FCC

Em relação a portfólio de TI, considere:

I. Deve abranger todos os itens de investimento e custeio das atividades de TI na organização, estejam estes na área de TI ou não.

II. É composto por projetos, serviços e ativos, no qual projetos podem ser representados, por exemplo, pela implantação de um escritório de projetos de TI, ou por um processo de gestão de configuração, e serviços podem envolver a implantação de um upgrade do sistema operacional, ou mesmo, a instalação de ativos, tais como, hardwares e softwares de suporte.

III. Dentre as várias alternativas de classificação, Benson, Bugnitz & Walton (2004) propõem que, na perspectiva de TI, o portfólio seja classificado em estratégico, fábrica, nova estratégia e obrigatório, correspondendo este último a investimentos reque- ridos por legislação ou compliance.

IV. Na visão funcional de negócio, a elaboração do portfólio pode considerar, com base em registros históricos, a estimativa de horas de análise e/ou programação necessárias ao atendimento a uma área funcional, dentro de um período estipulado, e registrar a informação no portfólio.

Está correto o que consta em

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124Q165917 | Governança de TI, Gerência de Projetos, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Analise as seguintes afirmações relativas ao processo Seleção de fornecedores, segundo o PMBOK:

I. Um Sistema de classificação é um método para quantificar dados qualitativos de forma a minimizar os efeitos de influências pessoais na seleção de fornecedores. A maioria desses sistemas envolve: designar um peso numérico para cada critério de avaliação; atribuir notas para cada fornecedor em cada critério, multiplicar o peso pela nota e totalizar os produtos resultantes para cálculo do resultado final.

II. Nas Estimativas independentes, a organização contratante pode preparar suas próprias estimativas para servir de base para avaliação dos preços propostos. A ocorrência de diferenças signifi cativas em relação às estimativas pode indicar que a Declaração de Trabalho não foi adequada, que o fornecedor não entendeu ou errou no pleno atendimento da mesma. Essas estimativas são freqüentemente referenciadas como estimativas, isto é, "quanto deve custar".

III. Um Sistema de ponderação envolve o estabelecimento de requerimentos mínimos de desempenho para um ou mais critérios de avaliação. Por exemplo, pode ser exigida dos fornecedores, a apresentação de um gerente de projetos que seja um Project Management Professional (PMP) antes que o restante da proposta seja considerada.

IV. A Negociação contratual envolve o esclarecimento e o acordo mútuo da estrutura e requerimentos do contrato antes de sua assinatura. A linguagem final do contrato deve refletir, o máximo possível, todo o acordo alcançado. Os assuntos cobertos incluem, mas não se limitam a responsabilidades e autoridades, termos e leis aplicáveis, abordagens quanto à gerência técnica e do negócio, financiamento do contrato e preço.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

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125Q848244 | Governança de TI, Gerência de Serviços, TJ RN Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, COMPERVE, 2020

Para realizar o cálculo de disponibilidade de um serviço de TI, usam -se métricas que são o MTBF (mean time between failures) e o MTTR (mean time to repair). Em um link de internet que deveria funcionar corretamente durante 38 horas, foram observadas 6 falhas, com 20 minutos de duração cada. Nesse caso. o valor em horas do MTBF foi de
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126Q26000 | Governança de TI, Analista de Tecnologia da Informação, CNEN, IDECAN

No CMMI-DEV, a gestão do projeto envolve áreas do processo que tratam aspectos de planejamento, monitoração e controle relacionados exclusivamente a projetos. Relacione adequadamente as áreas do processo aos respectivos objetivos.

1.Planejamento do Projeto (PP).
2.Gestão do Acordo com o Fornecedor (PMC).
3.Gestão de Requisitos (REQM).
4.Gestão de Riscos (RSKM).
5.Gestão Quantitativa do Projeto (QPM).
6.Controle e Monitoração do Projeto (PMC).

( ) Gerenciar, através de métricas, o processo definido do projeto, visando atingir os objetivos preestabelecidos de desempenho da qualidade e do processo.
( ) Permitir uma visibilidade adequada do progresso do projeto, de forma que possam ser tomadas ações corretivas apropriadas quando o desempenho apresentar desvios significativos em relação ao planejado (replanejamento, estabelecimento de novos acordos e/ou mitigação de riscos).
( ) Gerenciar a aquisição de produtos de fornecedores externos para os quais existe um acordo formal (produtos e/ou componentes entregáveis ao cliente, ou mesmo ferramentas e ambientes operacionais para o projeto).
( ) Identificar problemas potenciais antes de sua ocorrência, para que possam ser planejadas e executadas ações de tratamento de riscos, visando mitigação de impactosnegativos nos objetivos, ao longo do ciclo de vidado projeto ou produto.
( ) Estabelecer e manter planos que definam as atividades dos projetos, envolvendo a elaboração de estimativas, o estabelecimento do nível adequado de interação com os grupos envolvidos e a obtenção de compromissos.

A sequência está correta em
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127Q849575 | Governança de TI, ITIL, Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, COMPERVE, 2020

Analise as ações apresentadas nos itens abaixo relativas às responsabilidades da central de serviços, conforme descritas nas funções de operação do serviço da ITIL V3.

I Planejar, implantar e manter uma estrutura estável para suportar os processos de negócio.

II Prover diagnóstico e investigação no primeiro nível.

III Escalar incidentes conforme os acordos de nível de serviço.

IV Rever e analisar os resultados da realização de nível de serviço.

V Conduzir pesquisa de satisfação com clientes/usuários.

VI Suportar os processos de negócio ajudando a identificar requisitos para o software aplicativo.

São responsabilidades da central de serviços as ações que constam nos itens

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128Q32747 | Governança de TI, Técnico em Informática, DNPM, MOVENS Instituto

Entre os processos do Information Tecnology Infrastructure Library - ITIL, existe um processo específico para tratar incidentes, chamado gerenciamento de incidentes. A respeito da definição de incidente no ITIL, assinale a opção correta.
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129Q24433 | Governança de TI, COBIT, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Segundo o Cobit 4.1, as áreas de foco na Governança de TI são:
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130Q100172 | Governança de TI, Gerência de Projetos, Analista Suporte e Infraestrutura, MPU, CESPE CEBRASPE

Um escritório de projetos (project management office – PMO) é um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio. A esse respeito, julgue os próximos itens.

A organização, a função e a estrutura específicas de um PMO não dependem das necessidades da organização à qual o PMO dá suporte.

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131Q263732 | Governança de TI, Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 23a REGIÃO, FCC

O documento Plano Estratégico de TI de uma organização NÃO deve conter detalhes do planejamento

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132Q119610 | Governança de TI , Gerência de Projetos, Analista de Sistemas Júnior Processos de Negócios, Petrobras, CESGRANRIO

A Estrutura Analítica do Projeto - EAP (em Inglês Work Breakdown Structure - WBS) inclui

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133Q252221 | Governança de TI, ITIL v 3, Técnico Judiciário Informática, TRF 2a, FCC

Sobre gerenciamento de incidentes em ITIL, considere:

I. Pode ser definido como um interrupção não planejada de um serviço de TI ou a redução da qualidade de um serviço de TI.

II. A falha de um item de configuração que ainda não tenha causado um impacto no serviço é considerado um incidente.

III. O escalonamento hierárquico de incidentes graves, como por exemplo de prioridade 1, devem ser iniciados somente pelo analista da central de serviços (Service Desk Analyst).

É correto o que consta em

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135Q193647 | Governança de TI, Gestão de Conhecimento, Administrador, Senado Federal, FGV

A teoria motivacional mais conhecida é a de Abraham Harold Maslow. Ela se baseia na hierarquia de necessidades humanas. Entre essas, segundo o autor, há as necessidades:

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136Q111516 | Governança de TI, COBIT, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Um dos Critérios de Informação do Cobit 4.1 é a integridade, que se relaciona com:

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137Q168351 | Governança de TI, Auditoria de TI, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ SC, FCC, 2018

As soluções em Big Data Analytics, usadas, por exemplo, pela Fazenda Pública principalmente para evitar sonegações de tributos, trabalham com algoritmos complexos, agregando dados de origens diversas, relacionando-os e gerando conclusões fundamentais para a tomada de decisões. Na execução dessas análises pelos auditores, considere:


I. Dados estruturados.

II. Dados semiestruturados.

III. Dados não estruturados.

IV. Dados brutos, não processados.

V. Esquemas de dados gerados no momento da gravação.


Sobre um repositório de armazenamento, que contenha uma grande quantidade de dados a ser examinada, deverão ser utilizados APENAS os que constam de

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138Q38232 | Governança de TI, Técnico Judiciário, TRE PE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que apresenta softwares ou técnicas desenvolvidas nativamente para auxiliar no desenho de processos de negócios.
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139Q150653 | Governança de TI, CMM, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ PA, FCC

Os elementos especificados na estrutura do CMM relacionam- se corretamente se estabelecidos da seguinte forma e na ordem:

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140Q264905 | Governança de TI, MPSBR, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 9a REGIÃO, FCC

O MPS.BR possui 7 níveis de maturidade que estabelecem patamares de evolução dos processos de software e representam estágios de melhoria para implementação desses processos em uma organização. No nível G de maturidade

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