Questões de Concursos Governança de TI

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181Q103408 | Governança de TI , Instrução Normativa N° 4, Analista Administrativo Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com a Instrução Normativa para Contratação de
Soluções de TI SLTI/MP IN 04/2010 e com o Guia Prático para
Contratação de Soluções de TI, versão 1.1, julgue os itens
seguintes.

Uma solução de TI não pode ser dividida em contratações separadas.

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182Q109057 | Governança de TI, ITIL, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A necessidade de implementação de boas práticas de
negócios para melhorar a eficiência operacional vai estimular o
segmento financeiro a investir mais em Tecnologia da Informação
(TI) em 2007. Segundo previsões da IDC, esse segmento no Brasil
deverá aplicar US$ 8 bilhões em novas tecnologias, com aumento de
8% sobre os volumes do ano passado.
O estudo constatou que os programas de governança
corporativa em seguradoras e bancos de grande porte estão
incentivando investimentos em ITIL, COBIT e PMI.
Estar em conformidade com Sarbanes-Oxley e Basiléia II e
serviços de contingência também figura entre as principais
preocupações do segmento neste ano, aponta a pesquisa da IDC.
Módulo News, 22/5/2007

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir,
quanto à aquisição de produtos ou contratação de serviços na área de
TI para a administração pública, considerando a legislação básica
pertinente e a jurisprudência do TCU.

Os produtos de tecnologia devem observar os requisitos do negócio, e ser sempre adquiridos pelo menor custo de mercado, independentemente do parque computacional implementado na entidade ou das especificações técnicas, conforme dispõe a Lei n.o 8.666/1993.

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183Q112923 | Governança de TI , Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, Analista de Gestão em Saúde, FIOCRUZ, FGV

Assinale a alternativa que não apresenta um motivo para terceirização da área de Tecnologia da Informação.

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184Q37676 | Governança de TI, Técnico Judiciário, TRT SE, FCC

Considere, por hipótese, que as seguintes tarefas relacionadas à Tecnologia da Informação estão sendo consideradas no Tribunal Regional do Trabalho:

I. Avaliar o uso atual e futuro da Tecnologia da Informação.
II. Orientar a preparação e a implementação de planos e políticas para assegurar que o uso da Tecnologia da Informação atenda aos objetivos do negócio.
III. Monitorar o cumprimento das políticas e o desempenho em relação aos planos.
IV. Coordenar a implantação de um modelo de boas práticas de gestão em todas as instâncias da organização.

Estão de acordo com o conjunto de tarefas definidas pela norma NBR ISO/IEC 38500:2009, que estabelece um modelo para Governança corporativa de TI, APENAS os itens
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185Q119810 | Governança de TI , ITIL, Analista de Suporte de Sistemas, Senado Federal, FGV

Tendo por foco o ITIL e evidenciando o aspecto de continuidade do processo, o relacionamento entre as principais atividades do Gerenciamento de Configuração é ilustrado por meio do esquema:

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186Q19665 | Governança de TI, COBIT, Analista Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com o Cobit 4.1, julgue os itens subsequentes, que tratam da governança de tecnologia da informação (TI).
O controle e o gerenciamento operacional dos controles de aplicativos automatizados estão sob responsabilidade da área de negócios.
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187Q233264 | Governança de TI, Profissional Júnior Administração, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Governança Corporativa é um sistema que possui alguns princípios básicos. Existe um princípio caracterizado por defender tratamento justo a todos os sócios bem como às demais partes interessadas, sendo inaceitáveis atitudes ou políticas discriminatórias. Esse princípio é conhecido como

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188Q709683 | Governança de TI, Assistente Técnico de Tecnologia da Informação Programador, Prefeitura de Manaus AM, FCC, 2019

Considerando a necessidade de utilizar os princípios contidos na norma ISO 20000, um programador verificou que, de acordo com essa norma, as atividades de gerenciamento de relações de negócio e o gerenciamento de fornecedores fazem parte dos processos de
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189Q148339 | Governança de TI, CMM, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 5a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a qualidade de software, bancos de dados e suas tecnologias, julgue os itens de 37 a 42.

Os processos de desenvolvimento de software tais como CMM (capability maturity model) ou RUP promovem a melhoria do processo de desenvolvimento de software, em busca de uma qualidade do produto final, que, para esses modelos, é diretamente proporcional à qualidade do processo de desenvolvimento.

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190Q19667 | Governança de TI, COBIT, Analista Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com o Cobit 4.1, julgue os itens subsequentes, que tratam da governança de tecnologia da informação (TI).
O processo identificar e alocar custos pertence ao domínio planejar e organizar do modelo Cobit.
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191Q168683 | Governança de TI, Balanced Scorecard, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ GO, FCC, 2018

O Balanced Scorecard propicia o alinhamento das iniciativas (projetos, ações ou serviços) de TI aos objetivos estratégicos do negócio, considerando quatro perspectivas principais: Financeira, Clientes,
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192Q104438 | Governança de TI, ITIL, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.


Os relacionamentos entre diversas áreas de organizações e
processos no âmbito dos modelos de gerenciamento de TI são
apresentados na figura acima, em que se destacam as áreas
identificadas por #1 a #11. Considerando essa figura, julgue os
itens seguintes, acerca dos conceitos de segurança da informação,
tendo como base as normas BS 7799, ISO 17799 e ISO 27001,
o gerenciamento de TI fundamentado no ITIL e COBIT, as redes
empresariais, com entendimento de WAN, LAN e W-LAN e
ambientes corporativos alicerçados nas TICs.

Um maior volume de pedidos efetuado via sistemas web de trouble ticket deve ocorrer entre as áreas #1 e #5 que entre as áreas #2 e #11.

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193Q689180 | Governança de TI, Auditor de Controle Interno Tecnologia da Informação, CGE CE, CESPE CEBRASPE, 2019

A respeito dos níveis de capacidade e maturidade do MPS.BR, assinale a opção correta.
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194Q121135 | Governança de TI , Gerência de Projetos, Analista de Sistemas Pleno Processos, Petrobras, CESGRANRIO

Um gerente espera que o desempenho do seu projeto continue apresentando no futuro o mesmo tipo de variações ocorridas até então. Se o orçamento no término (ONT) = 390, o valor agregado (VA) = 375 e o custo real (CR) = 325, qual é o valor da estimativa no término (ENT)?

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195Q835687 | Governança de TI, ITIL, Analista em Desenvolvimento Regional, CESPE CEBRASPE, 2021

Em uma reunião estratégica de determinada organização, foram elencadas as necessidades de TI a seguir.

I Gerenciar as mudanças, de forma a autorizá-las com o objetivo de maximizar o seu sucesso.
II Gerenciar os projetos, planejando-os e coordenando-os para que eles sejam entregues conforme o esperado.
III Gerenciar riscos, a fim de que a organização compreenda e realize o seu tratamento eficaz.
IV Gerenciar os fornecedores da organização, de modo que eles atendam às necessidades organizacionais com qualidade contínua. 
Considerando as necessidades apresentadas, julgue o item que se segue, tendo como referência o PMBOK 6.a edição, a ITIL v4 e o COBIT 5.

A necessidade III pode ser atendida tanto pela ITIL, com a prática de gerenciamento de risco, que visa realizar tratamento eficaz dos riscos, quanto pelo PMBOK, que dispõe de uma área de conhecimento com processos que visam implementar e planejar as respostas aos riscos.
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196Q108945 | Governança de TI , CMMI, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, SAD PE, CESPE CEBRASPE

Segundo o modelo CMMI, versão 1.2, a área de processo denominada garantia de qualidade de processo e produto (GQPP) apoia todas as demais áreas de processo por meio da provisão de práticas específicas para avaliação objetiva do desempenho de processos, produtos de trabalho e serviços frente a descrições de processos, padrões e procedimentos aplicáveis, garantindo o endereçamento de quaisquer questões que surjam a partir dessas revisões. A esse respeito, assinale a opção correta.

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197Q105005 | Governança de TI, COBIT, Analista de banco de dados, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de domínios, processos e objetivos de controle do modelo
COBIT 4.1, julgue os itens subsequentes.

No modelo em apreço, o domínio Planejamento e Organização envolve identificação, desenvolvimento e(ou) aquisição de soluções para a execução de sistemas de TI específicos, assim como a sua implementação e integração junto a processos de negócio.

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199Q47593 | Governança de TI, Analista Judiciário, TRF 1a, CESPE CEBRASPE, 2017

      A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório elaborado por uma empresa de consultoria, acerca da gestão de serviços de TI e da gestão de projetos em uma organização.
 
I De acordo com o manual de serviços de TI da organização, o termo de abertura é usado para descrever os detalhes para um novo acordo com a fase de estratégia de serviço (da ITIL).
II Há necessidade de implantar um processo que seja responsável por gerenciar o ciclo de vida das ações concernentes à garantia de que a operação normal de um serviço seja restaurada tão rapidamente quanto possível e que o impacto no negócio seja minimizado.
III A organização possui um ambiente em rápida mutação, sendo difícil a definição antecipada dos requisitos e do escopo dos projetos.
A respeito dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.
 
O termo de abertura mencionado no item I não pode ser utilizado para criação de um novo serviço de acordo com o ITIL v3, haja vista ser um documento para iniciar projetos segundo o PMBOK 5.
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200Q245669 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a importância do modelo CMMI para o desempenho
das organizações, julgue os itens de 91 a 106.

No modelo CMMI, alguns produtos típicos da área de solução técnica são utilizados para definir as aquisições a serem feitas na área de processo denominada gerenciamento de acordo com fornecedores, pertencendo as duas áreas citadas à categoria de processos de suporte.

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