Questões de Concursos Governança de TI

Resolva questões de Governança de TI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q189856 | Governança de TI, Gestão de Conhecimento, Agente da Fiscalização Financeira, TCE SP, FCC

Texto associado.

Para responder às questões de 31 a 50, considere
que os aplicativos devem ser reputados sempre na
originalidade da versão referenciada e não quaisquer
outras passíveis de modificação (customização,
parametrização, etc.) feita pelo usuário. Quando
não explicitados nas questões, as versões dos
aplicativos são: Windows XP edição doméstica
(Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL
Server 2000 e navegador Internet Explorer 8.
Mouse padrão destro.

A Gestão do Conhecimento envolve atividades de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q673556 | Governança de TI, Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, TJ RN, COMPERVE, 2020

Texto associado.

Sobre a ITIL V3, analise as informações ou as ações apresentadas em cada um dos itens abaixo.


I Requisitos de Nível de Serviço; Plano de qualidade dos Serviços, Monitoração, Revisão e Informação; Especificação do Serviço.

II Plano de qualidade dos Serviços, Monitoração, Revisão e Informação; Acordo de Nível de Serviço; Alinhar Ativos de Serviço com Produtos do Cliente.

III Catálogo de serviços; Acordos de Nível Operacional e Contratos; Programas de Aperfeiçoamento do Serviço; Catálogo de serviços.

IV Monitoração, Revisão e Informação; Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente; Acordo de Nível de Serviço.

V Portifólio de Serviços; Alinhar Ativos de Serviço com Produtos do Cliente; Catálogo de serviços.


Os itens que contêm apenas atividades do gerenciamento de nível de serviço são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q47591 | Governança de TI, Analista Judiciário, TRF 1a, CESPE CEBRASPE, 2017

A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório preparado por uma empresa de consultoria a respeito da governança de tecnologia de informação (TI) de uma organização.
 
I A organização carece de um processo para transformar a estratégia do negócio em estratégias e ações de TI que garantam que os objetivos sejam apoiados.
II Faz-se necessário elaborar um documento formal, produto da fase de alinhamento estratégico, que esteja alinhado ao modelo de governança proposto pela organização, bem como aos seus objetivos e às suas estratégias.
III Embora o planejamento estratégico da organização disponha que se deve garantir a transparência para as partes interessadas, foi identificada a necessidade de implantar ações que visem atingir esse objetivo.
Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item.
 
O item II trata essencialmente da falta do plano de TI, principal produto da fase de alinhamento estratégico, considerado um dos planos funcionais cujos projetos e serviços são derivados e alinhados à estratégia da organização.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q113611 | Governança de TI , Processo de desenvolvimento de software, Analista de Informática Desenvolvimento de Sistemas, MPU, FCC

No ciclo de vida do Processo Unificado, os testes têm seu apogeu demonstrado na linha divisória entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q849767 | Governança de TI, ITIL, TJ RN Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, COMPERVE, 2020

Na estruturação de um Service Desk, o componente de Informação diz respeito ao conjunto de dados que podem ser utilizados para a oferta de um serviço pró-ativo, que busca o aperfeiçoamento contínuo dos serviços prestados. As categorias de dados comumente utilizadas para melhorar o processo de prestação de serviço são denominadas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q684830 | Governança de TI, Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II, SEFAZ BA, FCC, 2019

A cascata de objetivos do COBIT 5 traduz as necessidades das partes interessadas em objetivos de TI. Os objetivos de TI são estruturados de acordo com as dimensões do BSC de TI, alguns deles são listados a seguir:
 
I. Otimização de ativos, recursos e capacidades de TI. II . Conhecimento, expertise e iniciativas para inovação dos negócios. 
III . Conformidade de TI e suporte para conformidade do negócio com as leis e regulamentos externos. IV. Gestão de risco organizacional de TI. 
V. Uso adequado de aplicativos, informações e soluções tecnológicas.
 
Considerando os objetivos listados, referem-se à dimensão Financeira os que constam APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q675629 | Governança de TI, Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, TJ RN, COMPERVE, 2020

Texto associado.

O Gerenciamento de Incidente tem como objetivo resolver os incidentes o mais rápido possível, restabelecendo o serviço normal dentro do prazo acordado nos SLA’s. Todo processo deve ter uma forma de avaliação da sua performance, com base em indicadores de desempenho sugeridos na ITIL V3. Nesse contexto considere os indicadores abaixo.


I Número total de incidentes.

II Tempo médio entre falhas.

III Maior interrupção da equipe de suporte.

IV Tempo médio para reparo.


Na avaliação da performance do processo referido, os indicadores a serem observados estão presentes em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q120681 | Governança de TI , Indicadores de Desempenho, Analista de Sistemas Pleno Processos, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação aos indicadores de desempenho utilizados em uma empresa, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q120811 | Governança de TI , Estrutura Analítica de Projetos, Analista de Sistemas Júnior Engenharia de Software, Petrobras, CESGRANRIO

Imagem 044.jpg

Uma Estrutura Analítica de um Projeto (EAP) é uma importante ferramenta de detalhamento cuja elaboração deve ser feita de forma criteriosa para auxiliar nos processos de gerência do projeto como um todo. Uma EAP deve seguir uma série de recomendações para que seja correta e eficaz no seu intuito de auxiliar o gerente. Com base nessas recomendações, analisando as representações das EAP nas figuras acima, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q117536 | Governança de TI , Balanced Scorecard, Analista de Sistemas, BDMG, FUMARC

Em relação ao alinhamento estratégico de TI com o negócio e Balanced Scorecard (BSC), analise as seguintes afirmativas:

I. O alinhamento estratégico de TI é bidirecional, ou seja, tanto é influenciado pela estratégia de negócio quanto pode influenciá-la.

II. O Balanced Scorecard (BSC) permite o alinhamento das iniciativas de TI (projetos, ações e serviços) aos objetivos estratégicos do negócio nas perspectivas financeira, do cliente, dos processos internos e de aprendizado e crescimento.

III. O Mapa Estratégico é uma representação visual das relações de causa e efeito entre os objetivos estratégicos nas quatro perspectivas do Balanced (BSC).

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q264186 | Governança de TI, ITIL, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 13a Região, FCC

Um técnico pretende introduzir mudanças significativas nos serviços. Seguindo as recomendações da ITIL V3, 2011, tais mudanças devem ser documentadas e autorizadas pelo gerenciamento de portfólio de serviço. Nesse documento devem ser registradas informações que servirão para a etapa de ciclo de vida do desenho de serviço em que um pacote de desenho de serviço modificado será criado. Previsto tanto no Desenho de Serviço quanto na Estratégia de Serviço da ITIL, este documento é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q25550 | Governança de TI, Balanced Scorecard, Técnico Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Consoante à gestão organizacional, julgue os itens a seguir. Nesse sentido, considere que a sigla BSC, sempre que empregada, refere-se ao termo balanced scorecard.
O aspecto mais importante do BSC é a medição de resultados e a utilização de direcionadores que possibilitam à organização atuar de acordo com suas estratégias.
  1. ✂️
  2. ✂️

33Q262246 | Governança de TI, Conceitos Básicos, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 6a Região, FCC

Considere as afirmativas sobre Governança de TI:

I. A Governança de TI é de responsabilidade da alta administração e consiste na liderança, nas estruturas e nos processos organizacionais que garantem que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e objetivos da organização.

II. Como as responsabilidades são atribuídas à alta administração, poucos níveis da organização sofrem influência das ações de governança, e os fatores que contribuem, ou não, para o sucesso da governança são produzidos apenas pela alta gerência de TI.

III. Governança de TI é um processo pelo qual decisões são tomadas sobre os investimentos em TI, que envolve como as decisões são tomadas, quem toma as decisões, quem é responsabilizado e como os resultados são medidos e monitorados.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q103458 | Governança de TI, COBIT, Analista Informática, TJ CE, CESPE CEBRASPE

A orientação aos negócios do COBIT consiste em objetivos de negócios associados a objetivos de TI, provendo métricas e modelos de maturidade para medir a sua eficácia e identificando as responsabilidades relacionadas aos donos dos processos de negócios e de TI. Considerando essas informações, assinale a opção em que é apresentado o resultado do diagnóstico de maturidade obtido com a utilização do modelo COBIT.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q235334 | Governança de TI, Gerência de Projetos, Profissional Básico Análise de Sistemas Suporte, BNDES, NCE UFRJ

Suponha que você está no mês 9 de um projeto com duração planejada de 12 meses e que tem um orçamento de R$ 200 mil. Uma análise do andamento do projeto, usando a técnica do valor agregado (EVA), mostrou os seguintes dados:

Valor orçado para o trabalho previsto (BCWS) =R$150 mil
Valor real do trabalho executado (ACWP) =R$160 mil
Valor orçado para o trabalho executado (BCWP)=R$ 140 mil

A alternativa que mostra os valores mais próximos ao custo e ao prazo estimado para o término do projeto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q702109 | Governança de TI, Assistente de Informática, Câmara de Tatuí SP, VUNESP, 2019

No COBIT 5, destaca-se que dentre os objetivos da governança, que visam cobrir as necessidades das partes interessadas (stakeholders), está a criação de valor, que inclui, explicitamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q120445 | Governança de TI , COBIT, Analista de Sistemas Júnior Engenharia de Software, Petrobras, CESGRANRIO

O atual desafio do administrador da área de Tecnologia da Informação (TI) é projetar e gerenciar a tecnologia para ajudar a empresa a construir vantagem competitiva. Nesse sentido, o COBIT apoia a governança de TI com uma metodologia para garantir que ocorram

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q120049 | Governança de TI, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, TCE SE, FGV

Analise as afirmativas a seguir, a respeito do ITIL:

I. ITIL procura organizar a gestão de TI, definindo os processos e produtos a serem implementados por uma organização.
II. ITIL é a abordagem mais adotada pelas organizações para o gerenciamento de produtos de TI.
III. De acordo com o ITIL V3, o ciclo de vida de serviço envolve as fases de estratégia, desenho, operação e transição de serviço, além da melhoria contínua do serviço.

Está correto somente o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q26037 | Governança de TI, Balanced Scorecard, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, CNPQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação a planejamento estratégico e gestão de programas e projetos em ciência, tecnologia e inovação, julgue os itens seguintes.
São características de uma organização inovadora: estrutura adequada, indivíduos-chave, comunicação intensiva e ambiente criativo.
  1. ✂️
  2. ✂️

40Q118179 | Governança de TI , Indicadores de Desempenho, Analista de Sistemas, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Uma grande empresa utiliza, como forma de medir o seu desempenho, Balanced Scorecards (BSC). Sobre essa metodologia e suas perspectivas de apuração, tem-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.