Questões de Concursos Governança de TI

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201Q106977 | Governança de TI, ITIL, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.


Os relacionamentos entre diversas áreas de organizações e
processos no âmbito dos modelos de gerenciamento de TI são
apresentados na figura acima, em que se destacam as áreas
identificadas por #1 a #11. Considerando essa figura, julgue os
itens seguintes, acerca dos conceitos de segurança da informação,
tendo como base as normas BS 7799, ISO 17799 e ISO 27001,
o gerenciamento de TI fundamentado no ITIL e COBIT, as redes
empresariais, com entendimento de WAN, LAN e W-LAN e
ambientes corporativos alicerçados nas TICs.

A produção de relatórios contendo indicadores de MTBF de redes WAN deve ocorrer com maior intensidade na área #7 que na área #8.

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202Q109801 | Governança de TI, Auditoria de TI, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Em relação ao processo e organização da função de auditoria de TI, é correto afirmar:
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203Q161538 | Governança de TI, SGSI, Auditor de Controle Externo Informática, TCM GO, INSTITUTO CIDADES

A norma ISO27001 foi preparada para prover um modelo para estabelecer, implementar, operar, monitorar, revisar, manter e melhorar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). Com relação ao monitoramento, a organização deve conduzir auditorias internas no SGSI a intervalos planejados para determinar se os objetivos de controle, controles, processos e procedimentos de seu SGSI:

I. Obedecem aos requisitos desta Norma e à legislação pertinente ou regulamentos;

II. São executados conforme esperado;

III. Obedecem aos requisitos de segurança da informação identificadas;

IV. São efetivamente implementados e mantidos.

São afirmações corretas:

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204Q217641 | Governança de TI, Instrução Normativa N 4, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência à contratação de bens e serviços de TI no âmbito da
administração pública, julgue os itens de 101 a 105.

O benefício da contratação, sempre que possível, deve ser estimado e medido em termos de negócio e não da TI.

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205Q676327 | Governança de TI, Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, TJ RN, COMPERVE, 2020

Texto associado.

O SLA é uma documentação indispensável para os contratos envolvendo empresas do setor de tecnologia. Ter um contrato de SLA, além de oferecer segurança e mostrar credibilidade de ambas as partes da negociação, tem outras vantagens e benefícios associados. Analise as seguintes afirmativas em relação aos benefícios dos contratos de SLA.


I Melhora o desempenho da equipe contratada.

II Define a medida mínima a ser cumprida pela contratada.

III Não permite ter visibilidade, pois o SLA é um documento formal, depois que estiver definido pode ser disponibilizado para os colaboradores, oficializando o acordo.

IV O SLA garante a segurança jurídica, pois ele faz uma avaliação detalhada do que ficou acordado entre as partes e faz a documentação de tudo.


Em relação aos benefícios do SLA, estão corretas apenas as afirmativas

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206Q118788 | Governança de TI , ITIL, Analista de Segurança, MEC, FGV

Tendo por foco a ITIL, os processos da área de Suporte ao Serviço concentram-se nas tarefas de execução diária, necessárias para a manutenção dos serviços de TI já entregues e em utilização pela organização.
Dois desses processos são conhecidos por Gerenciamento de:

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207Q115505 | Governança de TI , CMMI e MPSBR, Analista de Sistemas Arquitetura de Software, INFRAERO, FCC

Considere:
I. As descrições dos modelos de ciclo de vida a serem utilizados nos projetos da organização são estabelecidas e mantidas.
II. As informações e os dados relacionados ao uso dos processos padrão para projetos específicos existem e são mantidos.
No MPS.Br, I e II são resultados esperados, respectivamente, nos processos:

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208Q164183 | Governança de TI, Gerência de Projetos, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Com relação a conceitos e funções de ferramentas de auxílio de gerência de projetos é correto afirmar que

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209Q245447 | Governança de TI, ITIL, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto ao gerenciamento de projetos e ao ITIL, julgue os itens que
se seguem.

Entre as diversas estratégias de fornecimento de serviços, a de modalidade business process outsourcing apresenta como vantagens economias de escala e aquisição de especialistas externos. Como desvantagens, há o risco de solvência dos fornecedores e maior controle direto das atividades.

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211Q839331 | Governança de TI, MPSBR, Analista de Controle Externo, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Julgue o item a seguir, a respeito da qualidade de software, de acordo com o MPS.BR 2020 e a ISO/IEC 12207.

Para atingir o nível de maturidade G — parcialmente gerenciado —, é suficiente implantar os seguintes processos de projetos: gerência de projetos e engenharia de requisitos.

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212Q131799 | Governança de TI, COBIT, Analista do Seguro Social Ciência da Computação, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A figura acima apresenta um esquema de associação entre diversos domínios de gerenciamento de sistemas de tecnologia da informação (TI), definidos conforme o modelo COBIT, e o uso da técnica de planejamento de sistemas chamada balanced score card (BSC). Considerando essa figura, em que as áreas A, B, C, D, 1, 2, 3 e 4 são destacadas, julgue os próximos itens acerca dos conceitos de planejamento de sistemas de informação, formalização e controle de TI.

Atividades relativas à gestão do conhecimento organizacional estariam mais diretamente relacionadas ao registro dos processos e métodos de trabalho realizados por agentes de uma organização, como, por exemplo, processos de suporte ao usuário, que ao registro do cumprimento ou quebra dos acordos de níveis de serviço prestados por tal organização, por exemplo, por meio de relatórios gerenciais periódicos.

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213Q47592 | Governança de TI, Analista Judiciário, TRF 1a, CESPE CEBRASPE, 2017

A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório preparado por uma empresa de consultoria a respeito da governança de tecnologia de informação (TI) de uma organização.
 
I A organização carece de um processo para transformar a estratégia do negócio em estratégias e ações de TI que garantam que os objetivos sejam apoiados.
II Faz-se necessário elaborar um documento formal, produto da fase de alinhamento estratégico, que esteja alinhado ao modelo de governança proposto pela organização, bem como aos seus objetivos e às suas estratégias.
III Embora o planejamento estratégico da organização disponha que se deve garantir a transparência para as partes interessadas, foi identificada a necessidade de implantar ações que visem atingir esse objetivo.
Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item.
 
As ações citadas no item III podem ser realizadas com base no processo chamado “garantir a transparência para as partes interessadas” do domínio governança do COBIT 5, que trata, entre outros aspectos, da medição e dos relatórios de desempenho da TI corporativa para os stakeholders aprovarem metas e ações corretivas necessárias.
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214Q47597 | Governança de TI, Analista Judiciário, TRF 1a, CESPE CEBRASPE, 2017

A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório elaborado por uma empresa de consultoria, acerca da qualidade de software e de contratações de soluções de TI e gestão de projetos em uma organização.
 
I Para melhoria da qualidade do software da organização, é necessário implantar um processo para confirmar que o produto de trabalho do processo ou do projeto atende apropriadamente os requisitos especificados.
II A organização implantou os dois processos necessários para se atingir o nível de maturidade G — Parcialmente Gerenciado — do MPS.BR.
III A contratação de empresa terceirizada para auxiliar a implantação do MPS.BR na organização foi realizada mediante a métrica homem-hora.
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item seguinte.
 
À luz da Instrução Normativa MP/SLTI n.° 4/2014, o item III é ilegal, uma vez que é absoluta a proibição de se adotar a métrica homem-hora ou equivalente para aferição de esforço. 
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215Q246788 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a importância do modelo CMMI para o desempenho
das organizações, julgue os itens de 91 a 106.

A estrutura analítica de projeto (EAP) desenvolvida de forma orientada a produto, caso esteja presente em uma organização que adote o modelo CMMI, é resultado típico de trabalho gerado por práticas da área de processo denominada integração de produto.

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216Q155904 | Governança de TI, COBIT, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto ao modelo COBIT, julgue os seguintes itens.

No domínio monitorar e avaliar (monitor and evaluate), tem-se o processo monitorar e avaliar controle interno (monitor and evaluate internal control). Um dos objetivos do referido processo é avaliar se os provedores externos de serviços aderem aos requisitos legais e obrigações contratuais. Uma das características do nível de maturidade definido (defined) é o desenvolvimento de políticas e procedimentos para avaliar as atividades de monitoração do controle interno.

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217Q131863 | Governança de TI, CMMI, Analista do Banco Central Área 1, BACEN, CESGRANRIO

Determinada empresa de TI deseja obter uma avaliação CMMI para sua fábrica de software. A esse respeito, é correto afirmar que

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218Q105433 | Governança de TI, ITIL, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.


Os relacionamentos entre diversas áreas de organizações e
processos no âmbito dos modelos de gerenciamento de TI são
apresentados na figura acima, em que se destacam as áreas
identificadas por #1 a #11. Considerando essa figura, julgue os
itens seguintes, acerca dos conceitos de segurança da informação,
tendo como base as normas BS 7799, ISO 17799 e ISO 27001,
o gerenciamento de TI fundamentado no ITIL e COBIT, as redes
empresariais, com entendimento de WAN, LAN e W-LAN e
ambientes corporativos alicerçados nas TICs.

O gerenciamento da rede de uma organização, envolvendo a geração e análise de logs de acesso, a seleção da tecnologia de chaves criptográficas em WAN, LAN e W-LAN, bem como a instalação e operação de IDS e firewall são mais diretamente associados à área #3 que à área #4.

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219Q120836 | Governança de TI , Gerência de Projetos, Analista de Sistemas Pleno Processos, Petrobras, CESGRANRIO

Uma analista está avaliando o VPL de um projeto. O projeto apresenta um investimento inicial de R$ 24.000,00 e entradas esperadas de caixa de R$ 10.000,00, R$ 15.000,00 e R$ 5.000,00 no final do primeiro, segundo e terceiro ano, respectivamente. Se o custo de capital for de 10% ao ano, qual é o valor aproximado, em reais, do VPL do projeto?

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220Q246295 | Governança de TI, Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos a gestão estratégica,
planejamento estratégico de negócio e de TI, e alinhamento
estratégico entre TI e negócio.

Um plano estratégico de TI busca assegurar a satisfação dos usuários finais com os serviços que são fornecidos e respectivos níveis de serviço acordados. Também define como os requisitos funcionais e de controle do negócio são traduzidos em soluções automatizadas efetivas e eficientes.

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