Questões de Concursos Governança de TI

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281Q856190 | Governança de TI, COBIT, Auditor de Finanças, SEFAZ AL, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o próximo item, a respeito dos fundamentos de COBIT 5.

O COBIT aborda a governança e gestão da informação correlata a partir da perspectiva de toda a organização, ou seja, o sistema de governança corporativa de TI proposto pelo COBIT integra-se perfeitamente em qualquer sistema de governança, de modo que o COBIT permite regular e controlar tecnologias afins onde quer que essas informações possam ser processadas.

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282Q103400 | Governança de TI , COBIT, Analista Administrativo Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com o Cobit 4.1, julgue os itens subsequentes, que
tratam da governança de tecnologia da informação (TI).

Os objetivos de controle são auditados por controle de testes de desenho e implementados por práticas de controle, ao passo que o controle de testes de desenho está embasado em práticas de controle.

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283Q30858 | Governança de TI, Analista de Sistemas, CREA AC, FUNCAB

NO ITIL V3, um processo que pertence à fase do ciclo de vida de serviço, denominada Estratégias de Serviço, é o de:
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284Q849327 | Governança de TI, Conceitos Básicos em Governança de TI, TJ RN Analista de Suporte Pleno Infraestrutura, COMPERVE, 2020

Um dos principais desafios de gestores de TI é articular, junto à alta gestão, os processos de Tecnologia da Informação de uma organização. Dessa forma, a diferença entre Gestão de TI e Governança de TI está vinculada à
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285Q849443 | Governança de TI, ITIL, TJ RN Analista de Suporte Pleno Infraestrutura, COMPERVE, 2020

Sobre o ITIL V3, analise as informações ou ações apresentadas em cada um dos itens abaixo.

I Requisitos de Nível de Serviço; Plano de qualidade dos Serviços, Monitoração, Revisão e Informação; Especificação do Serviço.

II Plano de qualidade dos Serviços, Monitoração, Revisão e Informação; Acordo de Nível de Serviço; Alinhar Ativos de Serviço com Produtos do Cliente.

III Catálogo de serviços; Acordos de Nível Operacional e Contratos; Programas de Aperfeiçoamento do Serviço; Catálogo de serviços.

IV Monitoração, Revisão e Informação; Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente; Acordo de Nível de Serviço.

V Portifólio de Serviços; Alinhar Ativos de Serviço com Produtos do Cliente; Catálogo de serviços.

Os itens que contêm apenas atividades do gerenciamento de nível de serviço são:

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286Q113042 | Governança de TI, COBIT, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Segundo o Cobit 4.1, as áreas de foco na Governança de TI são:

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287Q152840 | Governança de TI, Gerência de Configuração, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 16a REGIÃO, FCC

No início de um projeto são ativadas no fluxo de trabalho do Gerenciamento de Configuração e Mudança (GCM) as atividades:

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288Q217879 | Governança de TI, Gerência de Projetos, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito dos conceitos de governança de tecnologia da
informação (TI), julgue os itens de 81 a 84.

Um escritório de gerenciamento de projetos (PMO) é uma unidade organizacional que centraliza e coordena o gerenciamento de projetos sob seu domínio. Nesse contexto, o Project Management Body of Knowledge (PMBOK) estabelece um padrão de escritório de projetos que deve ser seguido pela organização.

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289Q851738 | Governança de TI, ITIL, Câmara de Mangaratiba RJ Supervisor de Informática, ACCESS, 2020

A ITIL representa um modelo de melhores práticas, orientado a serviços, constituído por um conjunto de cinco macroprocessos, que se integram em uma sequência lógica, na qual cada um deles contempla um conjunto de processos com objetivos específicos, diretrizes básicas e pré-requisitos. Entre os processos, dois são caracterizados a seguir. I. Processo da área de Entrega do Serviço que constitui a base para o gerenciamento dos serviços os quais a área de TI aprovisiona para a organização. É responsável por assegurar que os serviços de TI, dentro dos padrões acordados, serão entregues quando as áreas usuárias assim definirem. II. Processo da área de Suporte ao Serviço que está diretamente relacionado à infraestrutura de TI, sendo responsável pela criação de uma base de dados, constituída por itens como microcomputador, placa de rede, software, manuseio de equipamentos e procedimentos de trabalho. Os processos caracterizados em I e II são respectivamente denominados Gerenciamento de Nível de
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290Q117300 | Governança de TI , Gerência de Projetos, Analista de Sistemas, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Um grande órgão público deseja desenvolver uma nova Intranet. De acordo com o PMBOK, que grupo de processos é responsável por assegurar que os objetivos do projeto estão sendo atingidos por meio da monitoração regular de seu progresso?

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291Q246086 | Governança de TI, Instrução Normativa N4, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a contratação, por organização pública, de serviço de
TI, julgue os itens de 107 a 120, com base no que dispõem a Lei n.º
8.666/1993, a legislação complementar e a jurisprudência do TCU,
combinada com a IN n.º 4/2008 do MPOG.

Caso a organização decida realizar a licitação do serviço de TI por meio de pregão eletrônico e que no âmbito do serviço seja necessário o desenvolvimento de software específico para a automação do mesmo, não é recomendada, como critério de julgamento da proposta mais vantajosa, a licitação por menor preço.

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292Q117858 | Governança de TI , CMMI e MPSBR, Analista de Sistemas, Senado Federal, FGV

Considere as assertivas sobre o Modelo MPS do Programa de Melhoria do Processo de Software Brasileiro MPS.BR:

I. O MPS possui sete níveis de maturidade dividido em 3 grupos: base, meio e topo da pirâmide.
II. O MPS está em conformidade com as normas ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504.
III. Divide-se em 4 modelos mais específicos: Referência, Avaliação, Implantação e Negócio.

As assertivas corretas são:

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293Q119670 | Governança de TI , COBIT, Analista de Sistemas Júnior Processos de Negócios, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Utilizando o modelo de maturidade do COBIT na análise de uma organização, NÃO é possível

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294Q245850 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a importância do modelo CMMI para o desempenho
das organizações, julgue os itens de 91 a 106.

As metas específicas de nível 1, relativas à área de processo de medição e análise, buscam: o alinhamento de objetivos e atividades de medição com as necessidades de informação dos gestores do projeto; e o fornecimento de resultados das medições que atendem a tais necessidades.

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295Q108409 | Governança de TI, ITIL, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.



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A figura II acima, adaptada de www.isaca.org, apresenta uma
proposta de relacionamento entre elementos de gestão estratégica
de tecnologia da informação (TI) de uma organização, embasada
no modelo de balanced scorecard. Elementos relevantes do
diagrama estão indicados por numerais de #1 a #4.

Considere que seja necessário terceirizar parte das funções de
prestação de serviços de TI de uma organização, que também
deseja adotar plataformas de software livre. Para isso, será
mantida conformidade com a norma NBR ISO IEC 17799:2005
e com os modelos CMMI, COBIT e ITIL.

A partir das informações acima, e com respeito à figura II, julgue
os próximos itens.

A migração da plataforma de desenvolvimento de software da organização para um modelo aderente aos preceitos do software livre, envolvendo inclusive o engajamento na distribuição de todos os seus aplicativos internamente desenvolvidos dentro de distrôs especiais do Gnu/Linux, implicará o uso de uma licença de copyleft e migração para um outro tipo de linguagem de programação.

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296Q30856 | Governança de TI, Analista de Sistemas, CREA AC, FUNCAB

O Atributo de Processo no COBIT 5 que busca avaliar se um processo padrão é mantido de forma que auxilie a implantação de um processo definido é o:
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297Q25999 | Governança de TI, Analista de Tecnologia da Informação, CNEN, IDECAN

São os principais componentes da estrutura do CMMI, EXCETO:
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298Q244935 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a importância do modelo CMMI para o desempenho
das organizações, julgue os itens de 91 a 106.

O estabelecimento e a manutenção de políticas organizacionais específicas para medição e análise constituem exemplos de práticas genéricas de nível 2 da área de processo denominada medição e análise.

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299Q110048 | Governança de TI, ITIL, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.



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A figura II acima, adaptada de www.isaca.org, apresenta uma
proposta de relacionamento entre elementos de gestão estratégica
de tecnologia da informação (TI) de uma organização, embasada
no modelo de balanced scorecard. Elementos relevantes do
diagrama estão indicados por numerais de #1 a #4.

Considere que seja necessário terceirizar parte das funções de
prestação de serviços de TI de uma organização, que também
deseja adotar plataformas de software livre. Para isso, será
mantida conformidade com a norma NBR ISO IEC 17799:2005
e com os modelos CMMI, COBIT e ITIL.

A partir das informações acima, e com respeito à figura II, julgue
os próximos itens.

Alguns princípios e práticas dos praticantes que distribuem software livre são distintos daqueles que aderem ao modelo de distribuição por código aberto. No primeiro caso, existe: rejeição a licenças do estilo BSD, MIT e Apache; rejeição ao uso de software para a prática comercial; e rejeição ao uso de shareware.

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300Q851446 | Governança de TI, Gerência de Serviços, TJ RN Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, COMPERVE, 2020

A prestação de serviços eficiente deve garantir que os clientes tenham o maior valor associado às requisições realizadas. Considerando os diversos tipos de requisições e/ou incidentes, a estruturação de um service desk deve envolver diversos atores dentro e fora de uma instituição, o que requer em sua organização, a utilização de um modelo de service desk
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