Questões de Concursos Governança de TI

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321Q132229 | Governança de TI, COBIT, Analista do Seguro Social Ciência da Computação, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A figura acima apresenta um esquema de associação entre diversos domínios de gerenciamento de sistemas de tecnologia da informação (TI), definidos conforme o modelo COBIT, e o uso da técnica de planejamento de sistemas chamada balanced score card (BSC). Considerando essa figura, em que as áreas A, B, C, D, 1, 2, 3 e 4 são destacadas, julgue os próximos itens acerca dos conceitos de planejamento de sistemas de informação, formalização e controle de TI.

Acordos de níveis de serviço (service level agreements) são acordos formais que determinam as expectativas de prestação e satisfação com serviços realizadas, respectivamente, por clientes e usuário de TI de uma organização; portanto, estão relacionados ao domínio de desenvolvimento de soluções de TI (área C).

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322Q251785 | Governança de TI, CMMI, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRE PI, FCC

CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo de referência criado para ser um guia com o objetivo de melhorar os processos organizacionais e a habilidade desses em gerenciar o desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos e serviços. Possui duas representações: contínua ou por estágios, caracterizadas por Níveis de Capacidade e Níveis de Maturidade, tendo alguns deles, em ambos os modelos, a mesma denominação. São elas:

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324Q218515 | Governança de TI, Instrução Normativa N 4, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a Instrução Normativa n.º 4/2008, do Ministério do
Planejamento, Orçamento e Gestão, julgue os itens a seguir.

A norma estabelece três fases para o processo de contratação: planejamento da contratação, seleção do fornecedor e avaliação do serviço. No caso da seleção do fornecedor, todos os procedimentos são direcionados para a legislação vigente, principalmente a Lei n.º 8.666/1993 e itens específicos da norma. Nesse sentido, é correto concluir que a norma interfere nesses quesitos.

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325Q115399 | Governança de TI, Planejamento estratégico, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Empresas de alto desempenho procuram o valor da TI

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326Q47590 | Governança de TI, Analista Judiciário, TRF 1a, CESPE CEBRASPE, 2017

A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório preparado por uma empresa de consultoria a respeito da governança de tecnologia de informação (TI) de uma organização.
 
I A organização carece de um processo para transformar a estratégia do negócio em estratégias e ações de TI que garantam que os objetivos sejam apoiados.
II Faz-se necessário elaborar um documento formal, produto da fase de alinhamento estratégico, que esteja alinhado ao modelo de governança proposto pela organização, bem como aos seus objetivos e às suas estratégias.
III Embora o planejamento estratégico da organização disponha que se deve garantir a transparência para as partes interessadas, foi identificada a necessidade de implantar ações que visem atingir esse objetivo.
Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item.
 
O item I trata essencialmente da falta de um alinhamento estratégico na organização, que pode ser realizado com ou sem um plano estratégico de negócio formal. 
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327Q110354 | Governança de TI, Conceitos Básicos, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE AM, FCC

Sobre outsourcing de TI, considere:

I. Estratégia de outsourcing é o portfolio de planos de ação de sourcing que, especificamente, mostra onde a empresa está e onde necessita estar dentro de um período, em relação à provisão de serviços, aos serviços que serão providos interna e externamente, às localidades onde serão fornecidos e à quantidade de mudanças que serão necessárias.

II. A definição de uma estratégia de outsourcing pode se basear nos modelos de outsourcing de TI The eSourcing Capability Model for Service Providers (eSCM-SP) e The eSourcing Capability Model for Client Organizations (eSCM-CL).

III. Alguns dos fatores que levam uma empresa a terceirizar a TI são: necessidade de focar no negócio principal, aumento da complexidade da TI (que exige novos especialistas), aumento do custo interno da TI (que precisa ser reduzido) e aumento dos riscos (nesse caso, é preferível transferi-los).

IV. Em alguns casos, a empresa decide por terceirizar tudo, às vezes com mais de um fornecedor. Há outros casos em que, em função da distribuição geográfica da empresa, serviços locais similares aos de outras localidades são operados por fornecedores distintos. Dependendo da extensão da terceirização, a organização de TI, sua estrutura e as competências necessárias podem ser alteradas.

Está correto o que se afirma em

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328Q109864 | Governança de TI, ITIL, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A necessidade de implementação de boas práticas de
negócios para melhorar a eficiência operacional vai estimular o
segmento financeiro a investir mais em Tecnologia da Informação
(TI) em 2007. Segundo previsões da IDC, esse segmento no Brasil
deverá aplicar US$ 8 bilhões em novas tecnologias, com aumento de
8% sobre os volumes do ano passado.
O estudo constatou que os programas de governança
corporativa em seguradoras e bancos de grande porte estão
incentivando investimentos em ITIL, COBIT e PMI.
Estar em conformidade com Sarbanes-Oxley e Basiléia II e
serviços de contingência também figura entre as principais
preocupações do segmento neste ano, aponta a pesquisa da IDC.
Módulo News, 22/5/2007

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir,
quanto à aquisição de produtos ou contratação de serviços na área de
TI para a administração pública, considerando a legislação básica
pertinente e a jurisprudência do TCU.

Problemas de indisponibilidade de serviços de TI podem ocorrer devido a incompatibilidade de versões de softwares aplicativos utilizados na rede.

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329Q116294 | Governança de TI, MPSBR, Analista de Sistemas, AGU, IDECAN

Os níveis de maturidade do modelo MPS (Melhoria de Processo de Software) estabelecem patamares de evolução dos processos e representam estágios de melhoria para a implementação de processos em uma organização. Possui 7 níveis de maturidade, sendo um deles o nível D - largamente definido. São alguns processos do nível D:
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330Q107450 | Governança de TI, ITIL, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A necessidade de implementação de boas práticas de
negócios para melhorar a eficiência operacional vai estimular o
segmento financeiro a investir mais em Tecnologia da Informação
(TI) em 2007. Segundo previsões da IDC, esse segmento no Brasil
deverá aplicar US$ 8 bilhões em novas tecnologias, com aumento de
8% sobre os volumes do ano passado.
O estudo constatou que os programas de governança
corporativa em seguradoras e bancos de grande porte estão
incentivando investimentos em ITIL, COBIT e PMI.
Estar em conformidade com Sarbanes-Oxley e Basiléia II e
serviços de contingência também figura entre as principais
preocupações do segmento neste ano, aponta a pesquisa da IDC.
Módulo News, 22/5/2007

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir,
quanto à aquisição de produtos ou contratação de serviços na área de
TI para a administração pública, considerando a legislação básica
pertinente e a jurisprudência do TCU.

Todos os processos de contratação de órgãos públicos federais têm de ser submetidos à Advocacia-Geral da União para análise e aprovação da contratação de acordo com a Lei n.o 8.666/1993.

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331Q30855 | Governança de TI, Analista de Sistemas, CREA AC, FUNCAB

No COBIT 5, qual o número de domínios associados a Processos de Gestão?
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332Q110219 | Governança de TI , MPSBR, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, SAD PE, CESPE CEBRASPE

No modelo MPS, o nível de maturidade composto pelos processos de gerência de projetos, gerência de requisitos, aquisição, garantia da qualidade, gerência de configuração, gerência de portfólio de projetos e medição é o nível

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333Q43941 | Governança de TI, Técnico Judiciário, TRF DF, FCC

Um analista de informática que atua no atendimento de suporte aos usuários dos sistemas do Tribunal registrou em um período de uma hora, 13 ocorrências de reclamações dos usuários quanto à lentidão de um dos sistemas do Tribunal. O analista de suporte já havia sido notificado pela equipe de operações do datacenter, de que o equipamento servidor do sistema em questão sofreria uma manutenção de banco de dados sem downtime e isso afetaria o tempo de resposta do sistema para os usuários. Considerando que o Tribunal adota ITIL v.3, o trabalho desse analista de suporte deve cumprir com o Gerenciamento de
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334Q691136 | Governança de TI, Assistente Técnico de Tecnologia da Informação, SEMEF Manaus AM, FCC, 2019

No Modelo de Referência OSI da ISO (International Standards Organization), a Camada de Transporte
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335Q118763 | Governança de TI , CMMI, Analista de Sistemas, CVM, ESAF

Com base no CMMI, assinale a opção correta que apresenta Categoria e algumas de suas Áreas de Processo.

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336Q104476 | Governança de TI, Instrução Normativa N° 4, Analista de banco de dados, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os próximos itens, segundo a Instrução Normativa n.º
4/2008, do MPOG, que dispõe acerca do processo de contratação
de serviços de tecnologia da informação (TI) pela administração
pública federal direta, autárquica e fundacional.

O plano diretor de tecnologia da informação (PDTI) é um instrumento de diagnóstico e gestão dos recursos e processos de TI, que visa a atender às necessidades de informação de um órgão ou entidade para determinado período, sem considerar aspectos de planejamento.

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337Q856378 | Governança de TI, Auditoria de TI, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação ao plano de continuidade de negócios, a assinatura digital e a auditoria, julgue o item a seguir.

São objetivos da auditoria a revisão e o exame independentes de registros e atividades do sistema, para testar a adequabilidade dos controles desse sistema, de modo a verificar se há obediência às políticas e aos procedimentos estabelecidos.

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338Q692100 | Governança de TI, Sargento da Aeronáutica Informática, EEAR, Aeronáutica, 2019

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto abaixo.
“O gerenciamento de operações de TI tem duas funções: ____________________, que garante que as tarefas operacionais rotineiras sejam realizadas para entregar serviços de TI acordados, e _____________________, para o gerenciamento do ambiente físico de TI, geralmente CPDs das salas de informática.”
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339Q245220 | Governança de TI, ITIL, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando-se processos, funções de estratégia, desenho,
transição e operações e o ITIL, versão 3, julgue os itens
subsequentes.

Uma métrica adequada para avaliar o desempenho da central de serviços (service desk) é o volume de chamadas recebidas, uma vez que um incremento nesse indicador significa maior confiança dos usuários nesse tipo de serviço e, portanto, bom desempenho.

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340Q109349 | Governança de TI, ITIL, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A necessidade de implementação de boas práticas de
negócios para melhorar a eficiência operacional vai estimular o
segmento financeiro a investir mais em Tecnologia da Informação
(TI) em 2007. Segundo previsões da IDC, esse segmento no Brasil
deverá aplicar US$ 8 bilhões em novas tecnologias, com aumento de
8% sobre os volumes do ano passado.
O estudo constatou que os programas de governança
corporativa em seguradoras e bancos de grande porte estão
incentivando investimentos em ITIL, COBIT e PMI.
Estar em conformidade com Sarbanes-Oxley e Basiléia II e
serviços de contingência também figura entre as principais
preocupações do segmento neste ano, aponta a pesquisa da IDC.
Módulo News, 22/5/2007

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir,
quanto à aquisição de produtos ou contratação de serviços na área de
TI para a administração pública, considerando a legislação básica
pertinente e a jurisprudência do TCU.

As tecnologias de difícil manutenção e de difícil suporte técnico tendem a se situar fora dos padrões de mercado e a se tornar obsoletas.

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