Início

Questões de Concursos Governança de TI

Resolva questões de Governança de TI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q109963 | Governança de TI, ITIL, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A necessidade de implementação de boas práticas de
negócios para melhorar a eficiência operacional vai estimular o
segmento financeiro a investir mais em Tecnologia da Informação
(TI) em 2007. Segundo previsões da IDC, esse segmento no Brasil
deverá aplicar US$ 8 bilhões em novas tecnologias, com aumento de
8% sobre os volumes do ano passado.
O estudo constatou que os programas de governança
corporativa em seguradoras e bancos de grande porte estão
incentivando investimentos em ITIL, COBIT e PMI.
Estar em conformidade com Sarbanes-Oxley e Basiléia II e
serviços de contingência também figura entre as principais
preocupações do segmento neste ano, aponta a pesquisa da IDC.
Módulo News, 22/5/2007

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir,
quanto à aquisição de produtos ou contratação de serviços na área de
TI para a administração pública, considerando a legislação básica
pertinente e a jurisprudência do TCU.

Na aquisição de produtos de TI por órgãos públicos federais, terá preferência o fornecedor desses recursos que se comprometa a prestar serviços de manutenção até a total obsolescência.

  1. ✂️
  2. ✂️

342Q107450 | Governança de TI, ITIL, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A necessidade de implementação de boas práticas de
negócios para melhorar a eficiência operacional vai estimular o
segmento financeiro a investir mais em Tecnologia da Informação
(TI) em 2007. Segundo previsões da IDC, esse segmento no Brasil
deverá aplicar US$ 8 bilhões em novas tecnologias, com aumento de
8% sobre os volumes do ano passado.
O estudo constatou que os programas de governança
corporativa em seguradoras e bancos de grande porte estão
incentivando investimentos em ITIL, COBIT e PMI.
Estar em conformidade com Sarbanes-Oxley e Basiléia II e
serviços de contingência também figura entre as principais
preocupações do segmento neste ano, aponta a pesquisa da IDC.
Módulo News, 22/5/2007

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir,
quanto à aquisição de produtos ou contratação de serviços na área de
TI para a administração pública, considerando a legislação básica
pertinente e a jurisprudência do TCU.

Todos os processos de contratação de órgãos públicos federais têm de ser submetidos à Advocacia-Geral da União para análise e aprovação da contratação de acordo com a Lei n.o 8.666/1993.

  1. ✂️
  2. ✂️

343Q47590 | Governança de TI, Analista Judiciário, TRF 1a, CESPE CEBRASPE

A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório preparado por uma empresa de consultoria a respeito da governança de tecnologia de informação (TI) de uma organização.
 
I A organização carece de um processo para transformar a estratégia do negócio em estratégias e ações de TI que garantam que os objetivos sejam apoiados.
II Faz-se necessário elaborar um documento formal, produto da fase de alinhamento estratégico, que esteja alinhado ao modelo de governança proposto pela organização, bem como aos seus objetivos e às suas estratégias.
III Embora o planejamento estratégico da organização disponha que se deve garantir a transparência para as partes interessadas, foi identificada a necessidade de implantar ações que visem atingir esse objetivo.
Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item.
 
O item I trata essencialmente da falta de um alinhamento estratégico na organização, que pode ser realizado com ou sem um plano estratégico de negócio formal. 
  1. ✂️
  2. ✂️

344Q118763 | Governança de TI , CMMI, Analista de Sistemas, CVM, ESAF

Com base no CMMI, assinale a opção correta que apresenta Categoria e algumas de suas Áreas de Processo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q217980 | Governança de TI, Instrução Normativa N 4, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência à contratação de bens e serviços de TI no âmbito da
administração pública, julgue os itens de 101 a 105.

A contratação mensurada por resultados, definida como "principal fundamento" constitui princípio constitucional da eficiência, pois o pagamento pelo resultado incentiva o contratado a alcançar os padrões desejados de qualidade do produto ou serviço fornecido e dirige a atenção da administração para o controle da eficácia da contratação.

  1. ✂️
  2. ✂️

346Q676382 | Governança de TI, Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, TJ RN, COMPERVE, 2020

Texto associado.

Na ITIL V3, o Gerenciamento de Continuidade de Serviço de TI tem o propósito de gerenciar a capacidade da área de TI em continuar a fornecer níveis de serviços de TI pré-determinados e acordados para suportar os requisitos mínimos do negócio. Um dos conceitos do Gerenciamento de Continuidade de Serviço de TI, é o de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

347Q120447 | Governança de TI , Gerência de Projetos, Analista de Sistemas Júnior Infra Estrutura, Petrobras, CESGRANRIO

Considere a seguinte descrição das atividades de um gerente de projeto:
Como gerente do projeto Faturamento, estou coordenando um projeto para implantação de um novo sistema de Faturamento para a empresa. Estou pronto para documentar os processos que serão utilizados para executar o projeto e também para definir não só como o projeto será executado e controlado como também as mudanças que serão monitoradas e controladas.

Com as informações fornecidas, conclui-se que o gerente está trabalhando na(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q116154 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas, BDMG, FUMARC

Em relação aos conceitos da ITIL, analise as seguintes afirmativas:

I. Serviço é um meio de entregar valor aos clientes, facilitando o alcance dos resultados que eles desejam, tirando deles a propriedade dos custos e riscos específicos.

II. Central de Serviço (Service Desk) é uma das funções da Operação de Serviço relacionada à execução das atividades diárias da operação e melhoria da tecnologia utilizada nos serviços.

III. O processo de Gerenciamento de Mudança visa assegurar o tratamento sistemático e padronizado de todas as mudanças ocorridas no ambiente operacional, minimizando impactos na qualidade do serviço.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

349Q156695 | Governança de TI, Instrução Normativa N° 4, Analista Ministerial Informática, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base na Instrução Normativa n.º 4/2008 (IN 04) da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), julgue os próximos itens.

Entre outros aspectos, a IN 04 estabelece normas para a contratação de serviços de TI

  1. ✂️
  2. ✂️

350Q117562 | Governança de TI , Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, Analista de Sistemas, Sergipe Gás SA, FCC

Em relação aos aspectos relevantes para elaboração de um plano diretor de tecnologia da informação, é INCORRETO considerar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q689467 | Governança de TI, Assistente Técnico de Tecnologia da Informação, SEMEF Manaus AM, FCC, 2019

Considerando a necessidade de utilizar os princípios contidos na norma ISO 20000, um programador verificou que, de acordo com essa norma, as atividades de gerenciamento de relações de negócio e o gerenciamento de fornecedores fazem parte dos processos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q256067 | Governança de TI, COBIT, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRE MT, CESPE CEBRASPE

O COBIT 4.1 é formado por vários componentes interrelacionados. Nessa inter-relação, os processos de TI são decompostos em atividades chave executadas por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q231354 | Governança de TI, Profissional Júnior Administração, LIQUIGAS, CESGRANRIO

A ameaça de entrada de uma empresa em uma indústria depende de suas barreiras de entrada, combinadas à reação dos concorrentes em atuação. Uma fonte principal de barreira de entrada, que se refere aos declínios nos custos unitários de um produto à medida que o volume absoluto por período aumenta, é conhecida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q115399 | Governança de TI, Planejamento estratégico, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Empresas de alto desempenho procuram o valor da TI

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q165662 | Governança de TI, Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, Auditor do Estado Tecnologia da Informação, SECONT ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao alinhamento estratégico entre a tecnologia da
informação (TI) e os objetivos de negócio de uma organização,
julgue os itens a seguir.

Sendo considerada como ferramenta meio nas empresas, a TI é responsável pela definição das estratégias das áreas fim.

  1. ✂️
  2. ✂️

356Q245056 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a importância do modelo CMMI para o desempenho
das organizações, julgue os itens de 91 a 106.

No modelo CMMI, não há, em relação aos componentes requeridos ou esperados na área de processo denominada gerenciamento de riscos, prescrição em favor de abordagem quantitativas ou qualitativas no gerenciamento de riscos de projeto.

  1. ✂️
  2. ✂️

357Q246635 | Governança de TI, ITIL, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto ao gerenciamento de projetos e ao ITIL, julgue os itens que
se seguem.

O gerenciamento de configurações (configuration management) auxilia o processo de gerenciamento de crises, uma vez que possibilita a identificação dos equipamentos com problemas potenciais, permite avaliar o impacto de um incidente e predizer os usuários que serão atingidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

358Q24435 | Governança de TI, COBIT, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

No Cobit 4.1, são considerados recursos de TI:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q22882 | Governança de TI, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito ao COBIT, julgue os itens subsequentes.

Ao proprietário do processo de negócio compete a responsabilidade pelo gerenciamento operacional dos controles de aplicativos previstos no COBIT.
  1. ✂️
  2. ✂️

360Q118159 | Governança de TI , COBIT, Analista de Sistemas, CODESP SP, FGV

O processo de Gerenciamento Financeiro dos serviços de TI necessita prover pontos de controle que permitam avaliar sua eficiência, eficácia, efetividade e economicidade, que constituem pontos de controle conhecidos como Indicadores-Chave de Desempenho (Key Performance Indicator KPI). Os indicadores índice de custos contabilizados e índice de consultas atendidas dentro do prazo estabelecido são pontos de controle visualizados, respectivamente, nas seguintes perspectivas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.