Questões de Concursos Governança de TI

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361Q24435 | Governança de TI, COBIT, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

No Cobit 4.1, são considerados recursos de TI:
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362Q217980 | Governança de TI, Instrução Normativa N 4, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência à contratação de bens e serviços de TI no âmbito da
administração pública, julgue os itens de 101 a 105.

A contratação mensurada por resultados, definida como "principal fundamento" constitui princípio constitucional da eficiência, pois o pagamento pelo resultado incentiva o contratado a alcançar os padrões desejados de qualidade do produto ou serviço fornecido e dirige a atenção da administração para o controle da eficácia da contratação.

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363Q263567 | Governança de TI, COBIT, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 19a Região, FCC

A missão do COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) é principalmente pesquisar, desenvolver, publicar e promover um modelo de controle para

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364Q245941 | Governança de TI, Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos a gestão estratégica,
planejamento estratégico de negócio e de TI, e alinhamento
estratégico entre TI e negócio.

A taxa interna de retorno é calculada encontrando-se a taxa de desconto que iguala o valor presente líquido do fluxo de caixa de um investimento em TI a ser realizado a zero. Quanto maior a taxa interna de retorno (TIR), menos desejável é o investimento.

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365Q110798 | Governança de TI , COBIT, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, SAD PE, CESPE CEBRASPE

O COBIT possui domínios que espelham os agrupamentos de processos usuais existentes em uma organização padrão. Um desses domínios tem abrangência estratégica e identifica as formas pelas quais a TI pode melhor contribuir para o atendimento dos objetivos de negócio, envolvendo planejamento, comunicação e gerenciamento em diversas perspectivas. Trata-se do domínio

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366Q120109 | Governança de TI , COBIT, Analista de Sistemas Júnior Processos de Negócios, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Em uma reunião com consultores externos, uma grande empresa, sujeita à Lei Sarbanes-Oxley (SOX), recebeu a indicação para adotar, como apoio ao processo de adequação, os seguintes frameworks de controle:

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367Q121812 | Governança de TI , CMMI, Analista de Teste de Qualidade, MEC, FGV

No CMMI (Capability Maturity Model Integration) é citado um conjunto de riscos externos e internos típicos em projetos de software, dentro da área-chave de Gerência de Riscos.
Assinale a alternativa que não apresente um risco relacionado ao processo de desenvolvimento:

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368Q152806 | Governança de TI, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 8a Região, CESPE CEBRASPE

Segundo o ITIL, acordos de nível de serviço (SLA – service level agreement) podem ser estabelecidos entre o cliente e o provedor de serviço, com o intuito de descrever os serviços de TI, documentar as metas do nível de serviço e definir as responsabilidades dos envolvidos. A respeito desses acordos, assinale a opção correta.

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369Q246782 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a importância do modelo CMMI para o desempenho
das organizações, julgue os itens de 91 a 106.

No modelo CMMI, a área de processos denominada gerenciamento de capacidade e disponibilidade pode ser aplicável diretamente à melhoria de desempenho das organizações prestadoras de serviços, estejam esses serviços automatizados ou não.

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370Q676382 | Governança de TI, Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, TJ RN, COMPERVE, 2020

Texto associado.

Na ITIL V3, o Gerenciamento de Continuidade de Serviço de TI tem o propósito de gerenciar a capacidade da área de TI em continuar a fornecer níveis de serviços de TI pré-determinados e acordados para suportar os requisitos mínimos do negócio. Um dos conceitos do Gerenciamento de Continuidade de Serviço de TI, é o de
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371Q851278 | Governança de TI, ITIL, TJ RN Analista de Suporte Pleno Infraestrutura, COMPERVE, 2020

Considere os objetivos do ITIL V3 abaixo listados.

I Transformar o gerenciamento de serviço em ativo estratégico.
II Fornecer princípios que serão utilizados no desenvolvimento de políticas, diretrizes e processos do ciclo de vida do serviço.
III Melhorar o impacto estratégico do gerenciamento do serviço.


Esses objetivos estão associados
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372Q114280 | Governança de TI, Gestão de Conhecimento, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Em relação à gestão do conhecimento e da informação, é correto afirmar que

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373Q120447 | Governança de TI , Gerência de Projetos, Analista de Sistemas Júnior Infra Estrutura, Petrobras, CESGRANRIO

Considere a seguinte descrição das atividades de um gerente de projeto:
Como gerente do projeto Faturamento, estou coordenando um projeto para implantação de um novo sistema de Faturamento para a empresa. Estou pronto para documentar os processos que serão utilizados para executar o projeto e também para definir não só como o projeto será executado e controlado como também as mudanças que serão monitoradas e controladas.

Com as informações fornecidas, conclui-se que o gerente está trabalhando na(o)

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374Q109963 | Governança de TI, ITIL, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A necessidade de implementação de boas práticas de
negócios para melhorar a eficiência operacional vai estimular o
segmento financeiro a investir mais em Tecnologia da Informação
(TI) em 2007. Segundo previsões da IDC, esse segmento no Brasil
deverá aplicar US$ 8 bilhões em novas tecnologias, com aumento de
8% sobre os volumes do ano passado.
O estudo constatou que os programas de governança
corporativa em seguradoras e bancos de grande porte estão
incentivando investimentos em ITIL, COBIT e PMI.
Estar em conformidade com Sarbanes-Oxley e Basiléia II e
serviços de contingência também figura entre as principais
preocupações do segmento neste ano, aponta a pesquisa da IDC.
Módulo News, 22/5/2007

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir,
quanto à aquisição de produtos ou contratação de serviços na área de
TI para a administração pública, considerando a legislação básica
pertinente e a jurisprudência do TCU.

Na aquisição de produtos de TI por órgãos públicos federais, terá preferência o fornecedor desses recursos que se comprometa a prestar serviços de manutenção até a total obsolescência.

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375Q246686 | Governança de TI, ITIL, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de conceitos básicos, estrutura e objetivos do gerenciamento
de serviços e considerando-se o ITIL, versão 3, julgue os itens
subsequentes.

Para gerir complexidades em sistemas, o requisito de modularidade do sistema agrupa itens funcionalmente similares para formar módulos autocontidos e integrados. Ações de controle em sistemas de loop aberto são dirigidas a objetivos e sensíveis a distúrbios ou desvios.

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376Q156695 | Governança de TI, Instrução Normativa N° 4, Analista Ministerial Informática, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base na Instrução Normativa n.º 4/2008 (IN 04) da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), julgue os próximos itens.

Entre outros aspectos, a IN 04 estabelece normas para a contratação de serviços de TI

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377Q111947 | Governança de TI , Planejamento estratégico, Analista de Gestão em Saúde, FIOCRUZ, FGV

A respeito das ações necessárias para alinhar o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e o da Organização, assinale a afirmativa incorreta.

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378Q120193 | Governança de TI , MPSBR, Analista de Tecnologia da Informação, PRODEMGE, FUMARC

Em relação ao modelo de referência MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro), correlacione as colunas a seguir considerando a defnição mais adequada para cada nível de maturidade:
Nível de Maturidade Defnição
I. Nível A ( ) Em otimização.
II. Nível B ( ) Defnido.
III. Nível C ( ) Gerenciado.
IV. Nível F ( ) Gerenciado quantitativamente.
Está CORRETA a seguinte sequência de respostas, na ordem de cima para baixo:

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379Q108251 | Governança de TI, ITIL, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.



A figura III acima, obtida de www.csscorp.com, apresenta uma proposta de organização de uma empresa de prestação de serviços de
TI. Na figura, estão dispostos vários frameworks e áreas funcionais. Setores do diagrama usados para a análise estão representados
por numerais de #1 a #23.

Julgue os itens seguintes, acerca das informações apresentadas na
figura III e dos conceitos de gestão de tecnologia da informação.

Uma gerência de continuidade de serviços de TI implantada na organização em apreço de forma aderente ao modelo ITIL realizará estudos de análise de impacto sobre negócios, visando obter informações sobre o elemento #24 para garantir fundamentalmente o funcionamento dos elementos de #1 a #23.

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380Q245237 | Governança de TI, COBIT, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se subseguem, acerca dos objetivos de controle
do COBIT.

O projeto e a implementação dos controles automatizados em aplicativos são de responsabilidade da área de TI e são contemplados pelo domínio Monitorar e Avaliar, com base nos requisitos de negócios definidos a partir dos critérios de informação do COBIT.

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