Questões de Concursos Governança de TI

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381Q119332 | Governança de TI , Planejamento estratégico, Analista de Sistemas, TCE AL, FCC

Na Engenharia da Informação são características visíveis durante o Planejamento Estratégico da Informação:

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382Q110908 | Governança de TI , COBIT, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Políticas, procedimentos, práticas e estruturas organizacionais desenvolvidas para dar razoável garantia de que os objetivos do negócio serão alcançados e que os eventos indesejáveis serão prevenidos ou detectados e corrigidos definem o conceito de

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383Q246408 | Governança de TI, COBIT, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do domínio Adquirir e Implementar do COBIT, julgue os
itens consecutivos.

Os planejamentos estratégico e tático de TI e os SLAs (service level agreements) são entradas para o processo Identificar Soluções Automatizadas.

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384Q120353 | Governança de TI , Gerência de Projetos, Analista de Sistemas Pleno Processos, Petrobras, CESGRANRIO

Você é gerente de um projeto para desenvolvimento de um novo pacote de software para a área financeira de uma empresa. Neste projeto existem algumas atividades que exigem testes especializados, e que talvez seja necessário repetir as atividades mais de uma vez. Para o desenvolvimento do cronograma, qual das seguintes opções você deve escolher?

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385Q117562 | Governança de TI , Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, Analista de Sistemas, Sergipe Gás SA, FCC

Em relação aos aspectos relevantes para elaboração de um plano diretor de tecnologia da informação, é INCORRETO considerar:

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386Q256067 | Governança de TI, COBIT, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRE MT, CESPE CEBRASPE

O COBIT 4.1 é formado por vários componentes interrelacionados. Nessa inter-relação, os processos de TI são decompostos em atividades chave executadas por

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387Q37464 | Governança de TI, Técnico Judiciário, TRT PB, FCC

Fornecem um conjunto completo de requisitos de alto nível a serem considerados pelos executivos para um controle efetivo de cada processo de TI.

Considere os elementos definidos para todos os processos do Cobit 4.1:

I. São definições de ações gerenciais para aumentar o valor ou reduzir o risco.
II. Consistem em políticas, procedimentos, práticas e estruturas organizacionais.
III. São desenvolvidos para prover uma razoável garantia de que serão atingidos e que eventos indesejáveis serão evitados ou detectados e corrigidos.

Tais elementos são categorizados como
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388Q115719 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas Segurança da Informação, INFRAERO, FCC

Sobre nível de serviço ITIL, considere:

I. Acordos de nível de serviço.

II. Acordos de nível operacional.

III. Contratos de suporte.

IV. Processos de gestão de serviços.

O gerenciamento de nível de serviço (SLM) é o processo responsável pelo cumprimento das metas acordadas de nível de serviço por meio de

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389Q37677 | Governança de TI, Técnico Judiciário, TRT SE, FCC

Um técnico trabalha em uma organização que atingiu o nível de maturidade 4 do CMMI (quantitativamente gerenciado). Para atingir este nível, todas as áreas de processo dos níveis de maturidade anteriores e as áreas de processo do nível de maturidade atual precisam atingir o nível de capacidade
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390Q115763 | Governança de TI , Gerência de Projetos, Analista de Sistemas, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Ao consultar a documentação do projeto de instalação de um novo servidor WEB, o gerente de projeto se depara com o custo orçado do trabalho agendado a ser terminado em um componente da EAP até determinado momento. Esse valor corresponde ao(à)

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391Q682063 | Governança de TI, Assistente Técnico de Tecnologia da Informação, SEMEF Manaus AM, FCC, 2019

A Fazenda Municipal deseja aplicar as diretrizes contidas no PMBOK 5a edição, inclusive no que se refere aos 3 tipos de estruturas organizacionais existentes para a definição das características de projetos. Esses 3 tipos de estruturas têm a seguinte denominação:
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392Q119425 | Governança de TI , Gerência de Serviços, Analista de Sistemas Júnior Processos de Negócios, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Observe as possíveis fontes de riscos.

I - Mudanças ou erros conhecidos.

II - Fornecedores envolvidos com a entrega de serviços.

III - Novos clientes ou serviços a serem suportados.

É(São) fonte(s) de risco para a operação de serviços de uma organização

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393Q43943 | Governança de TI, Técnico Judiciário, TRF DF, FCC

Uma equipe responsável pela administração das redes de comunicações de dados deseja substituir dois roteadores que tratam as comunicações com as redes de longa distância. Para realizar a mudança cumprindo os princípios da ITIL v.3, a equipe precisa definir a matriz RACI que estabelece:
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394Q116399 | Governança de TI , Processo de desenvolvimento de software, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos conceitos e às disciplinas considerados no
processo unificado, julgue os itens de 76 a 80.

São atividades que se realizam no âmbito da disciplina de requisitos: identificar junto aos clientes o que o sistema deve fazer; definir escopo; e fornecer uma base para estimativas.

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395Q245438 | Governança de TI, Instrução Normativa N4, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a contratação, por organização pública, de serviço de
TI, julgue os itens de 107 a 120, com base no que dispõem a Lei n.º
8.666/1993, a legislação complementar e a jurisprudência do TCU,
combinada com a IN n.º 4/2008 do MPOG.

Para que o serviço possa ser licitado em conformidade com a IN n.º 4/2008 da SLTI, o órgão licitante deverá desenvolver estratégia geral de TI própria, à qual estão vinculados o plano diretor de TI do órgão bem como a aquisição do serviço.

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396Q711882 | Governança de TI, Analista de TI, CRF TO, IADES, 2019

A respeito do SIPOC, uma abordagem especializada para modelagem de processos, é correto afirmar que ele
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397Q218635 | Governança de TI, Instrução Normativa N° 4, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os seguintes itens, com relação a aspectos de contratação
de bens e serviços de TI no serviço público e à Instrução
Normativa n.º 04 do Ministério do Planejamento, Orçamento e
Gestão (IN4/MPOG).

A IN4 possui caráter normativo para os diferentes órgãos filiados da administração pública federal, tais como a própria SLTI (órgão central), ministérios e equivalentes (órgãos setoriais), fundações e autarquias (órgãos seccionais), além de órgãos correlatos e áreas de TI.

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398Q37480 | Governança de TI, Analista Judiciário, TRT SP, FCC

Na etapa de Desenho de Serviço da ITIL v3 atualizada em 2011, no processo de Gerenciamento de Nível de Serviço são firmados os Acordos de Nível de Serviço - ANS. Um
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399Q117127 | Governança de TI , Gerência de Projetos, Analista de Sistemas, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Um gerente funcional de uma empresa solicita ao gerente de um projeto X uma visão de todo o escopo de X. Segundo o PMBOK, a documentação indicada para apresentação ao gerente funcional é a(o)

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400Q246940 | Governança de TI, Instrução Normativa N4, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a contratação, por organização pública, de serviço de
TI, julgue os itens de 107 a 120, com base no que dispõem a Lei n.º
8.666/1993, a legislação complementar e a jurisprudência do TCU,
combinada com a IN n.º 4/2008 do MPOG.

Considere a seguinte situação. Para uma licitação de serviço de TI, foi adotada a modalidade convite e, durante a realização do certame, apenas duas propostas válidas foram obtidas, mesmo sendo o serviço caracterizado como de baixa complexidade, podendo suas especificidades ser atendidas por vários fornecedores. O baixo número de propostas persistiu após a publicação do convite em jornais de grande circulação.
Nessa situação, não se faz obrigatória a repetição do certame.

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