Questões de Concursos Governança de TI

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41Q115208 | Governança de TI, ITIL, Analista de Processos, DATAPREV, Quadrix

Qual das seguintes sentenças melhor define o objetivo da Operação de Serviço (Service Operation) do ITIL?
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42Q116321 | Governança de TI , Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, Analista de Sistemas, Sergipe Gás SA, FCC

A principal diferença entre o PETI e o PDTI reside no maior enfoque do PETI

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43Q26039 | Governança de TI, Balanced Scorecard, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, CNPQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação a planejamento estratégico e gestão de programas e projetos em ciência, tecnologia e inovação, julgue os itens seguintes.
A gestão da inovação pressupõe a realização de trabalho em grupo e a conjugação de diversos conhecimentos e disciplinas e diferentes pontos de vista.
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44Q112166 | Governança de TI, COBIT, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

No Cobit 4.1, são considerados recursos de TI:

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45Q849197 | Governança de TI, Gerência de Serviços, TJ RN Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, COMPERVE, 2020

O Service Level Agreement (SLA) ou Acordo de Nível de Serviço é fundamental para qualquer contrato de prestação de serviços de TI. Refere-se à especificação, em termos mensuráveis e claros, de todos os serviços que o contratante pode esperar do fornecedor na negociação. Estabelecendo o SLA, a empresa contratada e a própria contratante mantêm-se resguardadas quanto ao cumprimento do acordo.

Analise as afirmativas abaixo sobre o SLA.

I O SLA é um instrumento para calcular o custo de serviço.

II O SLA especifica, formalmente, os requisitos mínimos aceitáveis para um serviço.

III O SLA pode definir as penalidades a serem aplicadas em caso de falhas no serviço.

IV O SLA é um instrumento que operacionaliza o intercâmbio entre o contratante e contratada.

Estão corretas as afirmativas

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46Q121796 | Governança de TI , Sistemas de apoio à decisão, Analista de Sistemas Júnior Processos de Negócios, Petrobras, CESGRANRIO

A Tecnologia da Informação criou diferenciais competitivos importantes para as empresas. A utilização de Sistemas de Informação tornou possível a expansão das atividades de negócio das organizações, principalmente pela automatização de processos de negócio. A esse respeito, considere os objetivos a seguir.

I - Excelência operacional

II - Auxílio do processo de tomada de decisões

III - Vantagem Competitiva

IV - Sobrevivência da organização

São objetivos organizacionais dos sistemas de informação

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47Q113086 | Governança de TI, COBIT, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Qual é a principal atribuição do domínio Entregar e Suportar do Cobit 4.1?

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48Q118864 | Governança de TI , Planejamento estratégico, Analista de Sistemas, TCE AL, FCC

O alinhamento entre o Planejamento Estratégico de Informação - PEI e o Planejamento Estratégico - PE se constitui a partir das

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49Q121788 | Governança de TI , Sistemas de apoio à decisão, Analista de Sistemas Júnior Processos de Negócios, Petrobras, CESGRANRIO

O avanço tecnológico trouxe às empresas uma série de facilidades, que propiciaram a evolução dos sistemas de informação empresariais. Nesse contexto, deve-se considerar que

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50Q25549 | Governança de TI, Balanced Scorecard, Técnico Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Consoante à gestão organizacional, julgue os itens a seguir. Nesse sentido, considere que a sigla BSC, sempre que empregada, refere-se ao termo balanced scorecard.
As relações de causa e efeito, presentes nas medições do BSC, possibilitam o entendimento de como os indicadores não financeiros direcionam os indicadores financeiros na organização.
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53Q25548 | Governança de TI, Balanced Scorecard, Técnico Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Consoante à gestão organizacional, julgue os itens a seguir. Nesse sentido, considere que a sigla BSC, sempre que empregada, refere-se ao termo balanced scorecard.
Os resultados financeiros positivos e sustentáveis sinalizam como o presente da estratégia empresarial tem sido conduzido e permitirá o fortalecimento do BSC.
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54Q106687 | Governança de TI, Analista Administrativo Informática, TCE ES, CESPE CEBRASPE

O processo do ITIL v3 que utiliza o tempo médio entre falhas (TMEF) corresponde ao gerenciamento.
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56Q107886 | Governança de TI , Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considere que um projeto de TI a ser realizado por uma empresa,
com início e término bem determinados, objetive a correção de
problemas relativos a TI. Acerca de projetos de TI, como o referido,
e do gerenciamento desses projetos, julgue os itens seguintes, tendo
como referência inicial o estabelecido pelo PMBoK.

Suponha-se que, ao longo da execução do projeto, o presidente da empresa seja informado da necessidade de estabelecer procedimento de correção de urgência, atividade nãoconsiderada no planejamento do projeto, e que solicite ao gerente do projeto a inclusão dessa atividade. Nessa situação, o gerente do projeto deve negar esse pedido.

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57Q118019 | Governança de TI, Planejamento estratégico, Analista de Sistemas, AGU, IDECAN

As fases que compõem o processo de elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da informação (PDTI) são: preparação, diagnóstico e planejamento. São processos que compõem a fase 1- Preparação:
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58Q229050 | Governança de TI, Profissional Júnior Administração, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Ao ler o plano estratégico de uma empresa, um investidor deparou com a seguinte frase: ?Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse?. Tal declaração retrata, referente a essa empresa, seu(sua)

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59Q121347 | Governança de TI , CRM, Analista de Sistemas Júnior Infra Estrutura, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Uma empresa está implementando serviços de CRM e, durante a fase de Desenho do Processo, verificou que não tem condições técnicas de suportar uma aplicação de CRM em sua infraestrutura de TI. Qual alternativa pode ser utilizada para resolver essa questão, considerando que o sistema de CRM será utilizado pela equipe interna da empresa?

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60Q118293 | Governança de TI , Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, Analista de Sistemas, CFA, IADES

A partir do momento em que a atuação da TI começou a se envolver com o gerenciamento de valor para o negócio, implementando a Governança de TI, ela começa a se transformar em um parceiro de negócio, possibilitando não só o atendimento das demandas existentes, mas principalmente na criação de novas oportunidades de negócio. Neste estágio, busca-se a total integração entre os processos de TI e os processos do ciclo de vida do negócio, visando melhorar a qualidade dos produtos ou serviços prestados e no negócio. Em relação aos desafios enfrentados atualmente pelos gestores de TI, assinale a alternativa incorreta.

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