Questões de Concursos Governança de TI

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401Q153904 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TST, FCC

No ITIL, versão 3, são descritos 5 estágios (cada um representado por uma publicação). Em um desses estágios, existem os processos Medida de Serviços (Service Measurement) e Relatórios de Serviços (Service Reporting). O estágio em que esses dois processos estão presentes é

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402Q245056 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a importância do modelo CMMI para o desempenho
das organizações, julgue os itens de 91 a 106.

No modelo CMMI, não há, em relação aos componentes requeridos ou esperados na área de processo denominada gerenciamento de riscos, prescrição em favor de abordagem quantitativas ou qualitativas no gerenciamento de riscos de projeto.

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403Q105027 | Governança de TI, ITIL, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.


Os relacionamentos entre diversas áreas de organizações e
processos no âmbito dos modelos de gerenciamento de TI são
apresentados na figura acima, em que se destacam as áreas
identificadas por #1 a #11. Considerando essa figura, julgue os
itens seguintes, acerca dos conceitos de segurança da informação,
tendo como base as normas BS 7799, ISO 17799 e ISO 27001,
o gerenciamento de TI fundamentado no ITIL e COBIT, as redes
empresariais, com entendimento de WAN, LAN e W-LAN e
ambientes corporativos alicerçados nas TICs.

O relacionamento contratual com provedores externos de serviços de TI é maior na área #7 que na área #11.

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404Q118607 | Governança de TI , Gerência de Projetos, Analista de Sistemas, Senado Federal, FGV

O PMBOK é um conjunto de práticas em gerência de projetos compilados na forma de um guia que é recomendado pelo PMI. Com relação às práticas descritas nesse guia, é correto afirmar que:

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405Q38230 | Governança de TI, Técnico Judiciário, TRE PE, CESPE CEBRASPE

Conforme o desenho de serviço da biblioteca ITIL, os objetivos estratégicos da empresa são convertidos em
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406Q245239 | Governança de TI, ITIL, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto ao gerenciamento de projetos e ao ITIL, julgue os itens que
se seguem.

A operação de serviços é necessária para, de modo consistente, fornecer a seus usuários e clientes os níveis de serviço de TI acordados, enquanto, ao mesmo tempo, busca otimizar os custos e a utilização de recursos.

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407Q194311 | Governança de TI, Analista Análise e Desenvolvimento de Sistemas, BACEN, CESPE CEBRASPE

Com relação à inteligência de negócios, julgue o  item  subsecutivo.

Data warehouse (DW) e data mart (DM) são componentes importantes em um ambiente de business intelligence, visto que eles representam repositórios de múltiplos bancos de dados operacionais da empresa. Um DM agrega informações de diversos DWs distribuídos pelos departamentos da empresa.

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408Q109873 | Governança de TI, ITIL, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.



A figura III acima, obtida de www.csscorp.com, apresenta uma proposta de organização de uma empresa de prestação de serviços de
TI. Na figura, estão dispostos vários frameworks e áreas funcionais. Setores do diagrama usados para a análise estão representados
por numerais de #1 a #23.

Julgue os itens seguintes, acerca das informações apresentadas na
figura III e dos conceitos de gestão de tecnologia da informação.

Uma gerência de configuração implantada na organização em questão de forma aderente ao modelo ITIL atuará com maior intensidade na gestão de informações sobre os dispositivos que suportam as atividades de #5 a #9 que sobre os dispositivos que suportam as atividades de #10 a #14.

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409Q113534 | Governança de TI , Planejamento estratégico, Analista de Gestão em Saúde, FIOCRUZ, FGV

Assinale a alternativa que apresenta os objetivos principais do planejamento estratégico de Tecnologia da Informação.

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410Q111513 | Governança de TI , Planejamento estratégico, Analista de Gestão em Saúde, FIOCRUZ, FGV

As afirmativas a seguir apresentam hipóteses das dificuldades enfrentadas pela área de Tecnologia da Informação (TI) no cotidiano de uma empresa, à exceção de uma. Assinale-a.

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411Q110849 | Governança de TI, ITIL v 2, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE AM, FCC

O livro Entrega de Serviços do ITIL V2 possui dentre seus processos o Gerenciamento de Nível de Serviço. Os objetivos desse processo são:

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412Q243988 | Governança de TI, Supervisor de Pesquisas, IBGE, CESGRANRIO

O BPMM é um importante modelo de maturidade do processo proposto pela OMG, baseado em outros modelos de maturidade de processo, como o CMMI.

Uma empresa que deseje ser certificada como nível 2 do BPMM deve, necessariamente, satisfazer os objetivos da seguinte área de processo:

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413Q116010 | Governança de TI , CMMI, Analista de Sistemas Gestão de TI, INFRAERO, FCC

Em relação ao CMMI-DEV 1.2 e MPS.BR, é correto afirmar:

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414Q246840 | Governança de TI, Instrução Normativa N4, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a contratação, por organização pública, de serviço de
TI, julgue os itens de 107 a 120, com base no que dispõem a Lei n.º
8.666/1993, a legislação complementar e a jurisprudência do TCU,
combinada com a IN n.º 4/2008 do MPOG.

Para a contratação do serviço de TI, é obrigatória a designação de um gestor do contrato, que tem, entre outras, a responsabilidade de proceder à análise de riscos. Esta análise abrange os procedimentos de identificação dos riscos; caracterização das chances ou possibilidades de ocorrência dos riscos; descrição de ações para tratamento dos riscos; definição de responsáveis por desempenhar ações para tratamento dos riscos.

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415Q255304 | Governança de TI, COBIT, Técnico Judiciário, TRT 12a Região, FCC

A missão do CobiT é pesquisar, desenvolver, publicar e promover um modelo de controle para governança de TI atualizado e internacionalmente reconhecido para ser adotado por organizações e utilizado no dia a dia por gerentes de negócios, profissionais de TI e profissionais de avaliação. Além disso.

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416Q132725 | Governança de TI, COBIT, Analista do Seguro Social Ciência da Computação, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A figura acima apresenta um esquema de associação entre diversos domínios de gerenciamento de sistemas de tecnologia da informação (TI), definidos conforme o modelo COBIT, e o uso da técnica de planejamento de sistemas chamada balanced score card (BSC). Considerando essa figura, em que as áreas A, B, C, D, 1, 2, 3 e 4 são destacadas, julgue os próximos itens acerca dos conceitos de planejamento de sistemas de informação, formalização e controle de TI.

Atividades que empregam modelos de gerenciamento de projetos de TI, especialmente as embasadas no PMI e CMMI, são mais associadas ao domínio de aquisição e implementação (área C) que ao domínio de entrega e suporte (área B).

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417Q118159 | Governança de TI , COBIT, Analista de Sistemas, CODESP SP, FGV

O processo de Gerenciamento Financeiro dos serviços de TI necessita prover pontos de controle que permitam avaliar sua eficiência, eficácia, efetividade e economicidade, que constituem pontos de controle conhecidos como Indicadores-Chave de Desempenho (Key Performance Indicator KPI). Os indicadores índice de custos contabilizados e índice de consultas atendidas dentro do prazo estabelecido são pontos de controle visualizados, respectivamente, nas seguintes perspectivas:

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418Q114856 | Governança de TI, Gerência de Projetos, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

O processo de gerenciamento de stakeholders cuida da satisfação de suas necessidades por meio

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419Q116154 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas, BDMG, FUMARC

Em relação aos conceitos da ITIL, analise as seguintes afirmativas:

I. Serviço é um meio de entregar valor aos clientes, facilitando o alcance dos resultados que eles desejam, tirando deles a propriedade dos custos e riscos específicos.

II. Central de Serviço (Service Desk) é uma das funções da Operação de Serviço relacionada à execução das atividades diárias da operação e melhoria da tecnologia utilizada nos serviços.

III. O processo de Gerenciamento de Mudança visa assegurar o tratamento sistemático e padronizado de todas as mudanças ocorridas no ambiente operacional, minimizando impactos na qualidade do serviço.

Marque a alternativa CORRETA:

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420Q849884 | Governança de TI, ITIL, Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, COMPERVE, 2020

Considere um banco de dados ou documento estruturado usado para gerenciar os aplicativos durante todo o seu ciclo de vida, que contém atributos principais de todos os aplicativos e algumas vezes é implantado como parte do Portfólio de Serviço ou como parte do sistema de Gerenciamento da Configuração, De acordo com a ITIL V3, esse banco de dados ou documento estruturado pode ser definido como
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