Questões de Concursos Governança de TI

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441Q103193 | Governança de TI, Analista Suporte Infraestrutura Tecnologia da Informação, BACEN, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à continuidade dos serviços de TI, julgue os seguintes itens.

A abordagem da fortaleza é adequada a centros com grandes computadores, cuja complexidade inviabiliza um plano de recuperação. É importante complementar essa abordagem com uma capacidade organizacional ajustada para identificar e solucionar o problema o mais breve possível.

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442Q110875 | Governança de TI , CMMI, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, SAD PE, CESPE CEBRASPE

Constelação é uma coleção de componentes gerada a partir do framework CMMI e engloba um modelo fundamental, seus materiais de treinamento e documentação relacionada a avaliações, abrangendo uma área de interesse específica. No escopo da versão 1.2 do CMMI, estão incluídas as constelações para

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443Q217908 | Governança de TI, Gerência de Projetos, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito dos conceitos de governança de tecnologia da
informação (TI), julgue os itens de 81 a 84.

O PMO pode atuar desde o simples suporte ao gerenciamento de projetos, como treinamento, políticas, procedimentos e padrões, até o gerenciamento direto dos projetos, mas pode não ter responsabilidade pelo alcance de seus resultados.

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444Q217751 | Governança de TI, Instrução Normativa N 4, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a Instrução Normativa n.º 4/2008, do Ministério do
Planejamento, Orçamento e Gestão, julgue os itens a seguir.

Exigir atestados de capacidade técnica em relação a itens não significativos para a obra ou serviço como um todo, de forma a evitar restrições ao caráter competitivo da licitação, é solicitação indevida na seleção de fornecedores.

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445Q119462 | Governança de TI , Analista de Sistemas Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

A empresa XY? deseja implantar um sistema de gestão de qualidade (SGQ), baseado na Norma ISO 9001:2000. Para isso, criou um manual de qualidade que contém:

I - o alcance do sistema do SGQ, com uma lista das exclusões ao SGQ, mas não as justificativas dessas exclusões;

II - as referências a todos os procedimentos documentados estabelecidos para o SGQ, mas não os procedimentos propriamente ditos;

III - uma descrição da interação entre os processos do SGQ.

A respeito dessas informações especificamente, o manual está em conformidade com a Norma?

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446Q712448 | Governança de TI, Técnico de Tecnologia da Informação da Fazenda Municipal, Prefeitura de Manaus AM, FCC, 2019

A Fazenda Municipal necessita utilizar a publicação Desenho ou Projeto de Serviço do ITIL v3, sendo que dois dos processos presentes nessa publicação são
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447Q690433 | Governança de TI, Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II, SEFAZ BA, FCC, 2019

Um Auditor Fiscal da área de Tecnologia da Informação está participando da implantação de controles Gerais de TI relacionados ao desenvolvimento de sistemas, alterações de programas e segregação de funções. Percebeu que na organização inexiste processo sistematizado para desenvolvimento e manutenção de sistemas e, como controle, sugeriu, corretamente, que
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448Q165662 | Governança de TI, Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, Auditor do Estado Tecnologia da Informação, SECONT ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao alinhamento estratégico entre a tecnologia da
informação (TI) e os objetivos de negócio de uma organização,
julgue os itens a seguir.

Sendo considerada como ferramenta meio nas empresas, a TI é responsável pela definição das estratégias das áreas fim.

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449Q256842 | Governança de TI, CMM, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRF 4a, FCC

Texto associado.

Instruções: Para responder as questões de números 51 e 52,
considere o texto abaixo referente ao CMM.
Os requisitos do cliente e os produtos de trabalho são
controlados, sendo que as práticas básicas de gestão de projeto
estão estabelecidas. Esses controles da gestão possibilitam a
visibilidade interna do projeto em momentos definidos. O
processo de construção de software pode ser visualizado como
uma sucessão de caixas pretas, permitindo a visibilidade da
gestão nos pontos de transição como fluxos de atividades entre
as caixas (marcos do projeto). Mesmo que a gerência não
conheça detalhes do que está acontecendo dentro da caixa, os
produtos e os pontos de verificação dos processos são
identificados e conhecidos, por meio dos quais pode-se
confirmar que o processo está funcionando. A gerência reage
aos problemas quando eles ocorrem.

As informações do texto correspondem ao nível de maturidade do processo de software classificado como

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450Q153038 | Governança de TI, Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AM, FCC

Entre suas orientações, destaca-se a adequação das equipes com os processos de mudança, a garantia de que as etapas de mudança sejam registradas e que os recursos sejam alocados corretamente. Para isso devem estar claras as responsabilidades, papéis e níveis de aprovação. Também deve haver registros íntegros das mudanças em sistemas, aplicações e infra-estrutura, avaliação das interdependências entre processos e controle do início e fim de cada etapa. São afirmativas pertinentes ao

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451Q120631 | Governança de TI, Instrução Normativa N° 4, Analista de Tecnologia da Informação, MPOG, FUNRIO

De acordo com o Guia Prático para Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação V 1.1 – SLTI e a Instrução Normativa para Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação - SLTI/MP IN 04/2010, é correto afirmar que o Integrante Técnico do Modelo de Contratação de Soluções de TI participa

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452Q155199 | Governança de TI, Planejamento estratégico, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 23a REGIÃO, FCC

Na elaboração de um Plano Estratégico de TI, as necessidades de recursos computacionais ou de informática serão definidas diretamente a partir

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453Q119484 | Governança de TI , ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, MPE RN, FCC

NÃO é uma característica do ITIL:

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454Q121882 | Governança de TI, COBIT, Analista de Tecnologia da Informação, MPOG, FUNRIO

Para o CobiT, os pilares fundamentais que sustentam o núcleo da Governança de TI podem ser representados por cinco áreas-foco. A área-foco que tem como prática "a ução da proposição de valor através do tempo, assegurando que a TI entregue os benefícios prometidos de acordo com a estratégia, concentrando-se em otimizar custos e em comprovar o valor intrínseco da TI", é denominada:

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455Q119366 | Governança de TI , CMMI e MPSBR, Analista de Sistemas Desenvolvimento e Manutenção, INFRAERO, FCC

Representam áreas de processo que precisam ser desenvolvidas para que o nível de maturidade F do MPS.BR seja atingido pela organização:

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456Q857205 | Governança de TI, ITIL, Auditor de Finanças, SEFAZ AL, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o seguinte item, relativo a fundamentos da ITIL v3.

A central de serviços, importante função da ITIL, além de ser o ponto focal com o usuário de tecnologia da informação (TI), é responsável por fornecer habilidades técnicas para o suporte de serviços de TI e o gerenciamento de infraestrutura de TI.

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457Q43942 | Governança de TI, Técnico Judiciário, TRF DF, FCC

No último final de semana, a equipe responsável pela administração de servidores de um datacenterrealizou diversas atualizações de software em todos os computadores. No primeiro dia útil seguinte, os usuários registraram na central de suporte de informática mais de duzentas ocorrências de reclamações sobre lentidão generalizada nos sistemas de informação e no acesso aos arquivos armazenados em rede. Como vários itens de configuração da infraestrutura de tecnologia foram modificados no final de semana, a equipe de informática não tinha a mínima noção do que estava ocasionando a lentidão generalizada. Considerando que a equipe de informática segue as práticas recomendadas na ITIL v.3, eles devem proceder com o Gerenciamento de
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458Q246230 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a importância do modelo CMMI para o desempenho
das organizações, julgue os itens de 91 a 106.

No âmbito das organizações que adotam o modelo CMMI, verifica-se que as práticas e produtos de trabalho relacionadas à área de desenvolvimento de requisitos são menos frequentes que as práticas e produtos relativas à área de gerenciamento de requisitos.

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459Q252933 | Governança de TI, COBIT, Técnico Judiciário Operação de Computador, TRE RJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao COBIT, no que se refere ao domínio entregar e suportar
(DS), julgue os itens a seguir.

Considere que, em um ambiente de tecnologia da informação de uma organização, a equipe de TI registra e busca aferir mensalmente a quantidade de horas perdidas pelo usuário devido ao planejamento insuficiente da capacidade. Nessa situação, essa equipe de TI está trabalhando no processo de gerenciar o desempenho e a capacidade.

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460Q118568 | Governança de TI , Conceitos Básicos, Analista de Sistemas, CVM, ESAF

Assinale a opção correta.

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