Início

Questões de Concursos Governança de TI

Resolva questões de Governança de TI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q243988 | Governança de TI, Supervisor de Pesquisas, IBGE, CESGRANRIO

O BPMM é um importante modelo de maturidade do processo proposto pela OMG, baseado em outros modelos de maturidade de processo, como o CMMI.

Uma empresa que deseje ser certificada como nível 2 do BPMM deve, necessariamente, satisfazer os objetivos da seguinte área de processo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q217908 | Governança de TI, Gerência de Projetos, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito dos conceitos de governança de tecnologia da
informação (TI), julgue os itens de 81 a 84.

O PMO pode atuar desde o simples suporte ao gerenciamento de projetos, como treinamento, políticas, procedimentos e padrões, até o gerenciamento direto dos projetos, mas pode não ter responsabilidade pelo alcance de seus resultados.

  1. ✂️
  2. ✂️

443Q108745 | Governança de TI , MPSBR, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, SAD PE, CESPE CEBRASPE

A SOFTEX, uma associação para promoção da excelência do software brasileiro, tem sob sua responsabilidade o modelo MPS (melhoria de processo do software), que baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo para melhoria da qualidade e produtividade de software e serviços correlatos. Os três componentes do MPS são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q111329 | Governança de TI , Orientação a Objetos, Analista de Informática Desenvolvimento de Sistemas, MPU, FCC

Texto associado.

OBJETIVO E REQUISITOS DE MODERNIZAÇÃO
DE PROCESSOS E DE TI EM ÓRGÃO DA
ESFERA GOVERNAMENTAL


OBJETIVO:

O Ministério Público do Governo Federal de um país deseja modernizar seu ambiente tecnológico de informática. Para tanto, adquirirá equipamentos de computação eletrônica avançados e redefinirá seus sistemas de computação, a fim de agilizar seus processos internos e também melhorar seu relacionamento com a sociedade.

REQUISITOS PARA ATENDER AO OBJETIVO:

Orientação a objeto:

Imagem 003.jpg

Imagem 004.jpg
Imagem 005.jpg

Nas especificações gerais do SDP, o conceito aplicado, em relação aos tipos de denunciantes, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q682816 | Governança de TI, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos Informática, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação à modelagem de processos, julgue o seguinte item. Em desenho de processos, denomina-se modelagem AS IS aquela em que um processo existente é melhorado e adaptado aos requisitos do cliente a partir da inclusão de novas atividades nesse processo.
  1. ✂️
  2. ✂️

446Q151665 | Governança de TI, Gerência de Configuração, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 16a REGIÃO, FCC

Os métodos, processos e ferramentas utilizados para o gerenciamento de configuração e mudança de uma organização NÃO envolvem a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q690433 | Governança de TI, Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II, SEFAZ BA, FCC, 2019

Um Auditor Fiscal da área de Tecnologia da Informação está participando da implantação de controles Gerais de TI relacionados ao desenvolvimento de sistemas, alterações de programas e segregação de funções. Percebeu que na organização inexiste processo sistematizado para desenvolvimento e manutenção de sistemas e, como controle, sugeriu, corretamente, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q109089 | Governança de TI , Instrução Normativa N° 4, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito de aspectos específicos da
contratação de bens e serviços de TI.

Quando da execução da fase de planejamento da contratação de um serviço de TI, nos moldes da Instrução Normativa n.º 4 SLTI/MPOG, o desenvolvimento de um plano de sustentação pode ser efetuado antes da definição da estratégia de contratação do órgão, e deve ser realizado pela área de TI. Em tal plano, devem estar articulados os seguintes conceitos: confidencialidade; integridade; disponibilidade; pessoas; infraestrutura; conhecimento; contratos; continuidade; e autenticidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

449Q118568 | Governança de TI , Conceitos Básicos, Analista de Sistemas, CVM, ESAF

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q153038 | Governança de TI, Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AM, FCC

Entre suas orientações, destaca-se a adequação das equipes com os processos de mudança, a garantia de que as etapas de mudança sejam registradas e que os recursos sejam alocados corretamente. Para isso devem estar claras as responsabilidades, papéis e níveis de aprovação. Também deve haver registros íntegros das mudanças em sistemas, aplicações e infra-estrutura, avaliação das interdependências entre processos e controle do início e fim de cada etapa. São afirmativas pertinentes ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q121882 | Governança de TI, COBIT, Analista de Tecnologia da Informação, MPOG, FUNRIO

Para o CobiT, os pilares fundamentais que sustentam o núcleo da Governança de TI podem ser representados por cinco áreas-foco. A área-foco que tem como prática "a ução da proposição de valor através do tempo, assegurando que a TI entregue os benefícios prometidos de acordo com a estratégia, concentrando-se em otimizar custos e em comprovar o valor intrínseco da TI", é denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q108838 | Governança de TI , Analista de Controle Externo, TCE CE, FCC

O modelo CMMI (versão 1.3) pode refletir níveis de capacidade ou de maturidade de uma organização. Considerando que em uma determinada área de processo atingir o nível - 1 significa dizer que os processos associados com esta área são executados. - 2 significa dizer que existe uma política indicando que a organização vai executar o processo. Existe um plano para executá- lo. Recursos são providos, responsabilidades atribuídas, treinamento é provido para executá-lo. Produtos de trabalho são controlados, etc. - 3 significa dizer que existe um processo padrão associado com esta área, que pode ser adaptado às necessidades do projeto. Os processos são mais consistentemente definidos. Um Analista de Controle Externo concluiu, corretamente, que estas definições são relativas a três

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q119366 | Governança de TI , CMMI e MPSBR, Analista de Sistemas Desenvolvimento e Manutenção, INFRAERO, FCC

Representam áreas de processo que precisam ser desenvolvidas para que o nível de maturidade F do MPS.BR seja atingido pela organização:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q107126 | Governança de TI, ITIL, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.


Os relacionamentos entre diversas áreas de organizações e
processos no âmbito dos modelos de gerenciamento de TI são
apresentados na figura acima, em que se destacam as áreas
identificadas por #1 a #11. Considerando essa figura, julgue os
itens seguintes, acerca dos conceitos de segurança da informação,
tendo como base as normas BS 7799, ISO 17799 e ISO 27001,
o gerenciamento de TI fundamentado no ITIL e COBIT, as redes
empresariais, com entendimento de WAN, LAN e W-LAN e
ambientes corporativos alicerçados nas TICs.

Um maior volume de dados relativos à execução dos processos de negócios da organização consumidora de serviços de TI, como páginas HTML, XML e folhas de estilo, deve trafegar entre as áreas #2 e #3, que entre as áreas #2 e #11.

  1. ✂️
  2. ✂️

455Q676288 | Governança de TI, Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, TJ RN, COMPERVE, 2020

Texto associado.

A ITIL V4 define o Service Value System (SVS), que descreve como todos os componentes e atividades da organização trabalham juntos como um sistema, de forma a criar valor. No contexto do SVS, a prática que tem o propósito de alinhar as práticas organizacionais e serviços com as mudanças nas necessidades de negócio é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

456Q110546 | Governança de TI , Gerência de Projetos, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, SAD PE, CESPE CEBRASPE

De acordo com o guia PMBOK, um projeto é um esforço temporário empreendido para se criar um produto ou serviço ou se alcançar resultado exclusivo. Acerca do gerenciamento de projetos segundo o PMBOK e de suas relações com modelos como ITIL V3, COBIT 4.1 e CMMI, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

458Q231890 | Governança de TI, Profissional de Nível Superior, Chesf, CESGRANRIO

O governo dos EUA promulgou a Lei Sarbanes-Oxley (SOX) que se aplica, inclusive, a empresas internacionais que possuam determinados vínculos com as bolsas de valores americanas.

Na seção 404, essa lei determina que um relatório anual da empresa inclua um relatório da administração sobre controles internos que contenha, entre outras informações, a seguinte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q43942 | Governança de TI, Técnico Judiciário, TRF DF, FCC

No último final de semana, a equipe responsável pela administração de servidores de um datacenterrealizou diversas atualizações de software em todos os computadores. No primeiro dia útil seguinte, os usuários registraram na central de suporte de informática mais de duzentas ocorrências de reclamações sobre lentidão generalizada nos sistemas de informação e no acesso aos arquivos armazenados em rede. Como vários itens de configuração da infraestrutura de tecnologia foram modificados no final de semana, a equipe de informática não tinha a mínima noção do que estava ocasionando a lentidão generalizada. Considerando que a equipe de informática segue as práticas recomendadas na ITIL v.3, eles devem proceder com o Gerenciamento de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q119462 | Governança de TI , Analista de Sistemas Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

A empresa XY? deseja implantar um sistema de gestão de qualidade (SGQ), baseado na Norma ISO 9001:2000. Para isso, criou um manual de qualidade que contém:

I - o alcance do sistema do SGQ, com uma lista das exclusões ao SGQ, mas não as justificativas dessas exclusões;

II - as referências a todos os procedimentos documentados estabelecidos para o SGQ, mas não os procedimentos propriamente ditos;

III - uma descrição da interação entre os processos do SGQ.

A respeito dessas informações especificamente, o manual está em conformidade com a Norma?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.