Questões de Concursos Governança de TI

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461Q107692 | Governança de TI , Auditoria de TI, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Quando os procedimentos de controle são adequados e aplicados de forma apropriada e consistente pela organização, os testes de auditoria

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462Q676288 | Governança de TI, Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, TJ RN, COMPERVE, 2020

Texto associado.

A ITIL V4 define o Service Value System (SVS), que descreve como todos os componentes e atividades da organização trabalham juntos como um sistema, de forma a criar valor. No contexto do SVS, a prática que tem o propósito de alinhar as práticas organizacionais e serviços com as mudanças nas necessidades de negócio é conhecida como
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463Q218307 | Governança de TI, Gerência de Projetos, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, relativos aos elementos funcionais e
estruturais que constituem a gerência de projetos e o modelo
proposto pelo Project Management Institute (PMI).

No PMBOK, o grupo de processos de monitoramento e controle integra pessoas e outros recursos para realizar o plano de gerenciamento do projeto.

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464Q245974 | Governança de TI, Instrução Normativa N4, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a contratação, por organização pública, de serviço de
TI, julgue os itens de 107 a 120, com base no que dispõem a Lei n.º
8.666/1993, a legislação complementar e a jurisprudência do TCU,
combinada com a IN n.º 4/2008 do MPOG.

Para o planejamento da contratação do serviço de TI, a organização deve proceder à análise de viabilidade da contratação bem como ao desenvolvimento de um plano de sustentação, ao qual se subordina um plano de continuidade dos serviços em decorrência de eventual interrupção contratual.

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465Q47596 | Governança de TI, Analista Judiciário, TRF 1a, CESPE CEBRASPE, 2017

A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório elaborado por uma empresa de consultoria, acerca da qualidade de software e de contratações de soluções de TI e gestão de projetos em uma organização.
 
I Para melhoria da qualidade do software da organização, é necessário implantar um processo para confirmar que o produto de trabalho do processo ou do projeto atende apropriadamente os requisitos especificados.
II A organização implantou os dois processos necessários para se atingir o nível de maturidade G — Parcialmente Gerenciado — do MPS.BR.
III A contratação de empresa terceirizada para auxiliar a implantação do MPS.BR na organização foi realizada mediante a métrica homem-hora.
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item seguinte.
 
Infere-se do item II que a organização já atingiu necessariamente o nível de maturidade 2 — Gerenciado — do CMMI.
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466Q120560 | Governança de TI , Gerência de Projetos, Analista de Sistemas Júnior Processos de Negócios, Petrobras, CESGRANRIO

Considerando-se conceitos e objetivos da gerência de projetos, tem-se que

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467Q243461 | Governança de TI, COBIT, Técnico Operação de Computadores, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de COBIT e PMBOK.

O processo Descrição Preliminar do Escopo, pertencente à área de conhecimento do PMBOK denominada Gerenciamento do Escopo do Projeto, está parcialmente incluso entre os objetivos do processo PO10 Gerenciar Projeto do COBIT.

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468Q109089 | Governança de TI , Instrução Normativa N° 4, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito de aspectos específicos da
contratação de bens e serviços de TI.

Quando da execução da fase de planejamento da contratação de um serviço de TI, nos moldes da Instrução Normativa n.º 4 SLTI/MPOG, o desenvolvimento de um plano de sustentação pode ser efetuado antes da definição da estratégia de contratação do órgão, e deve ser realizado pela área de TI. Em tal plano, devem estar articulados os seguintes conceitos: confidencialidade; integridade; disponibilidade; pessoas; infraestrutura; conhecimento; contratos; continuidade; e autenticidade.

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469Q110717 | Governança de TI, ITIL, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A necessidade de implementação de boas práticas de
negócios para melhorar a eficiência operacional vai estimular o
segmento financeiro a investir mais em Tecnologia da Informação
(TI) em 2007. Segundo previsões da IDC, esse segmento no Brasil
deverá aplicar US$ 8 bilhões em novas tecnologias, com aumento de
8% sobre os volumes do ano passado.
O estudo constatou que os programas de governança
corporativa em seguradoras e bancos de grande porte estão
incentivando investimentos em ITIL, COBIT e PMI.
Estar em conformidade com Sarbanes-Oxley e Basiléia II e
serviços de contingência também figura entre as principais
preocupações do segmento neste ano, aponta a pesquisa da IDC.
Módulo News, 22/5/2007

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir,
quanto à aquisição de produtos ou contratação de serviços na área de
TI para a administração pública, considerando a legislação básica
pertinente e a jurisprudência do TCU.

A identificação periódica dos recursos, das demandas e dos problemas de TI, a atualização do plano de continuidade de negócios e a manutenção do parque informacional são necessárias para prevenir a obsolescência e preservar a confidencialidade, disponibilidade e integridade dos dados geridos e armazenados.

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470Q107860 | Governança de TI , Analista de Controle Externo, TCE CE, FCC

Ao estudar os 5 princípios básicos para governança e gestão de TI de uma organização propostos pelo COBIT 5, um Analista de Controle Externo destacou o seguinte princípio: ?O COBIT 5 integra a governança de TI à governança corporativa da organização. Cobre todas as funções e processos corporativos. Não se concentra somente na função de TI, mas considera a TI e tecnologias relacionadas como ativos que devem ser tratados como qualquer outro ativo por todos na organização. Considera todos os habilitadores de governança e gestão de TI aplicáveis em toda a organização, incluindo tudo e todos - interna e externamente - que forem considerados relevantes para a governança e gestão das informações e de TI da organização.? O princípio que corresponde à descrição é

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471Q43944 | Governança de TI, Técnico Judiciário, TRF DF, FCC

O Tribunal organizou as funções relativas às atividades de gerenciamento e operações de TI seguindo a ITIL v.3, e definiu uma equipe para cada uma das funções da operação de serviços. Uma das equipes definidas pela segregação de funções ficou encarregada de definir padrões para a infraestrutura de Tecnologia da Informação, e gerenciar o ciclo de vida de sistemas de informação e contratos com fornecedores que os suportam e licenciam. É possível afirmar que essa segregação de função NÃO foi correta, pelo fato da ITIL v.3 determinar que o gerenciamento
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472Q104369 | Governança de TI , CMMI e MPSBR, Analista Administrativo Tecnologia da Informação, ANA, ESAF

Os níveis Inicial, Reproduzível, Definido, Gerenciado e Otimizado são categorias definidas no

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473Q186116 | Governança de TI, ITIL, Administrador de redes, MEC, FGV

Um Processo de Gerenciamento, no contexto da ITIL, é responsável pela disponibilização no tempo certo, no volume adequado e no custo apropriado dos recursos de infraestrutura de TI necessários ao atendimento das demandas do negócio em termos de serviços de TI, garantindo que os recursos sejam utilizados da forma mais eficiente possível.
Para atingir seus objetivos, é imprescindível a identificação dos serviços de TI que serão requeridos pelas áreas de negócio da organização, a definição de qual infraestrutura de TI e o nível de contingência serão necessários, além de calcular o custo esta infraestrutura.
Essas características definem o seguinte Processo de Gerenciamento:

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474Q255751 | Governança de TI, ITIL, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRE MT, CESPE CEBRASPE

O ITIL 3 é formado por cinco publicações. Assinale a opção correspondente à publicação na qual consta o processo gerenciamento de portfólio de serviços.

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475Q246297 | Governança de TI, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, referentes ao modelo CMMI.

O objetivo do CMMI é servir de guia para a melhoria de processos na organização, dando suporte aos profissionais no gerenciamento da aquisição e manutenção de produtos e serviços relacionados à infraestrutura de hardware da organização.

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476Q121583 | Governança de TI , Gerência de Projetos, Analista de Sistemas Júnior Infra Estrutura, Petrobras, CESGRANRIO

Texto associado.

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Se a atividade II passar a durar 37 horas, o caminho critico

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477Q168155 | Governança de TI, Gerência de Projetos, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Analise as seguintes afirmações relacionadas à Gestão de Projetos:

I. No ponto de consumo de maior esforço para o projeto, normalmente 50% do ciclo de vida do projeto, deve-se fazer uma reunião de avaliação dos erros e acertos da equipe. Isso tem a finalidade de gerar uma lista de "melhores práticas", contribuindo para a formação de uma base de conhecimento que poderá ser muito útil em projetos futuros.

II. O "escopo do projeto" é o trabalho que deve ser realizado para se obter um produto ou serviço com determinadas características e recursos.

III. A monitoração dos riscos envolve acompanhar o status de cada risco e as opções de ações definidas para enfrentá-los caso eles venham a se tornar problemas reais, sem se preocupar com a probabilidade de sua ocorrência.

IV. No momento do encerramento do projeto, deve-se formalizar o seu encerramento para que fique claro para todos os envolvidos, inclusive o cliente, que o projeto está concluído e que novas necessidades serão atendidas em um novo projeto. Qualquer extensão ou alteração deverá ser orçada e todo o ciclo se inicia novamente.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

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478Q168177 | Governança de TI, Auditoria de TI, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ GO, FCC, 2018

Uma organização deve estar em consonância com a Lei Sarbanes-Oxley que determina que os relatórios financeiros e controles associados tenham fidedignidade e que responsabiliza conjuntamente diretores e o responsável pela área de finanças por atos lesivos aos acionistas e ao mercado. Para atender a essa Lei, os aplicativos transacionais desenvolvidos pela área de Tecnologia da Informação, geradores de fatos contábeis e financeiros, NÃO precisarão
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480Q108745 | Governança de TI , MPSBR, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, SAD PE, CESPE CEBRASPE

A SOFTEX, uma associação para promoção da excelência do software brasileiro, tem sob sua responsabilidade o modelo MPS (melhoria de processo do software), que baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo para melhoria da qualidade e produtividade de software e serviços correlatos. Os três componentes do MPS são

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