Questões de Concursos Governança de TI

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541Q162830 | Governança de TI, CMMI, Auditor de Controle Externo, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da qualidade de software, julgue os itens subsequentes, em relação ao CMMI.

O CMMI, ao prover as organizações com os elementos essenciais de processos efetivos que melhoram o desempenho; identificar os pontos fortes e as fraquezas da organização; e promover as mudanças que transformam as fraquezas em pontos fortes, adota uma abordagem de melhoria de processo de software.

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542Q113795 | Governança de TI, Planejamento estratégico, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens seguintes acerca do planejamento e da gestão
estratégica dos negócios e da tecnologia da informação (TI).

O cenário futuro de uma empresa pode ser analisado por uma matriz SWOT (strengths, weaknesses, opportunities, threats). As oportunidades, identificadas a partir dos pontos fortes, e as ameaças, identificadas a partir dos pontos fracos, direcionam as ações estratégicas que, por sua vez, podem gerar uma ou mais ações de TI.

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543Q106570 | Governança de TI , CMMI e MPSBR, Analista Administrativo Informática, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.


Considerando a figura acima, que apresenta os componentes do
modelo CMMI, julgue os itens seguintes, acerca da aplicabilidade
desse modelo a aspectos como gerenciamento de projetos, UML
e RUP e gerenciamento de TI.

O modelo CMMI foi concebido para apoiar a implantação e a mensuração de maturidade organizacional no gerenciamento de serviços operacionais de TI.

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544Q118160 | Governança de TI , ITIL v 3, Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, BRDE, AOCP

Considerando o uso do ITILV3, especificamente o gerenciamento da disponibilidade, assinale a alternativa correta.

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545Q111353 | Governança de TI , Planejamento estratégico, Analista de Gestão em Saúde, FIOCRUZ, FGV

Do ponto de vista organizacional, assinale a afirmativa que melhor define uma Visão Agressiva da área de Tecnologia da Informação (TI).

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546Q257867 | Governança de TI, Ciclo PDCAPlan, Técnico Judiciário, TRT 12a Região, FCC

A norma ABNT NBR ISO/IEC 27001:2006 promove a adoção de uma abordagem de processo para estabelecer e implementar, operar, monitorar, analisar criticamente, manter e melhorar o SGSI de uma organização. O modelo PDCA aplicado aos processos do SGSI é assim descrito pela Norma:

Grupo I: - Estabelecer a política, objetivos, processos e procedimentos do SGSI, relevantes para a gestão de riscos e a melhoria da segurança da informação, para produzir resultados de acordo com as políticas e objetivos globais de uma organização.

Grupo II:?Implementar e operar a política, controles, processos e procedimentos do SGSI.

Grupo III: - Avaliar e, quando aplicável, medir o desempenho de um processo frente à política, objetivos e experiência prática do SGSI e apresentar os resultados para a análise crítica pela direção.

Grupo IV: - Executar as ações corretivas e preventivas, com base nos resultados da auditoria interna do SGSI e da análise crítica pela direção ou outra informação pertinente, para alcançar a melhoria contínua do SGSI.

A associação correta dos grupos I, II, III e IV com o ciclo PDCA é apresentada em:

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547Q113844 | Governança de TI , Orientação a Objetos, Analista de Informática Desenvolvimento de Sistemas, MPU, FCC

Texto associado.

OBJETIVO E REQUISITOS DE MODERNIZAÇÃO
DE PROCESSOS E DE TI EM ÓRGÃO DA
ESFERA GOVERNAMENTAL


OBJETIVO:

O Ministério Público do Governo Federal de um país deseja modernizar seu ambiente tecnológico de informática. Para tanto, adquirirá equipamentos de computação eletrônica avançados e redefinirá seus sistemas de computação, a fim de agilizar seus processos internos e também melhorar seu relacionamento com a sociedade.

REQUISITOS PARA ATENDER AO OBJETIVO:

Orientação a objeto:

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O requisito do §3º considera, em sua especificação, o fundamento de

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548Q153304 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCC

Sobre o Capability Maturity Model Integration (CMMI), considere:

I. A avaliação de CMMI envolve o exame dos processos organizacionais e a avaliação dos processos por uma escala de dez pontos que se relaciona ao nível de maturidade em cada área de processo.

II. As práticas no CMMI são descrições de maneiras de se atingir um objetivo.

III. O CMMI identifica 24 áreas de processo relevantes para a capacitação e aprimoramento do processo de software.

Está correto o que consta em

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549Q111113 | Governança de TI , Modelos de processo de software, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

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Julgue o item abaixo, acerca das informações
apresentadas na figura acima e a respeito dos conceitos de
modelagem de processos.

O conjunto de entradas e saídas de cada processo de um modelo de processos de uma organização de TI está, em geral, localizado dentro de uma divisão da organização que está sendo modelada, o que não ocorre com os recursos (resources) e papéis (roles) que habilitam sua execução.

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550Q99635 | Governança de TI , Conceitos Básicos, Analista Tecnologia da Informação, METRÔ SP, FCC

Conjunto de políticas, funções, responsabilidades e processos que são estabelecidos em uma empresa para orientar, direcionar e controlar como a organização usa tecnologias para atingir as metas corporativas. É a definição de

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551Q850756 | Governança de TI, COBIT, AL AP Analista Legislativo Desenvolvedor de Sistemas, FCC, 2020

Um gestor de TI está avaliando os resultados de entregas de partes finalizadas do software para gestão de contratos de TI, confrontando as entregas com critérios de aceitação predefinidos pela direção da empresa, que objetivam a compatibilização legal das operações de TI, mediante o uso do novo sistema. Essa atividade se enquadra no processo da Governança definido no COBIT 5 como
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552Q657885 | Governança de TI, MPSBR, Analista Judiciário Análise de Sistemas, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

De acordo com o MPS.BR (Guia Geral MPS de Software), se houver a implementação completa do atributo de processo (AP) 3.1 — “O processo é definido” —, e o processo medição atingir o nível C, isso significa que
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553Q702210 | Governança de TI, Assistente de Informática, Câmara de Tatuí SP, VUNESP, 2019

Fazem parte dos processos da fase de Transição de Serviços (Service Transition) do ITIL v.3 os processos:
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554Q120339 | Governança de TI , Gerência de Projetos, Analista de Sistemas Júnior Infra Estrutura, Petrobras, CESGRANRIO

Na fase de identificação dos riscos de um projeto, a equipe responsável tem a opção de usar as seguintes ferramentas e técnicas para identificar possíveis riscos, EXCETO

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555Q115009 | Governança de TI, Instrução Normativa N° 4, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Segundo a Instrução Normativa n. 4, de 19 de maio de 2008, Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI é o instrumento de diagnóstico de

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556Q38235 | Governança de TI, Técnico Judiciário, TRE PE, CESPE CEBRASPE

Conforme o disposto na Resolução do CNJ n.º 90/2009, o item a ser elaborado com base no planejamento estratégico de tecnologia da informação e comunicação denomina-se
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557Q113578 | Governança de TI , Sistemas de Informação, Analista de Gestão Corporativa Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Uma pessoa leiga no assunto pediu informações a um Analista de TI sobre o papel da Engenharia da Informação (EI) em empresas. O Analista explicou que a EI

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558Q669659 | Governança de TI, Técnico em Informática, CRM MT, IDIB, 2020

Texto associado.

Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é o nome do conjunto de boas práticas que deve ser adotado para o melhor gerenciamento de serviços de tecnologia da informação. Entre diversos conceitos, o ITIL define quatro dimensões consideradas essenciais para que a prestação de serviço seja efetiva e gere valor para os clientes. Assinale a alternativa que indica corretamente o nome de uma destas dimensões. 
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559Q849635 | Governança de TI, ITIL, TJ RN Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, COMPERVE, 2020

Sobre a ITIL V3, analise as informações ou as ações apresentadas em cada um dos itens abaixo.

I Requisitos de Nível de Serviço; Plano de qualidade dos Serviços, Monitoração, Revisão e Informação; Especificação do Serviço.

II Plano de qualidade dos Serviços, Monitoração, Revisão e Informação; Acordo de Nível de Serviço; Alinhar Ativos de Serviço com Produtos do Cliente.

III Catálogo de serviços; Acordos de Nível Operacional e Contratos; Programas de Aperfeiçoamento do Serviço; Catálogo de serviços.

IV Monitoração, Revisão e Informação; Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente; Acordo de Nível de Serviço.

V Portifólio de Serviços; Alinhar Ativos de Serviço com Produtos do Cliente; Catálogo de serviços.

Os itens que contêm apenas atividades do gerenciamento de nível de serviço são:

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560Q112101 | Governança de TI, Gerência de Projetos, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens a seguir, com base nos conceitos básicos, estrutura
e objetivos do gerenciamento de projetos, de acordo com a 4.ª
edição do PMBOK (Project Management Body of Knowledge).

Para atingir seus objetivos organizacionais, uma organização pode criar programas que orientam um portafólio composto por projetos específicos.

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