Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q4891 | História, Sargento do Exército, EsSA, Exército Brasileiro

O Tratado de Tordesilhas, assinado pelos reis ibéricos com a intervenção papal, representa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q54218 | História, Idade Moderna, Vestibular, Vestibular

(Cefet-RJ) Na passagem do século XV para o XVI, ocorrem importantes modificações nas concepções econômicas na Europa Ocidental. Essas modificações estão ligadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q11487 | História, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro

No fim da década de 1980, profundas alterações começaram a ocorrer na União Soviética e no seu bloco de aliados. Sobre esse fato, é correto afirmar que, na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q388944 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Sobre o surgimento da agricultura – e seu uso intensivo pelo homem, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q11484 | História, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro

“Em 1873, Bismarck instaurou a Liga dos Três Imperadores, da qual faziam parte a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Rússia. Entretanto, as divergências entre a Rússia e a Áustria com relação à região dos Bálcãs, ocasionadas pelo fato de a Rússia apoiar as minorias eslavas da região, desejosas de independência, acabou com essa aliança em 1878. Em 1882, o Segundo Reich une-se ao Império Austro-Húngaro e à Itália.”

“Somente na última década do Século XIX, a França começou a sair do seu isolamento inter- nacional, conseguindo estabelecer um pacto militar com a Rússia em 1894. No início do século XX, também a Inglaterra se aproximou da França, formando uma Aliança que fundia os interesses comuns dos dois países no plano internacional. Em 1907, a Rússia se aliou à França e à Inglaterra”..

Os dois textos descrevem a formação de blocos, antecedendo a Primeira Guerra Mundial. Os textos I e II narram, respectivamente, a formação da.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q6368 | História, Sargento do Exército, EsSA, Exército Brasileiro

No século XV, o lucrativo comércio das especiarias - artigos de luxo - era praticamente monopolizado pelas cidades européias de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q702409 | História, Agente de Fomento Externo, AFAP, FCC, 2019

“O ano de 1930 tem grande significado na vida de Prestes; é o momento em que, diante da pressão para que assumisse a liderança do movimento que ficaria conhecido como a “Revolução de 30”, ele rompe com seus antigos companheiros, os “tenentes”, e se posiciona publicamente a favor do programa do Partido Comunista.” PRESTES, Anita Leocadia. Luiz Carlos Prestes: um comunista brasileiro. São Paulo: Boitempo, 2015. Presente em diferentes momentos da história do Brasil, Luiz Carlos Prestes tornou-se personagem importante da República Velha até a Redemocratização. Primeiramente integrante do movimento tenentista, durante os anos de exílio, após o fim da Coluna Prestes (1925-27), estuda e se aproxima do comunismo, regressando clandestinamente ao país como líder da Intentona Comunista (1935). Uma tentativa de revolução que faz parte de um contexto histórico em que podemos afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q42613 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

A globalização econômica dos dias atuais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q52808 | História, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR, 2018

Leia o trecho abaixo, retirado de uma carta escrita entre 830 e 840 pelo aristocrata franco Eginhardo, em favor de camponeses:

Ao nosso mui querido amigo, o glorioso conde Hatton, Eginhardo, saudação eterna do Senhor. Um dos vossos servos, de nome Huno, veio à igreja dos santos mártires Marcelino e Pedro pedir mercê* pela falta que cometeu contraindo casamento sem o vosso consentimento [...]. Vimos, pois, solicitar a vossa bondade para que em nosso favor useis de indulgência em relação a este homem, se julgais que a sua falta pode ser perdoada. Desejo-vos boa saúde com a graça do Senhor. ((Cartas de Eginhardo. Tradução de Ricardo da Costa. Extratos de documentos medievais sobre o campesinato (sécs. V-XV). Disponível em: . Acesso em 11 de agosto de 2018.)

 *pedir mercê = pedir intercessão

No extrato acima, encontramos elementos da vida social e econômica do período medieval europeu (Alta Idade Média). Esse documento insere-se em qual sistema social, político e econômico predominante nesse contexto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q388147 | História, Teoria em História, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

A partir do final dos anos 1970 a historiografia brasileira passou por intensa renovação, sob a influência de vários estudos, como os realizados pela chamada história social inglesa. Essa produção brasileira caracterizou-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q200069 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

O século XVIII registrou profundas transformações na maneira de governar de diversos dirigentes.
– Frederico II, da Prússia, "aboliu as torturas aplicadas aos presos em seu país [?] incentivou as letras, as artes e as ciências [?] e dirigiu pessoalmente a reforma de Berlim, capital da Prússia na época". (BOULOS JR, 2011)
– O Marquês de Pombal, "principal ministro do rei D. José I [?] valendo–se de seu enorme poder, decretou a emancipação dos indígenas na América portuguesa, a abolição da escravidão africana e a fundação da Imprensa Régia, em Portugal" (BOULOS JR, 2011).
– José II, da Áustria, adotou a tolerância religiosa, mas manteve intocados o militarismo e a servidão.
– Catarina II, da Rússia, "mandou construir escolas, fundou hospitais, dirigiu a reforma da capital (São Petersburgo) e combateu a corrupção nos meios civis e religiosos". (BOULOS JR, 2011)
Sobre os dirigentes acima mencionados e seus governos, pode–se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q265644 | História, Vestibular, USP, FUVEST

A criação, em território brasileiro, de gado e de muares (mulas e burros), na época da colonização portuguesa, caracterizou-se por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q389249 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre o conceito de História, analise as afirmativas abaixo.

I. "...não existe um conceito único e imutável, mas várias formas de conceituar a história, variando de uma sociedade para outra e de uma época para outra.

" II. "O estudo do passado humano nos permite conhecer as motivações e os efeitos das transformações pelas quais passou a humanidade e nos fornece elementos que ajudam a explicar as sociedades atuais.

" III. "As conclusões de um historiador nunca são definitivas, sempre haverá novas pesquisas para dar novos enfoques as mais diversas temáticas históricas

." IV. "A história deve ter como principal objetivo a fixação de verdades absolutas e inquestionáveis que expressem, no contexto histórico de cada época, as vivências humanas uniformes."

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q935374 | História, Pré História, ENEM

(UFSCar) Entre as transformações havidas na passagem da pré-história para o período propriamente histórico, destaca-se a formação de cidades em regiões de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q11489 | História, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro

“A partir do século XI, a Europa Ocidental foi palco de uma série de mudanças: crescimento da população, avanço técnico, aumento da produtividade agrícola, intensificação do comércio entre o Ocidente e o Oriente e ascensão da burguesia (mercadores, armadores, banqueiros).

Todas essas mudanças inspiraram uma nova visão do mundo, da arte e do conhecimento, impulsionando, assim, um movimento de grande renovação cultural, único na história do Ocidente: o Renascimento.”

São características do Renascimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q388145 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre o ensino de História, considere as proposições abaixo.

I. "O ensino de História possui objetivos específicos, sendo um dos mais relevantes o que se relaciona à constituição da noção de identidade."

II. "O ensino de História tende a desempenhar um papel mais relevante na formação da cidadania, envolvendo a reflexão sobre a atuação do indivíduo em suas relações pessoais com o grupo de convívio, suas afetividades e sua participação no coletivo."

III. "É primordial que o ensino de História estabeleça relações entre identidades individuais, sociais e coletivas, entre as quais as que se constituem como nacionais."

IV. "O Ensino de História envolve relações e compromissos com o conhecimento histórico, de caráter científico, com reflexões que se processam no nível pedagógico e com a construção de uma identidade social pelo estudante, relacionada às complexidades inerentes à realidade com a qual convive."

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q52798 | História, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2018

Procurando colocar em prática a politica de solidariedade esboçada no Congresso de Viena, Alexandre I propôs, em 1815, a criação de uma organização militarizada, denominada Santa Aliança entre as monarquias europeias tradicionais e cristãs. Participaram da Santa Aliança o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q265729 | História, Vestibular, USP, FUVEST

Em um balanço sobre a Primeira República no Brasil, Júlio de Mesquita Filho escreveu: "... a política se orienta não mais pela vontade popular livremente manifesta, mas pelos caprichos de um número limitado de indivíduos sob cuja proteção se acolhem todos quantos pretendem um lugar nas assembléias estaduais e federais".

A crise nacional, 1925. De acordo com o texto, o autor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q266001 | História, Vestibular, USP, FUVEST

"Eis que uma revolução, proclamando um governo absolutamente independente da sujeição à corte do Rio de Janeiro, rebentou em Pernambuco, em março de 1817.É um assunto para o nosso ânimo tão pouco simpático que, se nos fora permitido [colocar] sobre ele um véu, o deixaríamos fora do quadro que nos propusemos tratar."

F. A. Varnhagen. História geral do Brasil, 1854.
O texto trata da Revolução pernambucana de 1817. Com relação a esse acontecimento é possível afirmar que os insurgentes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q265987 | História, Vestibular, UFPR, UFPR

Foi a Revolução Francesa, e não a Americana, que ateou fogo ao mundo, e foi, consequentemente, do curso da Revolução Francesa, e não do desenrolar dos acontecimentos na América, ou dos atos dos "Pais Fundadores" que o atual uso da palavra revolução recebeu suas conotações e matizes em todos os lugares, inclusive nos Estados Unidos.
(ARENDT, Hannah. Da Revolução. RJ: Ática e UnB, 1988, p. 44.)
A respeito do texto acima, considere as seguintes afirmativas:

1- No seu uso atual, a palavra "revolução" significa uma profunda transformação política e social, capaz de romper com as estruturas do passado e criar algo novo, tal como fez a Revolução Francesa.

2-A Revolução Francesa extinguiu o Antigo Regime e a estrutura feudal da França, enquanto que a Revolução Americana ficou restrita a mudar a realidade das 13 colônias. 3-O fato de a Revolução Americana não ter se baseado em ideais iluministas não a caracteriza com uma revolução igual à Francesa. 4- A Revolução Americana teve menor influência política e social fora da América, enquanto que a Revolução Francesa influenciou movimentos sociais nas Américas e em quase toda a Europa.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.