Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1021Q390335 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

A Revolução Industrial teve início no século XVIII e transformou econômica e socialmente boa parte do Ocidente ao longo de suas fases. Tendo essa informação como referência inicial, julgue (C ou E) os itens a seguir, que dizem respeito ao referido período e aos seus desdobramentos. Sob o influxo da mudança cultural provocada pelo então incipiente capitalismo, o uso econômico do tempo e o processo de internalização da disciplina passaram a fazer parte da retórica moral de escolas e congregações religiosas na Inglaterra.
  1. ✂️
  2. ✂️

1022Q54212 | História, Hístória do Brasil, Vestibular, Vestibular

(Cefet-RJ) “A escravidão na terra chamada ‘Brasil’ teve início com a invasão portuguesa em 1500. Só no final do século XVIII e início do XIX começa-se a não admitir a escravidão como algo natural. Praticamente trezentos anos se passaram.”

MONTENEGRO, Antônio Tomas. Reinventando a liberdade: a abolição da escravatura no Brasil. In: História em documentos. São Paulo: Atual. 1989, p. 6.

Entre os acontecimentos que contribuíram de forma decisiva para disseminar a idéia de que a escravidão é inaceitável, podemos destacar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1023Q852170 | História, História Geral, Prefeitura de Bagé RS Professor de História, FUNDATEC, 2020

Sobre a história contemporânea da África, Martin Meredith assinala que, na altura da década de 1980, “a África era conhecida por seus ‘Big Men’, ditadores militares e presidentes de partido único que ocupavam o cargo reforçando seu controle pessoal, reprimindo qualquer oposição ou dissidência, autorizando polícias secretas a silenciar seus críticos, intimidando a imprensa, limitando o poder dos tribunais de justiça e tornando-se extremamente ricos” (O destino da África. Cinco mil anos de riquezas, ganância e desafios. Rio de Janeiro: Zaahar, 2017).
Acerca de referido período histórico, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1024Q389853 | História, História Geral, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que a Guerra Fria marcou a segunda metade do século XX, pautando e condicionando, em certa medida, as relações internacionais durante sua vigência, julgue os itens subsequentes, acerca desse período. A Doutrina Truman foi uma formulação política de caráter regional criada e adotada pelos Estados Unidos da América no período da Guerra Fria.
  1. ✂️
  2. ✂️

1025Q42726 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA

Sob o ponto de vista político, o feudalismo europeu medieval caracterizou-se pela existência de um poder
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1026Q36612 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PE, IPAD

O movimento de 1817 em Pernambuco foi um movimento separatista e teve influência das idéias revolucionárias francesas. Sobre este movimento, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1027Q54285 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFSE)
I. “Sob a influência da burguesia industrial, sobretudo da Prússia, estabeleceu-se o Zollverein; uma união aduaneira com o objetivo de eliminar os impostos alfandegários entre os diferentes Estados da Confederação Germânica.”
II. “O personagem-síntese do nacionalismo alemão (...) não mediu meios para edificar o Segundo Reich alemão. (...) Após a vitória sobre a França, ao regressar a Berlim, o ‘chanceler de ferro’ foi reconhecido como fundador do novo Reich. Ninguém, a serviço de um rei, desde Richelieu, havia tão rapidamente elevado a importância de seu soberano, ao mesmo tempo acrescendo, com tão bons resultados, sua autoridade no governo. (...)”

PALMER, Alan. Bismarck, Trad. Brasília: Universidade de Brasília, 1982. In: VICENTINO, Cláudio. História Geral.

Os textos identificam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1028Q179216 | História, Pós Segunda Guerra, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para as questões 60 e 61

Os projetos de Bretton Woods se mostraram irrelevantes perto do objetivo urgente de reconstruir as economias das nações que estiveram em guerra. O pior conflito do mundo foi mais destrutivo para economias e sociedades do que o previsto. No pósguerra, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos aliados europeus URSS, França, Bélgica, Holanda e outros correspondia a menos de 4/5 do que valia em 1939; na maioria desses países, os índices de 1946 estavam bem menores que os do início da década de 20. As condições nos países derrotados eram muito piores.

A mudança de posição da Europa ocidental na economia internacional dificultaria a recuperação. Para se reconstruir, o continente precisava importar alimentos, matérias-primas e equipamentos tecnológicos. No entanto, boa parte da capacidade europeia de ganhar dinheiro para financiar as importações havia se esgotado. Com a Guerra Fria, a Europa Ocidental passou a não ter mais acesso aos mercados das partes oriental e central do continente. Enquanto isso, os EUA e o restante do hemisfério ocidental desfrutavam de prosperidade.
Jeffry A. Frieden. Capitalismo global: história econômica e política do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008, p. 283-4 (com adaptações).

Relativamente a aspectos da história contemporânea esboçados no texto acima, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Traçar planos para o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e a ordem financeira e monetária do pós-guerra foi um dos principais objetivos do encontro de representantes de mais de quatro dezenas de países, em 1944, em Bretton Woods.

  1. ✂️
  2. ✂️

1029Q54291 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(Cefet-PR) Entre o Norte e o Sul dos Estados Unidos agravavam-se as contradições herdadas da fase colonial, e que foram aprofundadas pela questão da abolição da escravidão, levando à eclosão da Guerra de Secessão. À primeira vista, parece que o problema da escravidão teria sido o mais importante para explicar o conflito, mas, na realidade, a questão econômica é muito mais significativa porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1030Q390430 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que a Europa é referente histórico no repertório das relações internacionais do Brasil e se mantém como importante parceira desse país tanto por meio de países individualmente, em eixos bilaterais, como por meio das instituições comunitárias, julgue (C ou E) os itens seguintes, acerca das relações do Brasil com países europeus e organismos internacionais. A proteção e o uso sustentável das florestas tropicais e a promoção das energias renováveis e da eficiência energética são temas prioritários na agenda da cooperação teuto-brasileira. A prioridade desses temas reflete a complementariedade advinda da importância do Brasil nos esforços de mitigação dos efeitos da mudança climática e para a conservação da biodiversidade no planeta, e do domínio, por parte da Alemanha, de tecnologias ambientais e energéticas de grande relevância para o desenvolvimento sustentável.
  1. ✂️
  2. ✂️

1031Q933159 | História, Vestibular ENEM, ENEM

Texto associado.

Após as três primeiras décadas, marcadas pelo esforço de garantir a posse da nova terra, a colonização começou a tomar forma. A política da metrópole portuguesa consistirá no incentivo à empresa comercial com base em uns poucos produtos exportáveis em grande escala, assentada na grande propriedade. Essa diretriz deveria atender aos interesses de acumulação de riqueza na metrópole lusa, em mãos dos grandes comerciantes, da Coroa e de seus afilhados

FAUSTO, B. História Concisa do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2002 (adaptado).

Para concretizar as aspirações expansionistas e mercantis estabelecidas pela Coroa Portuguesa para a América, a estratégia lusa se constituiu em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1032Q687405 | História, Redator, Câmara Municipal de Fortaleza CE, FCC, 2019

O absolutismo, como o próprio termo sugere, tem como base o poder absoluto do governante, que dessa forma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1033Q53594 | História, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Leia a seguir o trecho retirado do jornal O Estado de S. Paulo publicado no dia 8 de maio de 1945, à época da rendição da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial:

“Comemorando a paz que afinal foi conquistada, as nossas populações, pelo muito que fizeram, hão de sustentá-la, ao lado de outros povos, com todas as suas forças e inteligência, para que o sangue generoso da mocidade, derramado nas batalhas, tenha sempre a significação que hoje todos lhe reconhecemos: o fim da opressão e o começo da liberdade, cuja existência se deve a milhões de homens, mulheres e crianças sacrificadas.”

O trecho evidencia um dos fatores que contribuiu para a crise do Estado Novo, corretamente identificado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1034Q852069 | História, História Geral, Professor de História, AV MOREIRA, 2020

“Na Roma arcaica, a organização social de base era os gens, isto é, a comunidade dos descendentes...” de um ancestral comum. Essa associação de famílias patriarcais possuía em comum um território, gozava de autonomia jurídica em seus problemas internos, tendia a autossuficiência econômica... “A gens não era uma organização social desprovida de desigualdades e contradições internas...”. (Maestri Filho, Mario José. O escravismo antigo - 12 ed. rev. atual. - São Paulo; Atual, 1994).
Sobre esta organização social, analise os itens abaixo em (V) verdadeiros e (F) falsos, depois marque a alternativa CORRETA.
( ) O pai tinha direito de vida e de morte sobre os familiares e todos aqueles que vivessem sob seu teto; ( ) O cliens era um membro que se ligava à família patrícia; ( ) Se o cliente desrespeitasse os compromissos assumidos com o patrono, estaria protegido pelas regras sociais; ( ) O cliente assumia obrigações econômicas - obsequium (submissão) e opera (trabalho); ( ) Os plebeus eram livres e possuíam direitos políticos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1035Q16741 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens
A independência do Brasil foi um ato de total rompimento com as estruturas coloniais.
  1. ✂️
  2. ✂️

1036Q852071 | História, História Geral, Prefeitura de São José do Cedro SC Professor de História, AMEOSC, 2020

O Cisma do Oriente, ocorrido em 1054 d.C. dividiu a Igreja Cristã em duas partes, a Igreja Católica Apostólica Romana, chefiada pelo Papa em Roma. O outro seguimento cristão e sua sede eram:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1037Q31086 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

Em 14 de maio de 1948, é proclamado o Estado de Israel, tendo como primeiro ministro David Ben Gurion, do Partido Trabalhista. Nesse mesmo ano, eclode a primeira guerra árabe-israelense, dando início a uma série de conflitos que se mantêm até os dias atuais. Dentre esses conflitos, um particularmente despertou a opinião pública mundial para a causa palestina, que foi a Intifada, caracterizada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1038Q7551 | História, Técnico Judiciário, TJ SC

Com relação ao período denominado “Contemporâneo” da história da humanidade, assinale a alternativa que está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1039Q388500 | História, História Geral, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

O século XIX e as três primeiras décadas do século XX foram tempos de realizações e crises: invenções revolucionárias; radicalismo ideológico e genocídios. No que se refere a esse período, julgue os itens que se seguem.

A construção dos estados nacionais adveio do equilíbrio entre as nações que conseguiram, de forma consensual, implantar suas reformas e se adequar às novas dinâmicas da vida social e econômica sem romper as fronteiras culturais e etnológicas dos povos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1040Q4761 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR

 “(...) ainda estão em curso muitos dos processos criados pela Guerra Fria ou por ela estimulados, como, por exemplo, a
absoluta preponderância do complexo industrial e tecnológico bélico-militar sobre as outras formas de indústria e tecnologia”.
(ARBEX JR, J. Guerra Fria: terror de Estado, política e cultura. São Paulo: Moderna, 1997. p. 207).

Sobre o período da História Contemporânea conhecido como “Guerra Fria”, considere as seguintes afirmativas:

I. Essa guerra, não declarada, envolveu a polarização do mundo entre as duas superpotências, EUA e URSS, que
emergiram após a Segunda Guerra Mundial.
II. A queda do Muro de Berlim, que marcava a divisão entre a Alemanha Ocidental, capitalista, e a Alemanha
Oriental, comunista, é considerada um símbolo do fim da Guerra Fria.
III. A América Latina não sofreu influência do conflito entre URSS e EUA, permanecendo neutra durante todo o
período da Guerra Fria.
IV. Nas décadas de 1960 e 1970, o Brasil foi claramente aliado ao bloco soviético, identificado com a ditadura e o
autoritarismo.
V. Durante a Guerra Fria, americanos e soviéticos lançaram-se à corrida tecnológica, consolidando a proliferação
de seus arsenais bélicos, como forma de intimidar seus opositores.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.