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Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1041Q933287 | História, Idade Média

Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança, estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das características da cidade era de ser limitada por portas e por uma muralha.
DUBY, G. e t al. “Séculos XIV-XV” . In: ARIÈS, P.; DUBY, G. História da vida privada da Europa Feudal à Renascença. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado).

As práticas e os usos das muralhas sofreram importantes mudanças no final da Idade Média, quando elas assumiram a função de pontos de passagem ou pórticos. Este processo está diretamente relacionado com

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1042Q17597 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PA, UEPA

A expansão colonialista portuguesa no litoral norte da colônia americana no início do século XVII foi possível por conta da: 
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1043Q389589 | História, História Geral, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

As transições na história são sempre momentos privilegiados. A respeito da transição do feudalismo para o capitalismo, assinale a opção incorreta.

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1044Q389898 | História, História Geral, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No que se refere à Primeira e à Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.
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1045Q16151 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

No que se refere à República brasileira entre 1889 e 1964, julgue os próximos itens.

A Revolução de 1930 foi motivada pelo rompimento da política do café com leite, tendo sido eleito um presidente paulista em vez de um presidente mineiro. Em resposta, um grupo de militares depôs o presidente Washington Luis e transferiu o poder político a Getúlio Vargas.
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1046Q16153 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

No que se refere à República brasileira entre 1889 e 1964, julgue os próximos itens.

O fato de a burguesia ter se voltado contra o governo e as instituições democráticas, devido à instabilidade provocada pela radicalização e às ameaças em seus interesses econômicos, constitui uma causa do golpe militar de 1964.
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1047Q390435 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

As operações de paz sempre tiveram importância no âmbito da atuação da ONU e, a partir do fim da Guerra Fria, seu número cresceu significativamente. O Brasil participou de várias operações de paz da ONU, sendo essa participação coerente com a importância que historicamente a política externa brasileira tem atribuído às instâncias multilaterais, notadamente no campo da paz e da segurança internacionais. A esse respeito, julgue (C ou E) os itens seguintes. No final da década de 80 e na década de 90 do século passado, operações de paz realizadas em Angola e Moçambique objetivaram monitorar a implementação de acordos de paz que buscaram colocar fim a guerras civis nesses dois grandes países africanos. O Brasil participou dessas operações de paz multidimensionais, ou seja, que não se restringiram a tarefas tipicamente militares.
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1048Q389709 | História, Educação em História, Professor de História, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. No que concerne ao currículo, dentro deste contexto, é correto afirmar:

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1049Q43356 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PI, UESPI

Sobre a caracterização política, social e econômica do feudalismo, assinale a alternativa correta.
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1050Q17833 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

No que se refere a períodos significativos da história do Brasil, julgue os itens subsequentes.

Durante o período colonial, predominou o trabalho escravo indígena nos engenhos de açúcar do Nordeste brasileiro.
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1051Q54279 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

Leia o fragmento seguinte, cuja referência bibliográfica foi intencionalmente omitida.

“A burguesia não forjou apenas as armas que lhe trarão a morte, produziu também os homens que empunharão essas armas: os operários modernos, os proletários. A queda da burguesia e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis. Os proletários nada têm a perder, a não ser as próprias cadeias. E têm um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos”. [adaptação]

As idéias contidas nesse fragmento são representativas do(a) a das alternativas acima.
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1052Q933896 | História, República Velha

Durante a República Oligárquica, uma política conhecida como Política do Café-com-Leite dominava. O que era essa política?

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1053Q43019 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MA, FGV

Durante o período regencial (1831-1840) ocorreram revoltas nas províncias do norte – Maranhão e Pará – e nas do sul – Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As alternativas a seguir relacionam as causas da Balaiada, revolta que eclodiu no Maranhão em 1838, à exceção de uma. Assinale-a. 
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1054Q390411 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca do constitucionalismo ibérico na primeira metade do século XIX, julgue (C ou E) os itens seguintes. A Constituição de Cádiz esteve em vigor por duas décadas, sendo revogada apenas com a vitória do movimento restaurador iniciado na Galícia, que restabeleceu o absolutismo espanhol.
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1055Q390419 | História, Alagoas AL, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à história de Alagoas no contexto do processo de independência do Brasil, julgue os itens seguintes. A sedição ocorrida em Porto Calvo contra a Junta de Governo eleita em 1822 foi rapidamente derrotada e seus líderes alijados das disputas políticas locais.
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1056Q389660 | História, História Geral, Professor de História, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Muitas guerras no século XX foram registradas pelo cinema, entre elas, a do Vietnã, no período de 1964 a 1973, quando houve a participação dos EUA no conflito. Acerca da produção cinematográfica da Guerra do Vietnã, julgue os itens a seguir.

A Guerra do Vietnã estava relacionada à Guerra Fria, sendo a intervenção militar estadunidense uma tentativa de não permitir a propagação do comunismo no sudeste asiático.

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1057Q935466 | História, Primeira Guerra Mundial, Vestibular

(FGV) Sobre a participação brasileira na Primeira Guerra Mundial, é correto afirmar:

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1058Q389682 | História, Educação em História, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que ao longo do ensino fundamental os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas, e, assim, possam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações. Nessa concepção de ensino de História, os alunos deverão ser capazes de:

I. Aceitar sua própria realidade social, como forma de reduzir seus problemas e aprender a respeitar as diferentes instituições, autoridades políticas e organizações da sociedade civil.
II. Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo que o documento histórico escrito e os livros didáticos são os únicos determinantes para o conhecimento da verdade histórica.
III. Valorizar o direito de cidadania dos indivíduos, dos grupos e dos povos como condição de efetivo fortalecimento da democracia, mantendo-se o respeito às diferenças e a luta contra as desigualdades.
IV. Identificar relações sociais no seu próprio grupo de convívio, na localidade, na região e no país, e outras manifestações estabelecidas em outros tempos e espaços.
V. Situar acontecimentos históricos e localizá-los em uma multiplicidade de tempos e reconhecer que o conhecimento histórico é parte de um conhecimento interdisciplinar.

É correto o que se afirma APENAS em

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1059Q175475 | História, ONU, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O curso das duas décadas que vinculam o ano de 1947 ao de
1968, no âmbito das relações internacionais, foi ditado pela supremacia
de dois gigantes sobre o mundo. Os EUA e a União Soviética (URSS)
assenhoraram-se dos espaços e criaram um condomínio de poder que só
foi abalado no final da década de 60 e início da de 70.

Existiram, no entanto, nuances no sistema condominial de poder.
Da relação quente da Guerra Fria (1947-1955) à lógica da coexistência
pacífica (1955-1968), as duas superpotências migraram da situação de
desconfiança mútua para uma modalidade de convivência tolerável.
Da corrida atômica do final da década de 40 e início da de 50 às
negociações para um sistema de segurança mundial sustentado no
equilíbrio das armas nucleares, os dois gigantes evoluíram nas suas
percepções acerca da avassaladora capacidade destrutiva que
carregavam.

José Flávio Sombra Saraiva. Dois gigantes e um condomínio: da Guerra Fria
à coexistência pacífica. In: JoséFlávio Sombra Saraiva (org.). Relações
internacionais: dois séculos de História - entre a ordem bipolar e o policentrismo
(de 1947 a nossos dias). Brasília: IBRI, 2001, p. 19 (com adaptações).

Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as
relações internacionais do pós-1945, julgue os itens a seguir.

A mesma linha idealista que presidiu a criação da Liga das Nações após a Grande Guerra de 1914, guardadas as naturais singularidades de um outro momento histórico, está presente na Conferência de São Francisco (1945), da qual surgiu a Organização das Nações Unidas (ONU). A existência de uma Assembléia Geral com poder deliberativo, em que todos os Estados se igualam no direito à voz e ao voto, e de um Conselho de Segurança com razoável simetria entre seus membros, reforça o clima de concórdia que, pouco mais de duas décadas antes, embalara os 14 pontos do presidente Wilson.

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1060Q389822 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre o tempo na história, considere as seguintes proposições:

I.  No estudo da história, é preciso considerar que as marcações e ordenações do tempo, por meio de calendários, são construções iguais e invariáveis para todas as culturas.
II.  O tempo como elemento cultural que estabelece ritmos para as atividades humanas pode ser trabalhado por meio de estudos e pesquisas sobre os reguladores de tempo (relógios, ciclos naturais).
III.  "No estudo da história, considera-se, também, a dimensão do tempo como duração, a partir da identificação de mudanças e de permanências no modo de vida das sociedades".   
IV.  O tempo histórico deve ser apreendido através da memorização de fatos, datas históricas e nome de heróis.

Estão corretas

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