Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1061Q390110 | História, História Geral, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE, 2017

O período do Segundo Reinado foi marcado pelo crescimento econômico, que se baseou, sobretudo, no setor agrário. Considerando essa informação, julgue (C ou E) os próximos itens. Lei de Terras, editada em meados do século XIX, foi um instrumento jurídico destinado a proteger a propriedade do Estado sobre terras devolutas a ele pertencentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

1062Q36617 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PE, IPAD

O golpe do Estado Novo fechou o Congresso Nacional e extinguiu os partidos políticos. Sobre este golpe de Estado que ocorreu em 1937, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1063Q54283 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFRS) Leia os itens abaixo que se referem a possíveis resultados imediatos da guerra Franco-Prussiana de 1870:

I. A ocupação imperialista da Argélia pela França.
II. A fundação da Internacional pelos nacional-socialistas da Áustria.
III. O fim do II Império Francês de Luís Bonaparte e a instauração do II Reich.

Quais estão corretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1064Q18985 | História, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

Sobre a Proclamação da República, a tradição historiográfica relaciona três questões responsáveis pela queda da monarquia: a questão servil (escravidão), a religiosa e a militar.

Leia atentamente os itens abaixo.

I – Segundo o regime de padroado, cabia ao imperador a escolha dos clérigos para os cargos importantes da igreja.

II – A igreja afastou-se do governo imperial, após D. Pedro II ter ordenado aos padres afastarem-se da maçonaria.

III – A Lei Saraiva-Cotegipe estabelecia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade, tendo um alcance extremamente positivo na luta contra a escravidão no Brasil, pois na prática colocava em liberdade imediata um grande contingente de escravos que já tinham atingido a idade.

IV - Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel promulgou a Lei do Ventre Livre, declarando extinta a escravidão no Brasil.

V - O Exército Brasileiro tomou consciência de sua importância após a guerra do Paraguai.

Assinale a única alternativa em que todos os itens listam características corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1065Q935468 | História, Primeira Guerra Mundial, Vestibular

(Fundatec) O Tratado de Brest-Litovski, assinado durante a Primeira Guerra Mundial, oficializou a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1066Q390254 | História, História Geral, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito da vida cultural nos séculos XIX e XX, julgue (C ou E) os itens a seguir. No século XIX, artistas e autores alinhados ao Romantismo adotavam uma atitude individualista e introspectiva, a qual contribuía para afastá-los dos grandes temas da política e dos esforços de construção de identidades nacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

1067Q388230 | História, Goiás GO, Agente de Polícia Civil, Polícia Civil GO, UEG

Entre os séculos IV e VI, os povos germanos, pressionados militarmente pelos hunos, invadiram gradativamente porções de terras do Império Romano. Em relação aos deslocamentos populacionais para onde atualmente se localiza o estado de Goiás, apresenta causa similar à migração dos germanos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1068Q390307 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que a Europa é referente histórico no repertório das relações internacionais do Brasil e se mantém como importante parceira desse país tanto por meio de países individualmente, em eixos bilaterais, como por meio das instituições comunitárias, julgue (C ou E) os itens seguintes, acerca das relações do Brasil com países europeus e organismos internacionais. Os diálogos setoriais são o principal instrumento do intercâmbio de informações e experiências para o planejamento, o acompanhamento e a avaliação de inciativas nas relações entre a União Europeia e o Brasil; a centralidade reflete a amplitude e a forte segmentação das relações bilaterais e a inexistência de uma moldura política de direcionamento estratégico para tais relações.
  1. ✂️
  2. ✂️

1069Q18138 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Na Antiguidade, Grécia e Roma forneceram as bases para a Civilização Ocidental. Com o fim do Império Romano, a Europa conheceu, ao longo da Idade Média, uma forma de organização da sociedade denominada feudalismo, assentada na terra, no domínio da nobreza e no trabalho servil. A Idade Moderna foi a transição do sistema feudal à moderna era capitalista, assinalada pelo absolutismo político, pela expansão do comércio e da exploração colonial, além da intolerância religiosa e política.

A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, consolida o capitalismo como sistema dominante, que se universaliza, atingindo todas as regiões do planeta. A Primeira Guerra Mundial deveu-se, em larga medida, às disputas entre potências imperialistas. A crise econômica que se seguiu ao conflito gerou a Grande Depressão dos anos 1930, que estimulou o surgimento de regimes políticos totalitários e foi decisiva para a Segunda Guerra. Nas décadas que se seguiram, o mundo se dividiu em dois pólos de influência sob o comando de Washington e Moscou, situação que se encerra formalmente com o fim da União Soviética. Foi também nesse período que as antigas colônias asiáticas e africanas tornaram-se independentes e surgiu o conceito de Terceiro Mundo. A expansão capitalista em escala universal permite que se fale, nas décadas finais do século XX, em globalização. Mais do que nunca, o domínio do saber impulsiona o avanço da economia.

Tendo essas informações como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial, julgue os itens seguintes.
O fascismo e o nazismo foram exemplos de regimes abertos e democráticos que o século XX conheceu.
  1. ✂️
  2. ✂️

1070Q8194 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

No período de consolidação da República no Brasil, diversos aspectos sociais, políticos e econômicos estruturaram as bases da política republicana. Sobre a Primeira República, analise as afirmativas abaixo.

1) Nesse período, o voto era aberto (não secreto) e facultativo (não obrigatório).
2) Apesar de haver uma abertura maior no direito ao voto, boa parte da sociedade estava excluída do sistema eleitoral, a exemplo das mulheres, dos analfabetos, dos mendigos, dos padres e dos soldados.
3) Uma prática comum nesse período é a influência do poder político local exercido geralmente por grandes fazendeiros. Essa prática ficou conhecida como coronelismo.

Está(ão) correta(s) :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1071Q140572 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCC

Um dos objetivos prioritários do governo FHC foi desmontar a estrutura do Estado varguista. Do ponto de vista dos trabalhadores, isso significou, entre outras coisas, que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1072Q54306 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

A Proclamação da República no Brasil veio colocar em questão as possibilidades de participação política consciente do povo brasileiro. Enfim, estava na ordem do dia a questão da cidadania. Sobre as formas de participação política nas primeiras décadas da República, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1073Q933445 | História, Vincent van Gogh

Qual é a obra mais conhecida de Vincent van Gogh?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1074Q933452 | História, Vincent van Gogh

Em que ano Vincent van Gogh morreu?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1075Q390220 | História, Patrimônio, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Quanto à preservação do patrimônio cultural no Brasil, julgue os próximos itens. Elementos da cultura popular e tradições de comunidades reconhecidos como patrimônios nacionais imateriais são protegidos pelo Estado brasileiro.
  1. ✂️
  2. ✂️

1076Q17495 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A contemporaneidade iniciou-se, entre fins do século XVIII e ao longo do XIX, sob o impacto de dupla revolução: a econômica, representada pela Revolução Industrial, e a política, com a Revolução Francesa de 1789 e as Revoluções Liberais Burguesas de 1820, 1830 e 1848. A moderna industrialização consolidou o capitalismo como sistema econômico dominante, expandindo-se rapidamente (imperialismo e neocolonialismo). Disputas entre potências levaram às duas guerras mundiais do século XX. O Brasil, independente em 1822, foi a única monarquia americana e manteve a escravidão até 1888. Proclamada a República, o país não deixou de ser elitista e socialmente excludente (República Velha). A Era Vargas iniciou a modernização do país. Entre 1945 e 1964, o Brasil viveu conturbado processo de democratização, interrompido por um golpe de Estado. Depois de 21 anos, a nação recuperou o sentido da democracia e procura avançar em termos de direitos sociais, o que a Constituição de 1988 procura expressar.

Considerando as informações do texto acima e a História Contemporânea mundial e brasileira, julgue os itens de 104 a 114.
Diferentemente da Segunda Guerra Mundial, movida por disputas imperialistas, a Primeira Guerra foi motivada pelo expansionismo japonês.
  1. ✂️
  2. ✂️

1077Q16740 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens
O trabalho escravo africano foi largamente utilizado no Brasil Colônia e até mesmo após a independência.
  1. ✂️
  2. ✂️

1078Q389747 | História, Mato Grosso MT, Técnico Administrativo, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Nas últimas três décadas, ocorreu o avanço da fronteira agrária no estado de Mato Grosso, com a implantação de grandes projetos agropecuários e extrativos. Esse avanço acarretou

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1079Q390025 | História, História Geral, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE, 2017

Durante o Primeiro Reinado consolidou-se a independência nacional, construiu-se o arcabouço institucional do Império do Brasil e estabeleceram-se relações diplomáticas com diversos países. Acerca desse período da história do Brasil, julgue (C ou E) os itens subsequentes. Contribuíram para a consolidação da independência brasileira importantes ações militares contra tropas leais a Lisboa.
  1. ✂️
  2. ✂️

1080Q931723 | História, Vestibular Segundo Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2018

Texto associado.

Observe a linha do tempo abaixo:

____________________________________________________________________________

  1500 a.C        (1)             ( 2)               (3)              (4 )            ( 5)          475 d.C


A respeito da chamada Antiguidade Clássica, assinale a alternativa que apresenta a correta ordem dos eventos, segundo a linha do tempo apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.