Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1101Q175108 | História, Primeira Guerra Mundial, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da questão dos Bálcãs, julgue (C ou E) os próximos itens.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a Entente, por reconhecer o potencial de conflito que a região dos Bálcãs supunha, tentou preservar a integridade de cada país de acordo com as respectivas etnias e religiões.

  1. ✂️
  2. ✂️

1102Q702221 | História, Veterinária, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Durante a República Velha, o presidente Campos Sales criou as bases para a implantação de um tipo de política que predominou do seu governo à Revolução de 1930: a Política dos Governadores. Tal política consistiu em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1103Q933450 | História, Vincent van Gogh

Qual é a série de pinturas de Vincent van Gogh que apresenta girassóis?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1104Q17502 | História, História Geral, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao processo histórico europeu a partir do período medieval, julgue os itens seguintes.

Na Europa, a Baixa Idade Média correspondeu ao renascimento da vida urbana e ao surgimento de nova classe social, denominada burguesia.
  1. ✂️
  2. ✂️

1105Q17836 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

Com relação à história do Ceará, julgue os itens seguintes.

Ao longo do século XVIII, a principal atividade econômica cearense foi a pecuária, por meio da qual se desenvolveu o comércio do charque.
  1. ✂️
  2. ✂️

1106Q860347 | História, Mercantilismo

(UESPI/2012) O poder dos reis tinha, na época do absolutismo, respaldo em ideias de filósofos, como Hobbes, e fortalecia a centralização de suas ações colonizadoras no tempo das navegações. Os reis do absolutismo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1107Q6079 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI

Dentre os aspectos que influenciaram o processo de emancipação política do Brasil, podemos considerar CORRETAMENTE:

I – a vinda da família real para o Brasil.
II – as rebeliões nativistas, sobretudo a Revolta de Vila Rica.
III – rebeliões com as características da Conjuração Baiana e Inconfidência Mineira.
IV – a abdicação de Dom Pedro I, em 1931.

A respeito das afirmações constantes dos itens I a IV, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1108Q390111 | História, História Geral, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE, 2017

No que se refere a fatores que contribuíram para a configuração do território da América portuguesa colonial, julgue (C ou E) os itens a seguir. Pelo Tratado de Madri, de 1750, a Espanha aceitou a posse portuguesa do Mato Grosso, da Amazônia e da margem oriental do rio da Prata.
  1. ✂️
  2. ✂️

1109Q388613 | História, Teoria em História, Licenciado em Historia, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Nas palavras de Dumoulin, "o aparecimento da história serial modificou profundamente a concepção de documento histórico". Sobre o uso das fontes pelo historiador, é correto afirmar que considera-se documento histórico:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1110Q390413 | História, Educação em História, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

A discussão de Cidadania é presente e importante no Brasil contemporâneo. Há 30 anos, a Constitui-ção Federal de 1988 já dava destaque com um dos 5 fundamentos (Soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político). No ensino de História, Cidadania está atrelada a tudo o que é essencial para a formação tanto no ensino fundamen-tal como no médio.

Sobre a Cidadania no Ensino de História, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1111Q388632 | História, Educação em História, História, IF PI, IF PI

Através desse fragmento, os PCNs estão criticando o seguinte, EXCETO:

A organização curricular tradicional da História, disseminada na maior parte das escolas, destaca alguns acontecimentos considerados como marcos, para, a partir deles, construir um quadro didático em que os acontecimentos são inseridos numa continuidade espaço–temporal linear, ordenado por uma lógica de causas e consequências. Assim, por exemplo, a Independência do Brasil, pautada como item importante do conteúdo programático, é explicada por suas conexões causais com uma série de acontecimentos políticos imediatamente anteriores, ordenados em sequência linear, como se a própria sucessão cronológica contivesse, em si mesma, a força explicativa. Essa organização se baseia numa noção de processo histórico como mudança linear, que destaca os acontecimentos singulares ou particulares, o que resulta num conhecimento fragmentado.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Humanas e suas Tecnologias, p. 77.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1112Q176219 | História, Bretton Woods, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para as questões 60 e 61

Os projetos de Bretton Woods se mostraram irrelevantes perto do objetivo urgente de reconstruir as economias das nações que estiveram em guerra. O pior conflito do mundo foi mais destrutivo para economias e sociedades do que o previsto. No pósguerra, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos aliados europeus URSS, França, Bélgica, Holanda e outros correspondia a menos de 4/5 do que valia em 1939; na maioria desses países, os índices de 1946 estavam bem menores que os do início da década de 20. As condições nos países derrotados eram muito piores.

A mudança de posição da Europa ocidental na economia internacional dificultaria a recuperação. Para se reconstruir, o continente precisava importar alimentos, matérias-primas e equipamentos tecnológicos. No entanto, boa parte da capacidade europeia de ganhar dinheiro para financiar as importações havia se esgotado. Com a Guerra Fria, a Europa Ocidental passou a não ter mais acesso aos mercados das partes oriental e central do continente. Enquanto isso, os EUA e o restante do hemisfério ocidental desfrutavam de prosperidade.
Jeffry A. Frieden. Capitalismo global: história econômica e política do século XX. Rio de Janeiro: Jorge ?ahar Editor, 2008, p. 283-4 (com adaptações).

Tendo ainda o texto de J.A. Frieden acima como referência, julgue (C ou E) os itens subsequentes, relativos ao quadro histórico europeu e mundial do pós-Segunda Guerra.

A expressão "Cortina de Ferro", utilizada por Winston Churchill em discurso tido como ato inaugural da Guerra Fria, correspondia aos países do Leste europeu que se tornaram "democracias populares", denominação por eles adotada ao se proclamarem marxistas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1113Q54373 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(U. Federal de São Carlos-SP) Os anos trinta do século XX foram marcados por disputas ideológicas, por propostas revolucionárias e pela emergência de regimes centralizadores e autoritários. No Brasil, a polarização ideológica intensificou-se em 1935, opondo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1114Q42610 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

A proclamação da República, no Brasil,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1115Q54390 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(Cefet-PR) A economia brasileira durante os anos do regime militar recebeu atenção especial do grupo que se instalou no poder, pois o desenvolvimento econômico era um item importante da doutrina de segurança nacional. Como resultado do modelo econômico adotado:

I. O Brasil deixou de ser um país agrícola e tornou-se a oitava economia do mundo em capacidade produtiva.
II. Houve enorme progresso na produção de energia, no setor de transportes, no de telecomunicações e na indústria de base.
III. A economia brasileira tornou-se independente dos capitais e da tecnologia dos países desenvolvidos.

Analisando o texto anterior, assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1116Q9865 | História, Estudantes Universitários, SEE DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Responda de acordo com o texto a seguir as questões 1 a 4:

“Já o bom historiador se parece com o ogro da lenda. Onde fareja carne humana, sabe que ali está a sua caça.”

                  Marc Bloch. “A história, os homens e o tempo”, Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, [primeira edição 1949], p. 54.

O trecho acima é parte do último livro do famoso historiador francês, conhecido como um dos mais criativos e importantes do século XX. Escrita em circunstâncias especiais, a obra pode ser lida como uma espécie de testamento acadêmico de Marc Bloch. O texto, contudo, não chegou a ser finalizado, pois Bloch, que era
judeu, estava preso e fora torturado pela Gestapo — polícia secreta alemã —, sendo fuzilado perto de Lyon no dia 16 de julho de 1944.
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue o item subsequente.

Responda de acordo com o texto a seguir as questões 5 a 8:

No Brasil, as duas aspirações - a da independência e a da unidade -- não nasceram juntas e, por longo tempo ainda, não caminharam de mãos dadas. As sublevações e as conjunturas nativistas são invariavelmente manifestações desconexas da antipatia que, desde o século XVI, opõe o português da Europa e o do Novo Mundo. E mesmo onde se aguça a antipatia, chegando a tomar colorido sedicioso, com a influência dos princípios franceses ou do exemplo da América inglesa, nada prova que tenda a superar os simples âmbitos regionais.

            Sérgio Buarque de Holanda. A herança colonial - sua desagregação. In: História Geral da Civilização Brasileira. Tomo II, O Brasil Monárquico. 1.º volume, O processo da Emancipação. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, p. 9 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e o processo histórico ao qual se refere, julgue o item que se seguem.
Em nome da pretensa pureza do povo alemão e da raça ariana, considerada superior pelos nazistas, foram perseguidos e assassinados milhares de judeus, deficientes físicos e mentais, homossexuais e ciganos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1117Q390325 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que a Liga das Nações e a ONU foram instituições criadas em meio aos traumas resultantes das duas grandes guerras, julgue (C ou E) os itens subsequentes, a respeito dos períodos pós-guerras. A Liga das Nações foi criada em 1919 e extinta oficialmente em 1946. EUA, França, Grã-Bretanha, Alemanha e Japão foram membros dessa liga até 1939, quando do início da Segunda Guerra Mundial.
  1. ✂️
  2. ✂️

1118Q266196 | História, Vestibular, USP, FUVEST

Cesarismo/cesarista são termos utilizados para caracterizar governantes atuais que, à maneira de Júlio César (de onde o nom(E), na antiga Roma, exercem um poder

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1119Q17634 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR

Leia o texto: 

“Logo depois, a PF prende também Gilberto Gil. Os dois são levados para quartel da Polícia do Exército, na rua Barão de Mesquita. Passam o reveillon de  1969 na cadeia. Lá Caetano encontra outros presos, como Ênio Silveira, dono da editora Civilização Brasileira (a mesma dos livros de Bertrand Russell), que lhe empresta O estrangeiro, de Camus. Depois, é transferido para um outro quartel, em vila militar no subúrbio de Deodoro, zona norte do Rio. Na cela ao lado, Gil divide espaço com Paulo Francis, Ferreira Gullar e outros intelectuais. Caetano vai parar na barbearia do quartel e perde a cabeleira “selvagemente grande” cultivada por quase dois anos. Após dois meses na cadeia, são transferidos para Salvador e lá permanecem confinados por mais quatro meses. Proibidos de se apresentar em público e de dar entrevistas, tomam o caminho do exílio. Ao embarcar para Londres, um dos policiais afirma para Caetano:
- Não volte nunca mais. E, se pensar em voltar se entregar logo que chegue para nos poupar trabalho”.
(MARCELO, Carlos. 1970 – Renato Russo: o filho da revolução. Rio de Janeiro:Agir, 2009. p.40.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Ditadura Militar Brasileira (1964 - 1985), assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1120Q388587 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

A partir do texto, pode-se afirmar que Leonardo da Vinci foi um dos mais célebres pensadores renascentistas que se aproximou da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.