Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1141Q42616 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

No Brasil de 2002, a eleição presidencial
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1142Q389531 | História, Soldado de Primeira Classe, Polícia Militar MG

Entre os anos de 1986 e 1990, o Brasil assistiu a sucessão de planos econômicos, ajustes, alterações e complementações nas políticas monetárias, fiscal, salarial e cambial. Esses Planos e medidas tinham sempre o objetivo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1143Q390308 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

Segundo o Tratado de Lisboa, a União Europeia (UE) tem como valores o respeito pela dignidade humana, a liberdade, a democracia, a igualdade, o estado de direito e o respeito pelos direitos humanos e como objetivo a promoção da paz, dos valores comuns e do bem-estar dos seus povos. No que concerne ao tema da integração europeia, julgue (C ou E) os itens seguintes. A despeito de seus nomes, o Conselho da Europa e a Corte Europeia de Direitos Humanos não são instituições da UE.
  1. ✂️
  2. ✂️

1144Q54209 | História, Hístória do Brasil, Vestibular, Vestibular

(F.M. Triângulo Mineiro-MG) A Conjuração Baiana ou dos Alfaiates (1798) distinguiuse da Mineira (1789) porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1145Q933853 | História, Segunda Guerra Mundial

Quais foram as duas principais alianças militares na Segunda Guerra Mundial?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1146Q197854 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

O século XIX foi o período em que diversas doutrinas econômicas, políticas e sociais surgiram, com repercussões até os dias de hoje. Uma dessas doutrinas foi o socialismo, que teve várias vertentes. Sobre o socialismo daquele século, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1147Q671730 | História, Aristóteles

De qual país era natural Aristóteles?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1148Q933898 | História, República Velha

Quem foi o último presidente da República Velha?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1149Q390426 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

No discurso de abertura do Debate Geral da 66.ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a presidenta Dilma Rousseff afirmou: “apenas uma Palestina livre e soberana poderá atender aos legítimos anseios de Israel por paz com seus vizinhos, segurança em suas fronteiras e estabilidade política em seu entorno regional”. Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue (C ou E) os próximos itens, a respeito da questão árabe-israelense. O Brasil reconheceu o Estado da Palestina nas fronteiras de 1967 e foi seguido por vários países sul-americanos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1150Q935453 | História, Idade Contemporânea, Vestibular

(UFMS) A Doutrina Monroe, em conjunto com outros fatores, assinalou o que mais tarde se configuraria no imperialismo norte-americano, auxiliando na consolidação dos EUA como uma das maiores potências mundial do século XX.

A questão política expansionista dos EUA está associada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1151Q388228 | História, História Geral, Soldado Combatente, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

No que concerne à questão dos postos de trabalho no atual sistema produtivo mundial e ao processo de ocupação do território brasileiro ao longo do tempo, julgue os itens que se seguem.

Na Europa, a crise de desemprego envolveu explícitas manifestações de racismo contra imigrantes oriundos de regiões mais pobres, como a África.

  1. ✂️
  2. ✂️

1152Q18137 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Na Antiguidade, Grécia e Roma forneceram as bases para a Civilização Ocidental. Com o fim do Império Romano, a Europa conheceu, ao longo da Idade Média, uma forma de organização da sociedade denominada feudalismo, assentada na terra, no domínio da nobreza e no trabalho servil. A Idade Moderna foi a transição do sistema feudal à moderna era capitalista, assinalada pelo absolutismo político, pela expansão do comércio e da exploração colonial, além da intolerância religiosa e política.

A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, consolida o capitalismo como sistema dominante, que se universaliza, atingindo todas as regiões do planeta. A Primeira Guerra Mundial deveu-se, em larga medida, às disputas entre potências imperialistas. A crise econômica que se seguiu ao conflito gerou a Grande Depressão dos anos 1930, que estimulou o surgimento de regimes políticos totalitários e foi decisiva para a Segunda Guerra. Nas décadas que se seguiram, o mundo se dividiu em dois pólos de influência sob o comando de Washington e Moscou, situação que se encerra formalmente com o fim da União Soviética. Foi também nesse período que as antigas colônias asiáticas e africanas tornaram-se independentes e surgiu o conceito de Terceiro Mundo. A expansão capitalista em escala universal permite que se fale, nas décadas finais do século XX, em globalização. Mais do que nunca, o domínio do saber impulsiona o avanço da economia.

Tendo essas informações como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial, julgue os itens seguintes.
Disputas por mercados e por colônias foram importante fator para a eclosão da Grande Guerra de 1914.
  1. ✂️
  2. ✂️

1153Q43016 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MA, FGV

“O Maranhão passou a ser o primeiro estado brasileiro em número de conflitos agrários. Essa é a constatação da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que (...) divulgou oficialmente no estado o seu 27° relatório anual sobre o tema. De acordo com a CPT, no ano passado, no Maranhão, foram registrados 251 casos de conflitos por terra, envolvendo 64.394 pessoas.” (g1.globo.com)

Com relação às raízes históricas da violência no campo no Estado do Maranhão, analise as afirmativas a seguir. 

I. No início da década de 1970, com o intuito de estimular a ocupação da região, o governo do Maranhão criou a Companhia Maranhense de Colonização (COMARCO), concedendo incentivos fiscais a grandes grupos empresariais, para a aquisição de vastas extensões territoriais a preços simbólicos, o que intensificou os conflitos de terra e a violência no campo.
II. Para viabilizar a implantação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o governo maranhense assinou, a favor da União, o decreto de desapropriação de terras ocupadas por comunidades quilombolas, gerando conflitos fundiários que continuam, ainda hoje, em disputa judicial.
III. Com o avanço do agronegócio na primeira década do século XXI, criou-se uma nova fronteira agrícola na região de MAPITOBA (parte do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia), o que valorizou a terra e aumentou os conflitos com os posseiros tradicionais.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1154Q389901 | História, História Geral, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE, 2017

A Argentina é, historicamente, uma prioridade para a política externa brasileira. Em seu estágio atual, as relações entre os dois países caracterizam-se pela busca da integração econômica e da cooperação política. A respeito da política externa Argentina, julgue (C ou E) os itens que se seguem. Durante o primeiro período de Juan Domingo Perón na presidência argentina (1946-1955), a diplomacia do país resolveu o problema da demarcação dos limites fronteiriços nos Andes Patagônicos, aceitou a reivindicação uruguaia relativa ao limite fronteiriço no estuário do rio da Prata e propôs uma coordenação política entre Argentina, Brasil e Chile para tratar dos assuntos internacionais mais importantes.
  1. ✂️
  2. ✂️

1155Q179993 | História, Guerra Fria, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O curso das duas décadas que vinculam o ano de 1947 ao de
1968, no âmbito das relações internacionais, foi ditado pela supremacia
de dois gigantes sobre o mundo. Os EUA e a União Soviética (URSS)
assenhoraram-se dos espaços e criaram um condomínio de poder que só
foi abalado no final da década de 60 e início da de 70.

Existiram, no entanto, nuances no sistema condominial de poder.
Da relação quente da Guerra Fria (1947-1955) à lógica da coexistência
pacífica (1955-1968), as duas superpotências migraram da situação de
desconfiança mútua para uma modalidade de convivência tolerável.
Da corrida atômica do final da década de 40 e início da de 50 às
negociações para um sistema de segurança mundial sustentado no
equilíbrio das armas nucleares, os dois gigantes evoluíram nas suas
percepções acerca da avassaladora capacidade destrutiva que
carregavam.

José Flávio Sombra Saraiva. Dois gigantes e um condomínio: da Guerra Fria
à coexistência pacífica. In: JoséFlávio Sombra Saraiva (org.). Relações
internacionais: dois séculos de História - entre a ordem bipolar e o policentrismo
(de 1947 a nossos dias). Brasília: IBRI, 2001, p. 19 (com adaptações).

Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as
relações internacionais do pós-1945, julgue os itens a seguir.

A bipolaridade do pós-Segunda Guerra, também conhecida como o período da Guerra Fria, apresenta, entre outras, uma singularidade em relação a sistemas de poder mundial que a antecederam. Além de evidenciar uma situação de confronto entre duas superpotências situadas fora do tradicional eixo de poder europeu, a URSS e os EUA, também serviu - pelo menos em termos retóricos - ao embate travado entre dois sistemas distintos, o capitalista e o socialista.

  1. ✂️
  2. ✂️

1156Q54325 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Univali-SC) Em 1939 começa a II Guerra Mundial. Ela se estende até 1945 e coincide, na História do Brasil, com o Governo Getúlio Vargas. Ditador por excelência, Getúlio assiste à destruição do Nazifascismo, partidos que se identificavam com o seu perfil. Pressionado pelos E.U.A., Getúlio é obrigado a “descer do muro” e apoiar os aliados. Neste cenário, assinale o item correto sobre a participação do Brasil na II Guerra Mundial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1157Q17489 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A contemporaneidade iniciou-se, entre fins do século XVIII e ao longo do XIX, sob o impacto de dupla revolução: a econômica, representada pela Revolução Industrial, e a política, com a Revolução Francesa de 1789 e as Revoluções Liberais Burguesas de 1820, 1830 e 1848. A moderna industrialização consolidou o capitalismo como sistema econômico dominante, expandindo-se rapidamente (imperialismo e neocolonialismo). Disputas entre potências levaram às duas guerras mundiais do século XX. O Brasil, independente em 1822, foi a única monarquia americana e manteve a escravidão até 1888. Proclamada a República, o país não deixou de ser elitista e socialmente excludente (República Velha). A Era Vargas iniciou a modernização do país. Entre 1945 e 1964, o Brasil viveu conturbado processo de democratização, interrompido por um golpe de Estado. Depois de 21 anos, a nação recuperou o sentido da democracia e procura avançar em termos de direitos sociais, o que a Constituição de 1988 procura expressar.

Considerando as informações do texto acima e a História Contemporânea mundial e brasileira, julgue os itens de 104 a 114.
A projeção do Espírito Santo no cenário econômico e político nacional, já nas primeiras décadas republicanas, deveu-se às correntes migratórias que, vindas do Oriente e da Europa Oriental, colonizaram boa parte do território estadual.
  1. ✂️
  2. ✂️

1158Q933252 | História, Pré História

Mil anos antes da “descoberta” do Brasil pelos europeus, um grande movimento de migração parece ter se iniciado no sul da floresta amazônica. Os povos que se moviam falavam línguas aparentadas, de uma grande família de línguas que denominamos tupi-guarani. Praticavam a coivara e eram bons caçadores e pescadores.

(Norberto Luiz Guarinello.

Os primeiros habitantes do Brasil, 2009. Adaptado.)

A partir do texto e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que os referidos povos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1159Q195466 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

A sociedade feudal pode ser caracterizada como uma sociedade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1160Q390066 | História, História Geral, Oficial Combatente, Bombeiro Militar AL, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca de aspectos econômicos e políticos da ocupação e expansão do território da colônia portuguesa na América, julgue os próximos itens. A Coroa portuguesa cobrava impostos como o quinto e a bateia sobre a exploração do ouro das Minas Gerais; às demais atividades econômicas desenvolvidas na região era concedida isenção fiscal.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.