Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1241Q933297 | História, História do Brasil, Vestibular USP, USP

A Cabanagem foi uma revolta social ocorrida no norte do Brasil entre 1835 e 1840 e se insere em um contexto frequentemente chamado de "Período Regencial". Trata-se de uma revolta que, junto a outras do mesmo período, tipifica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1242Q390322 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

No discurso de abertura do Debate Geral da 66.ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a presidenta Dilma Rousseff afirmou: “apenas uma Palestina livre e soberana poderá atender aos legítimos anseios de Israel por paz com seus vizinhos, segurança em suas fronteiras e estabilidade política em seu entorno regional”. Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue (C ou E) os próximos itens, a respeito da questão árabe-israelense. Os Acordos de Oslo criaram uma Autoridade Palestina, mas não alteraram o status de Jerusalém.
  1. ✂️
  2. ✂️

1243Q388347 | História, Teoria em História, Professor de História, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

“A História, enquanto disciplina escolar, ao se integrar à área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, possibilita ampliar estudos sobre as problemáticas contemporâneas, situando-as nas diversas temporalidades, servindo como arcabouço para a reflexão sobre possibilidades e/ou necessidades de mudanças e/ou continuidades. (...) As concepções políticas e as referentes às ações humanas nos espaços público e privado, assim como as relações homem-natureza, estão sendo modificadas. Os paradigmas científicos que sustentavam as bases fundamentais dessas concepções estão sendo questionados e colocados em cheque pelas realidades que glorificam o novo tecnológico, mas não solucionam problemas antigos, como as desigualdades, preconceitos, dificuldades de percepção do “outro” e as diversas formas de convivência e de estabelecimento de relações sociais. A difusão da racionalidade da ciência não acarretou o desaparecimento de formas de representação do mundo e do homem submetidas a dogmas e misticismos variados, permanecendo crenças religiosas diversas, muitas vezes contraditórias e paradoxais diante da presença cotidiana das tecnologias”.

A respeito do ensino de História na Educação Básica, analise as afirmativas colocando (V) paras a verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) No que se refere ao conhecimento histórico escolar, os currículos atuais são indicativos das transformações paradigmáticas do campo que envolve o conhecimento histórico como um todo.

( ) As aproximações entre a História ensinada e a produção acadêmica têm se intensificado a partir do final dos anos setenta, estabelecendo relações muitas vezes profícuas, mas que apontam para as dificuldades de consensos e ou definições simplificadas sobre os conteúdos e métodos de ensino.

( ) O debate historiográfico tem sido intenso, com abordagens diversas sobre antigos temas e inclusão de novos objetos que constituem as múltiplas facetas da produção humana e que se sustentam em uma pluralidade de fundamentos teóricos e metodológicos.

( ) A história social e cultural tem se imposto de maneira a rearticular a história econômica e a política, possibilitando o surgimento de vozes de grupos e de classes sociais antes silenciados.

( ) A produção historiográfica, no momento, busca estabelecer diálogos com o seu tempo, reafirmando o adágio que “toda história é filha do seu tempo”, mas sem ignorar ser fruto de muitas tradições de pensamento.

A sequência correta encontrada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1244Q43018 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MA, FGV

Leia o texto a seguir. 

Vai passar
Nessa avenida um samba popular
Cada paralelepípedo da velha cidade
Essa noite vai se arrepiar
(…)
Num tempo página infeliz da nossa história
Passagem desbotada na memória
Das nossas novas gerações
Dormia a nossa pátria mãe tão distraída
Sem perceber que era subtraída
Em tenebrosas transações
Seus filhos erravam cegos pelo continente
Levavam pedras feito penitentes
Erguendo estranhas catedrais
E um dia, afinal
Tinham direito a uma alegria fugaz
Uma ofegante epidemia
Que se chamava carnaval
O carnaval, o carnaval
(Vai passar)
(…)
Meu Deus, vem olhar
Vem ver de perto uma cidade a cantar
A evolução da liberdade
Até o dia clarear
(…)

(Samba-enredo composto por Chico Buarque e Francis Hime. 1984) 

Chico Buarque e Francis Hime, assim como outros músicos e compositores brasileiros, usaram a sua arte para relatar fatos censurados e denunciar o regime militar (1964-1984), burlando, poeticamente, a censura.O trecho do samba-enredo Vai passar refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1245Q935448 | História, Revolução Industrial, Vestibular

(URCA ) “[...] No princípio da década de 1830, entre um terço e a metade da força de trabalho (em todas as classes de trabalho) nas indústrias algodoeiras tinha menos de vinte e um anos de idade. No setor de lãs cardadas, a proporção de jovens era ainda maior. Entre os adultos, bem mais da metade eram mulheres. [....] A força de trabalho adulto nas indústrias têxteis do Reino Unido atingia 191.671 pessoas, das quais 102.812 eram mulheres e apenas 88.859, homens.” (THOMPSON E. P. A formação da Classe Operária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. V.II p.170)

Sobre a situação dos trabalhadores durante a Revolução Industrial Inglesa, pode-se afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1246Q933453 | História, Vincent van Gogh

Quantos quadros Van Gogh vendeu durante sua vida?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1247Q390250 | História, História Geral, Oficial Combatente, Bombeiro Militar AL, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca de aspectos econômicos e políticos da ocupação e expansão do território da colônia portuguesa na América, julgue os próximos itens. O movimento das bandeiras, que promoveu a interiorização do Brasil, se deu com a adoção de práticas violentas contra os nativos indígenas, o que motivou atritos entre os bandeirantes e as ordens jesuítas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1248Q265891 | História, Vestibular, USP, FUVEST

Quando a guerra mundial de 1914–1918 se iniciou, a ciência médica tinha feito progressos tão grandes que se esperava uma conflagração sem a interferência de grandes epidemias. Isso sucedeu na frente ocidental, mas à leste o tifo precisou de apenas três meses para aparecer e se estabelecer como o principal estrategista na região (...). No momento em que a Segunda Guerra Mundial está acontecendo, em territórios em que o tifo é endêmico, o espectro de uma grande epidemia constitui ameaça constante. Enquanto estas linhas estão sendo escritas (primavera de 1942) já foram recebidas notificações de surtos locais, e pequenos, mas a doença parece continuar sob controle e muito provavelmente permanecerá assim por algum tempo.

Henry E. Sigerist, Civilização e doença.
São Paulo: Hucitec, 2010, p. 130–132.

O correto entendimento do texto acima permite afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1249Q390075 | História, Patrimônio, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, referentes a narrativas patrimoniais e representações. A memória preservada pelo patrimônio histórico é mais significativa para o grupo que convive em seu entorno do que para aqueles que vivem mais distantes dele.
  1. ✂️
  2. ✂️

1250Q42737 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA

A crise de 1929, iniciada com a queda da Bolsa de Valores de Nova Iorque, convulsionou o capitalismo mundial e, nesse sentido, contribuiu significativamente para a eclosão da Segunda Guerra. Distintas foram as formas de reação dos diversos países para fazer frente à crise e à depressão que a ela se seguiu. Relativamente ao tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1251Q54276 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFPE) Sobre a Revolução Industrial, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1252Q932636 | História, Vestibular Primeiro Semestre IF Sul MG, IF Sul MG, IF SUL MG, 2017

Texto associado.
TEXTO 1 
“A proteção aos interesses dos operários deve ser completa. A conquista das oito horas de trabalho, o aperfeiçoamento e ampliação das leis de férias, dos salários mínimos, a proteção da mulher e dos menores, todo esse novo mundo moral que se levanta, nos nossos dias, em amparo do proletariado, deve ser contemplado pela nossa legislação, para que não se continue a ofender os brios morais dos nossos trabalhadores com a alegação de que o problema social no Brasil é um caso de polícia.” (Discurso proferido por Lindolfo Collor na Convenção Liberal de 20 de setembro de 1929.) ESTEVÃO, S. M.; GUIMARÃES, M. S. et. al. Revolução de 30: textos e documentos. Tomo I. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1982. p. 226. 
TEXTO 2 
“A classe trabalhadora, mesmo antes de demandar, teria sido atendida por uma autoridade benevolente, cuja imagem mais recorrente é a da autoridade paternal [...] a “doação” da legislação social, que instaurava a obrigação do reconhecimento do povo ante “seu” presidente, conformando tal contrato político como uma legítima adesão e não como uma mera submissão à força do Estado.” GOMES, A. M. C. A invenção do trabalhismo. São Paulo: Vértice, 1988. p. 196; 66.
Sobre os textos e a história dos direitos trabalhistas no Brasil podemos fazer a seguinte relação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1253Q390441 | História, História Geral, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A questão da islamização da África e a história do Sudão possui a seguinte particularidade: o reino cristão da Núbia resistiu às incursões muçulmanas e, apenas no século XIII, com a invasão egípcia, o norte se converteu ao Islã. A vontade de impor a nova religião também para o sul cristão foi uma das causas da guerra civil que ainda hoje continua. Sobre a islamização sudanesa, é correto afirmar que se trata de um processo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1254Q42802 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

João A. Antonil, um jesuíta que viveu no Brasil no século XVII, afirmou que “os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles, no Brasil, não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda nem ter engenho corrente”. Com relação à sociedade, cultura e economia entre os séculos XVI e XIX no Brasil, julgue os itens de 61 a 65. 

Os primeiros escravos no Brasil foram os índios, chamados também de negros da terra.
  1. ✂️
  2. ✂️

1255Q390197 | História, História Geral, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE, 2017

O período do Segundo Reinado foi marcado pelo crescimento econômico, que se baseou, sobretudo, no setor agrário. Considerando essa informação, julgue (C ou E) os próximos itens. O setor agrícola era fundamental para a economia brasileira e, em algumas regiões do país, a produção era destinada, de modo predominante, ao mercado interno.
  1. ✂️
  2. ✂️

1256Q935529 | História, Movimento dos Direitos Civis nos EUA, ENEM

(UFRGS 2017) Em agosto de 1963, após a famosa Marcha de Washington, Martin Luther King proferiu o famoso discurso “Eu Tive um Sonho”, em que sintetizava algumas ideias do Movimento dos Direitos Civis norte-americano, do qual era uma das principais lideranças.

Assinale a alternativa que indica uma das preocupações do movimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1257Q54404 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(Mackenzie-SP) “O desemprego nas áreas metropolitanas cresce, impulsionado por uma selvagem política de redução de custos e de modernização tecnológica posta em prática especialmente no setor industrial. (…) A tendência ao crescimento do trabalho autônomo, precário, de remuneração incerta e baixa se acentua. (…) Em contrapartida assistimos à crescente imobilização do Estado, dilapidado pelas altas taxas de juros, afogado em dívidas, incapaz de levar avante políticas de desenvolvimento ou políticas sociais.”

Fernando A. Novais e João M. Cardoso de Mello.

Esse contexto histórico descreve a economia brasileira no período:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1258Q390288 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, referentes à historiografia do século XIX. A historiografia indica que a Lei do Ventre Livre teve baixo impacto e pouca relevância na história da escravidão no Brasil império.
  1. ✂️
  2. ✂️

1259Q933304 | História, História do Brasil, Vestibular USP, USP

No Brasil, do mesmo modo que em muitos outros países latino-americanos, as décadas de 1870 e 1880 foram um período de reforma e de compromisso com as mudanças. De maneira geral, podemos dizer que tal movimento foi uma reação às novas realidades econômicas e sociais resultantes do desenvolvimento capitalista não só como fenômeno mundial mas também em suas manifestações especificamente brasileiras.

Emília Viotti da Costa, “Brasil: a era da reforma, 1870-1889”. In: Leslie Bethell, História da América Latina, v.5. São Paulo: Edusp, 2002. Adaptado.

A respeito das mudanças ocorridas na última década do Império do Brasil, cabe destacar a reforma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1260Q388550 | História, História Geral, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Do término da Segunda Guerra Mundial aos dias atuais, verifica-se a ocorrência de inúmeras transformações, tais como novas definições ideológicas, econômicas e políticas, bem como o realinhamento de alianças e conflitos. Acerca dessas transformações, julgue os itens a seguir.

O caráter político-cultural do processo de globalização possibilitou a transferência de tecnologias entre os países e a emergência social e econômica dos países que se encontravam no limiar das subumanidades, tais como o continente africano.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.