Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1281Q933017 | História, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Leia o segmento abaixo, do escritor indígena Ailton Krenak. 
Os fatos e a história recente dos últimos 500 anos têm indicado que o tempo desse encontro entre as nossas culturas é um tempo que acontece e se repete todo dia. Não houve um encontro entre as culturas dos povos do Ocidente e a cultura do continente americano numa data e num tempo demarcado que pudéssemos chamar de 1500 ou de 1800. Estamos convivendo com esse contato desde sempre. 
KRENAK, Ailton. O eterno retorno do encontro. In: NOVAES, Adauto (org.). A outra margem do Ocidente. São Paulo: Funarte, Companhia das Letras, 1999. p. 25.
Considerando a história indígena no Brasil, a principal ideia contida no segmento é 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1282Q390298 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de história e memória social, julgue os itens a seguir. Ao trabalhar com a memória como fonte, o historiador dispõe de metodologia apropriada que lhe garante análise isenta e objetiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

1283Q933310 | História, História do Brasil, Vestibular USP, USP

A economia das possessões coloniais portuguesas na América foi marcada por mercadorias que, uma vez exportadas para outras regiões do mundo, podiam alcançar alto valor e garantir, aos envolvidos em seu comércio, grandes lucros. Além do açúcar, explorado desde meados do século XVI, e do ouro, extraído regularmente desde fins do XVII, merecem destaque, como elementos de exportação presentes nessa economia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1284Q266212 | História, Vestibular, USP, FUVEST

Entre os fatores que permitem associar o contexto histórico de Portugal, na década de 1970, às independências de suas colônias na África, encontram–se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1285Q199163 | História, Aluno Oficial CFO, Polícia Militar SP, VUNESP

A cidadania nos Estados nacionais contemporâneos é um fenômeno único na História. Não podemos falar de continuidade do mundo antigo, de repetição de uma experiência passada e nem mesmo de um desenvolvimento progressivo que unisse o mundo contemporâneo ao antigo. São mundos diferentes, com sociedades distintas, nas quais pertencimento, participação e direitos têm sentidos diversos.

(Norberto Luiz Guarinello, Cidades-Estado na Antiguidade Clássica. In PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (orgs.). História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2008, p. 29.)
Entre as diferenças que separam o Estado nacional contemporâneo da cidade-estado da Antiguidade, é possível destacar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1286Q933458 | História, Aristóteles

Que ramo da filosofia Aristóteles é frequentemente considerado o fundador?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1287Q389983 | História, História Geral, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE, 2017

A política externa norte-americana tem dedicado, historicamente, grande atenção à América Latina. Acerca desse tema, julgue (C ou E) os itens subsecutivos. Na Conferência do Rio de Janeiro, em 1942, a proposta norte-americana de rompimento das relações dos países americanos com as potências do Eixo foi combatida por Argentina, Paraguai e Uruguai.
  1. ✂️
  2. ✂️

1288Q388739 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

A economia brasileira, desde o final da década de 1970, apresenta índices de inflação alta, redução do crescimento econômico e dificuldades com endividamento externo e interno, que caracterizam os anos 80 como a chamada "década perdida". Assinale a opção que expressa corretamente uma característica do períod

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1289Q388567 | História, Teoria em História, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 89 a 95, a respeito da historiografia iniciada a partir do século XIX, período em que se inaugurou um esforço intelectual, persistente até hoje, de interpretação do passado.

Segundo Karl Marx, os antagonismos de classe e a exploração econômica da maioria da sociedade por uma minoria são fatores determinantes do movimento histórico.

  1. ✂️
  2. ✂️

1290Q390365 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de história e memória social, julgue os itens a seguir. Memória e história estão conectadas, embora a ligação de cada uma com o passado seja processada de formas diferenciadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1291Q18144 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Na Antiguidade, Grécia e Roma forneceram as bases para a Civilização Ocidental. Com o fim do Império Romano, a Europa conheceu, ao longo da Idade Média, uma forma de organização da sociedade denominada feudalismo, assentada na terra, no domínio da nobreza e no trabalho servil. A Idade Moderna foi a transição do sistema feudal à moderna era capitalista, assinalada pelo absolutismo político, pela expansão do comércio e da exploração colonial, além da intolerância religiosa e política.

A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, consolida o capitalismo como sistema dominante, que se universaliza, atingindo todas as regiões do planeta. A Primeira Guerra Mundial deveu-se, em larga medida, às disputas entre potências imperialistas. A crise econômica que se seguiu ao conflito gerou a Grande Depressão dos anos 1930, que estimulou o surgimento de regimes políticos totalitários e foi decisiva para a Segunda Guerra. Nas décadas que se seguiram, o mundo se dividiu em dois pólos de influência sob o comando de Washington e Moscou, situação que se encerra formalmente com o fim da União Soviética. Foi também nesse período que as antigas colônias asiáticas e africanas tornaram-se independentes e surgiu o conceito de Terceiro Mundo. A expansão capitalista em escala universal permite que se fale, nas décadas finais do século XX, em globalização. Mais do que nunca, o domínio do saber impulsiona o avanço da economia.

Tendo essas informações como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial, julgue os itens seguintes.
O fim da URSS não alterou o sistema de poder existente no mundo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1292Q54243 | História, Idade Moderna, Vestibular, Vestibular

(UFSE) A organização dos Estados nacionais, na Época Moderna, foi motivada por diversos acontecimentos importantes que faziam parte do contexto histórico europeu, na transição do sistema feudal para uma ordem burguesa. Dentre esses acontecimentos destaca-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1293Q935399 | História, Renascimento, ENEM

(UNIFENAS) A Renascença, aquele período histórico em que os valores deste mundo passaram a suplantar os do além-túmulo, floresceu na Itália aproximadamente à época em que Colombo descobriu a América. Sob seu impulso, o individuo percebeu ser o artífice e diretor do próprio destino, em vez de atribuir esse mérito a Deus. Suas necessidades, ambições e desejos, seus prazeres e posses, sua mente, sua arte, seu poder, sua glória eram o propósito da vida.

(Barbara W. Tuchman, A Marcha da Insensatez – de Troia ao Vietnã, Bestbolso, Rio de Janeiro, 2012, p. 73).

Tendo como base a leitura do texto, bem como seus conhecimentos, é possível afirmar que o movimento citado no texto tinha como fundamento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1294Q935432 | História, Revolução Francesa, Vestibular

(ETEC) Iniciada em 1789, a Revolução Francesa tinha como um de seus principais objetivos a abolição da sociedade de Antigo Regime, com o fim dos privilégios e das desigualdades entre os diferentes grupos sociais.

Pouco antes da Revolução, a sociedade francesa estava dividida entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1295Q935439 | História, Revolução Francesa, Vestibular

(Fuvest) Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1296Q852243 | História, História Geral, Professor de História, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. O processo de centralização política e a divinização da figura do faraó, no Egito Antigo, tiveram grande importância para a construção das primeiras pirâmides. Essas construções, que estabelecem um importante marco na arquitetura egípcia, têm como as principais representantes as três pirâmides do deserto de Gizé, construídas para os faraós, Quéops, Quéfren e Miquerinos. II. Embora não tenha sido um movimento exclusivamente religioso, as cruzadas tiveram o espírito de religiosidade da cristandade europeia como fator importante de sua formação. Assim, o termo “Cruzada” foi utilizado para designar qualquer dos movimentos militares de inspiração cristã que partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa e à cidade de Jerusalém com o intuito de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob domínio cristão.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1297Q389951 | História, História Geral, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito da história romana antiga, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1298Q54354 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

UFSE Destinada a substituir a fraca e ineficiente Liga das Nações, a ONU — Organização das Nações Unidas — passou a existir oficialmente em 24 de outubro de 1945, com o objetivo principal de: manter a paz e a segurança internacionais e de desenvolver a cooperação entre os povos na busca de soluções dos problemas econômicos, sociais, culturais e humanitários, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais. A ONU obteve relativo sucesso, especialmente na área de justiça, embora não tenha conseguido solucionar satisfatoriamente os grandes conflitos internacionais nas décadas seguintes à Segunda Guerra. O direito de veto das grandes potências limitou sua atuação, retirando-lhe parte da credibilidade que deveria possuir como organização efetivamente representativa de todos os países do mundo. A afirmação do texto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1299Q389973 | História, Rio Grande do Norte RN, Técnico do Ministério Público Estadual, MPE RN, COMPERVE, 2017

A Região Metropolitana de Natal foi instituída em 16/01/1997, originalmente, composta por seis municípios. Posteriormente, alterações se deram em sua composição, e outros municípios foram incluídos. Na atualidade, os quatorze municípios, que integram a Região Metropolitana de Natal, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1300Q388971 | História, História Geral, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

No intervalo entre os séculos XV e XVIII, o Ocidente foi cenário de transformações e as bases de produções foram alteradas, assim como as articulações políticas, jurídicas, culturais, de modo que outros valores e espaços circunscreveram as relações humanas. Com relação a esse período, julgue os próximos itens.

O Renascimento Cultural, de inspiração laica e profana, ignorou os contornos e os conteúdos elaborados pela inteligência e cultura eclesiástica durante todos os séculos do período medieval.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.