Início Questões de Concursos História Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. História Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1301Q860356 | História, Mercantilismo(Faap – 1996) Principalmente a partir do século XVI vários autores passaram a desenvolver teorias, justificando o poder real. São os legistas, que através de doutrinas leigas ou religiosas, tentam legalizar o absolutismo. Um deles é Maquiavel: afirma que a obrigação suprema do governante é manter o poder e a segurança do país que governa. Para isso deve usar de todos os meios disponíveis, pois que “os fins justificam os meios” professou suas ideias na famosa obra: ✂️ a) “Leviatã” ✂️ b) “Do direito da paz e da Guerra” ✂️ c) “República” ✂️ d) “Política Segundo as Sagradas Escrituras” ✂️ e) “O Príncipe” Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1302Q390342 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018Segundo o Tratado de Lisboa, a União Europeia (UE) tem como valores o respeito pela dignidade humana, a liberdade, a democracia, a igualdade, o estado de direito e o respeito pelos direitos humanos e como objetivo a promoção da paz, dos valores comuns e do bem-estar dos seus povos. No que concerne ao tema da integração europeia, julgue (C ou E) os itens seguintes. Composta por um representante de cada um dos Estados-membros da UE, a Comissão Europeia é o órgão executivo da UE e defende seus interesses gerais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1303Q388552 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG Pela primeira vez na história, o mundo encontrava-se inteiramente partilhado, direta ou indiretamente, submisso às grandes potências européias e aos Estados Unidos da América. Em 1905, estavam conquistados 90% da África, 56% da Ásia, 100% da Austrália, 27% da América e 90% da Polinésia. Essa situação terminaria por provocar: ✂️ a) O choque de imperialismos entre grandes potências, resultando na Primeira Guerra Mundial. ✂️ b) A redução dos salários dos trabalhadores europeus, pela concorrência com a mão-de-obra cara nas áreas recém-dominadas. ✂️ c) O avanço cultural dos povos conquistados, beneficiados pela civilização européia, dado o seu caráter antiimperialista. ✂️ d) A preservação das identidades culturais e fronteiras étnicas dos povos submetidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1304Q390355 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018“Ela é imaginada como uma comunidade porque, independentemente da desigualdade e da explora-ção efetiva que possam existir dentro dela, a nação sempre é concebida como uma profunda cama-radagem horizontal. No fundo, foi essa fraternidade que tornou possível, nestes dois últimos séculos, que tantos milhões de pessoas tenham-se disposto não tanto a matar, mas sobretudo a morrer por essas criações imaginárias limitadas. (ANDERSON, Benedict. Nações Imaginadas. São Paulo: Com-panhia das Letras, 2008. p. 34) Anderson (2008) refere-se à nação, sob um olhar antropológico, como uma comunidade política ima-ginada e traduzida, assim, por uma fraternidade capaz de possibilitar as guerras mundiais. A Primeira Grande Guerra (1914-1918) foi o primeiro conflito, de dimensão mundial, que rompeu com o intervalo de “paz” após as guerras napoleônicas. Sobre a Primeira Grande Guerra, considerando o conceito de comunidades imaginadas de Anderson, é CORRETO afirmar: ✂️ a) A derrota da Alemanha e seus aliados na Primeira Grande Guerra definiu as nações entre ven-cedores e perdedores. As nações perdedoras carregaram a pecha da vergonha e tiveram que recomeçar. As nações vencedoras provaram sua superioridade, resolveram as antigas rivalida-des e reforçaram seus governos vitoriosos. ✂️ b) A guerra exigiu dos seus indivíduos a crença de que a vitória dependia de sua coragem e resis-tência em defender a nação de um inimigo: o estrangeiro. O estrangeiro era, assim, acima de tudo, tomado como o assassino do irmão, independente da distância consanguínea ou de classe social desse irmão. ✂️ c) A guerra se relaciona com o contexto do imperialismo, que colocou frente a frente nações em disputas territoriais e por recursos. Cada indivíduo nacional carregava a consciência de ser parte necessária da luta pela competitividade que garantiria a sobrevivência econômica, e conse-quente política da nação. ✂️ d) O conflito mobilizou os ódios e os brios nacionais sob um aspecto etnocêntrico. Cada nação se considerava com superioridade inquestionável frente às outras, o que fez com que soldados, de um lado e de outro, se enfrentassem para provar que eram mais fortes e preparados para sobre-viver, colocando as questões territoriais em segundo plano. ✂️ e) O grande articulador da coesão nacional entre os indivíduos foi o temor da morte. Não havia sentimento nacional consolidado antes da Guerra eclodir. A possibilidade iminente da morte criou laços fraternos entre os soldados, que precisavam defender-se dos inimigos juntos, para perpe-tuarem-se, enfim, como nação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1305Q390359 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018Tendo em vista que a Liga das Nações e a ONU foram instituições criadas em meio aos traumas resultantes das duas grandes guerras, julgue (C ou E) os itens subsequentes, a respeito dos períodos pós-guerras. A Carta das Nações Unidas, elaborada em conferência realizada em São Francisco, declarava a luta pelos direitos humanos, o respeito à autodeterminação dos povos e a solidariedade universal como princípios básicos da ONU. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1306Q389903 | História, História Geral, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE, 2017A Argentina é, historicamente, uma prioridade para a política externa brasileira. Em seu estágio atual, as relações entre os dois países caracterizam-se pela busca da integração econômica e da cooperação política. A respeito da política externa Argentina, julgue (C ou E) os itens que se seguem. Durante o período de Carlos Menem na presidência argentina (1989-1999), sua política externa alinhou-se com as posições dos Estados Unidos da América no contexto internacional, enquanto surgiram críticas, de fontes oficiais e privadas, sobre uma ?Brasil dependência? por parte da Argentina. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1307Q933861 | História, Segunda Guerra MundialQuem foi o líder do Reino Unido durante a maior parte da Segunda Guerra Mundial? ✂️ a) Franklin Roosevelt ✂️ b) Neville Chamberlain ✂️ c) Winston Churchill ✂️ d) Joseph Stalin Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1308Q389863 | História, História Geral, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018No que se refere à Segunda Guerra Mundial, julgue os próximos itens. Na Conferência de Teerã, os países aliados decidiram-se pela divisão da Alemanha e de sua capital, Berlim, em quatro zonas de ocupação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1309Q389877 | História, História Geral, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE, 2017A política externa norte-americana tem dedicado, historicamente, grande atenção à América Latina. Acerca desse tema, julgue (C ou E) os itens subsecutivos. A Doutrina Monroe, anunciada em 1823, não impediu que potências europeias ocupassem territórios no continente latino-americano, tampouco que fizessem intervenções militares nos países da região. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1310Q935428 | História, Idade Moderna, Vestibular(UFPI) Na transição do feudalismo para o capitalismo, tivemos: ✂️ a) a transformação de uma sociedade estamental, com fraca mobilidade vertical e posições sociais pela origem de nascimento, para uma sociedade de classes com grande mobilidade vertical e posições sociais determinadas pelo poder econômico. ✂️ b) a transformação de uma sociedade de classes, com grande mobilidade vertical, para uma sociedade estamental com fraca mobilidade vertical e posições sociais determinadas pelo poder econômico. ✂️ c) a passagem de uma sociedade de classes para uma sociedade de castas. ✂️ d) a desorganização de uma sociedade patriarcal, com grande mobilidade vertical, para uma sociedade estamental com fraca mobilidade social. ✂️ e) a mudança de uma sociedade de castas para uma sociedade estamental Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1311Q388874 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPADSegundo o debate atual sobre o ensino da História, o professor necessita desenvolver e mobilizar diferentes competências e habilidades em sala de aula. Qual a alternativa que não aponta uma dessas competências e habilidades? ✂️ a) Usar mapas e cartas geográficas, visando a situar os acontecimentos históricos a serem estudados. ✂️ b) Utilizar múltiplas linguagens de modo a incorporar ao ensino da disciplina os avanços da informação e comunicação. ✂️ c) Transmitir saberes históricos, levando o aluno a memorizar o conhecimento certo sobre o passado das sociedades. ✂️ d) Criar situações de ensino em que sejam utilizados variad suportes do conhecimento histórico. ✂️ e) Questionar a verdade histórica como um saber único, tendo em vista a multiplicidade de explicações disponíveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1312Q388878 | História, História Geral, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPEDo término da Segunda Guerra Mundial aos dias atuais, verifica-se a ocorrência de inúmeras transformações, tais como novas definições ideológicas, econômicas e políticas, bem como o realinhamento de alianças e conflitos. Acerca dessas transformações, julgue os itens a seguir. A despeito das resistências, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas se impôs aos países do leste europeu, agravando as tensões e os combates no contexto da Guerra Fria. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1313Q852242 | História, História Geral, Prefeitura de Santo Augusto RS Professor III História, FUNDATEC, 2020Ás vésperas da Revolução de 1917 (fevereiro), o território russo havia passado por um inverno particularmente duro, com temperaturas muito abaixo de zero. Apesar das interdições, algumas greves ocorreram. O frio e a escassez exasperavam a população, especialmente os operários e suas mulheres, que, além das longas jornadas de trabalho, tinham que enfrentar filas intermináveis para tentar conseguir algumas poucas provisões. A respeito do contexto mencionado, assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) Livre da autocracia, a revolução russa vitoriosa teve que lidar com os seguintes desafios: dar um fim à guerra, atender às demandas dos camponeses; abastecer as cidades e lidar com as aspirações à autonomia das nações não russas. ✂️ b) A questão da terra e sua partilha pelos camponeses foi organizada pelos socialistas-revolucionários, que constituíram comissões de estudo e remetiam à Assembleia Constituinte para a imediata aprovação. Essa medida foi fundamental para garantir a relativa calma nas áreas rurais. ✂️ c) Desde fevereiro de 1917, foi instaurado o racionamento e, ao longo do ano, as rações alimentares foram reduzidas em proporção inversa aos preços. Escassez e inflação passaram a ser os problemas dos pobres e trabalhadores das cidades. ✂️ d) Para se defender da prática dos locautes, os trabalhadores criaram comitês de empresa ou de fábrica, uma forma de organização autônoma em relação aos sovietes, com o objetivo de controlar a produção. ✂️ e) Os nativos não russos passaram a reivindicar o direito ao uso da língua nativa nas escolas e tribunais, a moeda própria, a necessidade de organizar unidades militares nacionais e o direito à independência, o que contribuiu para a desintegração do poder em curso desde a queda dos Romanov. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1314Q934479 | História, Apartheid(Unichristus - 2018 - Unichristus - Vestibular - Primeiro Semestre - Medicina - Conhecimentos Gerais) Nelson Mandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Seu nome verdadeiro é Rolihlahla Madiba Mandela. Principal representante do movimento antiapartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/biografias/ nelson-mandela.html No contexto descrito da política do apartheid, conclui-se que ✂️ a) o apartheid trouxe violência e um significativo movimento de resistência interna, bem como um longo embargo comercial contra a África do Sul. ✂️ b) a segregação racial na África do Sul não existia no século XIX, foi introduzida como política oficial após o término da Guerra Fria. ✂️ c) o movimento antiapartheid, desde 1948, teve o apoio dos governos colonialistas com a bandeira da defesa dos Direitos Humanos. ✂️ d) a oposição ao apartheid propunha uma guerra de resistência com práticas terroristas apoiadas pelos regimes fascistas. ✂️ e) Mandela defendia o movimento antiapartheid com táticas violentas seguindo a ideologia de Gandhi. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1315Q388197 | História, História Geral, Soldado Combatente, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPEConsiderando aspectos marcantes da Antiguidade Oriental e da Antiguidade Clássica — Grécia e Roma —, julgue os itens seguintes. O império formado pelos gregos apresentava grande extensão territorial, dominando povos que viviam na Europa e na Ásia. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1316Q388977 | História, História Geral, Soldado Combatente, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPENo que concerne à questão dos postos de trabalho no atual sistema produtivo mundial e ao processo de ocupação do território brasileiro ao longo do tempo, julgue os itens que se seguem. A globalização contribui para reduzir o desemprego ao derrubar as fronteiras tradicionais para a atuação das corporações multinacionais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1317Q388266 | História, Paraná PR, Assistente Social, Prefeitura de Castro PR, FAUELQual foi a data da instalação da Comarca do município de Castro? ✂️ a) 21 de Dezembro de 1.854. ✂️ b) 21 de Janeiro de 1.857. ✂️ c) 22 de Outubro de 1.938 ✂️ d) 24 de Janeiro de 1.779. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1318Q933059 | História, Vestibular Primeiro Semestre UECE, UECE, UECE CEV, 2019A catedral Notre-Dame de Paris, que foi consumida pelo fogo no dia 15 de abril de 2019, é um monumento símbolo da capital francesa, que foi palco de importantes acontecimentos da história da França como, por exemplo, ✂️ a) a posse do Presidente Emmanuel Macron em 2017 e o sepultamento de François Mitterand em 1996. ✂️ b) a revolta popular que desencadeou o estopim da Revolução Francesa em 1889. ✂️ c) a explosão ordenada por Hitler em 1944 após o desembarque dos Aliados na Normandia. ✂️ d) a coroação do Imperador Napoleão em 1804 e a beatificação de Joana d’Arc em 1909. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1319Q389323 | História, História Geral, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPEA classe operária ✂️ a) é muito antiga, tendo estado praticamente em todas as sociedades desde as primeiras comunidades organizadas. ✂️ b) é um fenômeno perene e natural na conformação da contemporaneidade. ✂️ c) está associada à existência de uma parte da população desprovida de meios de produção e que se dedica a vender sua força de trabalho. ✂️ d) está exclusivamente ligada ao fenômeno da Revolução Industrial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1320Q389855 | História, História Geral, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca de causas e consequências da Segunda Guerra Mundial, julgue (C ou E) os itens seguintes. A derrocada do Império Turco-Otomano, consequência da Primeira Guerra Mundial, fez da Turquia uma república secular que não adotou uma posição neutra no contexto da Segunda Guerra Mundial. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
1301Q860356 | História, Mercantilismo(Faap – 1996) Principalmente a partir do século XVI vários autores passaram a desenvolver teorias, justificando o poder real. São os legistas, que através de doutrinas leigas ou religiosas, tentam legalizar o absolutismo. Um deles é Maquiavel: afirma que a obrigação suprema do governante é manter o poder e a segurança do país que governa. Para isso deve usar de todos os meios disponíveis, pois que “os fins justificam os meios” professou suas ideias na famosa obra: ✂️ a) “Leviatã” ✂️ b) “Do direito da paz e da Guerra” ✂️ c) “República” ✂️ d) “Política Segundo as Sagradas Escrituras” ✂️ e) “O Príncipe” Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1302Q390342 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018Segundo o Tratado de Lisboa, a União Europeia (UE) tem como valores o respeito pela dignidade humana, a liberdade, a democracia, a igualdade, o estado de direito e o respeito pelos direitos humanos e como objetivo a promoção da paz, dos valores comuns e do bem-estar dos seus povos. No que concerne ao tema da integração europeia, julgue (C ou E) os itens seguintes. Composta por um representante de cada um dos Estados-membros da UE, a Comissão Europeia é o órgão executivo da UE e defende seus interesses gerais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1303Q388552 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG Pela primeira vez na história, o mundo encontrava-se inteiramente partilhado, direta ou indiretamente, submisso às grandes potências européias e aos Estados Unidos da América. Em 1905, estavam conquistados 90% da África, 56% da Ásia, 100% da Austrália, 27% da América e 90% da Polinésia. Essa situação terminaria por provocar: ✂️ a) O choque de imperialismos entre grandes potências, resultando na Primeira Guerra Mundial. ✂️ b) A redução dos salários dos trabalhadores europeus, pela concorrência com a mão-de-obra cara nas áreas recém-dominadas. ✂️ c) O avanço cultural dos povos conquistados, beneficiados pela civilização européia, dado o seu caráter antiimperialista. ✂️ d) A preservação das identidades culturais e fronteiras étnicas dos povos submetidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1304Q390355 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018“Ela é imaginada como uma comunidade porque, independentemente da desigualdade e da explora-ção efetiva que possam existir dentro dela, a nação sempre é concebida como uma profunda cama-radagem horizontal. No fundo, foi essa fraternidade que tornou possível, nestes dois últimos séculos, que tantos milhões de pessoas tenham-se disposto não tanto a matar, mas sobretudo a morrer por essas criações imaginárias limitadas. (ANDERSON, Benedict. Nações Imaginadas. São Paulo: Com-panhia das Letras, 2008. p. 34) Anderson (2008) refere-se à nação, sob um olhar antropológico, como uma comunidade política ima-ginada e traduzida, assim, por uma fraternidade capaz de possibilitar as guerras mundiais. A Primeira Grande Guerra (1914-1918) foi o primeiro conflito, de dimensão mundial, que rompeu com o intervalo de “paz” após as guerras napoleônicas. Sobre a Primeira Grande Guerra, considerando o conceito de comunidades imaginadas de Anderson, é CORRETO afirmar: ✂️ a) A derrota da Alemanha e seus aliados na Primeira Grande Guerra definiu as nações entre ven-cedores e perdedores. As nações perdedoras carregaram a pecha da vergonha e tiveram que recomeçar. As nações vencedoras provaram sua superioridade, resolveram as antigas rivalida-des e reforçaram seus governos vitoriosos. ✂️ b) A guerra exigiu dos seus indivíduos a crença de que a vitória dependia de sua coragem e resis-tência em defender a nação de um inimigo: o estrangeiro. O estrangeiro era, assim, acima de tudo, tomado como o assassino do irmão, independente da distância consanguínea ou de classe social desse irmão. ✂️ c) A guerra se relaciona com o contexto do imperialismo, que colocou frente a frente nações em disputas territoriais e por recursos. Cada indivíduo nacional carregava a consciência de ser parte necessária da luta pela competitividade que garantiria a sobrevivência econômica, e conse-quente política da nação. ✂️ d) O conflito mobilizou os ódios e os brios nacionais sob um aspecto etnocêntrico. Cada nação se considerava com superioridade inquestionável frente às outras, o que fez com que soldados, de um lado e de outro, se enfrentassem para provar que eram mais fortes e preparados para sobre-viver, colocando as questões territoriais em segundo plano. ✂️ e) O grande articulador da coesão nacional entre os indivíduos foi o temor da morte. Não havia sentimento nacional consolidado antes da Guerra eclodir. A possibilidade iminente da morte criou laços fraternos entre os soldados, que precisavam defender-se dos inimigos juntos, para perpe-tuarem-se, enfim, como nação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1305Q390359 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018Tendo em vista que a Liga das Nações e a ONU foram instituições criadas em meio aos traumas resultantes das duas grandes guerras, julgue (C ou E) os itens subsequentes, a respeito dos períodos pós-guerras. A Carta das Nações Unidas, elaborada em conferência realizada em São Francisco, declarava a luta pelos direitos humanos, o respeito à autodeterminação dos povos e a solidariedade universal como princípios básicos da ONU. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1306Q389903 | História, História Geral, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE, 2017A Argentina é, historicamente, uma prioridade para a política externa brasileira. Em seu estágio atual, as relações entre os dois países caracterizam-se pela busca da integração econômica e da cooperação política. A respeito da política externa Argentina, julgue (C ou E) os itens que se seguem. Durante o período de Carlos Menem na presidência argentina (1989-1999), sua política externa alinhou-se com as posições dos Estados Unidos da América no contexto internacional, enquanto surgiram críticas, de fontes oficiais e privadas, sobre uma ?Brasil dependência? por parte da Argentina. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1307Q933861 | História, Segunda Guerra MundialQuem foi o líder do Reino Unido durante a maior parte da Segunda Guerra Mundial? ✂️ a) Franklin Roosevelt ✂️ b) Neville Chamberlain ✂️ c) Winston Churchill ✂️ d) Joseph Stalin Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1308Q389863 | História, História Geral, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018No que se refere à Segunda Guerra Mundial, julgue os próximos itens. Na Conferência de Teerã, os países aliados decidiram-se pela divisão da Alemanha e de sua capital, Berlim, em quatro zonas de ocupação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1309Q389877 | História, História Geral, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE, 2017A política externa norte-americana tem dedicado, historicamente, grande atenção à América Latina. Acerca desse tema, julgue (C ou E) os itens subsecutivos. A Doutrina Monroe, anunciada em 1823, não impediu que potências europeias ocupassem territórios no continente latino-americano, tampouco que fizessem intervenções militares nos países da região. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1310Q935428 | História, Idade Moderna, Vestibular(UFPI) Na transição do feudalismo para o capitalismo, tivemos: ✂️ a) a transformação de uma sociedade estamental, com fraca mobilidade vertical e posições sociais pela origem de nascimento, para uma sociedade de classes com grande mobilidade vertical e posições sociais determinadas pelo poder econômico. ✂️ b) a transformação de uma sociedade de classes, com grande mobilidade vertical, para uma sociedade estamental com fraca mobilidade vertical e posições sociais determinadas pelo poder econômico. ✂️ c) a passagem de uma sociedade de classes para uma sociedade de castas. ✂️ d) a desorganização de uma sociedade patriarcal, com grande mobilidade vertical, para uma sociedade estamental com fraca mobilidade social. ✂️ e) a mudança de uma sociedade de castas para uma sociedade estamental Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1311Q388874 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPADSegundo o debate atual sobre o ensino da História, o professor necessita desenvolver e mobilizar diferentes competências e habilidades em sala de aula. Qual a alternativa que não aponta uma dessas competências e habilidades? ✂️ a) Usar mapas e cartas geográficas, visando a situar os acontecimentos históricos a serem estudados. ✂️ b) Utilizar múltiplas linguagens de modo a incorporar ao ensino da disciplina os avanços da informação e comunicação. ✂️ c) Transmitir saberes históricos, levando o aluno a memorizar o conhecimento certo sobre o passado das sociedades. ✂️ d) Criar situações de ensino em que sejam utilizados variad suportes do conhecimento histórico. ✂️ e) Questionar a verdade histórica como um saber único, tendo em vista a multiplicidade de explicações disponíveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1312Q388878 | História, História Geral, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPEDo término da Segunda Guerra Mundial aos dias atuais, verifica-se a ocorrência de inúmeras transformações, tais como novas definições ideológicas, econômicas e políticas, bem como o realinhamento de alianças e conflitos. Acerca dessas transformações, julgue os itens a seguir. A despeito das resistências, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas se impôs aos países do leste europeu, agravando as tensões e os combates no contexto da Guerra Fria. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1313Q852242 | História, História Geral, Prefeitura de Santo Augusto RS Professor III História, FUNDATEC, 2020Ás vésperas da Revolução de 1917 (fevereiro), o território russo havia passado por um inverno particularmente duro, com temperaturas muito abaixo de zero. Apesar das interdições, algumas greves ocorreram. O frio e a escassez exasperavam a população, especialmente os operários e suas mulheres, que, além das longas jornadas de trabalho, tinham que enfrentar filas intermináveis para tentar conseguir algumas poucas provisões. A respeito do contexto mencionado, assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) Livre da autocracia, a revolução russa vitoriosa teve que lidar com os seguintes desafios: dar um fim à guerra, atender às demandas dos camponeses; abastecer as cidades e lidar com as aspirações à autonomia das nações não russas. ✂️ b) A questão da terra e sua partilha pelos camponeses foi organizada pelos socialistas-revolucionários, que constituíram comissões de estudo e remetiam à Assembleia Constituinte para a imediata aprovação. Essa medida foi fundamental para garantir a relativa calma nas áreas rurais. ✂️ c) Desde fevereiro de 1917, foi instaurado o racionamento e, ao longo do ano, as rações alimentares foram reduzidas em proporção inversa aos preços. Escassez e inflação passaram a ser os problemas dos pobres e trabalhadores das cidades. ✂️ d) Para se defender da prática dos locautes, os trabalhadores criaram comitês de empresa ou de fábrica, uma forma de organização autônoma em relação aos sovietes, com o objetivo de controlar a produção. ✂️ e) Os nativos não russos passaram a reivindicar o direito ao uso da língua nativa nas escolas e tribunais, a moeda própria, a necessidade de organizar unidades militares nacionais e o direito à independência, o que contribuiu para a desintegração do poder em curso desde a queda dos Romanov. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1314Q934479 | História, Apartheid(Unichristus - 2018 - Unichristus - Vestibular - Primeiro Semestre - Medicina - Conhecimentos Gerais) Nelson Mandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Seu nome verdadeiro é Rolihlahla Madiba Mandela. Principal representante do movimento antiapartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/biografias/ nelson-mandela.html No contexto descrito da política do apartheid, conclui-se que ✂️ a) o apartheid trouxe violência e um significativo movimento de resistência interna, bem como um longo embargo comercial contra a África do Sul. ✂️ b) a segregação racial na África do Sul não existia no século XIX, foi introduzida como política oficial após o término da Guerra Fria. ✂️ c) o movimento antiapartheid, desde 1948, teve o apoio dos governos colonialistas com a bandeira da defesa dos Direitos Humanos. ✂️ d) a oposição ao apartheid propunha uma guerra de resistência com práticas terroristas apoiadas pelos regimes fascistas. ✂️ e) Mandela defendia o movimento antiapartheid com táticas violentas seguindo a ideologia de Gandhi. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1315Q388197 | História, História Geral, Soldado Combatente, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPEConsiderando aspectos marcantes da Antiguidade Oriental e da Antiguidade Clássica — Grécia e Roma —, julgue os itens seguintes. O império formado pelos gregos apresentava grande extensão territorial, dominando povos que viviam na Europa e na Ásia. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1316Q388977 | História, História Geral, Soldado Combatente, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPENo que concerne à questão dos postos de trabalho no atual sistema produtivo mundial e ao processo de ocupação do território brasileiro ao longo do tempo, julgue os itens que se seguem. A globalização contribui para reduzir o desemprego ao derrubar as fronteiras tradicionais para a atuação das corporações multinacionais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1317Q388266 | História, Paraná PR, Assistente Social, Prefeitura de Castro PR, FAUELQual foi a data da instalação da Comarca do município de Castro? ✂️ a) 21 de Dezembro de 1.854. ✂️ b) 21 de Janeiro de 1.857. ✂️ c) 22 de Outubro de 1.938 ✂️ d) 24 de Janeiro de 1.779. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1318Q933059 | História, Vestibular Primeiro Semestre UECE, UECE, UECE CEV, 2019A catedral Notre-Dame de Paris, que foi consumida pelo fogo no dia 15 de abril de 2019, é um monumento símbolo da capital francesa, que foi palco de importantes acontecimentos da história da França como, por exemplo, ✂️ a) a posse do Presidente Emmanuel Macron em 2017 e o sepultamento de François Mitterand em 1996. ✂️ b) a revolta popular que desencadeou o estopim da Revolução Francesa em 1889. ✂️ c) a explosão ordenada por Hitler em 1944 após o desembarque dos Aliados na Normandia. ✂️ d) a coroação do Imperador Napoleão em 1804 e a beatificação de Joana d’Arc em 1909. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1319Q389323 | História, História Geral, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPEA classe operária ✂️ a) é muito antiga, tendo estado praticamente em todas as sociedades desde as primeiras comunidades organizadas. ✂️ b) é um fenômeno perene e natural na conformação da contemporaneidade. ✂️ c) está associada à existência de uma parte da população desprovida de meios de produção e que se dedica a vender sua força de trabalho. ✂️ d) está exclusivamente ligada ao fenômeno da Revolução Industrial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1320Q389855 | História, História Geral, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca de causas e consequências da Segunda Guerra Mundial, julgue (C ou E) os itens seguintes. A derrocada do Império Turco-Otomano, consequência da Primeira Guerra Mundial, fez da Turquia uma república secular que não adotou uma posição neutra no contexto da Segunda Guerra Mundial. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro